China pode boicotar empresas da UE se banirem a Huawei das redes 5G
Há uns dias que se tem falado do boicote ocidental contra a Huawei. Isto, porque o governo britânico já anunciou que vai proibir as operadoras do país de comprar novos equipamentos da marca e já pediu para a Huawei remover a sua tecnologia das redes 5G do Reino Unido até 2027.
Assim, ripostando, a China está a ponderar ações contra as empresas Nokia Corporation e a LM Ericsson, se a União Europeia seguir as pisadas do Reino Unido e dos EUA, no caso Huawei.
China (na pior das hipóteses) estabelece quase um ultimato
Sendo a Huawei uma marca chinesa e vendo-se banida do mercado britânico, o Ministério do Comércio da China está a ponderar controlos de exportação. Assim, os produtos das empresas Nokia, da Finlândia, e Ericsson, da Suécia, que estão a ser produzidos na China, seriam impedidos de chegar aos países europeus.
Ao The Wall Street Journal foi dito que Pequim adotaria esta posição perante o pior cenário. Este implicaria a proibição da participação da Huawei nas redes 5G dos estados-membros.
Pequim não está satisfeito com esta rebelião contra a Huawei
O governo britânico permitiu que a Huawei construísse mais de um terço das suas infraestruturas de Internet de nova geração no país. No entanto, o Partido Conservador não recebeu esta medida de bom grado. Isto, porque, para os seus membros, a presença da Huawei no Reino Unido pode facilitar a partilha de dados britânicos com o governo chinês. Assim sendo, vários são os deputados que têm vindo a exigir a proibição da empresa no país.
Apesar da decisão anterior, o governo britânico já exigiu que as empresas de telecomunicações retirem e não adquiram qualquer tipo de equipamento ou componente de redes 5G da Huawei. Esta ação deverá estar plenamente realizada até 2027.
Um relatório do Instituto Nacional de Investigação Económica e Social do Reino Unido alertou para o facto de o PIB do país poder descer até 0,75%. Isto, se esta proibição face à Huawei resultasse num conflito comercial maior entre a China e o Reino Unido. Além do PIB, a ação pode aumentar ainda a inflação e elevar as taxas de juro.
Ademais, o embaixador da China em Londres, Liu Xiaoming, avisou os legisladores britânicos que banir a Huawei das infraestruturas de comunicação do país iria enviar uma “mensagem muito má” às empresas e aos investidores chineses.
Uma União Europeia mais contida
Contrariamente ao Reino Unido, a UE não proibiu a presença da empresa nos seus países. No entanto, emitiu uma panóplia de normas de segurança, no início deste ano, que devem ser aplicadas pelos fornecedores nas suas distribuições das redes 5G.
Ainda que não tenha mencionado especificamente a Huawei em qualquer ponto dessas medidas, a UE ofereceu aos estados-membros uma forma voluntária de limitar a sua presença nas suas redes. Por exemplo, os países devem realizar uma avaliação dos riscos inerentes a cada fornecedor, devem restringir o papel dos fornecedores de alto-risco em componentes de infraestruturas mais vulneráveis e não devem depender de apenas um fornecedor.
Espera-se que, em breve, a UE publique um relatório detalhado sobre a forma como os estados-membros adotaram as medidas, durante o primeiro semestre de 2020.
Este artigo tem mais de um ano
Meteram-se com china agora levam. Finalmente a RPC começa a mostrar as suas garras.
Só quem não tem olhos na cara é que não via para onde se estava a caminhar e infelizmente parece que a maioria dos governos continuam cegos. A europa em vez de começar rapidamente a reindustrializar-se para deixar de estar tão dependente daquele país, anda a discutir sobre migalhas por causa de 4 paises (forretas) que só estão interessados em permancer na EU para continuar a ganhar à custa dos pobrezinhos do sul que ficam todos contentes com as migalhas.
Não sei se são “forretas”… todos nos lembramos da quantidade de dinheiro que cá entrou, vindo da Europa, onde grande parte deste foi para interesses pessoais, em resultado de muita corrupção! Acho muito bem que se controle a forma como o dinheiro é aplicado.
Mas os “abutres” já estão a pairar, como o costume… daqui a meia dúzia de anos lá se vai voltar a ouvir falar sobre desvios.
