PplWare Mobile

E a história continua… Elon Musk chama pedófilo a um dos mergulhadores da gruta


A tecnologia e aquilo que é possível fazer com ela sempre foi algo que me cativou bastante. Estudo Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É a escrever para o Pplware que partilho os meus conhecimentos e a paixão que tenho pelos computadores.

Destaques PPLWARE

  1. Daniel says:

    Falem sobre mulheres pedofilas também

  2. zeca says:

    Toda a gente famosa que usa a internet tem posts menos felizes.

  3. Luisa says:

    Pelo visto a fama subiu a cabeça dele, não está a conseguir por seus planos em prática e está tentando diminuir os outros. Como é uma pessoa popular, está a se aproveitar disto para então conseguir seguidores.
    Uma pessoa perigosa!

    • Ricardo says:

      Quem tentou diminuir o plano dele foi quem o mandou enfiá lo no cú

    • Joao says:

      ele precisa la dum salvamento destes para ficar mais famoso? se o plano dele fosse aceite e corresse mal ia ser bonito para a imagem da companhia dele ia.
      tipo as criancas foram salvas da forma mais arcaica possivel com um risco elevadissimo de correr mal…ninguem acreditava que ia correr “bem”..felizmente correu.
      vem um gajo ke tem acesso a fundos “ilimitados” com know out e pensamento fora da box como nao ha par na terra…claro que um parolo nunca na vida ia achar que ia resultar o plano dele….

  4. Napoléon Bonaparte says:

    Boa Tomás.
    Enquanto que não existe na língua portuguesa. É apenas uma tradução rasca do galicismo “tandis que”, mas é muito usado pelos portugueses que vivem entre os gauleses.

  5. iDespairing says:

    Pois chama os outros antes que te chamem.

  6. Henrique says:

    Dang…that escalated quickly

  7. Antonio Salaraz says:

    Este também se esta a tornar um “Bruno de Carvalho”, não aceita criticas ou que o contrariem?

    • Hugo says:

      Em nem tenho propriamente grande estima pelo homem, mas se me dissessem algo do tipo “podes meter o submariono no c!” o mínimo seria responder alguma barbaridade do género.
      Defendo que uma má atitude NUNCA pode ser justificada por outra atitude semelhantes, mas nestes casos, sendo que falar é tão fácil, há que ter algum tento na língua para não ouvirmos o que não queremos.

      • Wishmaster says:

        Mas o mergulhador não lhe disse claramente para meter o submarino no c*…
        Disse para meter o submarino onde dói. Ora, no nariz deve doer que se farta… 😛

      • Ricardo says:

        Neste caso, o mais fácil é criticar o musk.. Não li nenhum artigo de quando o mandaram enfiar submarinos no anus

      • Arlindo says:

        O mínimo seria responder não…

        Alguém bem formado simplesmente não responde. É só grosseiro da parte de ambos. E as pessoas que estão no espaço público deveriam demonstrar outro nível e não se comportarem como criancinhas. Só demonstra que faltou alguma coisa na sua educação.

        Pese embora este episódio, mantenho a grande admiração que tenho pelo Elon Musk.

        • Joao says:

          sr. arlindo, falar é facil nao é?
          imagina teres uma conta de twitter com 1milhoes de seguidores em que todos os dias és ofendido…..por 1% dos que te seguem…da 10mil ursos a xingar-te todos os dias. 364 dias por ano ignoras esses ursos…um dia respondes a um porque tocou-te la dentro e nesse dia, sei la..estavas mal disposto por diversos motivos tambem….sabes o que se passa a seguir?
          vem um parolo como tu…vir dar licoes de moral ke o minimo é nao ligar..bla bla bla falta de educacao…bla bla bla…
          cresce e aparece rapaz antes de vires insinuar seja o que for a alguem…

  8. Bruno Cardoso says:

    Este pretenso “visionário” do séc. XXI quis com a desgraça e sofrimento alheios promover a empresa que dirige e promover-se. Deu-se mal. Já diz o adágio popular: “depressa e bem há pouco quem”.
    Até ao final da década acredito que seja despedido pelos acionistas da empresa.

