20 invenções da NASA que mudaram a nossa vida
11. Lentes resistentes a arranhões
Com o intuito de criar um revestimento eficaz para os seus equipamentos espaciais, evitando danos derivados das poeiras e detritos cósmicos, a NASA criou um revestimento anti-arranhões.
A empresa Foster Granh, fabricante de óculos escuros, licenciou a tecnologia da NASA para os seus produtos. Fabricaram uma lente de plástico com revestimento especial, conhecida como SPACE TECH LENS. Este produto, em parceria com a NASA, tem um revestimento de plástico que é dez vezes mais resistente que o plástico comum.
12. Aspirador sem Fios
É pouco provável que suspeite de que o uso de um aspirador de pó ou a máquina de furar sem fios utiliza tecnologia desenvolvida para os astronautas explorarem a Lua. O facto é que durante a missão Apollo, a NASA precisava de uma broca portátil para perfurar o solo e de algo para recolher as amostras de rochas lunares.
Mas... o primeiro que inventou estas ferramentas sem fios convencionais foi a empresa Black and Decker, em 1961. Hoje, derivada da invenção da NASA, existem imensos dispositivos sem fios, desde instrumentos médicos até a telefones.
13. Trainers (passadeiras de corrida)
Originalmente estes eram simuladores inventados na NASA e destinavam-se aos treinos dos astronautas. Estes exercitavam-se regularmente para não perder a forma no espaço, isto devido à ausência de gravidade.
Um dos efeitos de submeter o corpo a uma longa exposição à ausência de peso é o enfraquecimento geral do corpo, redução da densidade óssea e massa muscular. Para evitar a degradação, enquanto estavam no espaço, todos os astronautas precisam de fazer treino intensivo.
14. Sapatos desportivos
"Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade".
Foi assim que o astronauta Neil Armstrong encarou o grande passo no solo lunar, tornando-se no primeiro astronauta a pisar a lua. Os astronautas usavam botas especiais. Estas tinham um recheio tecnológico que, a cada passada, as botas forneciam elasticidade e ventilação aos seus pés.
As empresas de calçado desportivo usaram esta mesma tecnologia no fabrico dos ténis para diminuir o impacto recebido pelos pés e pernas.
A Kangaroos, por exemplo, utilizou os princípios das botas lunares, na produção de sapatos desportivos, patentearam um tecido tridimensional de poliuretano, que consiste na distribuição da força aplicada pelo pé absorvendo a energia passada e devolvido ao pé dando uma força propulsora.
15. Liofilização
Liofilização é o processo que, pelo frio, permite retirar a água aos alimentos de forma a que a sua durabilidade seja muito maior. Na liofilização o produto é rapidamente congelado - entre 40 a 80 ºC abaixo de zero - e depois é colocado numa câmara de vácuo, onde, por acção da baixa pressão, o gelo vai sublimar, ou seja, passar directamente do estado sólido ao estado gasoso.
Como outras coisas, a comida no espaço requer acompanhamento e atenção cuidadosa. Os astronautas em órbita da Terra, vivem e trabalham em ambiente de microgravidade, assim o espaço circundante aos astronautas não pode ter a comida a gravitar.
A NASA em conjunto com a Nestlé, inventou este processo. Com esta técnica, altera-se o aspecto físico do alimento, mas as suas propriedades organoléticas - sabor, cor, aroma - e nutritivas mantêm-se.
16. Aparelhos dentários invisíveis
Actualmente é muito utilizado este tipo de dispositivo para cuidados dentários. Estes aparelhos ortodônticos produzidos de alumina policristalina translúcida (TPA), foi desenvolvida por uma empresa denominada de Ceradyne, uma empresa 3M, em conjunto com uma pesquisa avançada de cerâmica da NASA. A criação desta tecnologia teve como funcionalidade proteger as antenas de infravermelhos dos mísseis com rastreamento de calor.
Outra empresa, a Unitek, elaborou um novo desenho para aparelhos protéticos, com um design moderno e que elimina o metal brilhante que tinha um aspecto desagradável ao utilizador. O TPA foi usado por ser forte o suficiente, translúcido e fácil de moldar, tal como conhecemos no alumínio.
