Comissão Europeia prepara nova multa à Google por práticas no Android
A posição dominante da Google em diversas áreas tem suscitado a intervenção de entidades reguladoras com o objetivo de abrir espaço para que outras empresas possam atuar de uma forma mais justa no mercado.
É na Europa que a gigante das pesquisas tem encontrado mais problemas e um novo parece estar a caminho. A Comissão Europeia está a preparar-se para aplicar uma nova multa, desta vez por práticas feitas no Android.
Poucos pensam no que o Android oferece quando recebem um novo smartphone. Muitos dos principais serviços estão já pré-instalados, dando pouco espaço aos utilizadores para alterarem estas ofertas.
É precisamente neste ponto que a Comissão Europeia parece agora estar a focar-se na sua campanha de reduzir a relevância da Google neste campo e diminuindo a sua posição dominante no mercado.
Em concreto a Comissão Europeia alega que a Google está a usar a posição dominante Android para forçar as marcas a seguirem as suas regras. Ainda não se sabe o valor que Comissão Europeia terá definido para esta multa, mas espera-se que seja superior aos 2,4 mil milhões de dólares aplicados no ano passado numa situação idêntica, mas associada ao motor de pesquisa.
O foco está na utilização do widget de pesquisa e do próprio Chrome, o que leva a que os utilizadores do Android não procurem alternativas a estas propostas.
A Comissão Europeia alega que o Google força os fabricantes a pré-instalarem a pesquisa e o Chrome nos seus dispositivos móveis, agrupando com a Play Store para descarregar outras aplicações Android, e às vezes até paga para pré-instalarem o Google de forma exclusiva.
A Comissão Europeia quer ainda que a Google abra a porta aos fabricantes para estes usarem ROMs baseadas no Android, algo que a Google insiste em não querer por razões de segurança. Esta pode ser mais uma batalha que a Google está a iniciar e que poderá demorar vários anos até estar terminada.
Este artigo tem mais de um ano
Piada… Google força o uso de Chrome e Play Store… mas a Google não força os fabricantes de implementar Android certo?
Eu disponibilizo todo o chocolate grátis a uma criança…
Ela ficou diabética…
A culpa é dela porque comeu…
Mas mesmo assim existe forma para desinstalar apps da Google que são nativas
Há mas nao é verdade que desinstalas: o Android desinstala a versao mais atualizada (se houve algum update) mas o APK/instalacao/espaco usado pela original que veio com a ROM mantém-se.
A maioria das ROM, se retirasses (realmente) as apps extra da google e da marca (que em 99% incluem sempre algumas) e deixasses apenas a Google Play Store e Google (Assistent), conseguias libertar uns 30-40% de espaco.
À PARTE PARA PPLWARE: porque é que eu mesmo desligando o “notifique-me de comentários…” no Firefox (desktop) e Chrome (Android), todas as vezes que escrevo volta-me a aparecer selecionado??? (e nao estou em incógnito nem apago cookies)
Sempre podes fazer root ao aparelho e instalar a app link2sd e consegues apagar a tralha desnecessária da google
Não deveria, pode ser um bug. Vamos verificar nessas plataformas.
sem root nao desinstalas.
Pedro, fazemos antes assim:
Tu disponibilizas todo o chocolate grátis a um adulto…
Ele ficou diabético…
A culpa não é dele porque comeu?
Assim como as marcas de carros não são obrigadas a abrir o seu software e curioso nem a Apple. Ou seja, a google e Microsoft levam com as multas, a Apple no entanto pode fazer o que quiser.
A apple vende o seu pacote: Equipamento, acesso+SO.
Nada tenho contra os nexus, será o mesmo caso.
Mas se eu compro um Samsung ou xiaomi, porque tenho de levar com a loja da google e outros serviços google cujo objetivo é parasitar as informações que tenho? Porque nao posso comprar um bom telemóvel android com loja aptoide, e retirar as tralhas da google?
A google condiciona os users que compram equipamentos nao google, como a MS fazia antes com o internet explorer.
Fazemos assim então.
O adulto nao tem mais nada para comer e beber, mas tu, tendo várias opções, apenas lhe dás chocolate e refrigerantes açucarados. Ele morre diabético, mas a culpa é dele.
