PplWare Mobile

Tem um iPhone 6 plus? Atenção ao plafond de dados

Autor: Pedro Pinto

Destaques PPLWARE

  1. Alex says:

    Já tinha reparado:(

    • Mega says:

      Estão se a queixar porquê? Quem tem dinheiro para dar 700 ou mais euros por um smartphone tem dinheiro para pagar tudo o que daí vier junto. Senão é o mesmo que terem comprado um Ferrari e depois estarem preocupados com o que gastam em gasolina…

      • Mota says:

        +1
        Oraaaaaaaaaaaaa

      • D! says:

        A diferença é que se hoje não tens dinheiro, juntas uns meses e passas a ter. O ferrari não. Lá por se ter iPhone não quer dizer que se é rico. Acordem para a vida.

      • Alex says:

        Voltamos ao mesmo caso não tenham conhecimento,os telefone podem ser facultados praticamente sem custo pelos operadores através de protocolos com as mais variadas empresas ou instituições.
        Assim por alto o iphone 6 com o protocolo que usei ficou por +/- 100€ com uma fidelização de 24 meses num tarifário com 5000 minutos para a rede do operador e 3000 para as outras com 1 giga de net. De qualquer forma para mim como para muitos outros comprar um telefone de 700€ é tão trivial como ir passar um fim de semana a Londres, Paris e onde calha.

  2. FG says:

    O que é que acabei de ler?

    Então se eu abrir uma página da net, não é igual em qualquer telemóvel?

    Não faz sentido nenhum…

    Simplesmente quem passa mais tempo na net móvel é que são normalmente as pessoas que optam pelo 6+ que o 6 normal.

    • luis says:

      Errado
      Tenho um Samsung S3 e um Iphone 6 PLUS…
      Uso dados moveis apenas para browsers e redes sociais. O Plus, consome muito mais rapido o plafon disponivel.
      Exemplo, facebook a ver imagens, no plus sempre que capta recebe em alta resolução perante o S3… Quanto maior a dimensao do ecra, maior serão os dados a captar.

    • Nuno says:

      Se o acesso de dados não for grande coisa, o tamanho do ecrã não afecta o consumo, pois o algoritmo irá carregar, por exemplo, a resolução de video youtube de acordo como a disponibiliddade de velocidade de dados, independente do tamanho do ecra que usas. O problema é efectivamente cada vez mais comum com a disponibilidade de melhores serviços de acesso, onde, a haver disponibilidade, o carregamento será feito para uma resolução superior! depende sempre do serviço que falamos, pois dependerá em ultima instancia do algoritmo! É quase sempre, uma questão que se explica facilmente, em locais de bom acesso, zonas cosmopolitas nomeadamente. Há ainda o facto de um facto do utilizador que tem um telefone FHD ou superior saber de facto que o tem e querer usar… forçando assim o visionamento em resoluções superiores!

      • FG says:

        Não sei do que falas, tu escolhes a resolução do vídeo que quiseres…

        Claro que se escolheres 1080, vai gastar mias, mas o 6+ pode ver a 720, como o outro…

        Não faz sentido nenhum… É como dizer que os Porsche apanham mais multas de velocidade que os Skoda…

    • FG says:

      Ps: quando li o artigo, só tinha os dois primeiros parágrafos…

      Agora já se encontra mais credível…

    • rmcrys says:

      Ora nem mais, não tem nada haver, sem ser em vídeos que a resolução depende também da resolução do ecrã.

      De resto é tudo o mesmo. Acho curioso é darem centenas euros por um terminal e depois meterem cartão pré pago ou Plafond rasca …

  3. jorge santos says:

    Qual é a relação entre o tamanho do ecrã e o consumo de dados? Por esta lógica uma TV de 55″ deve ter um consumo assustador então 🙂 !

    • Paulo Martins says:

      Eu creio que tenha a ver com a resolução do ecrã… Possivelmente da mesma forma que o Opera Mini pede a diminuição de imagens dos sites antes de carregar os sites o Safari deve fazer algo semelhante com base na resolução…

      As aplicações de stream ou o YouTube também deve assumir uma resolução mais elevada por defeito.