    • Ruy Acquaviva says:

      É verdade. Na situação que se apresentava qualquer ajuda seria de valia, porém parece-me que a preocupação com a publicidade superou o interesse em ajudar. Seria muito válido se feito sem tal alarde, como foi… É no mínimo questionável.
      O que não justifica a falta de elegância do mergulhador ao sugerir o que fazer com o aparato.
      Que por sua vez não justifica uma acusação leviana como a apresentada. Tal acusação é muito grave e exige provas.
      Enfim, um bate boca lamentável sob todos os aspectos.

  9. Wishmaster says:

    Lamentável…e Musk a desiludir….

    Há uns tempos para cá que vem desiludindo. Recorre frequentemente a manobras de marketing para promover a empresa (marketing algo duvidoso). Primeiro lança um carro para o espaço. Utilidade = zero. (ah e tal fez um foguetão que permite levar mais carga, etc…. Utilidade = zero).

    Depois, faz um submarino para tirar os putos, nem chega a tempo e fica chateado.
    Agora faz acusações infundadas e pega-se na internet… Estilo Bruno de Carvalho….
    Enfim.
    Parece mais marketing numa altura em que a Tesla não atravessa uma fase muito risonha.

    Como disse o Bruno Cardoso no comentário acima, “este pretenso “visionário”” e tem razão. No fundo ele não inventou nada, se formos a ver, limita-se a copiar o que os outros inventaram. Mas já é adorado como visionário.

    • Cortano says:

      “Depois, faz um submarino para tirar os putos, nem chega a tempo e fica chateado.”
      O problema nem foi chegar ou não a tempo, o problema é que aquilo não passou de uma campanha de marketing que toda a comunicação social apoiou (o que é ainda mais ridículo).
      Aquele “supositório” gigante era mais que óbvio que nunca iria funcionar! Basta olhar para os mapas da gruta e para a forma e rigidez do submarino para se perceber que aquilo jamais iria funcionar.

      Mais triste e ridículo, foi mesmo ver a comunicação social e apoiantes cegos da Tesla (basta o Elon dar um peidito, que é a coisa maior mais espectacular de sempre).
      Aquilo era claramente uma campanha de marketing, uma campanha de auto-proclamação e alimentar o seu próprio ego e vir dizer que “Ah, eu tentei, e vocês?”
      Bem, eu também tentei… construí em casa uma cena tipo quadrada em cartão… mas depois vi que aquilo não iria funcionar e deitei fora – que era o que o Elon Musk devia ter feito se fosse um tipo inteligente

    • Paulo Martins says:

      Isso de mandar o carro para o espaço foi juntar o útil ao agradável, para testar o Falcon Heavy era necessário colocar uma carga pesada, sem valor para a SpaceX, para testar o mesmo, a ideia de mandar o carro é de génio porque foi muita publicidade gratuita nos media.
      Se usassem um bloco de aço com o mesmo peso do carro para testar o foguetão não teriam gerado nem metade do interesse nos media.

      • Ruy Acquaviva says:

        Concordo com você. O uso do carro para simulação de carga do Falcon Heavy foi o tipo de jogada de marketing inteligente e simpática. Algo realmente elogiável pela criatividade.
        Tampouco é inútil o “foguetão”. O Falcon Heavy é um lançador espacial de muita utilidade para colocar sondas, telescópicos espaciais e outros tipos de cargas no espaço.
        Já outras jogadas de marketing de Musk, como o tal de “Hyperloop”, os vôos comerciais de foguetes suborbitais e os planos mirabolantes para uma viajem tripulada à Marte são apenas tentativas de manter uma mística de “gênio inovador” para impulsionar suas ações na bolsa e conseguir financiamento para suas empresas. Até aí nada demais, só impressiona os ingênuos.
        Já essa última jogada eu achei oportunista. Se ele queria ajudar deveria tê-lo feito de forma discreta sem se aproveitar da publicidade gerada pela gravidade da situação.

  10. Rodrigo says:

    Ficou lixado por não ter usado o mini submarino dele. Além disso o que é este tipo percebe de tecnologia do mar? Aquilo se calhar nem iria funcionar.

