PplWare Mobile

Com a Tesla a cair a pique, Elon Musk defende “tarifas zero” entre EUA e Europa

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. MLopes says:

    “criando efetivamente uma zona de comércio livre entre a Europa e a América do Norte” – isto só interessa aos eua.
    se a europa fosse esperta criava uma zona de comércio livre com várias outras zonas do globo correspondentes a mercados emergentes que detêm um número de potênciais consumidores muitas vezes superior aos eua e isoláva-os

    • Max says:

      A UE tem um acordo de princípio com o Mercosul, que se espera estar finalizado até ao fim do ano. Tem outro em preparação com a Índia, que também pode ficar pronto até ao fim do ano. Já tinha um com o Canadá, que vai ser intensificado relativamente às indústrias defesa. Com a China, no interesse mútuo, também pode chegar a acordos parcelares.
      Como diz o outro, Trump não constitui uma verdadeira ameaça para a UE – por forçar a que se una. Perigosa é Marine Le Pen, se conseguir a sua divisão.

      • Grunho says:

        Primeiro iam ter os tractores a marchar sobre Paris. E a seguir, nem que o RN concorresse com a empregada de limpeza por ser tudo declarado inelegível, era ela que ganhava. Com a Le Pen ao lado, claro.

    • Mr. Y says:

      Até a Meloni quer ver o Trump pelas costas. Veremos como a UE vai (ou está) a responder.

  2. Vilna says:

    Não existe o melhor dos 2 mundos. O Trump diz que não se importa que os seus cidadãos paguem mais pelos produtos….

  3. Mário says:

    Ele nunca defendeu o contrário, agora não podem existir países europeus a taxar 27% sobre material importado da América e ao contrário só 3%.

    E chamem taxas, tarifas, impostos que no final vai sair do bolso de quem compra e entre no bolso do governo.

    • Max says:

      Nos automóveis, a as taxas alfandegárias da UE sobre os carros importados dos EUA é de 10%. Nos EUA as taxas alfandegárias sobre veículos importados da UE eram de 2,5%, mas eram de 25% sobre as pik-ups que constituíam grande parte das importações. Qual é a tua questão mesmo?

      • Toni da Adega says:

        Ele Afirma que o IVA é uma taxa de importacão. É o que dá ter iliteracia financeira e somente ouvir propaganda.

        • Grunho says:

          Não necessariamente, às vezes fazer-se de burro e de ignorante é a melhor táctica para os sabidolas. E é que para os yankees iletrados dos USA resulta essa estória de o IVA ser uma taxa de importação.

        • piscas says:

          Bem os grupos automóveis Europeus recuperam a parte do IVA referente às matérias primas e peças dos fornecedores. O exportador americano recupera zero.

          • Max says:

            Outra vez? O IVA é igual à “sales tax”, embora as taxas sejam diferentes.
            – Os fabricantes europeus nas vendas para o mercado interno (o seu país/UE) faturam os carros com IVA aos seus clientes – e em vez de entregarem toda essa receita de IVA ao Estado deduzem o IVA que suportaram.
            – O mesmo fazem os fabricantes dos EUA com a “sales tax” que faturam nas vendas nos EUA, deduzem a “sales tax” que suportaram.

          • Toni da Adega says:

            O exportador recupera 0 porque paga 0. Nao podem recuperar aquilo que pagam

    • Toni da Adega says:

      Todos os paises UE possuem a mesma tarifa sobre o material importado da América. E nao é 27%

  4. Max says:

    Diz o Spiegel (um importante orgão de comunicação da Alemanha), hoje:
    “De acordo com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a UE propôs ao presidente dos EUA, Donald Trump, a abolição de todas as tarifas sobre bens industriais de ambos os lados. “Oferecemos tarifas zero por zero para bens industriais”, disse von der Leyen em Bruxelas na segunda-feira.
    A UE ofereceu “repetidamente” a abolição das tarifas mútuas, por exemplo, no setor automóvel, disse von der Leyen. “Mas não houve uma reação adequada a esta oferta”. Ela enfatizou que a UE está “sempre pronta para um bom negócio”.”
    E agora Musk diz que queria uma zona de comércio livre (sem taxas alfandegárias) entre a Europa e os EUA). Porquê, percebe-se facilmente, está a ver a vida da Tesla a andar para tás. Mas só pode significar uma despedida do governo de Trump. Oficialmente, porque continuará a influenciar e a mexer os cordelinhos, sem ser visto no palco.

