Reconhecimento facial usado para pagamento de refeições nas escolas da Escócia
Estamos mais uma vez a conhecer conceitos futuristas: as crianças de nove escolas em North Ayrshire, na Escócia, começarão, a partir de hoje, a pagar a sua refeição através de um sistema de reconhecimento facial.
Apesar da tentativa de facilitar o processo de cobrança, alguns pais e ativistas estão preocupados com as questões de privacidade.
Em North Ayrshire, na Escócia, estão nove escolas a adotar um sistema inovador para a cobrança das refeições dos mais novos. Aquelas começaram a receber o pagamento das crianças para a sua refeição, utilizando um software de reconhecimento facial, por forma a identificar automaticamente cada aluno e efetuar, com sucesso, a cobrança.
O sistema implementado pelas nove escolas irá, conforme alegam, acelerar as filas de espera e reduzir os riscos de infeção pela COVID-19 associados ao uso de cartões, numerário e impressões digitais.
É a forma mais rápida de reconhecer alguém na caixa registadora.
Uma escola secundária tem um período de cerca de 25 minutos para servir potencialmente 1.000 alunos. Portanto, precisamos de um rendimento rápido no ponto de venda.
Disse David Swanston, o diretor executivo da empresa CRB Cunninghams que forneceu o sistema às escolas, ao Financial Times.
Segundo a mesma fonte, o tempo médio por transação, aquando da utilização do sistema, não excede os cinco segundos por aluno.
Contudo, apesar de as escolas defenderem que o novo sistema facilitará todo o processo de pagamento, alguns pais e ativistas estão preocupados. Isto, porque acreditam que o software de reconhecimento facial expõe das crianças à vigilância biométrica, normalizando a prática. Além disso, duvidam que os estudantes estejam amplamente informados sobre os riscos e as questões da privacidade.
Além de 97% das crianças e dos seus pais ter consentido a utilização do software de reconhecimento facial, o Department for Education garante que não controla a utilização de tecnologia pelas escolas. Ainda assim, a utilização de sistemas semelhantes em escolas americanas levou a que estados como o de Nova Iorque proibissem temporariamente a tecnologia.
Este artigo tem mais de um ano
Só mais uns passos até atingirem o controlo total da população.
Tens um smartphone e uma ligação á internet? Esquece lá isso dá privacidade.
100%
Se cada aluno tiver um smartphone, podem esquecer a privacidade. É apenas uma falácia.
100%
Estás a dar a entender que é tudo um facto consumado. Não tens espinha dorsal?
Apenas sabes onde esta o telemovel. Nao sabes se e o dono que esta a usar ou nao. Com este reconhecimento facial e mais preciso. Pois e devagarinho la vao indo. Primeiro e para pagar as refeicoes, mas nos ja sabemos como funciona. Um aperfeicoamento da tecnologia.
Acreditas mesmo no que dizes? Para além de saberem onde estás e o que estás a fazer, podem ter acesso total ao microfone e câmera sem sequer saberes…
Quem e que vai ter acesso a isso Secadegas ? O governo ? So se contratarem hackers, ou os telemoveis sao acessiveis remotamente por alguem sem nos sabermos ? Ouvir as conversas atraves do numero de telemovel e uma coisa. Agora ter acesso ao microfone e camera ? Com que autorizacao e de que forma ? Ou o android esta cheio de buracos que isso e possivel ser feito pelas autoridades ? Eu sei que nos espiam todos os dias atraves da tecnologia, mas quando fazem isso e porque a ferramenta o permite, mas talvez seja um pouco ingenuo e nem sonho a tecnologia de espioes que alguem tem e pode usar contra nos.
Tecnicamente, sempre que uses o telemóvel mais de 40000000 empresas estão a receber os teus dados e a actualizar o perfil. Por isso sabem se é o dono ou outra pessoa está a usar.
Temos todos de acompanhar as mutações das tecnologias, o problema está só nos bastidores…… o poder sobre o control é enorme. Sempre que alguém veio em prol da humanidade, desapareceu….. não sou que digo é a história que conta. Tudo é enegia….. agora desenvolvam, e vão ver onde todos estamos metidos.
Ligeiramente off topic:
Um destes dias um pai disse-me que fazia questão que a filha pagasse as suas despesas diárias na escola em dinheiro para melhorar a destreza e melhor perceber o custo de cada serviço/bem.
Deixou-me a pensar.
Pois é. Quando passamos a comprar sem o uso de dinheiro físico, os miúdos demonstram mais dificuldades em perceber o preço das coisas e principalmente saber gerir o dinheiro que dispõe.
Qual é o problema de se pagar em dinheiro, é algum crime?! Porque raio se tem de pagar com reconhecimento facial?!
Pois é… não é, mas infelizmente vai ser…
Não vejo qual é o problema. Os dados já estão na escola.
Para poder almoçar tens de ter um cartao, ou mostra o CC.
Assim é mais facil….e não se usa o cartão do colega
Como as empresas com o marcar ponto digital.
Antigamente tinhamos direito a refeicao na escola. Ja nao e assim ? Provavelmente nao. Com as crises que ja passamos.
Inacreditável a quantidade de comentadores que não conseguem ver mais além.
Que triste futuro vão ter!
Afinal tanta treta a criticar a China para quê ??? eu critico mas controlar um bilião e meio de chineses não deve ser fácil e gasta MUITO hardware e software e muita ratice nos direitos de autor, (e eu ralado), agora nem se lembram dos hacks em cameras caseiras para vigiar bebes com os pais na sala e as crianças no berço ??? acham que esses sistemas são mesmo seguros???? afinal em Portugal um recém nascido já sai da maternidade com numero de contribuinte . E como é o debug e os testes de segurança dessas plataformas??? já se anda de metro em Moscovo só com reconhecimento facial mas acompanho webinar’s sobre IOT e diversos sistemas e são varias falhas por hora/dia/semana/mês. Anda meio mundo a enganar outro meio e a complicar e atacar os problemas de forma Kafkiana e Orwelliana. Cada vez mais problemas para resolver para abrir o caminho para uma má IA pois ainda não deslumbro a boa só espero que o Musk consiga!!!
Se continuamos assim vamos fazer o inveja aos pais comunistas
Chama-se a isto, gastar dinheiro apenas com o sorriso.