Quantcast
PplWare Mobile

Canon parece ter sido vítima também de um ataque de ransomware

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Spoky says:

    Falta de formação dos funcionários, falta de segurança nos dispositivos contratem uma empresa de cibersegurança que saiba o que faça. Kaspersky é uma das melhores a esse nível.

    Formação nos funcionários
    Proibição de usar dispositivos USB / Cartões / Discos Externos (só com autorização prévia e verificação por parte do pessoal competente do departamento TI).
    Em ultimo caso para estagiarios ou pessoas pode-se usar uma Virtual Box / Virtualização de forma a minimizar o impacto e vice versa.

    Tanta coisa, é possível EVITAR. Mas acredito que uma das principais causas é a falta de formação ou consciência dos funcionários seja da parte Administrativa ou não. Não clicar tudo nem abrir emails suspeitos.

    É perceber de onde veio o ataque e perceber como foi feito, e para isso contrata-se uma empresa especializada nisso, saber como foi disseminado ou como tal aconteceu é importante para evitar mais destas coisas no futuro.

    Uma má decisão de um funcionário? Um USB infectado? Exploit? Vulnerabilidade? Email contendo Malware?

    A Canon tem de procurar respostas e agir.

    • David Guerreiro says:

      Isso não entra por pens ou disco externos. Vem por e-mail, são e-mails criados especificamente para aquele alvo, muitas vezes com conhecimentos de informação interna. Tipo imagina que vai haver uma reunião nesse dia, e aparece um mail a informar que a reunião vai ser alterada e para correr algo para confirmar do conhecimento da alteração, algo assim. O problema é que as redes não estão bem projetadas, e um PC infetado depois consegue espalhar por todo o lado.

  2. Daniel Paiva says:

    Podiam fazer um artigo a explicar como se proteger desses ataques, como são atacados os computadores Windows, Mac ou Linux.
    Podiam também explicar, como esse ataque se espalha em rede e se há forma de ficar só limitado ao computador onde começou o ataque.
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.