    • Wishmaster says:

      Pois foi..Devia ter ficado contente por terem conseguido tirar os miúdos mais cedo…enfim…

    • Cortano says:

      Não ia funcionar. POnto final!
      Não há “ses”… aquilo jamais iria funcionar! A gruta tinha zonas com abertura de 60 cms… onde é que aquele tubo cabia lá e, ainda por cima, nem sequer era maleável?!
      E,,,, ainda mais ridiculo… a ideia era meter 2 putos naquele “caixão”… sem luz… apertado…
      Diziam que iam sedar os putos – o que ainda era mais parvo.

      Elon Musk que se fique lá com os seus carritos, as naves e camiões, e deixe-se de armar em salvador de tudo e todos,,, que se salve a ele antes de mais.

      Como diz o povo:
      “De boas intenções está o inferno cheio”

    • Renato says:

      Ahahha o mais engraçado é que os tailandeses disseram que podia funcionar caso chovesse para aumentar o nível da água e gostaram tanto do submarino que pediram para ficar com ele para outras situações do gênero

  11. BGG says:

    Enfim…não é de certeza o que se esperava de uma grande pessoa…é apenas mais um mas não um que faz a diferença entre todos nós…ter ideias não significa ter o resto e penso que não irá passar disso…

  12. BRUNO COIMBRA says:

    Entao o outro diz que pode enfiar o submarino no c** e o Musk nao pode responder a letra?? Agora a culpa é so do Musk querem ver? E segundo foi relatado a sorte foi as grutas nao terem inundado caso contrario o submarino podía ter servido de ajuda…preso por ter cao e por nao ter!!

    • Duarte says:

      Acusar alguem de pedófilia não é responder à letra. Só demonstra a figura deplorável que esse Musk é.

    • mlopes says:

      uma qualquer resposta, mesmo que ordinária como foi o comentário original, nunca passaria por uma acusação grave como a que ele proferiu. se queria ser ordinário tinha muitas formas de o ser sem recorrer a uma acusação deste tipo

    • Wishmaster says:

      Nunca ouviste dizer? “Nunca discutas com um idiota. Porque desces ao nível dele e depois ele ganha-te em experiência.”
      Musk devia ter dado outra resposta. Poderia ser um pouco agressiva, mas o que fez foi baixar o mais que podia partindo para a injúria. Há que saber responder de forma inteligente… Assim só foi brejeiro e essa atitude virou-se contra ele. Não me parece muito inteligente, a não ser que queira apenas ser falado (mal falado).

    • pois says:

      Sabes que os tugas têm palas nos olhos, além disso só vivem bem a falar mal dos que são superiores a eles.

    • Nuno says:

      Onde é que ouviste um mergulhador que se encontrava a no local dizer que o submarino em questão seria útil em caso de a chuva ter persistido?

      E não, Musk não respondeu à letra. Vern foi grosseiro com Musk. Seria aceitável se Musk tivesse sido grosseiro de volta, mas não foi isso que fez. Musk recorreu ao insulto, neste caso a uma acusação gravíssima.

  13. mlopes says:

    muito, muito triste.
    começou bem disponibilizando ajuda de forma que muitos poucos, ou nenhuns, fizeram, depois deu uma de millenial amuado e agora ultrapassou todos os limites do razoável!

    • pois says:

      “podes meter o submariono no c!”

      Isso já não é ultrapassar todos os limites?

      • mlopes says:

        podes dizer que é brejeiro, desnecessário ou até um bocado ordinário e eu concordo.
        mas acusar publicamente alguém de um crime desta índole ainda para mais quando quem o faz tem uma enorme visibilidade, é ultrapassar não só alguns mas todos os limites.
        embora ache a disponibilidade do musk é muitíssimo mais do que muita gente que falou muito fez, até compreendo um bocado o vern.
        quando o grupo internacional de espeleo-mergulhadores deixou claro que não iria recorrer à capsula do musk ele devia ter lamentado, ficar no lugar dele e calar-se especialmente quando as pessoas que recusaram a oferta são dos melhores do mundo naquela área de resgate.
        mas não, ainda apareceu de repente no local do resgate a mandar bitaites e acabou por ser corrido de lá para fora.
        mais uma vez, devia ter aprendido e devia ter ficado por aí. mas não, ficou ressabiado e continuou a falar e, especialmente, a criticar tudo e todos.
        o vern depois de ter ajudado a pôr toda a gente cá fora em segurança, não se aguentou e teve um deslize. é um bocado como quem diz “f…. está para aqui este “….” que nunca na vida meteu o “…” num resgate de mergulho subterrâneo, só manda bitaites enquanto a malta anda a esfolar o couro e a correr o risco de morrer, ainda tem a descaradeza de aparecer sem ser convidado e a chatear toda a gente não se cala nem depois de estarem todos salvos. se ele fosse meter a cápsula onde dói é que fazia bem!”. até compreendo um pouco a revolta…

