PplWare Mobile

Comissão Europeia prepara nova multa à Google por práticas no Android


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. LG says:

    Piada… Google força o uso de Chrome e Play Store… mas a Google não força os fabricantes de implementar Android certo?

    • pedro says:

      Eu disponibilizo todo o chocolate grátis a uma criança…
      Ela ficou diabética…
      A culpa é dela porque comeu…

      • João terra says:

        Mas mesmo assim existe forma para desinstalar apps da Google que são nativas

        • Belmiro says:

          Há mas nao é verdade que desinstalas: o Android desinstala a versao mais atualizada (se houve algum update) mas o APK/instalacao/espaco usado pela original que veio com a ROM mantém-se.

          A maioria das ROM, se retirasses (realmente) as apps extra da google e da marca (que em 99% incluem sempre algumas) e deixasses apenas a Google Play Store e Google (Assistent), conseguias libertar uns 30-40% de espaco.

          À PARTE PARA PPLWARE: porque é que eu mesmo desligando o “notifique-me de comentários…” no Firefox (desktop) e Chrome (Android), todas as vezes que escrevo volta-me a aparecer selecionado??? (e nao estou em incógnito nem apago cookies)

        • TSSRK says:

          sem root nao desinstalas.

      • Belmiro says:

        Pedro, fazemos antes assim:

        Tu disponibilizas todo o chocolate grátis a um adulto…
        Ele ficou diabético…
        A culpa não é dele porque comeu?

        Assim como as marcas de carros não são obrigadas a abrir o seu software e curioso nem a Apple. Ou seja, a google e Microsoft levam com as multas, a Apple no entanto pode fazer o que quiser.

        • pedro says:

          A apple vende o seu pacote: Equipamento, acesso+SO.
          Nada tenho contra os nexus, será o mesmo caso.
          Mas se eu compro um Samsung ou xiaomi, porque tenho de levar com a loja da google e outros serviços google cujo objetivo é parasitar as informações que tenho? Porque nao posso comprar um bom telemóvel android com loja aptoide, e retirar as tralhas da google?
          A google condiciona os users que compram equipamentos nao google, como a MS fazia antes com o internet explorer.

        • pedro says:

          Fazemos assim então.
          O adulto nao tem mais nada para comer e beber, mas tu, tendo várias opções, apenas lhe dás chocolate e refrigerantes açucarados. Ele morre diabético, mas a culpa é dele.

          A autarquia faz um acesso à porta da tua casa, cheio de buracos e calhaus. Cais e partes a bacia. A culpa é tua porque usaste esse acesso que é o único que a autarquia te deu, quando te podia ter dado um passeio. Isto se quiseres sair de casa.

  2. Rafa says:

    Uii, então e o IOS não trás já o safari?

  3. Joao Vasconcelos says:

    “A Comissão Europeia quer ainda que a Google abra a porta aos fabricantes para estes usarem ROMs baseadas no Android”
    Claro! O que a malta gosta é comprar um telemovel novo e vir cheio de bloatwere.. -.-
    Esta Comissão Europeia comeca a deixar muito a desejar…

  4. Nelson Costa says:

    Se a UE fosse resolver problemas sérios é que faziam bem.

    • Antonio Salaraz says:

      Nem mais, mas quando quem decide atuar neste campo percebe 0
      Deveria era dar encima de marcas como samsung que tentam impor aplicações sem jeito nenhum.

      Agora vamos imaginar, o android vinha sem playstore, sem navegador, como faziam os utilizadores para ter acesso a net para instalar novas apps?

      • Vitor says:

        Como faria?! De uma maneira muito simples e fácil…bastava “obrigar” a Google a fazer o que “eles” exigiram que a Microsoft fizesse com o Windows e o I.E. Quando fizesses o primeiro acesso a um novo smartphone o Android teria de te perguntar qual o browser que preferias e apresentar a forma de o mesmo ser instalado sem mais perguntas!

      • pedro says:

        A samsung nao impoe as suas aplicações nos telemóveis huawei, LG,… Parece-me…

  5. Mentecaptor says:

    Jamais compreenderei este tipo de sanções. Enquanto são pequenas podem fazer o que quiserem, se oferecerem um produto tão bom que conquiste o mercado começa o castigo. O mercado auto-regula-se, as pessoas não são estúpidas (na sua maioria). Não é por vir já no telemóvel que obrigatoriamente vão usar, há tanta coisa pré-instalada que não uso porque prefiro a concorrência e não há nenhuma dificuldade em recorrer à mesma.
    Por outro lado o SO é desenvolvido pela Google, é propriedade dela, por isso o que faz ou deixa de fazer cabe-lhe a ela, se os fabricantes não concordam não usem, desenvolvam o seu próprio SO e deixem o mercado decidir qual das opções vingará.

    • pedro says:

      Pode conquistar o mercado de ias maneiras, o produto é bom e distingue-se da concorrência.
      Ou o produto é mau ou menos bom, e só existe por abuso de posição dominante e com subterfugios para não aparecer concorrência…

  6. Filipe F says:

    Quando a europa é liderada por um fascista dá nisto.
    Qual vai ser o proximo passo? Multar a MS porque o windows tem tambem uma loja de aplicações nativa instalada tal como o Android? Multar as marcas de carros que usem um serviço de navegacao gps de uma marca especifica em vez de perguntarem ao utilizador se quer escolher?

    Sim. O melhor é instalar o Android e deppis preencher um formulario onde o cliente escolhe qual a app de emails que quer, qual o browser, qual o explorador de ficheiros, qual o serviço de cloud, qual a app de camera, etc etc. Ridiculo. Se eu compro um tel com SO Android o que espero é que venha com aplicacoes e funcionalidades basicas instaladas e prontas a usar tal como descritas no manual. Senao vendam telemoveis sem SO e depois o cliente instala o que quer de onde quer.
    Curioso que ate no caso Ubuntu nao se pergunta qual o browser e vem o firefox mas no windows ja tem de se perguntar. Um europa ridicula que se preocupa com o que o utilizador nao quer. Se o utilizador nao gostasse do bloatware da google comprava iPhone ou quando apareceram os telemoveis com windows ou firefox os compravam esses. Se domina e vende muito é porque o povo assim quer

  7. Alex says:

    Lembro-me quando isto aconteceu com a microsoft e imposição do IE no XP. Bons tempos.

  8. Frederico says:

    Imagina o que não deve ser feito com a Microsoft. Por acaso dá para remover o edge, browser este que nem mesmo a Microsoft utilizou na apresentação do Azure? Ou será que alguém consegue comprar um portátil qualquer sem o Windows instalado? Isso não configura uma venda casada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.