PplWare Mobile

20 invenções da NASA que mudaram a nossa vida


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Alex says:

    6. Sistema anti-formação de gelo no avião – No comments.
    10. “Até 1991, a temperatura era medida por termómetros de mercúrio convencionais, o que nem sempre permitia discernir a temperatura exacta” – Ainda usa-se disso cá em casa xD O eléctrico ficou sem pilhas e arrumou.
    11. Lentes resistentes a arranhões – Nem dizem o nome do plastico/coating
    12. Aspirador sem Fios – »NASA«
    16. Aparelhos dentários invisíveis – Transparentes no primeiro dia xD

  2. André says:

    Bom artigo! Parabéns.

  3. Marisa Pinto says:

    Hm… não! Há quem diga ténis e há quem diga sapatilhas. Eu, por exemplo, digo ténis.

    ténis
    té.nis [ˈtɛniʃ]
    nome masculino de 2 números
    1. DESPORTO jogo com uma bola de borracha revestida de camurça, impelida por uma raquete, praticado em pavimento próprio, dividido ao meio por uma rede, entre dois ou quatro jogadores
    2. sapato de lona, tecido ou pele, geralmente com sola de borracha e com atacadores, usado para atividades desportivas ou, no dia a dia, com roupa informal; sapatilha

    Cumps 🙂

  4. António says:

    É importante diferenciar a detecção de minas da desactivação ou remoção. A detecção de minas começou a ser desenvolvida após a 1ª Guerra Mundial, muito antes da NASA ser criada. Mesmo a desactivação das minas já era feita antes da NASA existir. O que a NASA desenvolveu foi uma técnica para desactivar minas, diferente das que já existiam. No entanto, a forma mais utilizada hoje em dia consiste em explodir as minas no local, excepto se exixtir o risco de contaminar terrenos agricolas ou cursos de àgua.

    • lmx says:

      Correcto,

      o detector de minas, foi Desenvolvido pela Polónia no Inicio da WWII…mas so em 1941-1942 é que se tornou uma especificação…

      A NASA nem existia nessa altura, porque os EUA ainda nem tinham roubado os cientistas,tecnologia e os Judeus de Dinheiro, da Alemanha…so o fizeram no final da WWII, e só muito mais tarde, é que criaram esta solução,existem outras , esta é só uma delas..

      http://en.wikipedia.org/wiki/Polish_mine_detector

  5. Homo Erectíssimo says:

    Excelente artigo,comendador.Dos melhores que já vi aqui no Pplware,senão o melhor.Dá gosto ler um artigo destes.Um grande abraço. 🙂

  6. Nuno Vieira says:

    Raios, mas que grande propaganda à NASA. Quase tudo listado aqui não foi inventado pela NASA, e também em muitos deles a NASA esteve longe de ser quem deu o maior contributo.

    Ao menos o artigo têm um lado positivo. Não diz que foi a NASA que inventou os conectores gancho e laço (também chamamos velcro, mas velcro é uma das marcas que fabrica este tipo de material). Outra inexatidão propagada pelos media durante décadas e mais tarde pela internet.

    • Vítor M. says:

      Mas está bem referido, inclusivo tem os links para artigos da NASA onde está tudo explicado de forma pormenorizado. Pode ler também que muitas destas ‘invenções’ são depois melhoramentos feitos pela NASA que colocou algo existente no papel ou ainda na gaveta em ferramentas do dia a dia.

    • lmx says:

      Nuno

      Completamente,

      7. Detector de Minas
      O detector de minas foi inventado pela Polónia.

      8. Melhor Software
      referem os mapas 3d, mas esquecem-se que o melhor software, e hardware para isso é Europeu…pois é…

      9. A tomografia computadorizada
      Foi um filho de emigrantes da Arménia(Europa ), emigrados nos EUA, que descobriu a ressonancia magnética, não foi a Nasa.