    • André says:

      A razão é que num telemóvel mais pequeno, os sites são carregados com as definições de web móvel. Nos maiores, eles usam o sistema de tablet que é semelhante ao computador.
      Um exemplo simples é o Youtube. Se usares um iphone 4, ele vai buscar as resoluções mínimas dos videos disponíveis. Se usares o 6 plus, a resolução HD(ou a maior disponível) é automática. Só passa para uma resolução inferior se tu assim o escolheres.
      O mesmo se passa com as músicas (serviços de stream excluídos) que ao usares o plus, os ficheiros base são os de 320kbps. Se usares um outro telemóvel mais pequeno, a base são os ficheiros de 196kbps (cerca de 40% inferiores no tamanho).
      São questões de reconhecimento automático.

    • Mega says:

      Sim porque as televisões hoje têm 4G………….. E ires ao Ebay comprar um cérebro novo não?

  4. Tobias says:

    E o resto da noticia? Um quadro com um gráfico não me explica nada… Também não percebi a relação do écran com o consumo de dados…

    • Pedro Pinto says:

      Bom dia Tobias, está no texto:

      Em alguns casos até poderia ser (depende da forma como o site está construído) mas, de acordo com um estudo da empresa de marketing Citrix, o facto dos utilizadores com iPhone 6 plus utilizarem o dobro de dados móveis de um utilizador com iPhone 6 deve-se ao facto do iPhone 6 plus ser usado como se fosse um tablet.
      Na prática os utilizadores do iPhone 6 plus “abusam” dos downloads, da visualização de vídeos, da visualização de imagens, etc.

      • Gonçalo says:

        A ver se percebi, então o problema não é do iphone 6 plus, é dos utilizados que como tem um ecrã maior utilizam como se fosse um tablet ou seja não tem nenhuma relação directa entre o ecran e o consumo de dados mas sim entre o o tamanho do ecran e a utilização do equipamento?

        • Vítor M. says:

          Sim não o será exclusivamente, contudo e porque é nessa plataforma que os estudos dizem haver mais consumo de dados, o impacto será bem maior, até pela quantidade de novos equipamentos vendidos.

          Sem dúvida que deve haver nas outras plataformas, nos equipamentos do mesmo “género” o mesmo problema.

  5. Marco says:

    quem faz sites costuma ter 3 ou 4 versões das mesmas imagens, senão tem deveria, pq se queremos q o nosso site fique bem nos ecrãs ditos retina, q tem uma super hiper mega resolução, temos de ter o site com imagens com super hiper mega resolução, e imagens com super hiper mega resolução pesam.

    Para além disto o q fazemos com o telemóvel tb ajuda nos gastos. se tiver um iphone 4 se calhar no youtube n preciso de ver videos em hd , mas se tiver um 6 já darei prioridade ao hd.

    • FG says:

      Não. Quanto muito, tens 2 versões: normal e retina (>=2x), raramente vez mais que isto.

      Por exemplo, este site, não tem nada mais que a versão normal…

      • Marco says:

        Sei de sites que tens imagens para telemóveis ecrã não retina, telemóveis retina, PC com ecrã sem ser de alta definição e PC com alta definição.

        • Não Não says:

          Depende de como o webdesigner tem configurado as media querys…

          • Marco says:

            Pois eu sei. Se o web designer gostar de optimizar o site tem 3 ou 4 media querys, com as respectivas imagens para cada media query, se for daqueles que qq coisa serve ai so terá uma ou duas. Mas o FG deve ter alguma tatica especial para so ter duas.

  6. Eduardo Monteiro says:

    Esta tudo muito certo mas por acaso ja pensaram que num pais com um grau tecnológico deste nível (que ate nem somos dos piores a nível da UE) ter 200mb de trafego num qualquer tarifario móvel é ridículo para as necessidades de hoje? E que tal uma mudança de mentalidade e de estratégia por parte das operadoras? Ha limites a respeitar? Provavelmente, podem ser negociados? Provavelmente…

    • André says:

      200mb é a oferta… se tiveres um serviço de rede móvel os limites do trafego atual está em 15gb.
      Os 200mb é o que a tua operadora te oferece por teres um tarifário multi com vários serviços e não pagas a internet no telemóvel. Para teres mais tens de subscrever um serviço mensal à parte ou adicionar esse serviço aos multi que pagas à operadora de cabo que tens.