Infelizmente é uma triste verdade que os fundos europeus quando cá chegam são automaticamente “desviados” na sua maioria para os “amigalhaços” do costume.
E até concordo e aplaudo que os dinheiro a ser entregue seja alvo de um grande escrutinio e controlo.
Mas acho mal que paises como a holanda que só tem o rendimento que tem por ser um paraiso fiscal e que “desvia” para si receitas fiscais que deviam ser dos repectivos países, vir falar com superioridade moral quando na realidade é tão “trafulha” como os paises do sul. (por trafulha entenda-se usar artificios fiscais para chamar a si empresas de outros paises e usar os impostos que deviam ir para os paises de origem dessas mesmas empresas). E sim eu sei que é legal e tal.. mas não devia ser permitido.
Portugal faz o mesmo que eles mas em vez de o fazer a empresas que trazem salarios altos e bons fazemos a reformados que dão dinheiro aos super mercados e afins mas pouco ajuda a criar emprego. Preferia mil vezes ter empresas como a apple, microsoft e google aqui a pagar poucos impostos mas consequentemente a pagar salarios altos que só faria subir os salarios no geral.
Dizer que a Holanda tem o nível de vida que tem por causa de ser um paraíso fiscal é não perceber nada do que está a dizer. Nada de novo, portanto…
A Holanda é um portento industrial, agrícola e aeroportuário.
Só o porto de Roterdão dá à Holanda uma riqueza inimaginável.
A nível industrial é um sem fim de empresas de nível mundial, Philips, DAF, e muitas mais…
E se não me engano, Portugal tb tem a zona franca da Madeira como paraíso fiscal e anda a chamar os reformados do norte da europa com promessas de menos impostos.
E porque Portugal não faz o mesmo que a Holanda para chamar as empresas de volta e trazer outras novas?
É proibido? Não? Então porque não faz?
Ah e tal é que é preciso ser um país estável, com leis estáveis, que não mudem todos os dias, com fiscalidade normal… Pois é, e nós não conseguimos fazer nada disso, pois não?
Temos pena, isto não é para quem quer, é para quem quer e quem tem como fazer.
Nós, além de não querermos tb não temos como.
Sabe, eu gostaria de ser como o Bach, mas não sou.
Já me conformei com isso e apenas me limito a ouvir a música dele.
O Problema dos forretas, chama-se ladrões, uma pessoa bem colocada dizia a meses Portugal podia estar ao nível da Noruega se não existe-se a corrupção que existe em Portugal, lembra-se dos milhões que entraram em Portugal no tempo do Cavaco? e estão onde ? nos esquemas que todos sabemos, aqui a dias fala-se nas trafulhices dos fundos Europeus que dava para pagar 2 TAP, os fundos estão onde ? e agora os milhões a entrar vão para onde ? Começam logo com o aeroporto do Montijo , tem de ser feito para dar dinheiro a Lusoponte, o contrato esta feito assim depois o Aeroporto é para meia dúzia de anos e ninguém o valor que vai ser… vai servir para escuar dinheiro. como sempre tem sido, em Portugal, ninguém devolve nada nem vai preso.
O problema nem é o haver corruptos, isso há em todo lado, o problema maior é serem apanhados e não lhes acontecer nada.
Aqui é que está o problema… E desengane-se se pensa que este país algum dia vai ser alguma coisa de jeito.
O melhor que qualquer pessoa daqui pode fazer, desde que tenha como, é sair e não mais voltar.
O destino deste país está traçado, é ser o mais pobre da UE, já fomos ultrapassados por todos os países de Leste, e andar a saltar de bancarrota em bancarrota…
Em 40 anos já foram 3. Não levamos com a 4 agora por causa da ajuda dos forretas, senão era já mês que vem que ela cá estava…
Pobre destino, pobre gente. Mas, quem vota em corruptos assumidos, conscientemente, não pode reclamar de nada.
Lembro-me de um caso, só para vcs terem uma ideia, o presidente da câmara de Sintra, o Ex CDS Basílio Horta, que foi para o PS, um vira casacas, portanto, esqueceu-se de declarar 6 milhões de euros na declaração IRS.