    • Vítor M. says:

      Pois, Musk sabe que em causa estão também as empresas dele. E começa a perceber que o diabo veste “Prada” 😉

    • Max says:

      Isto tem alguma graça. O que disse Musk, contraria a política tarifária da Casa Branca e não caiu bem por lá. Disse Peter Navarro, conselheiro económico de Trump: “Quando se trata de tarifas e comércio, todos nós entendemos na Casa Branca – e o povo americano entende – que Elon é um fabricante de automóveis, mas ele não é um fabricante de automóveis. Ele é um montador de carros”, disse Navarro, acrescentando que muitas peças da Tesla vieram do Japão, China e Taiwan.
      “Ele é uma pessoa do carro. Isso é o que ele faz, e ele quer as peças estrangeiras baratas.
      A diferença está no nosso pensamento e no de Elon sobre isso. é que queremos os pneus feitos em Akron. Queremos as transmissões feitas em Indianápolis. Queremos os motores feitos em Flint e Saginaw, e queremos os carros fabricados aqui” (Reuters)
      Foi isto que suscitou a resposta de Musk a Navarro que aparece no post. Por uma vez nõ esteve mal.

  5. Rui says:

    Fascismo = guerra permanente
    Tarifas = guerra comercial
    Trump = fascista até 2028

  6. Gomes says:

    Como se costuma dizer por aqui, “Pimenta no C.. dos outros, para mim é refresco!”
    O problema é que desta vez a pimenta está no C.. dele e então já se torna complicado. Não tenho pena nenhuma!

  7. X says:

    Defendes é a extrema direita e o fim da democracia enquanto enches os bolsos à nossa custa.

  8. zelele says:

    chegou a hora do estrumpf… já bateu no fundo.. vai subir… comprem ações

  9. Grunho says:

    Entradas de leão, saídas de sendeiro.

  10. Max says:

    Recapitulando:
    1 – Sobre exportações de produtos da UE UE já estão em vigor a taxa alfandegária de 25% sobre o aço, o alumínio e os automóveis. A partir de dia 9, 4ª F, se não houver desenvolvimentos, entra em vigor a taxa de 20% sobre todos os outros produtos (exceto produtos farmacêuticos e chips, que Trump ainda não anunciou).
    2 – É de esperar que a UE anuncie, então, taxas retaliatórias. Trump disse que ,nesse caso, subiria as taxas e disse que sobre as bebidas alcoólicas passaria para 200%.
    3 – Sobre a China, que já tinha uma taxa agravada de 20%, que Trump disse que era por causa do fentanil, somou uma taxa de 34% do que chamou “taxa recíproca” passando para 54%. A China anunciou uma taxa retaliatória de 34%, além de outras medidas. Agora Trump publicou este este post na sua plataforma Truth Social:
    “Ontem, a China emitiu Tarifas de Retaliação de 34%, além de suas tarifas já recordes, tarifas não monetárias, subsidiação ilegal de empresas e manipulação monetária maciça de longo prazo, apesar do meu aviso de que qualquer país que retaliar contra os EUA emitindo tarifas adicionais, além de seu abuso tarifário de longo prazo já existente de nossa nação, será imediatamente recebido com tarifas novas e substancialmente mais altas, além das inicialmente definidas. Portanto, se a China não retirar seu aumento de 34% acima de seus abusos comerciais já de longo prazo até amanhã, 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão Tarifas ADICIONAIS à China de 50%, a partir de 9 de abril. Além disso, todas as conversas com a China sobre as reuniões solicitadas conosco serão encerradas! As negociações com outros países, que também solicitaram reuniões, começarão a ocorrer imediatamente. Obrigado por sua atenção a este assunto!”
    A Casa Branca já esclareceu que os 50% são a somar às outras taxas, de que resulta uma taxa de 104%.
    Isto está numa escalada, aceitam-se apostas como fica com a UE.

