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Professores vs. ChatGPT: um duelo do século XXI

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Imagem: UNESCO

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Paulop Baptista says:

    A Wikipédia não é inimiga dos professores. O conceito de aprendizagem evoluiu, como tudo supostamente devia. Consultar a Wikipédia é uma operação válida mas com riscos. Primeiro porque a pesquisa é parte importante da aprendizagem e segundo porque a memorização deixou de ser o principal elemento da avaliação. Saber pesquisar também requer aprendizagem. Depois, nem tudo o que está na Wikipédia representa a melhor informação e a mais próxima da verdade. E ainda assim, se o professor quiser, copia partes do trabalho do aluno e vai ao Google descobrir onde ele foi buscar o conhecimento, se em pesquisa transcrita e não creditada e referenciada (o que é grave) ou da informação retida em aula.
    Quanto ao ChatGPT, ainda está longe de apanhar desprevenido um professor atento e atualizado, mas pode vir a ser um problema sério em muitos setores da sociedade, em breve.

    • JLB says:

      Agora vão ter de criar uma ferramenta deste tipo, para que em vez do professor copiar partes do trabalho do aluno e com o Google descobrir onde ele foi buscar o conhecimento, a ferramenta pesquisar automaticamente e com um grau de confiança elevado dar o resultado final ao professor. Descoberta automática de plágio… 🙂

      • Major_Musso says:

        Para ser considerado plágio, o conteúdo copiado em partes ou na íntegra deve pertencer á outra pessoa (autor) que não forneceu a sua autorização de replicação.
        Sendo o conteúdo gerado por inteligencia artifical não se enquadra o autor.
        E nos termos e condições de uso do GPT não menciona restrições de uso e replicação da informação.
        E agora ?

  2. Paulo Cruz says:

    Se isto funciona para as escolas, imaginem nos jornais e blogs… Cuidado PPLWARE 🙂

  3. IKAROS says:

    OpenAI já tem um detector de textos ChatGPT, e muitos outros certamente aparecerão.
    Vai ser uma telenovela engraçada de ler.

  4. hfmalves says:

    Existe uma coisa que a maquina não será capaz, inovar.. isso, só tem medo quem está estagnado, ja experimentei ChatGPT e é brutal em alguma coisas, poupar tempo.. se assim for é muito bem-vindo. =)

  5. Nuno Magalhães says:

    Quanto ao duelo “Professores vs. ChatGPT” será mais “Metodologias de ensino e aprendizagem vs AI e o Sec. XXI”.

    Até porque no duelo do título em cima, quantos professores copiam e colam literalmente informações para PowerPoints massudos com fontes e cores alegóricas que ferem a vista?
    Mas neste ponto parece que o copy-past sempre foi bem visto e válido.

    TPC’s em massa, trabalhos de grupo sem nexo, apresentações .ppt e o “decoranço” deviam ser coisas de 2003, quanto muito 2008, mas continuam a ser prática desde o 1º ciclo à universidade.

  6. JR says:

    Bom…eu não sou Técnico de Informática mas…talvez a não permissão de impressão de páginas no CGPT resolvessse….ou não permissão de copy-pste…ou introduzir na página impressa informação de emissão como marca de água…
    Afinal de contas….reproduzir conteúdo de terceiros é, no mundo civilizado, juridicamente condenável…mesmo a contida no CGTP…
    A informação pode ser relevante para estudo e evolução teórica mas…imprimir 30/40 páginas de um estudo e apresentar directamente aquele trabalho só pode ser digna de uma mente imbecil….própria dos cábulas !

    • IKAROS says:

      Isso seria impossível. Se aparece a resposta no ecrã ou (ou te é lida em voz alta) e tu consegues perceber, nada de impede de copiares à mão a resposta para um documento à parte.
      Não existe nenhum método de dar respostas que não sejam copiáveis. Até a maioria dos tradicionais Captchas com texto, uma AI treinada consegue decifra-los.

  7. Andre says:

    Adianta muito…qualquer idiota com meio cérebro consegue pegar nos textos gerados pelo ChatGPT e refrasear e até acrescentar o seu contributo. Quero ver como vão descobrir…só apanham os que sejam 100% idiotas.

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