Apple continua a liderar nos lucros da indústria mundial de smartphones
O mercado dos smartphones tem sido um forte pilar de muitas empresas. Contudo, os lucros globais dos dispositivos diminuíram 11%, para 12 mil milhões de dólares, no terceiro trimestre de 2019. A responsabilidade desta baixa de lucros resulta da entrada de produtos de nível médio e de uma queda nas receitas dos principais OEMs de smartphones.
Dentro das dez maiores marcas, apenas a Samsung e a Huawei conseguiram aumentar as suas receitas numa base anual. Mas a Apple ainda domina no mercado mundial.
Smartphones Premium voltam a crescer nas preferências e a trazer lucros
Apesar do lucro global ter diminuído, pelas causas apontadas, o ciclo de substituição dos smartphones premium aumentou. Segundo a empresa de análise de mercado, Counter Point, as recentes funcionalidades de hardware não conseguiram oferecer uma razão atraente para a atualização no segmento de média gama.
No que toca a este mercado mundial, a Apple domina e recolhe 66% dos lucros da indústria e 32% da receita total dos aparelhos.
Leais e fieis seguidores da Apple seguram receitas e lucros
A empresa de Cupertino conta com uma base de seguidores premium em mercados fortes, como Estado Unidos, União Europeia e Japão. Como resultado, a Apple ainda pode operar com um nível de lucro que os seus concorrentes só podem desejar.
Um trunfo da Apple é a sua oferta. Existe uma forte estratégia de serviços, o ecossistema global da Apple é suficientemente forte para lhe garantir um fluxo constante de receitas nos próximos anos. No futuro imediato, como refere a Counter Point, o lucro da Apple para a temporada de férias aumentará com as novas linhas do iPhone que ganharam uma boa tração.
A Samsung segue na segunda posição
Atrás da Apple, a uma boa distância, segue a Samsung. A empresa sul-coreana recolheu 17% dos lucros globais da indústria dos dispositivos. O aumento do mix da série Galaxy A, assim como o início positivo do Galaxy Note10, foi a razão chave para o crescimento.
No que toca às badaladas marcas chinesas, estas estão ainda mais populares. Contudo, os seus smartphones geram margens de lucro baixas. Apesar disso, os valores apresentados mostram que este ano estão melhores que os do ano anterior.
Se no passado algumas destas marcas ficavam confinadas ao mercado chinês, atualmente estão já a fortalecer a sua presença em vários mercados mundiais. Isso permite que tenham preços mais altos e margens de lucro maiores.
As marcas chinesas oferecem propostas atraentes aos utilizadores (novos e velhos), onde disponibilizam uma oferta repleta de funcionalidades e recursos a preços acessíveis. Além disso, algumas destas marcas estão já lançadas numa oferta enorme de outros acessórios e até produtos IoT e até serviços financeiros.
5G trará novo impulso
O desafio que estas marcas terão de enfrentar, será agora o de terem melhores produtos, venderem menos a pessoas satisfeitas e terem de ombrear com a redução de preços que a Apple tem estado a fazer com alguns produtos, isso limita o espaço de manobra.
Nos próximos trimestres, a adoção do 5G irá impulsionar alguns upgrades. Isto provavelmente levará ao crescimento das receitas dos OEMs que já se estão a preparar para a comercialização completa de 5G.
Conforme temos acompanhado, na China, marcas como a Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi irão ganhar com o agressivo impulso de 5G. Esta tecnologia e a sua implementação no segmento dos smartphones ajudará a aumentar as receita. Contudo, como terão de apostar numa nova lista de novos materiais, portanto, no resultado final as margens de lucro podem não ser muito expressivas.
Este artigo tem mais de um ano
Existem aqueles que acreditam nisto…
Em quê?
Continua a liderar nos preços ridículos praticados .
