Afinal, os Optimus da Tesla estavam a ser controlados por humanos na demonstração?
A par da apresentação dos novos Cybercab e Robovan, a Tesla demonstrou algumas capacidades do seu já conhecido Optimus. Apesar de a audiência ter ficado impressionada, o espetáculo parece ter sido encenado, com pessoas a alegar e relatórios a confirmar que os robôs humanoides estavam a ser controlados por seres humanos.
O público tem conhecido a evolução dos robôs humanoides da Tesla, com demonstrações de desenvolvimentos significativos e testes de capacidades impressionantes. Não sendo para todas as carteiras, os Optimus destinam-se a fábricas, mas, também, a casas particulares que procurem uma ajuda extra.
Na semana passada, após a apresentação do robotáxi Cybercab e da carrinha autónoma Robovan, os presentes foram brindados com os robôs humanoides da Tesla. De forma alegadamente autónoma, os Optimus circularam pelo convívio pós-evento, entre os humanos, desempenhando tarefas e conversando com o público que marcava presença no "We, Robot".
Redes sociais inundaram-se de imagens dos Optimus
Após o evento, não tardou até que surgissem alegações de que os robôs estavam a ser operados por seres humanos, especialmente pelas redes sociais, inundadas com imagens da demonstração e das conversas com os Optimus.
Indo além dos potenciais descrentes, a Bloomberg referiu que a Tesla "utilizou humanos para controlar remotamente algumas capacidades" dos protótipos dos robôs presentes no evento, citando "pessoas familiarizadas com o assunto" que não foram identificadas.
A informação não especifica quais as capacidades demonstradas que necessitavam de assistência humana. No entanto, salienta que os robôs "eram capazes de andar sem controlo externo utilizando a Inteligência Artificial [IA]".
Esta informação da Bloomberg vai ao encontro do relato do blogger de tecnologia Robert Scoble.
I talked with an engineer.
When it walked that is AI running Optimus.
It is real impressive they brought so many out in crowds at @tesla’s event. https://t.co/CtmCKPrL4T
— Robert Scoble (@Scobleizer) October 11, 2024
Nas redes sociais, o blogger publicou que tinha "falado com um engenheiro" que confirmou que "quando andava, era a IA a comandar o Optimus". No entanto, para outras tarefas, como servir bebidas de uma torneira, jogar 'Pedra Papel Tesoura' ou conversar com participantes próximos, um humano estava "a ajudar remotamente".
O vídeo das redes sociais do evento "We, Robot" mostra uma fila de robôs Optimus a entrar lentamente na festa sem qualquer assistência aparente.
Contudo, o Electrek informou que as imagens de vídeo do evento mostram funcionários da Tesla a segurar uma espécie de dispositivo de sinalização enquanto caminham perto dos Optimus.
Além disso, partilhou que o analista da Morgan Stanley, Adam Jonas, mencionou os controladores humanos do robô numa investor note no dia a seguir ao evento.
Entendemos que os robôs não estavam a operar de forma totalmente autónoma, mas dependiam de tele-ops (intervenção humana), então foi mais uma demonstração de graus de liberdade e agilidade.
Robôs humanoides responderam aos convidados durante o evento
Não havendo esclarecimentos oficiais, os Optimus responderam a alguns dos presentes, quando questionados sobre a sua autonomia.
Por exemplo, quando o blogger Scoble confrontou um dos robôs sobre a sua autonomia (ou falta dela), ele respondeu: "Não posso revelar [...] Isso é algo que terás de descobrir mais tarde".
I asked. pic.twitter.com/FkgPrdRlyW
— Robert Scoble (@Scobleizer) October 11, 2024
E quando um Optimus que servia uma bebida admitiu, num vídeo do evento: "Hoje, sou ajudado por um humano. Ainda não sou totalmente autónomo".
O Falar parece me claramente uma pessoa já as tarefas parece me bastante difícil alguém controlar remotamente a quantidade de movimentos teriam de ter 10 comandos de ps4 e mesmo assim arriscavam se a espetar um banano em alguém se querer um gajo com um carro telecomandado já se atrapalha imaginem tele comandar isto seria bem mais fácil pre programarem as tarefas.
