COVID-19: Infetados podem criar anticorpos para toda a vida
A ciência tem estado ao mais alto nível nesta pandemia por COVID-19. Rapidamente se descobriram várias vacinas e há vários estudos a serem realizados. No entanto, o tempo continua a ser o principal inimigo da ciência porque são precisos resultados para se perceber os efeitos da vacina, a criação de anticorpos, etc.
De acordo com um estudo recente, quem esteve infetado com COVID-19 pode gerar anticorpos que duram para o resto da vida.
Segundo um dos estudos mais recentes, os infetados por COVID-19 podem criar anticorpos contra a doença para toda a vida. Mesmo que os anticorpos criados não sejam suficientes para combater a doença, o sistema imunológico terá a capacidade para ativar as células B de memória, que terão a capacidade de produzir ainda mais anticorpos, revelou Ali Ellebedy num comunicado à imprensa.
O estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos da América, já se encontra publicado na revista Nature. Para a realização deste estudo foram analisadas as amostras de sangue de 77 pessoas.
Como conclusão, os investigadores referiram que os anticorpos sofrem uma diminuição acentuada quatros meses passados após a infeção, mas as células que produzem anticorpos permanecem na corrente sanguínea 11 meses depois de as pessoas terem estado doentes.
Após uma pessoa ser infetada, as células imunes produtoras de anticorpos multiplicam-se rapidamente e circulam no sangue, acabando por aumentar os níveis de anticorpos. Depois da recuperação da infeção as células morrem e os níveis de anticorpos no sangue diminuem. No entanto, os investigadores detetaram na medula óssea a presença de anticorpos contra a COVID-19.
Uma questão que permanece sem resposta é se esses tipos de células do sistema imunológico serão capazes de neutralizar as novas variantes.
Este artigo tem mais de um ano
Então porque a DGS diz que já podem ag ndar vacina quem apanhou o vírus a 6 meses?
Tem chances da carga viral que a pessoa apanhou ser baixa, fora que ainda não se sabia o quão forte seria as Defesas do corpo contra o Covid. A vacina acaba por ser um reforço dessa proteção para ter se a certeza que a pessoa está protegida especialmente contra as outras variantes.
F”#$%
Mas não vocês não lêem os artigos!?
Como conclusão, os investigadores referiram que os anticorpos sofrem uma diminuição acentuada quatros meses passados após a infeção, mas as células que produzem anticorpos permanecem na corrente sanguínea 11 meses depois de as pessoas terem estado doentes.
Quer isto dizer que não estás protegido o suficiente numa futur infeção, não com uma percentagem suficiente.
Lê o artigo. A DGS tem toda a razão (nisto)
hoje sai um que dura a vida toda, amanha sai um que so duram 5 meses… e andamos nisto
As ciências naturais não são exatas como a matemática. Nunca reparaste que tu próprio és um ser único, não havendo outro igual?
Cláudio, e ainda bem que assim é.
Enquanto houver dados novos todos os dias, é melhor para nós todos. A ciência é assim mesmo.
Evolução do conhecimento …é o nome do fenómeno a que está a assistir. Compreendes ? Repara que há pouco mais de ano e meio não imaginavas sequer que o SARS-COV2 existia…
É a ciência a seguir o seu percurso normal. O conhecimento está em constante evolução.
Então porque é que uma pessoa que teve sarampo e recuperou nunca precisou de tomar uma vacina? Estranhos tempos estes em que estamos………….
Porque é que uma pessoa que já esteve com gripe e recuperou, passado umas semanas volta a apanhar gripe?
+1
São coisas diferentes
Porque foi vacinado, e apesar disso apanhou sarampo que acabou por reforçar a imunidade. Ou achas que se não tivesses vacina contra o sarampo estarias cá para contar a história.
É uma não notícia….
Como dizer que as pessoas com covid estão sujeitas a multas se andarem a 200km/h na autoestrada….
Este é o funcionamento padrão de qualquer resposta imunitária. Sem tirar nem por.
Depois do nosso corpo identificar o vírus, as células que o identificaram irão produzir anticorpos para a vida toda.
No entanto há vírus recorrentes na nossa vida.
Isto acontece por dois mecanismos.
1 – Vírus como o da gripe mudam todos os anos fazendo com que o anticorpo, que ainda é produzido seja inútil
2 – vírus como o herpes entram numa faze em que se escondem do anticorpo. Alguns pelo seu mecanismo de contágio no DNA das células, outros por permanecerem meses em exporem, as proteínas que o anticorpo identifica, ao exterior.
Mas em nenhum destes exemplos foi deixado de produzir o anticorpo…
Nota que, ao contrario da possivel interpretação desta notícia, a vacina tem exactamente o mesmo mecanismo e também verá os seus anticorpoa produzidos para a vida toda.
Ou seja, nao vao para ai apanhar covid porque “é melhor que a vacina”
A verdadeira questão aqui é se o covid tem mutações frequentes e se tem mecanismo de ocultação.
Pelo que se conhece do tipo “corona”(coroa, pois faz um circulo), à partida nao terá mecanismo de ocultação a frequência de mutações é bem mais baixa que a da gripe, não se expectando uma vacina todos os anos.
Repara, tanto é uma notícia que te interessou e, à tua maneira, descreveste o que tu entendes sobre o assunto. Bem ou mal, tu tens uma opinião face à notícia e isso é de louvar.
