Afinal o cenário é bem pior que o esperado! Vendas da Tesla caem 13%
Todos conhecem a posição fragilizada da Tesla atualmente. As últimas semanas da empresa têm sido complicadas, muito por culpa das posições do seu CEO, Elon Musk. Com os últimos resultados financeiros revelados, esta realidade fica bem mais clara. A marca revelou que as vendas caíram 13% e que o cenário pode piorar ainda mais.
A empresa disse que produziu um total de 362.615 veículos nos primeiros três meses do ano, incluindo 345.454 veículos Model 3 e Model Y e 17.161 “outros modelos”, que incluem o Model S, Model X e Cybertruck. Revelou ainda que entregou um total de 336.681 veículos, incluindo 323.800 Model 3 e Model Y e 12.881 outros veículos. É um declínio de 12,9% em comparação com o primeiro trimestre de 2024.
Foi o pior relatório de produção e entrega da Tesla em três anos. Os analistas esperavam que a Tesla reportasse entregas no trimestre de 377.592 veículos, abaixo dos 386.810 veículos do ano passado, de acordo com um consenso dos analistas compiladas pela Tesla. Comparado com o desempenho da Tesla no primeiro trimestre de 2023, de 422.875 entregas, as vendas da empresa caíram mais de 20%.
A Tesla disse que as entregas foram impactadas pela mudança de produção do Model Y atualizado, que começou recentemente a chegar aos clientes. Mas os problemas da marca parecem ir muito além disso. O relatório surge após semanas de sinais preocupantes para a fabricante automóvel elétrica.
Produção | Entregas | |
Model 3/Y | 345.454 | 323.800 |
Outros modelos | 17.161 | 12.881 |
Total | 362.615 | 336.681 |
O preço das ações da Tesla caiu quase 36% do seu valor desde o início do ano, a terceira queda mais acentuada nos 15 anos da empresa no mercado público. A crise eliminou quase 460 mil milhões de dólares do valor de mercado da empresa e cortou mais de 100 mil milhões de dólares do património líquido de Elon Musk.
Houve outros sinais preocupantes antes do relatório do primeiro trimestre. As vendas da Tesla na Europa em janeiro e fevereiro caíram quase 43% em termos homólogos, de acordo com os dados de registo da UE. Na China, as vendas caíram durante uma boa parte do trimestre até à última semana, quando os registos de seguros de veículos dispararam.
Os problemas da Tesla devem-se, em parte, à posição de Musk no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), um esforço para reduzir o "desperdício e a fraude" no governo. Este parece ter como principal objetivo eliminar algumas medidas aplicadas por governos anteriores. O CEO da Tesla também difundiu teorias racistas nas redes sociais e tomou posições mais extremadas o que fez cair a sua popularidade.
Fonte: Tesla
O futuro vai ser brilhante….possivelmente vai passar a produzir e vender carros na Rússia ou no Irão…..
Não é preciso, na europa tens muito por onde escolher
” Os problemas da Tesla devem-se, em parte, à posição de Musk no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE)” e em parte pela agressividade de BYD e outros construtores chineses.
Na Europa tem mais umas coisitas, como o apoio de Trump à AfD – queda das vendas na Alemanha de 59% em janeiro e de 76% e fevereiro.
Queria dizer Musk, mas são os dois. Para a tomada de posse os políticos alemães que Trump convidou foram os da AfD.
Que mal tem o “DOGE”?
Aqui também era necessário algo parecido
+1 Anung
Há uma diferença entre forma e conteúdo. O conteúdo era necessário, assim como era necessário aqui em Portugal. O que tem e teve de mal foi a forma cega e absurdamente arrogante com que foi aplicado, quando essa mesma aplicação exigia calma e ponderação.
Devido à falta dela, como diz o ditado popular, “deitou-se fora o bébé com a água do banho”.
Concordo
Esta acaba por ser uma noticia mais do que esperava e na minha opinião é uma justificação obvia.
A concorrência está muito mais forte, com muito mais oferta e com preços muito mais atrativos, principalmente em gamas inferiores.
Nada que não fosse previsível.