  7. David ferreira says:

    Lol esta para aqui cada um a mandar com cada barbaridade para o ar xD lool.
    A única resposta de geito foi mesmo a do Pedro xD

  8. Sergio J says:

    Quando este artigo apareceu nos sites internacionais focava-se que quem tem ecrâns maiores, consome mais conteúdo multimedia, logo mais dados.
    Se lerem o artigo original vão ver que este não é o foco do artigo. O artigo foca os utilizadores do iphone 6 plus como consumidores de mais contúdos (mais dados) e não como um problema do equipamento.
    Este artigo é como muitos outros que mostra que o perfil tipo dos utilizadores iphone consomem mais conteúdo na web que os utilizadores das outras plataformas.

    • Vítor M. says:

      Basicamente é mesmo por isso, como os utilizadores de iPhone, segundo os estudos das operadoras, consomem mais dados, o impacto é mais significativo… e isso tem uma explicação, que está no texto.

      É isso mesmo!

  9. André says:

    As vezes pergunto-me:
    Porque será que existe pessoas não conseguem ler e interpretar uma noticia? Já há algum tempo para cá venho a observar que o pessoal vem cá só criticar as noticias, ao invés de fazer um “UPDATE” sobre tecnologia. Mesmo havendo noticias aqui que goste menos, O mínimo que posso e podem fazer é: Obrigado Pplware, 😉

  10. Miguel says:

    Eu tenho um Nexus 5 (1080p 5″) e uso net móvel (só de vez em quando) e um hotspot (que uso quase sempre).
    Tenho um plano de dados de 1GB, mas este mês já vou na segunda ronda, pois mesmo sem ver vídeos já lá vão 1,5GB …

  11. Robert Soares says:

    Quem dá 700euros por um telemovél daqueles, o plano de dados é minimo! è quase como comprar um Ferrari e estar preocupado com a gasolina

  12. Daniel says:

    olá tenho uma dúvida. existe alguma maneira de aceder ao3G de forma grátis como existe no android através da aplicação de vpn?

  13. 100 unhas says:

    Ligação de dados movel ilimitado não é muito comum em Portugal?
    Eu até me atreveria a dizer que é tão rara como doendes que jogam polo montados em unicornios 🙂

  14. Pedro says:

    Na verdade isso é um factor positivo para os negócios da Apple.Significa que as pessoas o utilizam mais e que por esse motivo este ocupa uma maior fatia do tráfego web.
    Como demais acontece com a maioria dos dispositivos iOS: apesar de existirem claramente muito mais Androids, a maior fatia de uso da web (sejam dados móveis ou Wi-Fi) pertence aos produtos da Apple. As estatísticas dizem então que os utilizadores iOS usam mais internet e gastam mais dinheiro na compra de apps.

  15. Rui Costa says:

    Acho que o PPLWARE deveria de deixar de publicar notícias.

    Sempre que é publicada uma notícia, aparecem 50 mil xicos espertos com teorias, criticas e mal dizeres…

    Sé é iPhone, criticam! Se é Android criticam!

    Agora até por causa do plafond de dados todos têm teorias…

    Enfim!

  16. Diogo florêncio says:

    Eu tenho ilimitado mas estou no Luxemburgo cá 90% das pessoas tem contrato com tudo ilimitado e com smartphone de topo.

  17. Bruno says:

    Acho que já esta a na altura de mudar certas coisas como colocar o plano como ilimitado ou pelo menos 4/5 GB/mês, é ridículo os mesmo estúpido estar a oferecer 150 ou 200 megas de tráfego, “falarmos em megas”! Com os Comerciais das operadoras a dar grande destaque a este tipo questão!! Estes dispositivos foram concebidos para usarem a net constantemente, enviar um email, jogar online, navegar no browser, redes sociais, vídeos, Streams etc etc … Acabamos por ter um pequeno computador no bolso. Só vejo uma razão para ficarmos atrás dos outros!!! Jogo de interesses, alguém anda a ganhar €€€ com isso. Por fim realmente notei ao saltar de um iPhone 5 para o 6 verifico que o saldo (Pacote de Dados) gasta mais depressa efectivamente.

  18. Duarte says:

    Sou WTF tenho 500 MB de tráfego de internet e aplicações como Facebook, Snapchat, Whatsapp, Skype, iMessage e FaceTime com tráfego ilimitado por 7.80€ por mês. Numa utilização normal (apenas fora de casa) gasto os 500MB em 10 dias.tenho um iPhone 4S

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.