PplWare Mobile

Cápsula submarina de Elon Musk, uma simples “jogada de marketing”


Gestora de conteúdo e de redes sociais do Pplware. Mestre em Economia, foi o fascínio pelo universo da tecnologia e da comunicação que falou mais alto.

Destaques PPLWARE

  1. Ze says:

    Mas alguém acredita na “boa vontade” de um oligarca que recentemente disse que os seus colaboradores têm de lhe estar eternamente agradecidos por terem trabalho? Não passa de mais um multi milionário de Silicon Valley, Zuckerberg style.

    • Luis says:

      Concordando consigo, acrescentava só que não tem a ver com estar ligado ou não a Silicon Valley. A forma como olhamos e respeitamos os outros tem a ver com carácter. Em Portugal assisto diariamente a pessoas a que lhes foi dado “umas migalhas de poder” e que se comportam como ditadores, por vezes com “ex colegas” com quem almoçavam todos os dias. E olhe que nem estou a falar de CEO, diretores…. Imagine-se terem o poder/sucesso dele! Sobre o Musk, admiro e muito o que conseguiu, no entanto desde o primeiro minuto que vi ele a tentar envolver-se neste assunto que apenas senti nojo….era claro que era tudo RP!!! Estes magnatas não são, de todo, anjinhos, sendo que a dado momento da sua vida tentam criar uma imagem positiva de si junto dos cidadãos… veja-se o caso do Bill Gates com a sua fundação, do desprezível Zuckerberg com a sua mulher…etc, etc Não querem salvar o mundo, querem é ficar na história como bons rapazes!

  2. pb23 says:

    O tipo quis ajudar mas não tinha noção da configuração das passagens, tal como todos nós tambem não tinhamos.

    • Wilson says:

      o telejornal da sic mostrou uma maquete 3d com todas as medidas e traços do interior da gruta, nao me venha dizer que ele estava desinformado, qualquer pessoa em 2 minutos teria informações necessarias para declarar inviável aquela aberração de metal a que ele chamou submarino

      • pb23 says:

        Não me venha falar em maquetas 3d de uma gruta com 4km de extensão??!! Isso não existe!

        • Bento says:

          Claro que existe

        • mlopes says:

          daquela gruta talvez não. mas também não precisas de um 3d. uma planta e um corte com as diversas secções conspícuas assinaladas e desenhadas permitem tomar as decisões necessárias.
          quanto aos 4 quilómetros, tens ideia que isso não é nada de extraordinário em termos de dimensões de grutas?
          só para te dar uma ideia posso dizer-te que a maior gruta do mundo em extensão terá cerca de 650 quilómetros e que existem pelo menos duas grutas totalmente inundadas com mais de 270 quilómetros explorados e topografados. não estão feitos em 3d mas isso também não é uma necessidade absoluta.
          outra dica, faz um search por “wakulla 2 project” e/ ou “bill stone” e ou “3D digital full-wall mapper for automated cave surveying”. vais encontrar algumas coisas que, provavelmente não conheces.

  3. Tim says:

    Falta o tweet do musk, onde perdeu a cabeca e chamou pedofilo a esse heroi.
    Enfim… musk vai viver tempo sugiciente para se tornar um vilao. A queda já começou…

  4. José Silva says:

    A maca rígida usada para transportar as vítimas não era assim tão diferente.

    • Jhon says:

      Não creio que tenha sido usada alguma maca rígida no resgate. Os vídeos e fotos que apareceram com esse sistema não eram do incidente na Tailândia.

    • mlopes says:

      é totalmente diferente utilizar uma maca de resgate do que um cilindro rígido. não mesmo nada a ver uma coisa com a outra, nem de perto.
      já alguma vez utilizaste alguma maca de resgate? de que tipo? se não o fizeste, não sabes do que falas. para começar nem todas as macas de resgate são iguais, segundo permitem muito mais mobilidade do que um cilindro metálico, depois permitem retirar com facilidade o acidentado da maca se necessário, permitem ao acidentada “descontrair” um pouco do efeito claustrofóbico que se sente debaixo de água quando chega às passagens a seco, são muito mais fáceis de suspender de forma equilibrada e segura numa tirolesa, etc

      • pois says:

        Se as chuvas não abrandassem achas mesmo que a cápsula não era fundamental para passar as crianças em certos níveis da gruta em segurança? Enfim.