No entanto foi a marca que mais vendeu carros electricos em portugal no mês de março
Em tempos o Fiat uno de primeira geração foi o carro mais vendido em Portugal, e era uma M*****
A Fiat já foi a marca mais vendida em Portugal e….
Vender muito não significa que os carros sejam bons
Neste caso temos de contar com o acumulado de encomendas do MY.
mas o FIAT uno custava meia duzia de tostoes em comparação…
O Fiat UNO base em 1990 custava 1.500.000 escudos (1500contos), que correspondia a 42 salários mínimos.
Na falta de equivalente, o Fiat Panda custa €16.630, que corresponde a 19 salários mínimos.
Proporcionalmente o carro antigo era mais caro que os carros atuais.
https://pplware.sapo.pt/informacao/classicos-40-anos-de-fiat-uno-um-icone-da-simplicidade-e-eficiencia/
https://www.dgaep.gov.pt/index.cfm?OBJID=9e569f81-68f4-49c5-bab4-c698b807cd9a
https://www.fiat.pt/modelos/fiat-panda
O tuga woke, felizmente, é apenas uma minoria vocal dos quais 90% são uns tesos.
Para o tuga “médio”, o mundo é do tamanho do seu umbigo, por isso não admira.
a tirania vai piorar…
Então, o modelo que mais vende teve sem ser vendido durante 1 mês, malta que estava a comprar o Model 3 por ser mais moderno, mas até preferia do formato do Y, subitamente migra e espera pelo Y, apenas 13% de queda parece bastante positivo…
Então e o Juniper não ia dar a volta a isto tudo?
E não deu ?
Deu? Não se vê nada.
Então veja bem as notícias…
O que eu vejo é uma linha descendente a pique desde 2023 a esta parte. Que nem Highland 24 nem Juniper 25 foram capazes de contrariar.
Foram mais de 130.000 carros no trimestre, comparando 23 com 25. Ou seja projectando, mais de meio milhão num ano, apesar dos “novos modelos. É pouco?
A marca que prometeu ultrapassar os 2 milhões em 2024 e chegar aos 20 milhões em 2030. Lol
Não temos culpa que você veja mal.
É preto no branco. O algodão não engana.
O algodão não, já você….
Curiosamente, disparou o número de BYD nas ruas. Há uns meses via um ou outro BYD, agora vejo bastantes
Model Y… à venda nem há 2 meses e já está no topo das tabelas de venda… onde aparece nas notícias?
As 3 principais fábricas estiverem com 4/5 semanas de paragem e baixa rotação para mudar as linhas do Model Y no trimestre, e só afetou 13% das vendas.
São tudo pontos de vista… PPLWARE… não sigam a onda do pessimismo e sensacionalismo mediático, vocês são melhores que isso.
Claro que somos melhores, por isso falamos de tudo, do bom e menos bom. Mas não vamos deixar de dar as notícias porque os fãs das marcas não gostam. E, metam uma coisa na cabeça, nós adoramos tecnologia e Tesla é Tecnologia 😉 não temos nada contra a marca. bem pelo contrário, temos uma admiração pelo o que trouxe a tesla ao mundo tecnológico. O resto é o resto, é o que é, uma vez por cima, outras vezes mais abaixo. E nós 😉 como sempre 😉 contamos tudo.
É assim mesmo Vítor! Ser o mais independente possível. Há vários casos aqui, em que se nota a tendência. Este foi um exemplo pela positiva.
E estes apenas 13% são apenas um começo, os verdadeiros impactos nas vendas destas atitudes do Musk e da guerra de tarifas só se vão reflectir muito mais tarde.
Estas guerras de tarifas nunca resultaram na história, vão prejudicar “os outros” e a própria américa, sempre foi assim das outras vezes, e será assim nesta!
Segundo o JL a Tesla teve record de vendas este ano.
O rapaz anda noutro planeta! XD
Então secalharya ? onde eu disse isso ?
É aplicar taxas aos países que não compram Teslas, já que está na moda.
Alguém quer comprar um MY 23 somente com 20000km … podem pagar com bananas
Está caro.
Onde ? Onde ? Onde ?