17. Filtros de Água
Todo o mundo sabe que a água é a fonte da vida. Por esse motivo, a possibilidade de transformar a água contaminada em limpa é uma façanha extremamente valiosa.
Tecnologia de purificação de água é conhecida desde a década de 1950, mas a NASA foi obrigada a trazê-la para um novo nível, oferecendo aos astronautas, que estão muito tempo fechados na ISS, água purificada, fresca e filtrada. Muitas empresas adotaram esta tecnologia de purificação de água, recorrendo à invenção da NASA... esta veio mesmo do espaço para a sua mesa!
18. Repelente de água wetsuit
A principal contribuição da NASA para a melhoria deste tipo de materiais foi criação de "nervuras", tornando este tecido especial. Isto consiste numas ranhuras indistinguíveis a olho nu. Tal tecnologia é também utilizada no fabrico dos planos de superfície dos material existentes em barcos de competição, para reduzir significativamente o atrito.
A NASA em conjunto com a Speedo desenvolveu uma nova estrutura que permitiu um aumento de performance dos nadadores de 10-15%. Este facto levou, contudo, que os fatos fabricados neste material fossem proibidos durante a competição após os Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim.
19. O isolamento térmico
Naquela época, quando a NASA procurava proteger os astronautas no transporte na "habitação" na Apollo, havia já a ideia de adequar as estruturas para a vida humana. Alguns investigadores começaram a experimentar materiais com isolamento térmico.
Havia uma necessidade de proteger os astronautas das mudanças duras e destrutivas da temperatura. Foi então que apareceu o isolamento térmico reflexivo. A lã mineral tem sido um dos materiais com maior aplicação e procura na área dos isolamentos na construção dos edifícios.
20. Espuma com memória (espuma de poliuretano)
A NASA tinha de diminuir o impacto que os pousos provocavam nas estruturas. Investigadores desenvolveram um plásticos que tinha como finalidade distribuir de forma uniforme o peso e a pressão aumentando a absorção aos choques.
Nasceu assim a espuma de poliuretano, uma espuma plástica é que é importante também para o fabrico de colchões, por exemplo. Esta espuma permite que o colchão molde de forma estrutural o corpo da pessoas, principalmente quando há necessidades médicas para ajustar a pressão em zonas do corpo mais fragilizadas, evitando o desconforto.
Em resumo...
Estas são apenas algumas, há dezenas e dezenas delas, desde materiais plásticos que usamos na nossa casa, a tecnologias que estão a equipar os nossos smartphones ou tablets. Há ainda tecidos, equipamento escolar e outras ferramentas que partiram da imaginação da NASA.
1 2
Este artigo tem mais de um ano
6. Sistema anti-formação de gelo no avião – No comments.
10. “Até 1991, a temperatura era medida por termómetros de mercúrio convencionais, o que nem sempre permitia discernir a temperatura exacta” – Ainda usa-se disso cá em casa xD O eléctrico ficou sem pilhas e arrumou.
11. Lentes resistentes a arranhões – Nem dizem o nome do plastico/coating
12. Aspirador sem Fios – »NASA«
16. Aparelhos dentários invisíveis – Transparentes no primeiro dia xD
>xD
Sem comentários.
Não esquecer a forma como revolucionaram o cinema, com a encenação de que foram à Lua e convenceram o mundo disso xD
+1
😀
+1
😀
E se foram mesmo à Lua? Não me parece nada inverosímil. Depois podem ter aproveitado a experiência para fazer bons filmes 😉
Ainda tem gente que acredita nessa teoria da conspiração. Que burrice.
Não te admires, são os mesmo que devendem que terra é plana e que a lua é holograma….
defendem dizia eu
Também há quem acredite naquela mitologia em que alguém transformou água em vinho, caminhou sobre a água entre outras peripécias!