A autarquia faz um acesso à porta da tua casa, cheio de buracos e calhaus. Cais e partes a bacia. A culpa é tua porque usaste esse acesso que é o único que a autarquia te deu, quando te podia ter dado um passeio. Isto se quiseres sair de casa.
Uii, então e o IOS não trás já o safari?
TRAZ
Sim traz… para uso em equipamentos Apple.
Ou seja força a usar se aquele browser apesar de haver opcao de escolha. A Google tambem tem o Nexus. Porque é que o caso é diferente?
Então a cuscoid que deixe o android apenas para os nexus e feche o ecossistema como a apple.
Quem quiser android compra um nexus, quem nao quisesse comprava de otro fabricante… Mas isso a parasita da cuscoid nao quer, era o fim do seu negocio de recolha de dados, afinal a sua essencia.
“A Comissão Europeia quer ainda que a Google abra a porta aos fabricantes para estes usarem ROMs baseadas no Android”
Claro! O que a malta gosta é comprar um telemovel novo e vir cheio de bloatwere.. -.-
Esta Comissão Europeia comeca a deixar muito a desejar…
Se a UE fosse resolver problemas sérios é que faziam bem.
Nem mais, mas quando quem decide atuar neste campo percebe 0
Deveria era dar encima de marcas como samsung que tentam impor aplicações sem jeito nenhum.
Agora vamos imaginar, o android vinha sem playstore, sem navegador, como faziam os utilizadores para ter acesso a net para instalar novas apps?
Como faria?! De uma maneira muito simples e fácil…bastava “obrigar” a Google a fazer o que “eles” exigiram que a Microsoft fizesse com o Windows e o I.E. Quando fizesses o primeiro acesso a um novo smartphone o Android teria de te perguntar qual o browser que preferias e apresentar a forma de o mesmo ser instalado sem mais perguntas!
A samsung nao impoe as suas aplicações nos telemóveis huawei, LG,… Parece-me…
Jamais compreenderei este tipo de sanções. Enquanto são pequenas podem fazer o que quiserem, se oferecerem um produto tão bom que conquiste o mercado começa o castigo. O mercado auto-regula-se, as pessoas não são estúpidas (na sua maioria). Não é por vir já no telemóvel que obrigatoriamente vão usar, há tanta coisa pré-instalada que não uso porque prefiro a concorrência e não há nenhuma dificuldade em recorrer à mesma.
Por outro lado o SO é desenvolvido pela Google, é propriedade dela, por isso o que faz ou deixa de fazer cabe-lhe a ela, se os fabricantes não concordam não usem, desenvolvam o seu próprio SO e deixem o mercado decidir qual das opções vingará.
Pode conquistar o mercado de ias maneiras, o produto é bom e distingue-se da concorrência.
Ou o produto é mau ou menos bom, e só existe por abuso de posição dominante e com subterfugios para não aparecer concorrência…
Quando a europa é liderada por um fascista dá nisto.
Qual vai ser o proximo passo? Multar a MS porque o windows tem tambem uma loja de aplicações nativa instalada tal como o Android? Multar as marcas de carros que usem um serviço de navegacao gps de uma marca especifica em vez de perguntarem ao utilizador se quer escolher?
Sim. O melhor é instalar o Android e deppis preencher um formulario onde o cliente escolhe qual a app de emails que quer, qual o browser, qual o explorador de ficheiros, qual o serviço de cloud, qual a app de camera, etc etc. Ridiculo. Se eu compro um tel com SO Android o que espero é que venha com aplicacoes e funcionalidades basicas instaladas e prontas a usar tal como descritas no manual. Senao vendam telemoveis sem SO e depois o cliente instala o que quer de onde quer.
Curioso que ate no caso Ubuntu nao se pergunta qual o browser e vem o firefox mas no windows ja tem de se perguntar. Um europa ridicula que se preocupa com o que o utilizador nao quer. Se o utilizador nao gostasse do bloatware da google comprava iPhone ou quando apareceram os telemoveis com windows ou firefox os compravam esses. Se domina e vende muito é porque o povo assim quer
Lembro-me quando isto aconteceu com a microsoft e imposição do IE no XP. Bons tempos.
Imagina o que não deve ser feito com a Microsoft. Por acaso dá para remover o edge, browser este que nem mesmo a Microsoft utilizou na apresentação do Azure? Ou será que alguém consegue comprar um portátil qualquer sem o Windows instalado? Isso não configura uma venda casada?