Tensão comercial é para continuar! Donald Trump volta a bloquear negócios com a Huawei
No passado mês de maio, Donald Trump colocou o mercado tecnológico - especialmente o de smartphones - em rebuliço. Com o boicote das empresas americanas à Huawei, criou-se uma tensão comercial entre as duas potências mundiais.
Este boicote foi suspenso durante algum tempo, mas Donald Trump anunciou agora que está novamente em vigor. As limitações nos negócios entre empresas chinesas e norte-americanas são para continuar!
A Huawei é uma das fabricantes de smartphones que mais vende em todo o mundo, apesar de não ter muita expressão nos EUA. Contudo, as empresas norte-americanas são essenciais na concepção dos seus produtos e por isso este boicote comercial de Donald Trump teve muito impacto na empresa chinesa.
Neste impasse comercial as coisas pareciam mais calmas quando Donald Trump anunciou o fim do bloqueio à Huawei. Não obstante, o presidente dos EUA voltou atrás na sua decisão!
We’re not going to do business with Huawei. That doesn’t mean we won’t agree to something if and when we make a trade deal, but we’re not going to be doing business with Huawei.
Numa conferência de imprensa realizada nos jardins da Casa Branca, Trump deu a conhecer esta medida. O Presidente norte-americano afirmou que os EUA não irão realizar negócios com a Huawei. Nesse sentido, o programa de licenças especiais concedido a empresas que desejassem ser parceiros da gigante tecnológica chinesa está suspenso.
Os motivos que motivaram Trump a voltar atrás na sua decisão são desconhecidos, mas pode estar relacionado com a decisão da China em não importar produtos agrários provenientes dos EUA. Assim sendo, está tudo relacionado com a guerra comercial entre os dois países.
De momento ainda é muito cedo para determinar o desfecho desta tensão comercial. A Huawei é uma empresa em expansão e está a desenvolver tecnologias para se precaver de impactos ruinosos provenientes desta guerra comercial. Em todo o caso, o bloqueio por parte dos seus parceiros norte-americanos pode vir a beliscar fortemente a sua prestação no mercado.
Conheça o HarmonyOS
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bloomberg
Neste artigo: bloqueio, Donald Trump, guerra comercial, Huawei, Trump
Nunca houve qualquer suspensão.
O título do post “Donald Trump quer reposição rápida das relações com a Huawei” não traduz o que disse nessa altura, depois de uma reunião com as tecnológicas. Portanto, não se pode dizer que “voltou atrás com a sua decisão”.
E não vai haver qualquer acordo comercial entre a China e os EUA antes das eleições nos EUA de 2020, o que vai levantar grandes problemas à economia mundial.
P.S. Bem sei que os telemóveis da Huawei são o tema que “vende” nos posts, mas pouco interessam para a questão.
HarmonyOS is the future.
Bem, das duas uma, ou um cede ou perdem os dois.
Isto para os Chineses já deve ser uma questão de orgulho, não devem dar o braço a torcer de maneira nenhuma, a não ser em caso mesmo limite.
Se a Huawei e restantes tecnológicas se conseguirem libertar das empresas americanos, isto vai mudar tudo…
O Donald Trump é um atrasado egocêntrico, quem votou nele é que tem a culpa, meter um homem destes á frente de um país… Todos os dias ele é notícia sempre pelo aspeto negativo, a culpa é dos americanos, metam no na rua… É um opressor entre outras…
Nao digas isso que ele ‘e o cristo renascido!!! O salvador da patria
Com poderio de maior e melhor exército atual, tem a pujança de controle de fluxo monetário mundial e celeiro de melhores cérebros para desenvolver tecnologia. Não pode admitir um país possa ultrapassar. Mesmo que tenha que pressionar até se necessário fazer terra-arrasada para evitar o inevitável. Que seja limpo ou sujo o jogo. Vale tudo!
Todos os impérios ao longo da história tiveram o seu início e fim. Nenhum é eterno, muito menos o americano.
Os EUA serem ultrapassados nem é questão que se coloque, é inevitável…
Verdade seja dita que entre serem os EUA a dominar ou os Chineses, a escolha é óbvia…