  11. aiosapo says:

    Eu não disse que não tarda começam todos à paulada na casa branca. LOL Nesse aspeto os democratas estão a fazer-lhes a cama que é não dizerem nada e eles mais cedo ou mais tard etêm de começar a dar porrada neles próprios porque esta spobres criaturas vivem do ódio.

  12. jorge says:

    O problema para o mundo é a china, e ninguem quer ver, a china nao instala fabricas em outros paises, porque teria de respeitar as leis laborais desses paises, so que os politicos europeus nao os teem no sitio.

    • aiosapo says:

      a china isto, a china aquilo, a china a china. N~ºao fosse a China não tinhas nem metade da sinovações tecnológicas e muito menos as tinhas para o povo. Era só para os ricos e bem ricos do queal nem tu te incluis, nem eu, nem nignuém que escreve aqui. Os sapos nem deviam falar mal da china, mas enfim.

      Claro que trabalho infantil é polémico, mas lembrem-se que os vossos papás ou avôs começaram a trabalhar aos 11 anos = trabalho infantil e são eles que aos 70 ou mais anos continuam a dominar o mundo e a controla ros mais jovens.

      Quando isso cabar o trabalho infantil volta a ser moda, infelizmente. Porque basta pensar um bocadinho. Se temos d efazer frente a este spovos economciamente não podemos te rmordomias ou luxos.

  13. Pedro António says:

    Criancinhas hipócritas e mimadas a brincar à política! Não sei como as elites americanas aguentam estes tipos!

  14. Rui says:

    Já vai tarde.
    Acho que faça ele o que fizer, a Tesla está condenada!!!!!

    E então com estas taxas alfandegárias que o anormal do Trump quer aplicar ao mundo!? Tenho grandes dúvidas que a Tesla possa salvar-se, especialmente depois da saudação nazi!!!!!

    A Tesla está instalada no mundo inteiro, não aguenta esta guerra muito tempo!!!!
    Todos os países vêem a Tesla como alvo a abater!!!!

    Finalmente o Musk percebeu o enorme erro de se meter na política, porque cria imensos anticorpos junto dos seus potenciais clientes!

  15. Max says:

    Noticia a Lusa que.
    “As 500 pessoas mais ricas do mundo perderam, na quinta e sexta-feira, devido aos efeitos das tarifas anunciadas por Donald Trump, 488 mil milhões de euros (536 mil milhões de dólares), com Elon Musk a liderar a lista. Esta foi a maior perda de sempre do Índice de Bilionários da Bloomberg, indicou a agência financeira.”
    A eles não lhes faz falta. Já quem tem planos de poupança-reforma em fundos de investimento em ações há de achar pouca graça ao experimentalismo de Trump com as taxas alfandegárias. Mas ele diz que não está preocupado com a quebra das bolsas, que é temporário.

  16. PJA says:

    Cínico e hipócrita este Sr. Elon Musk.

  17. goinpeace says:

    musk vai para marte , enterra-te lá , end of story , leva o teu amigo trump contigo para brincar ás tarifas a fazer donuts num tesla até ao fim dos vossos dias , vá em bem haja e boa viagem…

  18. says:

    Luckily there’s a family guy…

  19. PorcoDoPunjab says:

    Pessoal, nunca se esqueçam, tudo nesta vida é passageiro, excepto a morte.
    Hoje a Tesla está assim e assado.
    Daqui a uns tempos manda um bom carro cá para fora e vendem que se fartam.

    Isto de dizer que não compro isto e não compro aquilo significa apenas uma coisa, coisa nenhuma.
    No fim o que impera é a qualidade versus preço…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.