Um milhão de portugueses contorna limitações e dorme a 100 km de casa
Como sabemos, até dia 5 de abril estão proibidas as circulações para fora do concelho de residência. A limitação começou às zero horas desta sexta-feira, mas um milhão de portugueses arranjou maneira de contornar a situação.
De acordo com o Painel de Mobilidade PSE 2021, um em cada 10 portugueses dormiu a mais de 100 quilómetros de casa esta quinta-feira.
Índice de mobilidade dos portugueses está fixado em 87%
Segundo os dados da consultora PSE, que analisa a mobilidade nacional, um milhão de portugueses deslocou-se para mais de 100 quilómetros da sua residência para passar a noite e assim "contornar" as restrições.
Houve 10,7% da população portuguesa que foi dormir a mais de 100 quilómetros da sua residência
A consultora refere que "Certamente como resposta às medidas restritivas impostas pelas autoridades para o período da Páscoa, e válidas a partir das 0h00 desta sexta-feira. Habitualmente este valor ronda os 6% a 7%, nos dias úteis mais recentes, e 7,6% a 7,9% no último fim de semana.
A PSE refere que atualmente o índice de mobilidade está fixado em 87%, mas chegou aos 99% no dia 19 de março. «O Índice de Mobilidade da PSE é um indicador em que a base 100 correspondente à mobilidade na situação pré-covid. Ou seja, 100 é a mobilidade “normal” antes da pandemia»
O estudo refere ainda que 62% dos portugueses circulam na rua em dias de semana, enquanto um terço da população em trânsito faz mais de 20 quilómetros diariamente. O confinamento médio em Portugal durante os dias úteis fixou-se, assim nos 38% nas duas últimas semanas.
A proibição de circulação dos portugueses entre concelhos está diariamente em vigor, mas há algumas exceções. Saiba quais são aqui. A proibição de circulação entre concelhos em Portugal foi antecipada para as 00h00 desta sexta-feira, segundo uma declaração de retificação publicada em Diário da República.
A limitação de deslocação entre concelhos para a grande maioria da população continua nos dois próximos fins de semana e na semana da Páscoa (ou seja, entre 26 de março e 5 de abril). O dever de recolhimento domiciliário mantém-se também até à Páscoa.
Este artigo tem mais de um ano
Eu fui um deles estive de serviço…
Como esta consultora obtém estes dados?
Metadados não são a mesma coisa que dados e metadados podem ser vendidos por empresas como meo nos vodafone etc etc .
Se calhar são essas mesmas empresas de telecomunicações que fazem isso ilegalmente esem o consentimento dos seus clientes.
GPS de smartphones, smartwatches, etc. O que fazemos, fica lá registado.
Se fosse no tempo do meu Salazar não acontecia isto
se fosse no tempo do Salazar a maioria seria analfabeta e não teria acesso a informação
Mas o pessoal andava as direitas
Pois andava, e tu não terias esse nome certamente xD
Não sei ao que você se refere
Que bom pensar no Salazar. Sabia que no tempo do Salazar a mortalidade infantil era 30 vezes maior? Causado por subnutrição e enterite (água e alimentos contaminados por más condições higiénicas e sanitárias)? Tuberculose, Meningite? Portugal nem tinha um sistema de saude minimamente estruturado. Não tinha um sistema social a funcionar. Vocês viveram mesmo nessa altura? Ou é um saudosismo daquilo que imaginam na vossa cabeça?
Bons tempos que eram, você fala do que não sabe.
Verdade, não havia ensino, mas as pessoas sabiam respeitar, não é como agora que lhes mandam ficar em confinamento e vão fazer ajuntamentos e manifestações no meio de Lisboa. Em certas coisas a PID era boa.
Porra…
Com o Salazar tinhas o lápis azul. Agora o lápis multiplicou-se e anda pelas redes sociais e comunicação social.
Que venha o diabo e escolha.
Isso é uma falácia tantas vezes repetida que muitos pensam ser verdade.
Salazar conseguiu reduzir o analfabetismo de 75% em 1920 para 25% em 1974. Uma redução maior que no pós 25 de Abril. (CARREIRA, Medina – “O Estado e a Educação” – Cadernos do Público, nº 7, Lisboa: Público, 1996 )
Quanto ao acesso á informação, bom, também deve ser culpa dele não haver internet na altura…
+1
Finalmente alguém que me entende
Verdade, bem dito
+ 1
Que confusao para ai vai!!!! Medina Carreira? Parei aqui….e fugi…!
Meu caro, a redução do analfabetismo só aconteceu com o Marcelo Caetano, e só com o 25 de Abril é que a maioria das crianças puderam ter acesso a algo mais do que a quarta classe já que nem sequer havia escolas suficientes no país.