No entanto parece me que o objectivo do evento era para mostrar a capacidade mecânica do robo e não se a IA já sabe servir bebidas ou não
Não precisas de telecomando para controlar o robot há maneiras bem mais intuitivas de o fazer, podes usar métodos de controlo por movimento seja usando por exemplo um Meta Quest ou similar – youtube.com/watch?v=wgthZ30kkLk ou métodos mais complexos como um fato de captura de movimentos como é usado no cinema, existem vários vídeos a demonstrar isso, claro que nenhum à escala que a Tesla demonstrou.
A maneira como a “AI” destes robots é treinada é imitar os movimentos das pessoas, seja capturando em tempo real ou fazendo o upload de vídeos, antes que qual fã do Musk me ataque eu não estou a dizer que até os movimentos do robot não seriam controlados por AI, mas não deixa de ser verdade que é muito mais simples fazer um robot imitar os movimentos de uma pessoa em tempo real do que obter um AI capaz de fazer isto.
Claro que estavam até quando um dos robots foi questionado sobre isso deu logo a entender que uma parte era controlado remotamente e uma parte AI
Mas o ponto não é esse é quanto os robots mecanicamente estavam avançados e fazendo multi tarefas como servindo bebidas, dançando em sincronia, etc…estávamos a falar de robots sem fios (humanoides) certamente conseguiu provar para os seus investidores e futuros investidores que estão no caminho certo.
Caminho certo para o bolso deles, esta malta so se preocupa em dinheiro. E preservar mais a vida humana nao ? Digo eu. Quando perceberem que o verdadeiro valor da vida e a sua espiritualiade e nao o dinheiro , ja vao tarde. O ceu para eles ja fechou.
És livre de doar todo o teu patrimonio e viver da caridade, a ideia deste robot é criar um mundo de abundacia em que ninguem tem de trabalhar… se achas que isso não é preservar a vida humana, não sei o que é…
Só repararam nisto agora? Tudo o que os robôs faziam era controlado remotamente, excepto andar. Não era fácil perceber que era uma pessoa a falar e não AI?
Eu tinha vergonha de fazer uma demonstração destas, porque nada dali é original, a tecnologia usada nos robots já existe há anos, é fazer a gente de parva. Só faltava meter uns indianos atrás a falar… Mas vindo do Musk, nada me espanta.
+1
+1
Claro que estavam a ser controlados. Um AI a servir gulosos? Acho que a AI servia-os veneno nos copos LOL
A aldrabice habitual. Este vídeo, de 2016, em que a Tesla mostra a capacidade do seu sistema de condução autónoma (Copilot), também começa, em letras gordas: “A pessoa no lugar do condutor está lá por razões legais. Não está lá a fazer nada. O carro está-se a conduzir sozinho”.
Só em 2022 é que o diretor de software da Tesla reconheceu em tribunal que o vídeo tinha sido encenado. Desta vez deu mais nas vistas, demoraram menos tempo.
E mostraram o Cybercab a conduzir em condições reais de tráfego, como os Waymo? Não, mostraram-no num estúdio cinematográfico em ambiente controlado.
Depois admiram-se que os investigadores não gostem. Os fãs é que deliram com tudo.
https://pplware.sapo.pt/motores/diretor-de-software-da-tesla-revelou-que-video-de-conducao-do-autopilot-foi-encenado/
fãs é que deliram com tudo e o hatters não vêm nada da cegueira 🙂
Tem fã que é cego.
Pior, admira os aldrabões e gaba-lhes a capacidade de enganar os outros.
Aves tu és um fã cego, aposto que defendes o Sócrates.
O Paulo Pedroso, Ferro Rodrigues, João Galamba, o Costa….
Ganha vergonha na cara e lava esse cara antes de acusar os outros de admitir aldrabices.
Que ao menos este ainda contribui muito para grandes paços que foram dados na humanidade e não só para defender interesses pessoais e crimes graves que só serviram para defraudar o nosso país.
Mas o que raio da política tem a ver com esta questão? Haja paciência, metem a política em tudo.
oh artista (lfm), então e deixas de fora os autores do maior rombo de sempre? passos coelho , paulo portas , eduardo catroga , durão barroso , cavaco silva , deixa de ser tendencioso e não venhas falar de política nacional numa thread sobre tecnologia.
tu é qu devia ganhar vergonha na cara, por acaso maior parte das vezes que leio post do Aves não concordo mas ele não ataca as pessoas, comenta de forma saudável, de tal modo que nunca o vim refutar apesar de não faltar argumentos para isso, já tu és ignorante que é uma coisa completamente diferente, além disso exibes um comportamento extremista, (para retribui num tom que entendas) tu alías pareces aqueles tolinhos do eleitorado que apoiam o trump, que quando foi o covid e o lider deles disse para tentarem lixivia que ele ouviu dizer que muito eficaz, ingeriram…vá segue-lhes as pisadas cegamente.