Vamos a factos; Em 1961 Kennedy anuncou que colocaria seres humanos na Lua até ao final da decada. Este anuncio não foi ao acaso. Wernher von Braun já sabia que era possivel desde da década de 30. Durante 10 anos um país trabalhou nesse sentido, sim um país porque envolveu a NASA, Universidades, empresas de aeronautica e tecnologia. Tudo isto sob o escrutínio da inteligencia russa. (sabe-se hoje que os russos tinham espiões bem dentro do sistema americano). O projecto envolveu 400 mil pessoas e dividiu-se em 3 sub programas. Mercuty, Gemini e Apollo. A comunidade cientifica nunca questionou tal facto (nem os russos). Mas é tudo uma questão de perspectiva, eu acredito na NASA que emprega milhares de pessoas, que trabalha com universidades em todo o mundo com mais pessoas, etc. Há quem acredite nos teóricos da constipação. São escolhas….
O melhor comentário!
Em que ano mesmo eles foram a lua 1961? Rapaz Barack Obama fala em publica que conseguiram construir uma nave tripulada para chegar até a orbita baixa da terra. Um sei…. Lua não é? heheheheheheh
Boa tirada. vê-se que és adepta do defunto olavo de carvalho.
Bom artigo! Parabéns.
Hm… não! Há quem diga ténis e há quem diga sapatilhas. Eu, por exemplo, digo ténis.
ténis
té.nis [ˈtɛniʃ]
nome masculino de 2 números
1. DESPORTO jogo com uma bola de borracha revestida de camurça, impelida por uma raquete, praticado em pavimento próprio, dividido ao meio por uma rede, entre dois ou quatro jogadores
2. sapato de lona, tecido ou pele, geralmente com sola de borracha e com atacadores, usado para atividades desportivas ou, no dia a dia, com roupa informal; sapatilha
Cumps 🙂
Eu também digo ténis…raramente jogo sapatilhas 🙂
É importante diferenciar a detecção de minas da desactivação ou remoção. A detecção de minas começou a ser desenvolvida após a 1ª Guerra Mundial, muito antes da NASA ser criada. Mesmo a desactivação das minas já era feita antes da NASA existir. O que a NASA desenvolveu foi uma técnica para desactivar minas, diferente das que já existiam. No entanto, a forma mais utilizada hoje em dia consiste em explodir as minas no local, excepto se exixtir o risco de contaminar terrenos agricolas ou cursos de àgua.
Correcto,
o detector de minas, foi Desenvolvido pela Polónia no Inicio da WWII…mas so em 1941-1942 é que se tornou uma especificação…
A NASA nem existia nessa altura, porque os EUA ainda nem tinham roubado os cientistas,tecnologia e os Judeus de Dinheiro, da Alemanha…so o fizeram no final da WWII, e só muito mais tarde, é que criaram esta solução,existem outras , esta é só uma delas..
http://en.wikipedia.org/wiki/Polish_mine_detector
Excelente artigo,comendador.Dos melhores que já vi aqui no Pplware,senão o melhor.Dá gosto ler um artigo destes.Um grande abraço. 🙂
Raios, mas que grande propaganda à NASA. Quase tudo listado aqui não foi inventado pela NASA, e também em muitos deles a NASA esteve longe de ser quem deu o maior contributo.
Ao menos o artigo têm um lado positivo. Não diz que foi a NASA que inventou os conectores gancho e laço (também chamamos velcro, mas velcro é uma das marcas que fabrica este tipo de material). Outra inexatidão propagada pelos media durante décadas e mais tarde pela internet.
Mas está bem referido, inclusivo tem os links para artigos da NASA onde está tudo explicado de forma pormenorizado. Pode ler também que muitas destas ‘invenções’ são depois melhoramentos feitos pela NASA que colocou algo existente no papel ou ainda na gaveta em ferramentas do dia a dia.
Nuno
Completamente,
7. Detector de Minas
O detector de minas foi inventado pela Polónia.
8. Melhor Software
referem os mapas 3d, mas esquecem-se que o melhor software, e hardware para isso é Europeu…pois é…
9. A tomografia computadorizada
Foi um filho de emigrantes da Arménia(Europa ), emigrados nos EUA, que descobriu a ressonancia magnética, não foi a Nasa.