        • pois says:

          “que comentário tão grande e secante, podes meter o teu comentário no c!”

          Acho que também não ficaste a gostar.

          • Wishmaster says:

            “Podes meter o comentário no c*” = Constatação de possibilidade.
            “mete o comentário no c*” = Ordem. Não é injúria.

            “He can stick his submarine where it hurts” = Constatação de possibilidade.

            “pedo guy” = Injúria

            Capisce?
            Ou é preciso fazer um desenho?

          • pois says:

            @Wishmaster

            Achas mesmo que isso é desculpa para o english?

          • mlopes says:

            incomoda-me a ignorância. a essa respondo com algumas explicações como se as pessoas (tu) tivessem cinco anos 😉

          • pois says:

            @mlopes
            Sim, no teclado és a pessoa mais pacífica de todas.

  14. c j says:

    O english só teve aquilo que gerou. Ódio gera ódio. não se manda alguem enfiar objectos no C_ e depois está-se à espera de não ser atacado.
    Era a mesma coisa que dizer que este artigo ” vale tanto como aquilo que sai da parte trás de um BOI.”
    ora eu sei que não é verdade mas sujeito-me a resposta curta e rude por parte do Pedro Pinto de quem admiro e respeito

  15. Manuel Pinto says:

    Independentemente do politicamente correcto, que é cada vez mais hipócrita e supérfluo. O mergulhador nem falou directamente no cu* como alguns referem, tendo sido mais eufemistico, ao contrário do senhor que tenta honrar o nome do Tesla com uma moscada* directa que com 3 ou 4 letras se percebe. Sendo completamente diferente a gravidade das expressões.
    Uma das pessoas pareceu arriscar a vida para tirar o mais rapidamente os jovens de lá, o outro quis fazer uma experiência mantendo a distância de segurança para carimbar o nome da empresa. A mesma que ainda não chegou ao ponto mais importante que são os preços estratosféricos que pratica na sua indústria. Se se preocupa tanto com o ambiente, e neste caso, as pessoas que o demonstre.

  16. M.Fernandes says:

    Apenas reagiu com um insulto, a um insulto!!!

    • Nuno says:

      Mandar meter um submarino onde dói não é um insulto, mas sim uma resposta grosseira. Acusar alguém de pedofilia sem qualquer prova é um insulto.

      • Ruy Acquaviva says:

        Pior, caro Nuno, uma acusação como essa sem provas configura crime de calúnia. O mergulhador foi deselegante, Elon Musk no entanto foi muito além. É lamentável. Que tipo de exemplo esses dois sujeitos estão dando às crianças salvas e a todas as pessoas que acompanharam esse episódio no mundo todo?

        • pois says:

          Claro, se alguém me vier atacar com uma faca então eu saco da pistola e dou-lhe logo um tiro, no fim eu é que sou o mau porque usei uma arma superior e não um inocente que se defendeu.

          Sei que o caso é diferente e é incomparável, mas todos nós temos dias maus e aqui o Musk não se conseguiu conter…acho que qualquer um de nós ficava muito lixado ao ouvir o que o english disse.

          O english estava mesmo a precisar do troco.

          • rui says:

            Pegando na tua analogia, o mergulhador não atacou o Musk com uma faca. No máximo, cuspiu-lhe (não é bonito, mas não mancha a reputação do Musk; quem fica mal é o mergulhador)
            O Musk é que lhe deu um tiro de canhão pela cuspidela.
            Acusar alguém de pedofilia em público e sem provas é muito grave e não se pode comparar ao que o mergulhador disse.