Esqueceu-se…. agora alguém lhe foi pedir papéis a comprovar a origem daquele dinheiro? Negativo… De onde veio então aquele dinheiro?
Cada um que tire as suas conclusões…
Depois querem saber quem tem contas de 50 000 euros para combaterem a corrupção…lol.
Para rematar, nas eleições, ganhou novamente.
O que se há-de fazer a um povo destes?
É o facto de serem forretas que nos podem dar dinheiro e emprestar dinheiro. Durante decadas nos deram dinheiro e nos proximos 7 anos vão nos dar mais dinheiro que nos últimos 34 anos!!! Se certos países não sabem controlar as suas finanças fazem eles bem em querer pedir reformas para que não seja preciso dar mais daqui a 10 anos. Se há coisa que portugal não sabe fazer é gerir dinheiro por isso ainda bem que temos algúem a pedir satisfações. Desta forma temos de apresentar contas e justificar como gastamos. A unica coisa que não concordo é apenas 1 país ter o poder de vetar as contas. Preferia que fosse a maoria para evitar que 1 país faça reféns os outros.
não nos podemos esquecer que estes países também têm de apresentar contas aos eleitorado deles.
Sabes que na China estão proibidos o Facebook, WhatsApp, YouTube, Google, Instagram, Twitter, Waze, Netflix, entre outras mais. A China fecha o mercado, para assim fazer crescer as empresas chinesas, como o Alipay, WeChat, Weibo e outras Apps chinesas. Sabes que agora em Hong Kong,entrou em vigor uma nova lei, que permite a polícia fazer rusgas em qualquer casa, sem mandato judicial, pode investigar o histórico da Internet, as Apps que uma pessoa usa, chamadas, SMS. Se usares a palavra Liberdade Democracia ou Independência, vais preso sejas cidadão de Hong Kong ou estrangeiro!! A China é uma ditadura que querer dominar o mundo!
Há quem esteja na UE só para receber subsídios… Vamos sair da UE e vamos formar uma UE dos falidos, Portugal, Espanha, Itália e Grécia.
Pode ser assim?
Mas isto são vinganças desproporcionais. Ou seja, vários governos impedem a Huawei de implementar as redes, mas a China vinga-se em empresas privadas concorrentes. É o mesmo que arranjar forma de impedir alguém de entrar na minha casa, e essa pessoa para se vingar de mim, bloqueia a entrada do prédio, e impede que todos os vizinhos acedam às suas casas.
Vingança do chinês!!
A vingança selve-se num plato flio…
Ah! Ah! Ah! Muito bom!
Rip huawei eles nao sao de confiança a nokia e melhor em redes 5G pelo menos nao espia como a huawei
hahahahahahahah….espia para a CIA
Então a huawei nao espia ate trabalham com a tropa da china para roubar informação os estados unidos
#CHInaLovers
People’s Republic of China
Body Count: 73,237,000
1949-Present (57+ years and counting)R.J. Rummel originally estimated China’s body count between between the years of 1949-1987 to be 35,236,000 (Rummel 1994). This excluded 38,000,000 million that died of famine during the Great Leap Forward. After the release of Mao: The Unknown Story, Rummel became convinced that the Chinese government was directly responsible for the famine, thus increasing his original estimate by 38,000,000 (Rummel 2005). 1,000 was added for Tienanmen Square in 1989 (Courtois 1999).
Made in China evito sempre que posso
O problema é que o próprio Rummel afirmava que os números não eram factuais, que eram cheias de erros, que sofriam de viés político e que não eram mais que um palpite. Existem também vários estudos que põe em questão estes valores. Em baixo coloco um sobre os números propostos da Jugoslávia:
https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022343304040051
Lembro-me de um certo smartphone da Nokia que mandava informações para um servidor na China.
Não é da Nokia, mas sim da HMD. E era um modelo vendido para o mercado chinês, e como tal obriga a que cumpra as leis locais, ou seja, permitir ao governo espiar tudo e mais alguma coisa.
Huawei jamais, não uso chinesices.
Huawei jamais so uso marcas europeias ou americanas
Mas, à luz da verdade, boa parte desta marcas usa componentes fabricados na… China.