Quando se compra um xiaomi de 200 € superior em tudo ao iphone 11
temos exemplo do readmi note8T , que é superior em tudo mesmo
Só não ve isso quem usa palas… acordem lolol
Estive a ver muito na diagonal as especificações do Xiaomi Redmi Note 8, e reparei logo que o 4K é a 30 fps; os iphone fazem 4K a 60fps.
Podes dizer que ninguém vai gravar 4K a 60fps, mas essa não é a questão. Disseste que o Xiaomi Redmi Note 8 é superior em tudo, e isso não é verdade…
tudo azia, melhor em quem? specs? e depois?
queres 1 Xiaomi compra, deixa lá quem quer e pode comprar o 11, que se gostar da experiência do iOS não volta mais…
Apesar de nao ser adeptp da Apple, fava de bom grato 700€pelo 11 em detrimento dos 600€pedidos pelo Xiaomi Note10. Esse tá visto, nem a camara de 108 o safa.
Estou neste momento de férias na Birmânia com passagem por Bangkok, e esperava ver muitos mais IPhones dos novos, as marcas Chinesas como Oppo ou a Vivo estão muito fortes neste mercado Asiático.
Reparo que o IPhone pro, basicamente são os turistas Japoneses e os Chineses mais jovens, já os mais velhos Samsung ou Huawei.
Abraço a toda a equipe do Pplware do tamanho da distância que nos separa
Nada como um estudo a olhômetro nas ruas de Bangkok!
Não sei se alguma vez estiveste por estes lados, mas na altura do IPhone 6, em cada 10 telefones que vias a ser usado diria que 8 eram IPhone, e isso hoje em dia já não é assim, há muitas mais variadades.
Como disse acho que só mesmo os Japoneses continuam com essa média
Certo, no sudeste da Ásia vê-se muito mais androids que iPhones, mas estive agora no Japão e a maioria é mesmo iPhone… se fores aos states então é talvez 9 em cada 10, são iphones. Esses mercados são gigantes e por isso é normal termos estes números globais.
Curioso é que há muitos modelos com 2 ou 3 anos, há relativamente poucos novos (e faz sentido!)
Concordo em pleno, ainda muitos iPhone 6 e 7.
Eu estou a utilizar um IPad Mini para visitar o Pplware, não sou anti nada.
Já agora visitar uma página de internet portuguesa no estrangeiro é quase impossível, estão constantemente a fazer atualizar sem acrescentar nada de novo e em países como a Birmânia em que à internet é lenta é uma autêntica dor de cabeça.
Ainda há muitos que tentam defender e justificar os preços praticados pela Apple :marketing, desenvolvimento, logística, blá, blá, blá.
Pois, não haverá muita razão, mas a verdade é que o mercado em peso está a aumentar também os preços. Hoje vemos bons smartphones samsung perto e acima dos mil euros, a Huawei também com excelentes máquina nas proximidades dos mil euros, a Xiaomi idem aspas e isso mostra que as marcas com entradas de gama e gama média não estão a ganhar para se sustentar. Começam a ter necessidade de aumentar os lucros e não só as vendas.
Android!
Vejam https://youtu.be/HzkHlPa1wo8
lidera nos lucros… óbvio! com os preços que pratica é a coisa mais natural do mundo. este artigo é um bom “abr’olhos” para os fãs da marca. estão a ser “comidos” e em grande estilo! mas admito que sejam opções. e quem tem dinheiro (muito, por sinal), gasta onde e como quer.
Temos que dar o devido mérito à apple. Apesar de tudo ganham mais dinheiro do que a concorrencia. Agora se é mérito de um será “desmérito” de outro porque efetivamente hoje não se justifica dar tanto € por um telemovel quando existem soluções de grande qualidade como os da OP ou Xiaomi (entre outros)
Só à minha pala a Apple encheu-se. Comprei 10 iPhones 11 antes que esgotassem.
Estou maravilhado… São tão bons que nem os uso com medo de os estragar.
O que seria de mim sem os meus iPhones? Chuifff chuifff…