China: Taxa de reconhecimento facial é de 95% mesmo com máscara
Devido ao surto do Coronavírus, é natural que praticamente todas as pessoas na China usem mascara. No entanto, isso traz problemas relativamente ao reconhecimento facial.
Mas a situação está a ser ultrapassada com uma nova tecnologia que, mesmo com a máscara, deteta os rostos com 95% de precisão.
Num país em que quase todas as pessoas têm o rosto tapado com uma máscara, de que modo é feito o reconhecimento facial? Pois, torna-se um pouco complicado. Mesmo a China que é conhecida por ter dos sistemas mais sofisticados do Mundo, viu agora esta situação a tornar-se num verdadeiro desafio.
No entanto, como diz o ditado, a necessidade aguça o engenho e, assim, a China teve que arranjar uma forma de melhorar, ainda mais, esta tecnologia.
Nova tecnologia faz reconhecimento facial com 95% de precisão, mesmo com máscaras
De modo a ultrapassar a dificuldade de detetar os rostos com as máscaras, foi criado um melhoramento nestes sistemas.
A empresa chinesa Hanwang Technology desenvolveu a primeira tecnologia de reconhecimento facial da China que permite identificar as pessoas, mesmo que estejam a utilizar máscaras.
O segredo para o potencial da nova tecnologia prende-se com o facto de se ligar a um sensor de temperatura, que permite medir o calor do corpo, enquanto identifica o nome da pessoa.
Segundo a empresa, este sistema recorre a uma base de dados com cerca de 6 milhões de rostos sem máscara, e ainda a um arquivo, com menos dados, de rostos com máscara.
Assim, de momento a empresa tem disponíveis dois produtos diferentes. Um deles faz o reconhecimento facial de uma forma única e é adequado, por exemplo, para a entrada de edifícios.
Por sua vez, o segundo produto traz um sistema de reconhecimento 'multicanal', ou seja, utiliza várias câmaras ao mesmo tempo.
Resumidamente, o sistema mas complexo e avançado é capaz de identificar, apenas no espaço de um segundo, 30 pessoas ao mesmo tempo.
Huang Lei, vice-presidente da empresa, afirma ainda que:
Ao usar uma máscara, a taxa de reconhecimento pode chegar aos 95%, o que garante que a maioria das pessoas possa ser identificada.
Por outro lado, Lei adianta também que a taxa de sucesso para pessoas sem mascara pode chegar aos 99,5%, o que é um resultado surpreendente.
Para além do reconhecimento facial, o sistema é também utilizado para detetar a possibilidade de infeção do Coronavírus, através da temperatura corporal.
Mas ainda há mais, pois devido à elevada taxa de precisão, poderá ser utilizado pela polícia chinesa na identificação de suspeitos de crime, e ainda ajudar a encontrar pessoas procuradas pela justiça, mesmo que escondam o rosto.
O único obstáculo ao reconhecimento que a empresa entende poder haver, é quando a pessoa usa óculos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Reuters
Fonte: Reuters
Neste artigo: China, mascaras, reconhecimento facial
Normal. São todos iguais.
Eh,eh,também acho.Chineses,japoneses,sul-coreanos,todo o tipo de asiáticos são todos iguais.Nem sei como é que se consegue distinguir umas pessoas das outras naqueles países. 🙂
eu consigo distinguir facilmente.
Bolas, são perfeitamente distinguíveis, sobretudo os japoneses. Os coreanos suscitam algumas dúvidas pois têm influências de várias étnicas da região.
Também sempre achei que fossem todos iguais, então pensei… Será que eles também acham que nós parecemos todos iguais?! Pois estava eu no restaurante à espera do meu pedido quando vejo a empregada a que fiz o pedido a trazer aquele meu prato especial… Excepto que levou o prato para outra pessoa… Bolas engou-se pensei eu! Então disfarçadamente observo a pessoa que está a receber o meu prato para ver a reação desta mas… nada fora do normal… quando de repente do nada “Aqui está o seu prato!”