        • mlopes says:

          reconheço a minha ignorância. não estava lá, não consigo responder de forma perentória se seria uma alternativa ou não.
          mas uma coisa é certa, num cenário como aquele nunca seria o musk, os seals (que nem ar tinham para sair da câmara onde estavam os miúdos) ou qualquer outra pessoa a dizer o que funcionaria ou não. seria sempre a equipa internacional a única capaz de o dizer.
          contudo, tenho um mínimo de experiência na área e isso permite-me dizer que se as chuvas não abrandassem e a água desatasse a jorrar por ali fora como o costuma fazer, nem cápsula, nem mergulhadores, nem “nada” lá entraria. quando quiseres, estás convidado para ver de perto umas nascentes portuguesas em carga e para teres uma simulação de um mergulho em gruta 😉 talvez assim fiques a perceber melhor

  5. Bento says:

    Como se houvesse alguma dúvida. Aproveitou o momento de forma vergonhosa. A capsula nunca ia resultar.

  6. Ricardo Rodrigues says:

    O Musk enviou para la engenheiros que se inteiraram do túnel e da situação para poderem construir a cápsula para que pudesse passar em todas aa partes do percurso. Talvez esse senhor esteja com uma azia tremenda por nao ter sido ele a pensar e conceber o aparelho. Mesmo numa situação destas se ve o pior em tudo. Uma pessoa não pode ser boa e útil e é logo atacada de mil e uma maneira. Que vergonha de artigo pplware, desceram a um nivel inimaginável ao dar voz a este gentalha.

    • Bento says:

      O artigo da pplware faz todo o sentido e só um ingénuo é que não consegue ver a jogada de marketing do Musk.

    • fayez bayzid says:

      exactly my thoughts

    • Nuno says:

      Tinha que vir os musk groupies. Lamento, mas a ideia era descabia e se perguntares a qualquer nadador de salvamento te informaria tal. O senhor que tu chamas gentalha e que tem azia (e a quem o musk chamou de pedófilo) arriscou a sua vida para tirar os miúdos na caverna, enquanto o musk, confortavelmente na sua secretária, traçou um plano de marketing para aumentar a visibilidade das suas empresas.

    • Cortano says:

      Abres os olhos que já é dia!

      1: se realmente foi para la um engenheiro recolher dados sobre o tunel e construiu aquele tubo com base nos dados, então… que o despeçam já, que ele de engenharia percebe zero

      2: O senhor mergulhador é que está com azia?! LOL
      O Senhor Vern que arriscou a vida… afinal… tem dor de cotovelo?!

      Abre os olhos! Acorda para a vida.

      • pois says:

        Sim, tu que nunca foste ao local é que percebes.

        • Cortano says:

          E é preciso ir?!?! Não vês televisão?! Não lês noticias?!
          Seria preciso ir se estivéssemos a falar de pequenas adaptações a fazer… agora… uma coisa que via-se claramente não ia servir!!
          Eu não levo um pneu de camião para troca a roda do meu carro!! Nem vale a pena ir ao local ver se cabe ou não, é obvio que não cabe!

          Há coisas logicas que nem merecem a pena perder tempo.

          • pois says:

            Ok, tu és daqueles que acredita em tudo o que vê na tv, está tudo dito.
            Agora se metesses essa massa cinzenta a funcionar irias perceber que a cápsula era fundamental para passar certos níveis da gruta caso as chuvas não abrandassem, já que as crianças não sabiam nadar.

          • Cortano says:

            @pois: tu é que engoles tudo o que passa na tv!!
            As partes mais complicadas eram precisamente aquelas onde o submarino era inutil

          • pois says:

            @Cortano
            “E é preciso ir?!?! Não vês televisão?! Não lês noticias?!”
            “tu é que engoles tudo o que passa na tv!!”

            Decide-te…

    • mlopes says:

      foi essa “gentalha”, como tu lhes chamas, que foram os responsáveis por aquele que foi um dos resgates e salvamento espeleológicos mais complicados de que há memória.
      o que faz falta a muita gente é dobrar a língua com alguma humildade.
      quando quiseres experimentar uma pequeníssima e suave dose do que foi aquele salvamento dizes que eu indico-te alguns caminhos e até vou lá só para te provar que é possível fazê-los. depois é que vamos ver se essa coragem está só atrás do teclado ou não 😉

  7. Rui Costa says:

    Um homem de estatura média, tem apenas 31 cm de largura com os braços cruzados? Qual é a estatura média?

