Neuralink: Primeiro produto será um implante para controlar o smartphone com o cérebro
Já várias vezes mostramos que a tecnologia é um verdadeiro trunfo quando em cima da mesa está a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Elon Musk, cofundador da Neuralink, já revelou qual será o primeiro produto a ser lançado pela empresa.
Este permitirá que os utilizadores com paralisia cerebral utilizem e controlem o seu smartphone com a mente.
Neuralink permitirá controlar um smartphone com o cérebro
Que Elon Musk é um visionário já todos percebemos. Que essa visão pode muitas vezes parecer loucura também não se pode negar. Contudo, a verdade é que tem ambições que vai concretizando à medida que as suas empresas vão evoluindo.
Neste caso, a Neuralink surge da vontade de conectar os humanos às máquinas, através de alta tecnologia.
Numa fase embrionária, mas ainda assim incrível, a Neuralink partilhou um vídeo de um macaco de 9 anos chamado Pager a jogar o icónico Pong. Isto foi possível através da implantação de dois dispositivos da Neuralink no seu cérebro, seis semanas antes.
Hoje, Elon Musk, cofundador da Neuralink, disse que o primeiro produto da empresa permitirá aos utilizadores com paralisia “usar um smartphone com a mente mais depressa do que alguém que usa polegares”.
First @Neuralink product will enable someone with paralysis to use a smartphone with their mind faster than someone using thumbs
— Elon Musk (@elonmusk) April 9, 2021
Além disso, não deixa de lado a hipótese de desenvolver dispositivos para auxiliar os invisuais, considerando-os “totalmente exequíveis”.
E devolver o andar aos paraplégicos? Musk também quer
Como seria de esperar, Elon Musk já pensou ainda mais à frente, revelando uma ambição extremamente complexa.
Versões posteriores serão capazes de transmitir sinais de Neuralinks no cérebro para Neuralinks em grupos de neurónios motores/sensoriais do corpo, permitindo assim, por exemplo, que os paraplégicos andem novamente.
Disse Elon Musk.
Conforme explicou o cofundador da Neuralink, o dispositivo, uma vez implantado, será quase impercetível, para que o utilizador se sinta complemente normal.
Embora não seja claro quando será lançado o primeiro dispositivo, a ambição e o potencial para que ele comece a servir as pessoas já existe.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Uma grande inovação para as pessoas que têm problemas, é começar a ligar isso a próteses e etc, pode ser uma tecnologia que muda o mundo
Muito bem dito!
Até acredito que a intenção seja que os utilizadores com paralisia cerebral utilizem e controlem o seu smartphone com a mente. Mas quando e se for uma realidade muita gente sem qualquer problema vai querer um implante desses só pela “trabalheira” que dá ter de mexer os dedos para fazer algo no smartphone…
Não será bem assim porque um dos requisitos fundamentais é ser portador de um cérebro. Será um produto para um pequeno nicho.
O que me parece excluir à partida todos os comentadores presentes…
And the winner is…..Jamaral XD
Se os novos modelos de smartphone vierem com um bocal que sirva batido de banana então acredito que haverá mercado…
Esta tecnologia pode ser usada para o bem e para o mal!! Vamos ver o que acontece!! Não vou deixar que me metam implantes no cérebro!!
Lá está, muitos vão a correr meter isto. Mas provavelmente são os primeiros a recusar tomar a vacina para a COVID porque o Bill Gates anda a meter lá chips para controlar o mundo
Ou então os que recusam a vacina também recusam isto, e os que aceitam a vacina aceitariam o implante. De certeza que há aí hipocrisia?
@eu2, deixaste de ser o “Marquinho”?
Sou o eu2 há muito tempo