“Uh” espanto eu… afinal a outra empregada é que me parecia igual a esta…
Passa montanhas e oculos de mergulho com lentes escuras!
Vá tenetem lá agora! 😀
Não é suficiente, tem de ser uma máscara tipo de carnaval para alterar as proporções da cara, com o dito passa montanhas por cima e ainda tem de colocar um vestido comprido tipo árabe/ monge que cubra até os pés… do contrário podem identificá-lo facilmente até pela forma de se locomover.
Escusado será de dizer que se for o único, e não for generalizado vão logo chateá-lo e eventualmente prendê-lo (eles depois pensam em alguma acusação).
Quem não deve não teme. Que vejam o que quiserem!
“Quem não deve não teme” não é justificação para uma pessoa ser controlada 24 horas por dia. Toda agente tem o seu direito à privacidad
Exactamente. Eu não devo e não temo nada a ninguém, mas também não pretendo ser vigiado 24/24 horas como um potencial criminoso! Além disso, os criminosos continuam impunes e sabem muito bem como lidar com estas coisas. No primeiro ano do cursos de Direito há sempre uma questão que nos é colocada: Quem guarda o guarda? Nos regimes comunistas e ditatoriais esta frase faz imenso sentido.
Isso é treta, o que não faltam são casos de pessoas acusadas só porque estavam na área de um qualquer crime, e depois a forma como os tribunais funcionam é : você estava lá perto, prove você que não foi você quem cometeu o crime… porque se não conseguir provar pode ir perfeitamente preso apenas por provas circunstanciais, dependendo de país para país e até de juiz para juiz , e de se está lua cheia naquele dia, etc.
Ah! E tal, mas eles que acusam eles é que têm de provar! Pois, mas eles já provaram que estava lá perto e com mais alguns argumentos (provavelmente baseados em coisas do passado, ou até mesmo a falsas testemunhas se necessário for) nos quais os acusadores normalmente são especialistas convencem muitas vezes com zero provas concretas de que é culpado.
O que não faltam é pessoas presas inocentemente mesmo sem terem feito nada de errado que o justificasse.
Num regime como aqueles é razão para se temer sempre! Ou julga que são vigiados por “amor” à segurança e bem estar do cidadão? Mesmo nos países livres e democráticos há erros imagine ver-se em apuros num regime comunista como o chinês! Não vamos ser ingénuos.
Este é daqueles que sai de casa e deixa a porta aberta…
Isto é assustador, especialmente num país controlado por um regime ditatorial.
Essa é que é essa. É triste ver vigiar-se tanto uma população, quando os verdadeiros criminosos estão sentados na cadeira do poder.
O open-source ajudando regimes genocidas no controle da vida do povo!
Tecnologia não se compartilha, se vende e se protege!
Tenho sérios motivos para duvidar desta noticia, e tenho algum conhecimento da algoritmia utilizada. Com uma máscara na cara reduz-se drasticamente os pontos-dados para identificar alguem com qualquer nível de segurança. Penso que estes números são publicados para marketing. China tem de manter os seus cidadão assustados.
Não acredito numa base de dados de caras funcional superior a, diria, 50 mil caras, por sexo, e por décadad de idade. Aquilo que acredito possa estar a acontecer, é que cada camara mantém um histórico de caras identificadas, por hora do dia. Isto significa que alguém que venha de fora pode não ser identificado. Mais, acredito que a empresa utilize sistemas tradicionais de identificação, como o id telefónico de cada telemovel, e outros sistemas de analise visual, como roupa. Crusando tudo isso, pode-se exponenciar a capacidade de identificar alguém.
Mas fico longe de convencido, sabendo mais que eles querem que acreditemos que estes algoritmos correm em camaras de resolução fraca, e sem dados de profundidade (camaras com emissão de padrões infra-vermelhos para analise topográfica da cara).
A apple anuncia um sistema que corre num telemóvel com uma taxa de reconhecimento de 99,9999% e todos acreditam…
3 anos mais tarde um governo que espia os cidadãos anuncia um novo sistema com taxa de reconhecimento de 95% e a malta acha muito…