      Foi em 1960, mas não foi a NASA…
      http://en.wikipedia.org/wiki/Raymond_Vahan_Damadian

      10. Termómetro auricular
      O termometro de infra vermelhos foi inventado por David B. Phillips em 1987 e não pela NASA…
      http://www.davidbphillips.com/

      quem inventou o primeiro termometro de ouvidos foi Theodor Benzinger que é Alemão, eu acho que foi por volta da WWII, que ele inventou o termometro de ouvido…
      http://inventors.about.com/od/tstartinventions/a/History-Of-The-Thermometer_2.htm

      também não foi a NASa

      12. Aspirador sem Fios

      Aqui não sei mas exitem referencias a aspiradores de inventores ingleses da decada de 70, na Europa aspiradores portateis ha quase 100 anos, pela Electrolux…

      13. Trainers (passadeiras de corrida)
      Dr. Robert Bruce and Wayne Quinton at the University of Washington in 1952.
      Mas as passadeiras electricas já existem desde perto de 1900 dc..também não foi a NASA…

      http://en.wikipedia.org/wiki/Treadmill

      15. Liofilização

      Ninguém sabe ao certo quem inventou isto…porque já vem do tempo dos Incas…mas massivamente usado foi na WWII quando as pessoas precisaram de um método que conservasse o estado dos Alimentos…não foi a NASA…alias , ainda nem havia nem NASA NEM CIENTISTAS AMERICANOS PARA O ESPAÇO, PORQUE ESTES FORAM CAPTURADOS NA aLEMANHA…

      A Nasa usou foi uma especie de gelado usando este processo, mas não foram eles que inventaram isto… e foi muitos anos depois da Neslté…e a empresa que trabalhou com eles para o programa Appolo dizem ser a Whirlpool, esta sim americana a Nestlé é Europeia..

      A Nestlé inventou este processo mas para o café(Nescafé), ainda antes da WWII, em 1938…muito antes de haver NASA 🙂

      http://inventors.about.com/library/inventors/blfrdrfood.htm

      18. Repelente de água wetsuit
      http://en.wikipedia.org/wiki/LZR_Racer

      Foi desenvolvido pela empresa Italiana Mectex…e é Fabricado em Portugal, em Paços de Ferreira!

      Sim usaram um tunel de vento da NASA, e usaram o software de fluidos da NASa, mas podiam ter usado outros tuneis de ventos e outros sofwares…a NASA não tem nada a aver com esta invenção!

      5. Painel Solar
      bem aqui não sei onde a Nasa tem também invenções…
      Segundo o wikipedia…nem constam na historia da painel solar…mas a URSS consta..

      “1967 – Soyuz 1 is the first manned spacecraft to be powered by solar cells”

      http://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_solar_cells

      não é facil encontrar informação credivel nos dias de hoje 🙂

      A guerra fria enganou, alterou factos, etc, em prool dos Paises interessados, e hoje é dificil encontrar factos REAIS sobre invenções…no entanto em sites Americanos é complicado pela própria natureza deles..

      • JVC says:

        A NASA não inventou muitas das coisas descritas, mas deu-lhe um uso. E a própria NASA nunca negou os avanços russos, até porque hoje dependemos deles para colocar humanos em orbita.

  7. Marco Marques says:

    Vamos lá não confundir tomografia com ressonância magnética, é que não tem nada a haver uma com a outra. Metam lá a que deve ser 😉

    cumps

  8. Zefra says:

    NASA ou nao… muita da tecnologia usada teve a partir da NASA um uso pratico diario. Alguem tinha de usar primeiro… Bom artigo…

  9. So um gajo says:

    entao e o iphone? o primeiro tlm que hj todos usam, ipad que revolucionou os pcs portateis que se usam.

  10. Redin says:

    Faltou mencionarem que a tecnologia aplicada nas impressoras. Os meios que permitem os pontos de impressão de milhares de graus centígrados no momento em que saem do tinteiro e com a eficácia nanometrica.
    Ou estarei enganado?

  11. LUÍS ÉF says:

    As coisas que eu aqui aprendo!

  12. José Fonseca says:

    Artigo muito interessante 🙂

  13. AJ says:

    E a roda?!?! Também foi a NASA que inventou!! Não a descobriram, inventaram mesmo!

  14. Nicolas says:

    quando que isso foi postado

  15. Walderez Turazza Paiano says:

    Se fosse uma farsa a Russia teria os meios e todo interesse em desmascarar.

  16. Ricardo says:

    To na escola aqui mermao

  17. Garcia says:

    Muito interessante, todoss colocações de descobertas e opiniões! Mas eu recebi um de um amigo uma sugestão que o laboratório Nasa faz uma radiografia do corpo humano dectando todos órgãos que teêm uma doença? Verdade ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.