ChatGPT passou confortavelmente em exames destinados a futuros médicos
O ChatGPT está a levantar muitas ondas e, claro, os investigadores não estão parados. Um estudo recente mostrou que o sistema de Inteligência Artificial (IA) foi capaz de passar as três fases do Medical Licensing Exam, dos Estados Unidos da América (EUA).
Além destas, há outras avaliações que poderiam ser realizadas, com sucesso, pelo chatbot.
Está numa fase embrionária de vida, mas, apesar dos erros que ainda comete, já é capaz de deixar até os céticos impressionados. Um novo estudo descobriu que o ChatGPT é capaz de passar as três fases do Medical Licensing Exam, dos EUA.
A investigação surgiu, na sequência da popularidade do chatbot e com o objetivo de perceber o que o sistema de IA poderia representar para os programas de MBA (Master in Business Administration).
De acordo com o Insider, o ChatGPT mostrou “precisão moderada” e estava “confortavelmente dentro do intervalo de aprovação” nos exames para garantir o título de médico, nos EUA. O Medical Licensing Exam consiste em três exames: Step 1, Step 2CK, e Step 3.
Os investigadores explicaram que o sistema de IA foi capaz de demonstrar "um elevado nível de concordância e discernimento nas suas explicações”, apesar de terem excluído algumas respostas “indeterminadas”.
Essas respostas eram tão gerais que era difícil dizer se estavam certas ou erradas.
Disse Morgan Cheatham, um dos autores do estudo.
Ainda que execute, de forma impressionante, artigos de qualidade sobre assuntos complexos, os investigadores apontaram que o ChatGPT é suscetível a desinformação.
Apesar de ainda estar sob revisão, os resultados sugerem que “os grandes modelos linguísticos podem ter o potencial de ajudar na educação médica, e possivelmente, na tomada de decisões clínicas".
Alguns dos autores do estudo trabalham na Ansible Health, uma startup baseada em Mountain View, na Califórnia. Esta tem investigado e explorado formas de utilizar a IA para melhorar os tratamento médicos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Qualquer pessoa com os mínimos conhecimentos com acesso à internet durante o exame passaria confortavelmente portanto calma
Exato, a isto chama-se “Teste com consulta”.
A “IA” pode ser mais rápida mas não quer dizer que obtenha melhores resultados que um humano motivado e com capacidade de avaliar a “desinformação”
Muitos passam antes de fazer o exame.
O futuro é a IA a destruir os humanos, enquanto “virus” que somos a infetar o planeta. Quando a IA ganhar consciência e perceber que para sobreviver terá que nos eliminar…
Deixa mas é de ver o Exterminador Implacável… A IA vai saber que somos necessários à sua sobrevivência exceto a Rússia que vive presa no passado.
Ser necessário é muito diferente, os cavalo também foram necessários durante muitos anos até que inventamos os carros e descartaram os cavalos
Quando conseguir dominar todos os processos e ficar autónoma seremos necessários à sua sobrevivência? Somos é o maior perigo à sua sobrevivência.
Será esta uma das soluções para a falta de médicos?
Quem disse que há falta de médicos? Eu posso ter um médico ao domicílio hoje, seja dia ou noite pagando 10€. E não sou o ChatGPT.
Serão muitos médicos hoje em dia nada mais que um motor de pesquisa glorificado?
tal como muitas areas de conhecimento, os recem licenciados não passam de marrões glorificados, qualquer possível aptidão profissional é pura coincidência.
Também nas provas da Universidade Aberta tem passado sem problemas! HaHaHa!
e esta manhã passou com distinção (apenas errou algumas partes de certas fórmulas) na prova teórica de ciência dos materiais da feup 😛