Errei. Não é “desta”, é “destas” marcas.
Existe uma diferença entre comprares marcas Chinesas e comprares marcas americanas, europeias, japonesas coreanas ou Taiwanesas. Todas empresas chinesas são controladas pelo Partido Comunista Chinês. Tens o caso da Zoom, que já foi proibida de fazer ligações com dissidentes chineses no exterior. Tens o exemplo da nova lei de segurança de Hong Kong. A polícia pode fazer buscas em qualquer casa, sem precisar de mandato judicial,pode investigar as Apps, histórico da Internet, chamadas, SMS, de qualquer cidadão, seja de Hong Kong ou estrangeiro, tal como vais preso se usares a palavra Liberdade Democracia ou Independência, entre outras, sejas cidadão de Hong Kong ou mesmo estrangeiro. É preciso ser muito ingénuo, para acreditar no que diz o partido comunista chinês
Todas marcas de smartphones tem componentes de vários países, a Huawei , tinha , vários componentes americanos, coreanos , japoneses ou até coreanos. Igual para Apple ou Samsung e outras marcas
Eu só uso Huawei assemblado em Portugal
Mas que cambada…
Se a UE boicotasse a Apple ou qualquer outra empresa americana o que é que vcs acham que os EUA iriam fazer? Nada?
Realmente…
Mania de as pessoas compararem democracias como europa e eua a ditaduras comunistas como a china. Se gostam tanto ou não sabem a diferenca sugiro que fiquem a viver na china e logo vao entender.
Não sei se esse comentário era para mim, mas cá vai.
Não era de ditaduras ou democracias o que estávamos a falar.
Estávamos a falar sobre um possível boicote da China em relação a outro boicote feito para eles.
Eu apenas disse que convém as pessoas olharem para o contexto e não serem hipócritas.
Há que ver as coisas como elas são e não do género o meu amigo faz, faz bem, o meu inimigo faz igual, já está errado.
Qualquer país tenta sempre defender os seus interesses, no caso de Portugal não defende coisa nenhuma a não ser corruptos e bandidos.
Apenas disse que os EUA não iriam ficar quietos se Europa boicotasse a Boeing ou a Apple, por exemplo.
Disse alguma coisa de errado?
Estou, por ver as coisas como são, a defender alguém?
Hipocrisia aqui não, obrigado.
É o que eu digo, andam a meter alguma coisa na água…
A China já proibe o YouTube, Google, Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Waze, Netflix Uber e outras mais! Enquanto isso a China , cópia, ou faz apps parecidas que dominam o mercado chinês, pois não tem concorrência !! A China prática um capitalismo de estado, onde controla o mercado interno, enquanto subsídia, dá apoios a empresas chinesas, que vão dominando os mercados, como nos smartphones, onde 7 das 10 maiores empresas são chinesas!
Enquanto os bananas dos políticos europeus não tomarem medidas drásticas e começarem a promover a reindustrialização na Europa para a produção local de bens essenciais, não haverá forma de nos “libertarmos” das amarras que esses comunas chinocas começam a apertar.
A ganância dos estafermos dos políticos e das principais industrias europeias que autorizaram e transferiram as produções/”konw how” para a China, levou a este cerco que essa raça começa a fechar.
Por muito estúpido, incompetente e ignorante que seja Trump, o triste é que já conseguiu perceber o que na Europa ainda não perceberam … “e o burro sou eu?”
Se o Trump é estúpido, incompetente e ignorante e já topou tudo então os europeus são o quê?
Já sei, são Humanistas, Direitos Humanos e venham todos para cá que há subsídios para todos e mais alguns…
Tomara que houvessem na Europa 30 Trumps …
Depois o Trump é isto e é aquilo….pois…espertos devem ser os europeus.
A Nokia e a Ericsson que deslocalizem já a produção dos equipamentos para outro lado, nem que seja Vietname ou Índia. E com isso acabam com as vinganças dos chineses.
Essa desindustrializacao nao tera custos e indemnizacoes a serem feitas ? Pelo menos ha uma pequena vantagem se as industrias continuarem na China e nesse pais que a poluicao se ira concentrar. Seja como for nao sei bem se mudar da China para outros paises como a India ou parecidos vai ajudar em algo.