Ao contrário de muitas, não te culpo por esta, Vitor.
Até a RTP publicou….
E este comentário não foi contra o PPlware, foi mais para as pessoas saberem que não há informação nova aqui.
Porque, como a notícia é dada, aqui e nos outros jornais, parece que quem foi contagiado tem proteção adicional e vitalícia contra o covid que quem foi vacinado não tem..
O importante aqui e o dinheiro
Sabes quem ganhou muito dinheiro nos últimos meses? As agências funerárias!
Esses e umas construtoras que eu conheço… grande bazuca 😀
Mas isso tem um motivo.. vai ver o preço dos materiais de construção ou o raw material, mais concretamente provenientes de ferro como é que subiram.. cheira-me que se os preços das casas já estavam caros então preparem-se
Houve anos que já ganharam bem mais, mas para saber isso é necessário pesquisar dados e deixar de ouvir palermas na tv.
Daqui a pouco estão a dizer que desinfetar as mãos não tem efeito na propagação deste vírus, e que usar máscara no exterior é ineficaz.
A eficácia é sempre relativa.
e não é que tens razao, a mascara no exterior é igual a ZERO, os aerossóis dispersam-se com a brisa, para ficares infetado seria preciso estar mais de 15 min com alguém em ambiente fechado sem ventilacao (brisa). Ou seja …mascara na rua é ZERO, alias infeccao na rua é perto de zero.
transmissão via superficies infetadas tb é apenas teorica
os israelitas infetaram um telemovel em ambiente controlado e nem assim conseguiram efetuar uma trasmissao do virus
e esta hein?
Só levo vacinas para doenças com taxa de mortalidade superiores a 25%. Covid está longe de preencher estes requisitos.
Não fossem as sequelas graves que uma infeção por Covid-19 pode deixar e até concordaria contigo. Eu tive e foi ao de leve, mas conheço quem passado mais de meio ano ainda não recuperado o olfato.
Que sorte a dele. Eu gostei do covid, 28 dias de férias, adiantei muito da remodelação
Pena não teres aproveitado e remodelado o cérbero. Tinha sido útil.
Olha o covideiro! Olha o covideiro!
Ha coisas que me parece que as pessoas não entenderam e tu és uma delas pelos vistos. Não acho assim tao complicado mas vou tentar explicar pra ver se tu entendes…ao tomar a vacina estás a proteger não só a ti mas aos outros, os outros que podem não ser tao saudáveis, podem não ter tantas defesas! Etc etc etc! Sintomas vacinas com taxa de mortalidade superior a 25% não é ? Absolutamente ridiculo.Mas gostas de vir passear a imbecilidade pelos fóruns de internet não é ? É importante pensar nos outros e se não tens empatia, pensa que daqui a uns anos, vais ser tu o mais debilitado, com
Menos defesas e de certeza que ias gostar que os outros pensassem em ti! Ou não ?
Conheço alguns negacionistas. Aliás…conhecia.
Todos morrem, de covid é que são apenas 1% ou menos dos infectafos.
Eu se tivesse a certeza absoluta de que a COVID a mim não me afetava, não me importava de me infectar. O pior é que não sei e não arrisco experimentar.
Tens menos de 1% de morrer de covid, já de cancro e avc …
A questão não é só saber se vamos ou não resistir à doença, é também a questão que se ficarmos infetados, há grande probabilidade e infetadarmos outros, e nós ou os outros irem ocupar camas do hospital que são também necessárias para as outras doenças que não deixaram de existir!
Estudos científicos para quê? Pela qualidade dos comentários por aqui vê-se bem quem percebe afinal… de tudo!
Até a DGS devia era perguntar a esta malta o que fazer, pois estes já sabiam indicar o que até saiu num estudo publicado há uma semana… Enfim, o que vale é que em Portugal estamos safos pois temos peritos em tudo!
Peritos e covideiros para os alimentar.
Pelos comentários parece que é difícil as pessoas entenderem o “podem”.
LOl que é que isto quer dizer? Que quem estiver infectado está melhor protegido? Quer dizer é melhor ser infectado? EU prefiro NÂO SER INFECTADO!
Eu não, com os 28 dias de quarentena adiantei muita da remodelação da casa e poupei bom dinheiro.
Mas este virus ainda nao dizimou metade da populacao mundial ? E que pela letalidade dele ja devia ter feito isso ou nao e assim tao perigoso como falam ? Que contraditorio que existe neste virus, tudo a volta dele e mentiras ou meias verdades. Ja parece quando os politicos falam, so falam mentiras. Me engana que eu gosto.
Já te esqueceste do que aconteceu em janeiro ? Se deixas este virus à solta, deixas de ter sistema de saúde para te tratar de um pé partido ou uma amigadlite, por exemplo. Consegues perceber isso ou não queres ?
Não vale a pena, o Sardinha é um daqueles para quem isto é tudo uma grande mentira, com interesses ocultos, e tudo o que se sabe sobe este virus é completamente falso, servindo apenas para meter medo aos idiotas simplórios (ou seja, todos os que conseguem ver o que se passa à volta deles, sem olhar apenas para o próprio umbigo).
E nos outros anos antes de haver covid? Aprende a analisar numeros e deixa-te de sics!