Tesla – Investigadores duplicam durabilidade das baterias
O tema "baterias" está em voga e será sempre a base do desenvolvimento, isto porque está implícita a energia necessária para o mundo evoluir. Energia essa que está cada vez mais a contas com as baterias e a sua capacidade de armazenar.
Não só em termos de performance (tendência) mas também debaixo do fogo das regras ambientalistas, os fabricantes de automóveis estão a começar a introduzir cada vez mais automóveis híbridos ou mesmo puros elétricos. A Tesla, dirigida pelo ex-CEO da PayPal, Elon Musk, foi a grande impulsionadora dos carros 100% elétricos. Ao adaptar essa opção surge um grande problema, a duração e durabilidade das baterias.
Há cerca de um ano, o investigador de baterias na Universidade de Dalhousie, Canadá, e pioneiro no desenvolvimento da bateria de iões de lítio, Jeff Dahn, criou uma nova parceria com a Tesla, que consistia no aumento da durabilidade de baterias.
Tesla na frente de investigação
A investigação decorreu acima das expectativas, conseguindo os resultados esperados 4 anos antes do termo da investigação. A equipa de investigadores conseguiu duplicar a bateria útil das baterias de produtos da Tesla.
Dahn conseguiu tais melhorias recorrendo à criação de equipamentos que monitorizam, com alta precisão, as baterias durante o carregamento e descarga, de modo a identificar as causas de degradação. Dahn não reclama o total conhecimento sobre o processo químico por trás da degradação, mas os equipamentos que desenvolveu permitiram que estes conseguissem testar novos químicos de proteção com maior precisão e muito mais rapidamente, resultando numa significativa descoberta sobre a longevidade das células.
Com estes novos métodos de teste foi possível descobrir que um determinado revestimento de alumínio superava qualquer outro material. As células testadas com este revestimento mostraram degradação praticamente nula sob um elevado número de ciclos à temperatura moderada e apenas pouca degradação em condições extremas.
Um dos seus alunos que integra o projeto passou a trabalhar para o grupo de investigação de células de bateria internamente na Tesla. Um outro iniciou uma empresa para comercialização das máquinas de teste de células de bateria que desenvolveram. A sua lista de clientes inclui Tesla, mas também a Apple, GM, 24M e muitos outros grandes fabricantes de baterias.
Na descrição do projeto que enviámos ao CRSNG (Conselho de Pesquisas em Ciências Naturais e Engenharia do Canadá) para conseguir fundos do governo para o mesmo, escrevi que o objetivo do projeto era duplicar a vida útil das células usadas nos produtos Tesla na mesma tensão de corte superior. Excedemos isso no 1º Round. Então esse foi o objetivo do projeto e já foi superado. Nós não vamos parar, temos ainda mais quatro anos para a investigação. Vamos até onde pudermos.”
Referiu Dahn.
Dahn, não adiantou de que forma a sua descoberta está a afetar os produtos da Tesla, ou quais, no entanto, afirmou que os resultados da sua pesquisa já está a começar a ser utilizados nos produtos da Tesla, embora as células não sejam propriedade da Tesla, mas sim do projecto iniciado pelo investigador.
Tecnologia para baterias de armazenamento residencial
Embora a pesquisa de Dahn tivesse como foco as células de Óxido de Níquel-Manganês-Cobalto ou (LiNiMnCo - NMC), que a Tesla usa para os seus produtos de armazenamento Powerwall e Powerpack e nos seus veículos, Dahn referiu que estão também a trabalhar nesse formato. Sendo possível que o arranque das novas baterias do Model 3 previstas para junho deste ano, na Gigafactory 1, possua já a tecnologia descoberta pela equipa de Dahn.
Dahn explicou que aumentando o tempo de vida dessas baterias, a Tesla reduz o custo de kWh que considera nas contas dos seus projetos residenciais e projetos de grande escala. Um exemplo disso é o custo de $0,23 por kWh para armazenamento de energia solar e $0,139 por kWh para a grande escala, isto baseado nos projetos atuais da Tesla:
O investigador acrescentou que, considerando que a Tesla utiliza alumínio no fabrico dos chassi nos seus produtos, não há razão para que tanto os carros como as baterias não possam durar 20 anos.
Via: Electrek
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“não há razão para que tanto os carros como as baterias não possam durar 20 anos.”, adorei.
Numa sociedade imediatista, em que o que conta sao as aparências, quem vai ter o mesmo carro 20 Anos ?
Henri Ford, logo após lançar o 1º modelo, deduzi-o que tinha de REDUZIR a durabilidade do mesmo, para criar mercado, deu ordem aos engenheiros nesse sentido, isso está documentado, dai até aos nossos dias, o sistema aperfeiçoou-se, a dita OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, e vem finalmente um tipo contradizer tudo isto . Claro que vai durar 20 anos, a parte física, mas depois alguém se vai encarregar de programar um fim de vida….curtinho.
Alvega, se todos os produtos durassem 20 anos ou mais então a maioria das pessoas estavam no desemprego e a segurança/tecnologia só avançaria cada 20 anos. Óbvio que ninguém compra telemóveis ou carros de topo para trocar cada 2 anos mas um consumismo equilibrado é necessário.
A questão é que antigamente fazias 100.000 km e mudavas o óleo cada 10.000 com um carro antes de começarem a dar problemas, hoje mudas cada 30.000 e é frequente não darem stress antes dos 250.000, já para não falar na redução de consumo e poluição. O importante é que as baterias que hoje em dia duram 800-1000 ciclos até perderem eficácia, comecem a perder só a partir de 100.000 ciclos.
O meu carro vai para 17 anos (comprado novo) e esta um relogio. O proximo vai ser um electrico, mas exijo a mesma durabilidade, era o que faltava.
Alguém me sabe indicar onde é possível adquirir uma powewall?
Site da Tesla.
Nao me parece q seja vendido em portugal…
no entanto, le isto…
https://pplware.sapo.pt/informacao/opiniao/tesla-powerwall-fara-sentido-em-portugal/
https://www.tesla.com/pt_PT/solarroof?redirect=no -> aqui é, e está disponível para Portugal. No entanto custa 7000$ sem transporte nem instalação.
também existe uma investigação em que estão a fazer baterias que não acabam. Neste momento a empresa ou fundação, não me lembro bem, apenas faz pilhas AA de 1.2V. Quando a bateria acaba, basta abanar a pilha 5 segundos e ela volta a estar recarregada. essa pilha pode durar mais de 10 anos e quando a vi estava a venda em pre-sale por 10 euros, 2 pilhas.