          • Hugo says:

            Nada justifica a resposta do Musk, no entanto, se a conversa tivesse sido ao contrário, aposto o que quiseres que continuariam a atacá-lo a ele.
            Resumindo, por muito mal que ele tenha estado isto não é um problema de fanboys, mas sim de haters 😀

          • Nuno says:

            Se sabes que o caso é diferente e é incomparável, porque razão o usaste como analogia?

            Não I musk é que estava a precisar de troco. Enquanto pessoas como vern arriscavam a vida, um és pertinho decide tirar proveito disso e mandar várias postas de pescada numa área que não tem qualquer tipo de conhecimento.

            Se estivesse a falar sobre um tema que não percebo nada com um especialista e tivesse atitudes como fosse dono da razão, lamento mas merecia isso e pior. Vern até foi bem brando.

          • Ruy Acquaviva says:

            Elon Musk é uma personalidade conecida. Não me parece que ele desgoste de tal fato, muito antes pelo contrário, o que ele faz incentiva essa notoriedade.
            Portanto ele deveria tomar mais cuidado com sua imagem do que o tal mergulhador. É natural que ao se envolver em polêmica com alguém muito menos conhecido, suas palavras e atos tenham muito mais destaque que os do seu interlocutor. Ele sabe disso e até mesmo usa-se desse fato em algumas situações.
            Eu não quero satanizar o bilionário americano, acho mesmo que foi momento de destempero em um bate boca que se ocorresse com qualquer pessoa comum não levaria a nada. Mas tratando-se ele de pessoa com grande notoriedade não se pode deixar de comentar que tal atitude é um mal exemplo.
            Acho que depois dessa ele vai toar um pouco mais de cuidado com o que escreve, já que a divulgação é inevitável. Todos ganhamos com isso, principalmente ele mesmo.

          • pois says:

            @rui
            Querer desculpar o mergulhador por uma ação menor, quando foi o próprio mergulhador que começou esta guerra é ser tudo menos coerente.

            O Musk não esteve nada bem, certo.

            Mas desvalorizar o que o mergulhador disse é que não, porque se ele estivesse calado não tinham chegado a este ponto.

            No mínimo para o mergulhador ficar bem na fotografia recebia a cápsula e agradecia o esforço feito pelo Musk e dizia que por agora não era necessário mas poderia haver situações no futuro onde poderia ser útil e ficavam por ali.

            E se achas que dizer a uma pessoa para enfiar aquilo no c! é só cuspir na cara…

          • pois says:

            @Nuno
            Usei como analogia precisamente pelo facto de estarem aqui a tentar desculpar o mergulhador quando as palavras dele não têm desculpa nenhuma.

          • pois says:

            @Hugo

            Concordo!

          • rui says:

            @pois Não estou a desculpar o mergulhador. Ele esteve mal; foi brejeiro e ofensivo sem ser provocado pelo Musk. Este, em resposta, acusou o outro de um dos mais nojentos crimes que um ser humano pode cometer.
            São escalas completamente diferentes de ofensa.
            O Musk, como gajo inteligente que é, podia ter dado uma resposta bem diferente e sair desta situação com a sua reputação melhorada.

          • MárioDias says:

            @pois
            Não desculpando o mergulhador, mas já te posses-te na pele do mergulhador??? Para mim aquilo foi mais um desabafo, contra um Elon Musk actor deste acontecimento, do que um o homem Elon Musk.

          • Nuno says:

            @rui
            Contrariamente do que tu tentas insinuar, o Vern não fez uso do insulto. E existe mais história neste episódio do que Vern dizer para o Musk colocar o foguete onde dói. Vern criticou o minissubmarino pessoalmente afirmando que este nunca teria hipótese de sucesso. Inclusive foi pedido a Musk para abandonar a entrada da caverna. Musk nunca aceitou esta critica e voltou-se para o Twitter atacando várias vezes o Vern, incluindo fazendo várias acusações difamatórias. Alguns dos tweets Musk apagou-os (não foi só este). Ora sendo Vern um especialista na espeleologia, todas as pessoas têm o seu limite para ouvir criticas infundadas e ataques de alguém que não tem qualquer tipo de conhecimento na área. Atingido o seu limite Vern disse a frase que indiquei em cima. Resposta do Musk? Acusar o Vern de pedofilia. Portanto meu caro, Musk foi o único que esteve sempre completamente errado durante esta história. E não é a primeira vez que Musk faz uso das redes sociais para insultar terceiros.