@wq: os dados estatísticos contrariam o que afirmou.
Realista, acho que não sabes quem foi Marcelo Caetano.
E agora há escolas suficientes e em condições?
Está a viver onde? Aqui não é…
“redução maior que no pós 25 de Abril”. Como é que queria reduzir mais se já ia em 25%? É matemáticamente impossível.
Muitis falam que o Salazar era muito bom por causa da 4 classe, mas esquece-se que o ensino era vocacionado para a promoção do regime. A informação era filtrada, a educação superior era barrada….. Ganhem juízo..
Bem escrito e suscito
Ainda á pessoal saudosista ,se calhar não viveram no tempo dele e mandam bitaites por mandar, infelizmente passei por la e não queria passar por esses maus tempos
So tenho pena que atualmente os governos que passaram e passam pela (desgovernação) so pensem nos bolsos deles e não no bem do seus eleitores
Nem direito a opinião. Pelo menos pública.
Vá lá vc dar a sua opinião sobre alguns assuntos e não seja da maioria e vai ver o que acontece…
Mas a culpa é sempre do outro…
Eu tenho pena por ti!! A serio pensar que um ditador poderia mudar algo!! Se fosse no tempo dele não havia vacinas, internet, computadores, barragens, frigoríficos, smartphones ou seja todas a comodidades que tens hoje @Jacinto.
No tempo dele não havia computadores, smartphones, internet, aviões super seguros e silenciosos, automóveis a dar 200 Km/h facilmente, pois não. E onde havia, diga-me lá?
Jacinto, não diga despauterios porque os presidentes de direita (com tiques de totalitaristas, como o Trump e o Bolsonaro) só fizeram asneiras. A Venezuela é o descalabro e a ditadura da Coreia do Norte nem se sabe o que para lá vai. Não se encante nem tenha devaneios porque não há nada que indique que ele faria melhor. Ainda por cima um homem de fé, que era capaz de obrigar a manter as igrejas abertas, fazer novenas e procissões e ajuntamentos. Quando não se põe a cabeça a trabalhar é o que dá.
A Venezuela e a Coreia do Norte são governados pela direita?
Fantástico, comentário do ano.
Passe pela sede do pplware para levantar o prémio.
Pobre Portugal…:(
Naaaa passa a outro 🙂 mas leva prémio sim.
Se não sabe interpretar, não é problema meu. Eu agrupei os presidentes de direita entre parênteses, e ainda ressalvei dos governos de esquerda como contraste para demonstrar que o despotismo não é solução para problemas como este.
Mas como você quis seccionar o comentário para se afirmar como uma pessoa instruída, basta andar uns comentários abaixo e ver a lacuna de conhecimento que tem. Quanto ao prémio de pplware, não obrigado. Deixo-o para os jornalistas da pplware, que apesar de às vezes meterem água, o balanço é positivo.
É tão bom ser cego e memé e só falar de um lado dos malucos, deixando bem transparente o lado Obamista, cujo sujeito não foi mais que um genocida com prémio nobel. Esta cambada não acorda mesmo.
Metadados não são a mesma coisa que dados e metadados podem ser vendidos por empresas como meo nos vodafone etc etc .
Não são metadados… São dados reais enviados por uma APP específica e que necessita de uma autorização expressa para fazer parte desta amostra do estudo.
Só uma coisa, a Amostra são 4992 utilizadores para justificar a mobilidade de 8.8 milhões de pessoas
Isso das medidas de proibição de circular e uma risota. Quem o quer mesmo fazer por exemplo quem vive em Lisboa e tambem tem casas noutros sítios vem antes das medidas como aconteceu aqui na minha terra
O chicoespertismo tuga ao seu mais alto nível…existem bastantes infelizmente.
1 milhão a contribuir para a 4ª vaga. Burro velho não aprende.
Então mas não era culpa do Trump e do Bolsonaro?
Engraçado como nuns países a culpa é do Presidente, que nem tem poderes sobre os estados, e noutros sítios já é do povo.
Deveras curioso, porque será?
Isso só mostra o teu desconhecimento do sistema presidencialista que o Brasil e o EUA têm, ao contrário do nosso.
Já que é tao instruído explique lá… E não vale ir à WIKIPÉDIA ler…
Hoje em dia é só especialistas do teclado… lá porque viram no youtube ou leram 2 ou 3 artigos sem fontes verificáveis já são autoridades na matéria.
