Alibaba junta-se a empresa de foguetões para enviar mercadorias em apenas uma hora
A chinesa Alibaba está, alegadamente, a estabelecer uma parceria com uma empresa de foguetões, com o objetivo de enviar mercadorias para todo o mundo em apenas uma hora.
A Alibaba Group Holding, a gigante chinês do comércio eletrónico, confirmou uma parceria com a Space Epoch, uma empresa de desenvolvimento de foguetões sediada em Pequim, com o objetivo de revolucionar as entregas expresso globais.
Segundo o South China Morning Post, a colaboração pretende conseguir assegurar a entrega de mercadorias em qualquer parte do mundo no prazo de apenas uma hora.
O foguetão da Space Epoch, conhecido como XZY-1, tem uma capacidade impressionante: garante um espaço de carga de até 120 metros quadrados e a possibilidade de transportar cargas úteis de até 10 toneladas - inclusivamente, objetos maciços, como pequenos camiões.
Conforme avançado pela imprensa, a Alibaba e a Space Epoch iniciarão testes de serviço de entrega com foguetes em breve.
No início, muitos grandes empreendimentos parecem uma piada.
Disse a Alibaba ao South China Morning Post.
A Space Epoch sublinhou que atingir o objetivo da entrega em uma hora não será fácil a curto prazo. Porém, ambas as empresas encaram a parceria como uma experiência fundamental para o futuro da logística global.
Para concretizar a parceria, o Taobao da Alibaba irá trabalhar em estreita colaboração com a Space Epoch para realizar as primeiras fases de teste da entrega com foguetões.
A empresa dedicada aos foguetões reuniu um apoio substancial, tendo assegurado um financiamento de mais de 41,5 milhões de dólares de investidores como a GSR Vision Capital e a Jinsha Capital.
Estados Unidos já tentaram uma abordagem semelhante
Embora esta parceria seja interessante, importa ressalvar que o conceito de entregas com base em foguetões não é totalmente novo.
Afinal, a Força Aérea dos Estados Unidos já explorou, anteriormente, conceitos semelhantes. Por exemplo, em parceria com a SpaceX, para a entrega rápida de mercadoria global, através da Starship da empresa, em 2020.
Lol é obvio que isto não sai do papel.
Porque não? Um dos propósitos do uso dos foguetões da SpaceX também é esse. Haja viabilidade no negócio.
Lol ainda perguntas o porquê?
Porque é economicamente inviável só se for para transportar diamantes e mesmo assim acho que no fim tinha que vender os diamantes para pagar só o combustível na hora de levantar vôo. 🙂
Não fazem a mínima de quanto custa a operação de um foguetão e agora iriam querer coisas chinocas do AliExpress/Alibaba transportadas por foguetão?
Isso foi o que eu disse, havendo viabilidade… 🙂
isso é o mesmo que não dizer nada, já que a discussão em torno disto seria sempre sobre a viabilidade.
Muitas coisas que eram inviáveis há 50 anos deixaram de o ser.
Exemplo: Há 50 anos as viagens aéreas eram só para ricos.
Sim muito mudou mas ainda hoje é complicado levar o homem a lua passado 50 anos, a NASA só de orçamento para tentar levar lá o homem novamente tem cerca de 28 biliões de dólares.
Para terem uma ideia, cada viagem do Falcon 9 que é reutilizável fica a volta de 62 milhões de dólares, olhando assim a cru para os números estamos a falar de cerca de 1200$ por kg…
Por isso se precisares de umas sapatilhas da China a velocidade de foguetão vais pagar de portes 1200$ mais as taxas aeroespaciais 🙂
Há 50 anos era possivel viajar para os States em metade do tempo do que se faz hoje.
Serviço de entrega com foguetões ?? Foguetões ?? Para quê e para onde ?? Para a lua ?? Isto é cada uma… Cada ideia megalómana.
Se ainda fosse com drones acreditava.
Yeah, right, com foguetões que nunca sequer tiveram missões, muito menos de regresso a terra. Era capaz de ser notícia para ontem, dia 1.
+1
A Spacex já provou que tecnologicamente é possivel. Basta haver dinheiro e vontade para colocar em prática.
Pois é, a SpaceX já o fez. Estes chineses nem sequer lançaram nada, só se foi um foguetão de papel… Por isso é que eu o digo, que nem no dia de são nunca à tarde.
Estás muito mal informado.
Cada vez entendo menos esta sinofobia, depois ficam admiras-te quando a China se vai tornando cada vez mais forte na agenda global.
Por favor, não venhas com o argumento da ditadura comunista porque é em argumento muito vazio.
Possuem a sua estação espacial. Possuem uma rede de satélites. Possuem sondas na lua. Em 2023 Lançaram 10x foguetões que a Europa.
Fora isso nunca fizeram nada.
https://www.space.com/tiangong-space-station
Quer dizer que a nossa mercadoria faz uma viagem ate ao espaco e regressa a terra para ser entregue. Vai ver as estrelas e volta lol
É a forma de transportar algo de um ponto para o outro do planeta mais rapidamente. É um pouco como um míssil balístico intercontinental, só que para fins pacíficos.
Foguetões não acredito na viabilidade económica, mas aeronaves muito grandes com velocidades maiores parece plausível, trata-se de criar novas aeronaves cujo custo total de operação seja muito mais reduzido desde o início, que será um problema para a engenharia solucionar.
Então e se o foguetão vier eu não estiver em casa!?
Ele entra pelo telhado e deixa-te a encomenda na mesa da cozinha.
Ainda há quem se preocupa com a pegada ecológica…
E tal dar uma olhada na data de publicação do artigo original?
O que tem a data?
Dia 1/04….
Sim, a notícia é atual.
Sim, tão atual que saiu no dia das mentiras!
Saiu no dia 1 de abril, mas isso não quer dizer, como não diz, que é uma mentira. Aliás, há documentos que foram apresentados no dia anterior. Ou, na tua ideia, tudo o que aconteceu no dia 1 de abril é mentira? 😀