COVID-19: Tem mais de 60 anos? Agende já a sua vacina
O processo de vacinação em Portugal e em outros países não tem decorrido como esperado. No entanto, os esforços para inocular a população têm sido muitos.
A Direção-Geral de Saúde disponibilizou recentemente um formulário para agendamento da vacina. Se tem 60 ou mais anos e ainda não foi vacinado(a) faça já o seu agendamento online.
Tem 60 ou mais anos e ainda não tomou a vacina?
O portal para agendamento da vacina passou a disponibilizar um novo formulário para agendamento. Este formulário destina-se apenas ao pedido de agendamento da 1ª inoculação contra a COVID-19.
Se já foi vacinado(a), contraiu a infeção por COVID-19 ou tem agendamento anterior, o seu pedido não será considerado. Depois dos 65 ou mais anos este novo formulário destina-se a quem tiver mais de 60 anos.
Entre as doenças que darão prioridade, independentemente da idade, conta-se a diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais, refere o comunicado da DGS.
Aqueles que recuperaram de infeção por COVID-19 “há pelo menos seis meses” também estão incluídos na segunda fase de vacinação, “de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem”. Estes serão vacinados “com apenas uma dose, independentemente da vacina”.
O Plano de Vacinação é dinâmico, evolutivo e adaptável à evolução do conhecimento científico e à calendarização da chegada a Portugal das diferentes vacinas contra a covid-19”, explica a entidade, sublinhando que o objetivo é “salvar vidas, através da redução da mortalidade e dos internamentos” e “preservar a resiliência do sistema de saúde e do sistema de resposta à pandemia e do Estado.
De referir que o portal destinado ao auto agendamento para a vacinação foi lançado a 23 de abril, tendo registado, até ao início da semana passada, cerca de 206 mil inscrições.
Este artigo tem mais de um ano
Quando existiu uma marcação anterior , simplemesmente cancelam por SMS. Nunca mais é possível fazer um novo agendamento Tenho um caso de um familiar em que existiu agendamento anterior mas que foi cancelado pela DGS- SNS quando cancelaram vacina da AstraZeneca. Pertence fase 1 não é contactado por SNS, portal não permite fazer um novo agendamento e não esta vacinado. No centro de saude não resolvem.
Familiar quer ser vacinado e NÂO CONSEGUE.
Que vá a um centro de vacinação…. Lá resolvem
Infelizmente também não resolveram. Marcações não são no centro de vacinação.
Lembram-se dos profissionais de saúde? Muitos continuam à espera.
Uma vergonha a condução política deste processo.
Muitos pacientes tambem estão meses e alguns ate anos a espera de consultas e exames desses “profissionais” de saúde 🙂
Há tanto para além do que refere… Não generalize.
Pois é, foi mais prioritário dar a professores e auxiliares de educação com 30 anos, do que aos profissionais de saúde.
Rápido, marquem já antes que a vacina se banida na Europa. É uma oportunidade quase única.
ahahaha a vacina do AVC ou trombose. Assinem lá o papelzinho de responsabilidade e já podem levar com a vacina. Agora se cairem pro lado já não é problema de quem a administrou, nem do enfermeiro, nem dos políticos nem do tal militar que está a comandar a tropa. É de quem a tomou pq assinou lá o papelzinho de responsabilidade. É a tal coisa. papel assinado e boa sortezinha
A ignorância é uma bênção. Votos de muita saúde.
Na minha opinião é bom a facilidade que temos em fazer o agendamento da vacina. O rastreio do teste da covid antes de tomar a vacina seria uma + valia e importante (julgo eu) se está ou não positivo ou se foi positivo. Não sei se é ignorância da minha parte, mas como há pessoas k só sabem que estão positivas quando são convocadas ao fazer teste…