  17. Manel says:

    Pelos comentários que li a grande parte considera o Musk um Deus porque o Homem não pode pecar!
    O típico Português que gosta de comentar e falar de ética na Internet e é o primeiro a despedaçar essa ética ao volante de um carro na fila para o trabalho ou no Facebook.
    Eu gostava de ver se fosse convosco, muitos nem se importavam…
    “Haa! Mas ele é o Musk tem de manter a postura!”
    Metam o vosso conceito de ética no mesmo sítio do submarino.

  18. Vasco says:

    Um dia menos bom que em nada mancha a sua genialidade.

  19. Ricardo Costa says:

    “e mencionou que tinha um vídeo que iria provar que estava errado. Mas depois Musk foi mais longe dizendo que não se iria incomodar a mostrar o vídeo”

    ERRADO. Totalmente errado. Leiam o tweet de novo.

  20. Wishmaster says:

    Incrível como vêm aqui pessoas desvalorizar o que foi dito por Musk e um ou outro a dizer que somos tugas e invejosos etc.
    Para qualquer pessoa, dito por qualquer pessoa, não importa de onde, quando ou quem, é, desde logo censurável a todos os níveis o que foi dito.
    Sendo Musk, como seria igual caso fosse uma personalidade com visibilidade e responsabilidades, é mais grave, mais censurável, porque devido a essa visibilidade, tais personalidades projectam-se na vida das pessoas e tendem a pautar o comportamento da população, de forma mais ou menos influente. Chama-se influência.
    Daí que seja mais censurável quando tal expressão é dita por Musk nas redes sociais.

  21. hsff says:

    O que faz alguém defender um homem que chama pedófilo a outro sem provas? Os deslumbrados pelo Elon Musk parecem sofrer de capacidade de afirmação, não têm os seus próprios sonhos vivem os do Musk como se fossem os seus sem sequer se aperceberem disso.

  22. MárioDias says:

    No outro post sobre o “submarino” eu apresentei várias provas porque aquilo não iria funcionar. Agora com as varias reportagens que têm saindo vem se a provar o que eu tinha dito.
    Agora imaginem este cenário: o elon musk chega à gruta como um herói com a sua lata de coca cola gigante. E este senhor já com vários dias de trabalho a meter a vida em jogo, olha para aquela geringonça e vê que não funciona nem para meter na agua, quanto mais salvar alguém. Claro que ele como o resto da equipa fica desmoralizada. Como é que o elon musk tem mais protagonismo que não fez nada, do que um mergulhador que andou la? Como é que alguém pode criticar estes mergulhadores porque trataram mal o senhor elon? é que chegar la com aquela lata que nunca funcionaria, é estar a gozar com o trabalho dos mergulhadores.

    • Hugo says:

      Continuas a descontextualizar e navegar na maionese.
      No outro artigo ninguém criticou as “tuas” teorias (que na verdade, já eram conhecidas, à excepção da cabeça do parafuso partida) e aqui ninguém está a criticar os mergulhadores.
      É tudo uma questão de Português e bom senso.
      Também não estou a defender o Musk. Estamos só a conversar civilizada e abertamente.

  23. Vítor M. says:

    Deixem-me só dar aqui alguns inputs face ao que se está a discutir. Depois de haver alguma informação sobre o local onde estavam os miúdos e o seu treinador, Musk lançou um tweet com algumas ofertas/propostas que poderiam ser úteis. Começou por falar numa tecnologia da Space X, um radar de penetração no solo, dedicado a escavar. Essa proposta, à medida que alguns factos começaram a ser mais conhecidos, foi posta de lado.

    Depois, dado o nível de inundação e dificuldade ele sugeriu deixá-los escorregar para fora. Materiais necessários: um gigantesco tubo de náilon insuflável, com 1 metro de diâmetro e mais de 2 km de comprimento. Poderia ser o ideal, mas nunca havia sido explorada essa técnica naquele tipo de cenários.

