Google vai construir um novo cabo submarino de Internet entre EUA e Europa
A Google anunciou nesta terça-feira que já deu início à instalação de um novo cabo submarino de Internet, que vai ligar os Estados Unidos da América à Europa.
O cabo submarino foi batizado de Grace Hopper e será o primeiro da empresa californiana a levar dados desde os EUA até Espanha. Para isso, contará com uma bifurcação no Reino Unido.
Google anuncia construção de novo cabo submarino de dados entre EUA e Europa
Através do seu blog oficial, a Google anunciou a construção de um novo cabo submarino de Internet que vai ligar os Estados Unidos da América com a Europa.
O cabo inicia nos EUA e vai até ao Reino Unido, mas terá uma divisão que chega até Espanha. Assim, este será o primeiro cabo submarino da multinacional de Menlo Park capaz de levar dados desde os EUA até Espanha.
A ligação entre as três regiões vai ter o ponto de partida na cidade de Nova Iorque, nos EUA, até Bude, no Reino Unido. Perto do fim deste trajeto, uma bifurcação leva uma parte do cabo submarino até Bilbau, situado a norte de Espanha. O objetivo é então expandir as regiões do Google Cloud.
O cabo foi denominado de Grace Hopper em homenagem à almirante e analista de sistemas da Marinha dos EUA. Hopper foi ainda a responsável pelo desenvolvimento da linguagem Flow-Matic, que é base do COBOL.
Mas esta já não é a primeira vez que a Google instala cabos submarinos de Internet. Ainda em 2019 foi anunciada a construção de um cabo que iria partir de Portugal com o objetivo de ligar a Europa ao continente africano. Também em 2016 a Google implementou um cabo de 9.000 km que garantia 60 Tbps, e ligava os EUA ao Japão.
De acordo com os cálculos da Google, este novo cabo deve ter a sua instalação finalizada no ano de 2022. No interior, o cabo Grace Hopper conta com 16 pares de fibra ótica, o que permite uma significativa quantidade de pares num só cabo dos EUA à Europa.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Google
Neste artigo: cabos submarinos, EUA, europa, Google, Grace Hopper, Internet
A google não vai construir nada, vai sim, pedir para instalarem um novo cabo submarino.
Titulo um pouco enganador.
Não vai ser a empresa a fazer, como não é nenhuma. Vai sim “pagar” para o fazerem, mas isso não lhe tira o ónus de ser a empresa que está a desenvolver esse projeto. Só te enganas se quiseres 😉 é como solicitares à NOS ou Vodafone para instalar em tua casa fibra. Claro que não é a NOS ou VODAFONE que o vão fazer, é uma empresa contratada por eles.
Construir: verbo transitivo
1. edificar ou fabricar com materiais diversos e de acordo com um plano ou estrutura; erigir
2. reunir e dispor metodicamente (as partes de um todo); organizar; compor; elaborar; formar
3. arquitetar
Portanto, é uma questão do que da sua definição de construir. O título está correto dentro das possibilidades do construir.
A Google está a dominar vastas áreas, os reguladores deviam limitar o controlo das empresas. Depois os consumidores vão se queixar que estão a ser controlados e dominados por estes grandes gigantes
Os reguladores são fantoches há muitos anos, em todas as áreas até
De recordar que foi a Srª Hopper que criou o termo bug! xD
Em breve o mar está minado de tubos com cabos lá dentro. Não seria mais fácil partir da América para a Europa que ligava a África e mediterrâneo?
Eu acho incrível é como os europeus (ainda) estendem o tapete à América do Norte para continuarem a ser tao importante para eles. Lembrem se que são os mesmos que não querem deixar construir o NordStream 2, que não é na terra deles, não envolve pessoas deles, nem rouba nada deles.