Falta de chips pode arrastar-se até 2023! Preocupações são muitas…
A pandemia por COVID-19 que vivemos tem impactos nas mais diferentes áreas da sociedade. Como temos vindo a acompanhar, a falta de chips (componentes eletrónicos) tem dificultado em muito a operação de várias empresas, e não são apenas afetadas as do ramo automóvel.
Empresas de telemóveis e de consolas de videojogos, de eletrodomésticos, etc, todas podem sofrer com a falta de chips que se poderá arrastar até 2023.
Escassez de chips afetam transição de carros a combustão para elétricos
Com a escassez de chips, são várias as marcas que podem aumentar o valor dos seus produtos. Além disso, há já marcas à procura de alternativas. Esta escassez não afeta apenas as fabricantes do segmento automóvel, estando também as tecnológicas com várias dificuldades.
De acordo com a TSF, a Peugeot, por exemplo, abandonou os velocímetros eletrónicos para voltar aos velhinhos ponteiros que marcam os quilómetros/hora. De referir também que esta é uma altura crítica, até porque estamos num período de transição de carros a combustão para elétricos.
Ouvido pela TSF, o presidente da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, José Couto, admite que esperava ver o problema resolvido mais cedo, explicando que tem impacto...
Significativo em termos de planeamento de produção, dos investimentos que foram feitos e na entrada de novos projetos. Estamos muito preocupados, surpreendidos, a surpresa é má e estamos um pouco sem saber quais os efeitos reais que isto pode ter.
Considerando que em Portugal o setor dá trabalho a muitas pessoas, José Couto receia que este cenário possa ter consequências no emprego.
Isso é uma coisa que não queiramos que acontecesse, porque, de facto, estamos a falar de pessoas muito bem treinadas, muito competentes, com capacidades extraordinárias
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Acabem com o mining descontrolado que isso passa…
LOL
Sabes que o mining nao tem praticamente nada haver com a crise de chips certo?
Tb está relacionado. Não é o principal causador do problema, mas dizer que não tem praticamente nada….
acabaram com o mining não resolve o problema. Depois de acabar com mining fazes o que? Proibes carros modernos e eletricos no geral? As fabricas demoram anos a montar. Nada a fazer.
Tens dados fiáveis para suportar o que escreveste, PORTUGAL?
O Mining requer placas gráficas certo? Sabes que as placas gráficas têm chips certo? E ainda dizes que não tem nada a haver com a crise de chips!! Só quem não sabe das coisas é que faz esse tipo de comentário PORTUGAL 🙁
A esta altura não vejo falta de mais nada a não ser de chips. Será que não se estão a aproveitar da covid para criar uma falsa escassez e aumentar os preços?
Teorias da conspiração…
Uma pergunta não é uma teoria.
Não? Uma teoria não é a base de perguntas? Uma teoria supostamente são perguntas, porque são teorias e não tens as respostas certas.
Simples de entender. Pode ser e como também não pode. 😉
Cuidado com as teorias, quem te viu e quem te vê. Não eras anti-teorias?
Ainda vem aí o cancro da sociedade M chamar-te nomes. Cuidado, esta gente é doida!
Fabricas que produzem estes chips custam mil mihões e demoram anos. Se o pessoal soubesse do boom dos carros eletricos e das mudanças na sociedade que o covid trouxe de certeza que tinha começado a construir fabricas à mais de 4 anos pois escalar a produção de chips não se faz num ano. Demora 3 a 4 anos e custa mil mihões. Uma maquina apenas custa milhões.
Que tem os carros eléctricos a ver com a crise dos chips ?
aqui tem um video muito bom a explicar a crise.
https://www.youtube.com/watch?v=b1JlYZQG3lI
A culpa é do Trump!
Sim, falta a parte de escassez de componentes para prolongar o abrandamento da economia. Isso e um facto comprovado, senao vejamos porque razao a escassez so apareceu agora em epoca covid ? Pois grandes malucos, nem disfarcar a coisa conseguem.
E porque é que só houve escassez de papel higiénico quando começou o covid?
A escassez do papel higiénico foi provocado por informações falsas que este estava a acabar, o que provocou uma enchente aos supermercados para comprar imenso papel higiénico mesmo sem precisarem.
O mesmo acontece quando há greves no transporte de combustível. A maior parte das gasolineiras apenas são reabastecidas 1 vez por semana, no entanto quando aparece a noticia de greve, vai logo tudo a correr encher o deposito do veiculo.. o que origina a falta de combustível.
ve este video..ta td explicado
https://www.youtube.com/watch?v=b1JlYZQG3lI
“De acordo com a TSF, a Peugeot, por exemplo, abandonou os velocímetros eletrónicos para voltar aos velhinhos ponteiros que marcam os quilómetros/hora.”
Sinceramente são muito melhores e tem-se uma percepção melhor do combustivel e afins que temos e estamos a usar…
Mas sinceramente esta historia dos chips já cheira um pouco mal… falta de chips…e depois saiem placas graficas novas, telemoveis novos, televisões novas…enfim…
Tens que ver mais telejornal para ficares mais informado com as suas informações informativas e verdadeiras!
Há faltas de chips para todos mas estão a produz mais chips que nunca e daqui a 4 anos quando as novas fabricas estiverem prontos devemos dobrar a produção. Até a Intel que só produzia chips para eles vão abrir a quem quiser imprimir o desenho deles tal como faz Samsung e TSMC. É a nova mina de ouro mas também custa os olhos da cara abrir uma fabrica nova.
A escassez é um dos sintomas, ainda mal encobertos, do colapso ambiental para que caminhamos. Posso estar muito errado – e oxalá esteja mesmo -, mas existe uma confluência de circunstâncias, que tenderá a agravar e a estender as falhas de abastecimento a todos os restantes sectores da economia. Por exemplo, o preço dos alimentos está a aumentar de dia para dia… Vivemos o nosso dia a dia sobre uma bomba relógio.
Não tem nada a ver com colapso ambiental. Não há falta de material. Aquilo é feito com sílica, que é areia. Falta é fabricas para imprimir nos discos feitos de silica. Essas fabricas demoram anos e mil mihões de euros a construir e as maquinas para isso custam mihões e apenas 1 empresa na europa produz tais maquinas. Ou seja até novas fabricas custa a construir pois não há maquinas para todas as novas fabricas.