    Depois chegou mesmo a referir que disponibilizava as unidades móveis das suas Powerwall para alimentar com energia as bombas que estariam a retirar a água das cavernas (tal como em Porto Rico ajudaram a repor alguns serviços essenciais).

    Enviou uma unidade de engenheiros com uma solução que poderia ser solução nalgumas partes, mas algo aqui falhou, quer em termos de comunicação, quer em termos de mensagem do CEO da TESLA por o seu “submarino” era desadequado ao resgate em causa.

    Pode ter havido ali algum aproveitamento mediático, mas pelo menos tentou sugerir algo e enviou mesmo para o local recursos que poderiam ser necessários.

    Depois, com tanta falta de oportunidade, o mergulhador deveria ter tido mais cuidado, porque estas coisas são sempre mediáticas e mandar o Musk meter o submarino onde lhe dói mais… é pedir porrada de um tipo que “não tem as luas todas”, como muitos colaboradores e conhecidos muitas vezes já referiram e a prova está ali.

    Musk levantou agora uma suspeita que poderá levar a custos enormes em tribunais e isso pode mesmo trazer problemas noutros níveis… deveria ter pensado e dado uma resposta com classe, em vez de baixar a este nível.

    • pois says:

      Acredito que este assunto morra em águas de bacalhau se os média também fizerem a sua parte e não continuarem a alimentar este infeliz episódio.

      • Vítor M. says:

        Não sei se acaba tão cedo, mas tens razão, foi um episódio infeliz.

        • mlopes says:

          e que a malta que comenta começar a dizer se já esteve numa gruta, se alguma vez mergulhou e se alguma vez mergulhou numa gruta?! seria muito interessante perceber o nível de conhecimento prático de quem comenta

          • Hugo says:

            Na verdade nada disso tem interesse.
            É a típica conversa no final de um jogo de sueca, em que toda a gente manda se’s ao ar e sabe o que devia ter feito para ganhar.
            Está no sangue do tuga este tipo de crítica e a prova disso é nem teres reparado que o “pois” e o “Vítor M.” já nem estão a falar de mergulhos e cápsulas quando se referem a “este episódio”.

          • mlopes says:

            @Hugo, talvez tenha colocado o meu post no local errado mas ninguém do pplware tinha comentado antes.
            vou tentar explicar a minha posição:
            acho que falar por falar não tem interesse. para mim isso é irritante e típico, mas não só do tuga.
            penso que o que está por detrás deste “episódio” e o conhecimento que cada um tem sobre o assunto, para além de ser muito mais importante, é determinante para perceber as posições de um, de outro e de todos os que comentam aqui e, não nos esqueçamos, no artigo anterior sobre a cápsula do musk.
            é porque consigo ter uma ideia do que aqueles mergulhadores passaram e sofreram física e psicologicamente, porque sei o que é manobrar cilindros de aço (ou de alumínio) no interior de uma gruta e ultrapassar restrições e contorções, porque conheço o tipo de maca utilizada no resgate, que entendo o desabafo do vernon.
            é por isso que acho o comentário dele praticamente inevitável embora desnecessário e brejeiro.
            é preciso conseguir ter-se uma noção da envolvente para se perceber as reações. é essencial conseguirmos colocar-nos na posição do outro.
            uma coisa é estar lá com a mão na massa e a vida em risco, outra completamente diferente é escrever no twitter, dar ordens para equipas fazerem isto ou aquilo, falar para os média do conforto de um gabinete ou fazer reuniões no local. para mim quem está na posição mais confortável tem obrigações diferentes.
            quem não consegue ter uma noção próxima da realidade dificilmente conseguirá perceber “este episódio”.
            agora se concordas ou não com a minha posição isso já é outra questão 😉

    • Regis says:

      Pois, mas será que por as vidas de 13 pessoas nas mãos de “um tipo que “não tem as luas todas””, seria sensato?
      As decisões tomadas no terreno foram, como se prova, bem tomadas, seja na rejeição ou escolha do métodos, seja na rejeição ou escolha das pessoas e entidades para o salvamento.