Foi em 1960, mas não foi a NASA…
http://en.wikipedia.org/wiki/Raymond_Vahan_Damadian
10. Termómetro auricular
O termometro de infra vermelhos foi inventado por David B. Phillips em 1987 e não pela NASA…
http://www.davidbphillips.com/
quem inventou o primeiro termometro de ouvidos foi Theodor Benzinger que é Alemão, eu acho que foi por volta da WWII, que ele inventou o termometro de ouvido…
http://inventors.about.com/od/tstartinventions/a/History-Of-The-Thermometer_2.htm
também não foi a NASa
12. Aspirador sem Fios
Aqui não sei mas exitem referencias a aspiradores de inventores ingleses da decada de 70, na Europa aspiradores portateis ha quase 100 anos, pela Electrolux…
13. Trainers (passadeiras de corrida)
Dr. Robert Bruce and Wayne Quinton at the University of Washington in 1952.
Mas as passadeiras electricas já existem desde perto de 1900 dc..também não foi a NASA…
http://en.wikipedia.org/wiki/Treadmill
15. Liofilização
Ninguém sabe ao certo quem inventou isto…porque já vem do tempo dos Incas…mas massivamente usado foi na WWII quando as pessoas precisaram de um método que conservasse o estado dos Alimentos…não foi a NASA…alias , ainda nem havia nem NASA NEM CIENTISTAS AMERICANOS PARA O ESPAÇO, PORQUE ESTES FORAM CAPTURADOS NA aLEMANHA…
A Nasa usou foi uma especie de gelado usando este processo, mas não foram eles que inventaram isto… e foi muitos anos depois da Neslté…e a empresa que trabalhou com eles para o programa Appolo dizem ser a Whirlpool, esta sim americana a Nestlé é Europeia..
A Nestlé inventou este processo mas para o café(Nescafé), ainda antes da WWII, em 1938…muito antes de haver NASA 🙂
http://inventors.about.com/library/inventors/blfrdrfood.htm
18. Repelente de água wetsuit
http://en.wikipedia.org/wiki/LZR_Racer
Foi desenvolvido pela empresa Italiana Mectex…e é Fabricado em Portugal, em Paços de Ferreira!
Sim usaram um tunel de vento da NASA, e usaram o software de fluidos da NASa, mas podiam ter usado outros tuneis de ventos e outros sofwares…a NASA não tem nada a aver com esta invenção!
5. Painel Solar
bem aqui não sei onde a Nasa tem também invenções…
Segundo o wikipedia…nem constam na historia da painel solar…mas a URSS consta..
“1967 – Soyuz 1 is the first manned spacecraft to be powered by solar cells”
http://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_solar_cells
não é facil encontrar informação credivel nos dias de hoje 🙂
A guerra fria enganou, alterou factos, etc, em prool dos Paises interessados, e hoje é dificil encontrar factos REAIS sobre invenções…no entanto em sites Americanos é complicado pela própria natureza deles..
A NASA não inventou muitas das coisas descritas, mas deu-lhe um uso. E a própria NASA nunca negou os avanços russos, até porque hoje dependemos deles para colocar humanos em orbita.
Vamos lá não confundir tomografia com ressonância magnética, é que não tem nada a haver uma com a outra. Metam lá a que deve ser 😉
cumps
NASA ou nao… muita da tecnologia usada teve a partir da NASA um uso pratico diario. Alguem tinha de usar primeiro… Bom artigo…
entao e o iphone? o primeiro tlm que hj todos usam, ipad que revolucionou os pcs portateis que se usam.
Faltou mencionarem que a tecnologia aplicada nas impressoras. Os meios que permitem os pontos de impressão de milhares de graus centígrados no momento em que saem do tinteiro e com a eficácia nanometrica.
Ou estarei enganado?
As coisas que eu aqui aprendo!
Artigo muito interessante 🙂
E a roda?!?! Também foi a NASA que inventou!! Não a descobriram, inventaram mesmo!
quando que isso foi postado
Se fosse uma farsa a Russia teria os meios e todo interesse em desmascarar.
To na escola aqui mermao
Muito interessante, todoss colocações de descobertas e opiniões! Mas eu recebi um de um amigo uma sugestão que o laboratório Nasa faz uma radiografia do corpo humano dectando todos órgãos que teêm uma doença? Verdade ?
obrigado