Tesla usa peças do carro Model 3 para construir um ventilador mecânico [Vídeo]
A Tesla partilhou um vídeo onde mostra um protótipo de um ventilador mecânico, construído com recurso a peças do carro elétrico Model 3.
Apesar desta crise, estamos também numa fase em que muitas empresas, grandes e pequenas, a arregaçar as mangas e, em conjunto, combater esta pandemia.
Muitas são as marcas, nomeadamente de carros, que estão empenhadas a arranjar soluções para combater este surto pandémico.
Alguns exemplos são a Mercedes, a Ford, General Motors e também a Tesla, especialmente na produção de ventiladores. Estes equipamentos são necessários para os casos mais graves em que a COVID-19 afeta a capacidade respiratória de uma forma significativa.
Também no MIT foi criado o E-Vent, um ventilador barato, e os politécnicos portugueses juntaram-se para criar ventiladores para os hospitais.
Ventilador mecânico da Tesla é construído com peças do Model 3
Um ventilador não é algo que, obviamente, se construa às 'três pancadas', até porque os componentes devem ser específicos.
A empresa de Elon Musk partilhou um vídeo no YouTube onde mostra um protótipo de um ventilador mecânico fabricado com peças do Tesla Model 3.
Os engenheiros responsáveis mostram várias fases de construção do equipamento. Desde o planeamento em papel, à fase de construção com todas as peças que o integram, e depois o teste ao produto final.
Veja o vídeo:
Um dos engenheiros explica que recorreram a peças do Model 3 por serem componentes que conhecem bem e que têm em stock. Desta forma, não recorrem nem esgotam a componentes médicos.
No vídeo podemos ver alguns dos objetos usados nesta construção. Por exemplo, um computador de entretenimento de bordo que exibe o desempenho e resultados, ecrã touch de controlo central do carro, uma câmara pertencente à suspensão do Model 3 para misturar o oxigénio com o ar, entre outros itens que também controlam as válvulas do carro elétrico.
Este artigo tem mais de um ano
até agora a única marca que vi fazer um ventilador decente com orientação de alguém que sabe do que fala (neste caso a Medtronic) em vez de fazerem protótipos à pressa só para ter o PR (cof cof.. Virgin).
para quem quiser mais informação: https://youtu.be/7vLPefHYWpY
Ver empresas empenhadas na produção de um bem essencial e imprescindível, sobretudo nos dias de hoje é de aplaudir. No entanto, naturalmente, as empresas fazem-no porque podem e porque podem vir a faturar com isso: marketing positivo e vendas porque 1 ventilador pode custar cerca de 15k-20k euros… E se aproveitares peças que já existem tanto melhor… De qualquer das formas: é muito positivo vê-los empenhados em ajudar/vender…