    • Paulo L says:

      Vítor; é impressão minha ou a tradução na notícia está ao contrário e incorreta?

      A notícia escreve “ e mencionou que tinha um vídeo que iria provar que estava errado. Mas depois Musk foi mais longe dizendo que não se iria incomodar a mostrar o vídeo ”

      Ora o que eu entendo do texto em Inglês é que o Musk desafiou o mergulhador a mostrar o vídeo final do resgate, não que tinha um vídeo que provava o contrário, e depois foi mais longe dizendo “sabes que mais, não mostres, nós vamos fazer um (video) do minisub a percorrer todo o caminho até a caverna 5 (que foi por onde os miúdos entraram”

      Agora seria interessante se ele realmente faz o vídeo, seria chamar incompetentes a equipa de salvamento.

      Já agora, quando este dude ajudou em outras missões com bastante sucesso, ninguém veio falar de marketing.
      Este bacano tem um histórico de enviar ajuda de forma voluntária, agora que um mergulhador diz que ele estava errado toda a gente o acusa de tentar fazer marketing as custas da desgraça.
      O que este gajo menos precisa é de marketing, toda a gente sabe quem ele é!!!
      Agora da próxima vez que uma destas desgraças aconteça pode ser que ele mude de canal para ver a o mundial como todos fizemos, e depois vá pra o Twitter dizer como todos os outros fizeram algo errado.

    • mlopes says:

      @Vítor M., o teu último parágrafo diz tudo. mesmo que perdesse a cabeça e desse uma resposta ordinária nunca poderia ter feito uma acusação deste tipo. isso faz toda a diferença do mundo

  24. Sérgio J says:

    O Musk excedeu-se, mas numa figura mediática que tem sido alvo de constante pressão entende se que as vezes possa ser infeliz. Acho que ele mais que ninguém deve estar arrependido dessas palavras. Todos dizemos baboseiras, a diferença é que que de certas pessoas são hiper amplificadas imediatamente.
    Alguém tenta ajudar com o que de melhor pode oferecer. Se não tivesse feito nada às mesmas pessoas estariam aqui para o criticar.
    A ideia dele até pode ter sido a menos apropriada, mas gostava de saber quantos de nós (eu me incluo) não imaginou uma ideia do género, principalmente depois de dizerem que os miúdos não saberiam nadar. Ele só tentou ajudar.

    • Heldr says:

      Tanto que nem apagou o tweet ou pediu desculpa.

      • Hugo says:

        Isso seria admitir o erro.
        Vês afinal tu e o Elon têm muita coisa em comum 🙂

      • mlopes says:

        apagou os tweets e acabou de pedir desculpa (embora pressionado pelos acionistas):
        “Mr Musk suggested that he was still hurt after the diver, Vern Unsworth, had mocked him over his attempt to build a tiny submarine to bring the boys out of the cave. But he said that did not excuse the bizarre and angry insults he launched at the diver in the wake of the rescue.”
        “My words were spoken in anger after Mr. Unsworth said several untruths & suggested I engage in a sexual act with the mini-sub, which had been built as an act of kindness & according to specifications from the dive team leader,” he wrote on Twitter.
        “Nonetheless, his actions against me do not justify my actions against him, and for that I apologize to Mr. Unsworth and to the companies I represent as leader,” he continued. “The fault is mine and mine alone.”

  25. d4rkw3b says:

    Só “jente” inteligente aqui… Façam vocês um mini submarino num curso espaço de tempo.
    Força, eu espero….

  26. Rafael says:

    o que mais tem aqui (europa então) é globalista. e o pior de tudo é que nem sabem que o são.
    Elon Musk não disse besteiras.

    Os primeiros que vão para a forca são essas mesmas pessoas que hoje estão sendo utilizadas como bois de piranha pelo islã.

    quanta gente inocente…

  27. Altino says:

    Tailandia é o maior retiro do mundo para pedos. secalhar ouviu rumores ou sabe de algo que não sabemos.

  28. NJ says:

    O Musk faz-me lembrar os vilões dos filmes do 007.
    É um tipo estupidamente inteligente, com projetos megalómanos, mas no fim o objetivo é eliminar toda a humanidade!!!!
    Medo… tenha muito medo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.