ó “boa”, então mas acabaste de fazer o mesmo. Extremismo puxa sempre extremismo, não existe acção sem reação oposta. Um ponto assente, podemos todos partilhar opiniões mas é só enquanto a ppware o permitir. Já são muito sites que tiveram de acabar com a caixa de comentários. Lembrem-se de que aqui a 100 anos nenhum de nós já cá deve andar. Eu sim andarei, irei usar a tecnologia do Musk para eternizar a minha presença na caixa de comentários da PPware 2100 e prolongar a minha vida ao máximo para rombo total da seg social em pagamentos de reforma aqui ao jê 🙂 Bom fds!
Aves, normalmente não o diria, mas desta vez sim, por isso tiveste bem em manter a resposta dentro do tema em questão, porque aqui há pessoal que procura alguém para dar atenção e falar sobre castanhos numa thread sobre paineis solares por exemplo, mas olha depois ainda há que confunda chamadas de atenção a esses comportamentos com os próprios comportamentos, principalmente quando só mencionam um lado da moeda…
Mas ainda assim mesmo lá do provedor da concorrência concordo com uma coisa, podem desligar os comentários que isto tem vindo a escalar imenso por todo o lado e mais vale porque não se modera aquilo que não tem compreensão.
Doeu? A verdade doi sempre. O seu comentário anterior também não teve compreensão. Todos estamos errados e certos quando calha. Nem em nem você somos excepção. Os comentários fazem falta e a PPware tem feito um excelente trabalho, imparcial, por muito que não seja dentro da nossa visão, nalgumas situações. Forte abraço
Nada mesmo, mas como não atinge, podia rematar as vezes que quisesse que não adiante face ao desconhecimento ou presunção por isso fica na mesma e fica bem assim (se desta vez entender que não vou perder tempo a explicar mais) , mas olhe se já o disse mas porque ainda não foi? É para meter conversa? Mas já se despediu duas vezes e parece ofendido com algo que nem lhe foi dirigido… Foi porque não lhe respondi? Sente-se só se calhar… seja lá qual for a razão agora já não há desculpas agora! Vá bom fim de semana! leve lá a sua agenda e leve um abraço também, boa viagem (já tem o que queria eu responder-lhe a si, vá agora arrange algo melhor para fazer porque eu certamente tenho, um bem haja)
Bem-haja, obrigado 🙂
Não deixa de ser espantoso a amplitude de movimentos, coordenação motora e equilíbrio que os optimus são capazes…eu dispenso a conversa fiada de um eventual optimus que possa chegar ao mercado privado.
Quero lá saber se era controlado por pessoas ou não, já viram aquela quantidade de movimento que o robot estava a fazer? Digam-me um robot (controlado por humanos ou não) que se mova assim tão bem.
Mas o que eu vejo nos vídeos são humanos que mais parecem robots, todos na mesma posição a segurar o tlm…….
” todos na mesma posição a segurar o tlm” muitos só lá foram para isso. Nem devem ter entendido metade do que se estava a passar.
… é só rir, rir e rir!!!!!!
Igual pegar o foguete, tudo encenação
Na República Popular da China (RPC) os veículos autónomos já são uma realidade:
– Inside China’s Cutting-Edge Driverless Bus! (The Future)
https://www.youtube.com/watch?v=89djfMaQWZw
– Experiência incrível com táxis autónomos na China: Minha viagem em um táxi autónomohttps://www.youtube.com/watch?v=dtRwMh7dbf4
Apesar de não gostar muito destas posturas de querer estar sempre a prometer mundos e fundos, consigo perfeitamente compreender o que foi feito. Obviamente haviam planos B, fosse porque sempre que que estamos a mostrar algo tem de correr mal, seja porque haviam tecnologias ainda não suficientemente afinadas, seja porque algumas das funcionalidades ainda estavam em conceito ou desenvolvimento, mas era útil mostrar todo o ecossistema. Mostrar o que é pretendido.
Só quem nunca apresentou inovações pode criticar esta postura.
Como disse não gosto de muitas coisas nele, mas aqui compreendo-o bem