Já esteve no terreno (com isto digo uns largos meses/anos nesses locais e aprendeu com os nativos)? Se sim terá toda a facilidade em explicar de maneira simplificada e sucinta. Se não tenho muita pena mas não passa de mais um comentador de bancada. Antes de se vangloriar e passar atestados de estupidez a outros lembre-se que podem não ter tempo para perder com idiotas 🙂
Explicar de maneira simplificada e sucinta a diferença entre a nossa constituição e a do Brasil, tendo em conta que tanto o Brasil como os EUA são federações é uma sugestão um pouca descabida. E como tal acredito, infelizmente, que muitos nativos também não saiba as suas diferenças, porque soubessem acredito que os seus países fossem melhores. Por último, perdi o meu tempo a responder assim como perdeu o seu para me responder, suponho que ambos não seremos idiotas. Cumprimentos.
O que eu disse foi que nuns países a culpa da pandemia é do Presidente lá do sítio, que não é da esquerda, noutros, a culpa já é do povo porque o presidente é de esquerda.
Em relação ao nosso sistema, posso dizer-lhe que é uma bosta, cheio de inúteis, corruptos e ladrões, em que para se ser ministro só basta ter o cartão de militante de um certo partido.
Num país em que a Cristina Ferreira anuncia publicamente que vai de férias para o Dubai porque está farta de não poder sair com os amigos porque raio não haverá o zé povo de sair de suas casas também?
Cristina Ferreira que sempre que aparece em fotos em eventos nunca usa máscara e até na sua ida a Fátima nem cinto de segurança usa num veículo com 4 pessoas sem máscara.
Se não há consequências para quem o faz publicamente e goza com o resto do país, não me parece que tenha haver para os demais.
Há uma diferença, é preciso fazer teste para ir ao Dubai e outro teste para voltar de lá. Agora estás a perceber a gravidade de massas andarem a viajar pelo país? Ninguém é testado nessas coisas. Ou seja pessoas de Lisboa levam o vírus para o Algarve ou para qualquer aldeia onde tenham casa. Já estás a perceber a gravidade dos que viajaram neste fim de semana? Isto foi dito até no início da pandemia o ano passado, que a razão de proibirem a saída dos concelhos é para não haver migração do vírus de uma região para outra e desenvolver uma cadeia de transmissão num sítio novo.
A variante do Uk apareceu primeiro na Madeira, portanto só demonstra que o vírus por si é importando. Depois tens ainda o periodo de incubação, de pouco serve que a Tininha tenha testes feitos ou não. O que estás ainda mais a sugerir é que todos devemos poder então viajar para fora do país pois o risco é menor do que viajarmos dentro… só porque se faz “teste”. Todos cumprimos as regras ou ninguém cumpre, é tão simples quanto isto!
Então está toda a gente mal, tanto a Cristina Ferreira como os Portugueses que foram viajar para fora do concelho esta semana.
Só que o governo levantou a restrição de viajar de avião a 16 de Março, não tendo de ter nenhuma justificação para tal, tanto podes ir de férias como trabalhar. Ou seja, tu podes viajar de avião para a Madeira e Açores como podes ir para o Dubai. Apenas não podes ir ao Reino Unido e Brasil.
A restrição apenas existe em mudar de concelho em PT Continental mas podes transpor concelhos se fores ao aeroporto viajar.
Portanto legalmente não há nada a apontar à Cristina Ferreira, mas há sim de apontar legalmente a quem o fez ou vai fazer dentro de PT Continental até 5 de Abril pelo menos.
Cristina Ferreira é a Raínha dos Parolos, logo, de 75% da populaça!
Será que devem ter ido buscar essa informaçao ao pessoal que instalou a app do Stayway covid?
Eu acho esta ideia de proibir as deslocações entre concelhos uma palhaçada sem fim.
“Eu acredito que o coronavírus não chegará cá e se chegar ele que se ponha fininho porque nós estamos preparados.” Graça Freitas, algures no início do ano passado.
As palavras não foram exactamente estas mas a ideia era isto mesmo.
Quem quiser sair do concelho, leve umas bandeiras do PCP e diz que vai ao comício lá na terra e pronto.
Soltem os prisioneiros.
Seria interessante o Pplware fazer um artigo e desvendar as formas como essa consultora PSE recolhe tais dados.
Estou de acordo, na realidade é sempre positivo haver maior escrutínio, embora não me admirava nada que fosse via Google / Waze já que o político Paulo Portas na TVI, farta-se de elogiar a plataforma Waze que lhe fornecem os dados
Agora que já temos mais de um ano de convivência com este Vírus, (já não posso chamar novo!)não deixo de achar fascinante sobre alguns pontos de vista a obra que esta “besta” esta a deixar nas nossas sociedades, teria de confirmar mas nem os tempos do Apogeu da Tuberculose geraram algo assim…