  8. Kurare says:

    Razão têm os que não mexem uma palha para ajudar seja quem for. Assim não ficam expostos às críticas de quem também nada faz. Nem dos que, em busca de protagonismo, fazem acusações levianas sem fundamentos. Vivemos num mundo cínico cheio de gente disposta a falar de tudo e de todos.

    • just saying says:

      isto!

    • Cortano says:

      Eu tentei em casa fazer uma coisa em cartão mas achei que não ia resultar e deitei fora – se calhar devia ter chamado a comunicação social e mostrar a minha invenção!

      Aquele “supositório” estava mais que visto que nunca iria funcionar, que os mergulhadores jamais iriam usar aquilo.
      Dizer “ah, eu ao menos faço alguma coisa” torna-se ainda mais parvo quando apresentamos soluções completamente ridículas, como foi o caso.

      • pois says:

        Duma coisa eu tenho a certeza, falas barbaridades porque não sabes nem metade do que se passou…o típico tuga que fala sem saber.

        Então mas já agora mostra lá a tua invenção a funcionar!

        • Cortano says:

          Não funciona, já foi para lixo!
          O Musk pode dizer as barbaridades todas e gajos como tu ainda o julgam um génio…

          Cura-te

          • pois says:

            Mas eu ainda não te vi a apresentares uma produto ainda melhor do que o dele…porque uma coisa é criticar quem fez, outra coisa é apresentar um produto melhor e aí já pode criticar.

          • Cortano says:

            e tu a dar-lhe!! LOL
            Ainda não percebeste que apresentar um supositorio ou uma caixa de cartão era a mesma coisa?!

          • pois says:

            Dá para perceber que tens uma visão muito curta das coisas, para ti se não dá então já não há solução…ou és puro hater.

            Como tens uma visão muito curta das coisas então não consegues perceber os visionários, como nem chegas aos calcanhares deles tens de te vir fazer “superior” de alguma forma.

            A forma mais fácil de uma pessoa se sentir superior em relação aos outros é criticando o trabalho deles, típico.

            Volto a referir, a cápsula ficou na Tailândia para casos como este no futuro, é porque pode vir a ser útil…neste caso não foi necessário porque felizmente as chuvas abrandaram, caso contrário podia ser muito útil para tirar as crianças e não passarem lá 4 meses.

            Além disso foi feita num curto espaço de tempo, estão de parabéns por isso, se as crianças ainda continuassem na gruta certamente que iriam melhorar a cápsula para melhor se adaptar em situações que ainda não tivessem pensado.

            Mas como tu és limitado, não vale mesmo a pena, é a diferença entre visionários e haters como tu.

          • Anónimo says:

            Woah! Tem um bocadinho de calma! Ninguém aqui é limitado (para além de quem critica os outros)!

        • Ruy Acquaviva says:

          Quem disse que o aparato de Musk não servia foi o mergulhador que salvou as crianças. Creio que ele estava lá e que conhecia a situação, caso contrário não teria feito o que fez.
          Portanto há sim uma crítica de alguém com conhecimento de causa e é totalmente improcedente esse argumento de que “só critica quem não fez nada e nada sabe”.

  9. Rui says:

    Como foi evidente desde o início, é mero marketing barato para quem sabe que o mundo estava de olhos na Tailândia….. e o plano foi funcionando, ele teve muita publicidade gratuita em todo o mundo!!!!!

    Tenho de reconhecer, o fulano é um mestre do espectáculo e muito bom marketeer!!!!!
    Mas na prática a história é outra, promete mundos e fundos, mas vamos ver os números do que faz com os rios de dinheiro que lhe emprestam e…….. o buraco é cada vez maior!!!!

    • rjSampaio says:

      Na pratica a historia é outra?
      Garantidamente ele nao é so garganta, basta olhar para o banco de baterias instalado na australia, ou a spaceX, etc, etc

    • Pedroa says:

      Nem mais. Musk é de facto especialista em comunicação. Apesar das trapalhadas a que temos assistido por parte da tesla, e concretamente ao incumprimento das entregas do model3, devido aos problemas de qualidade e planeamento da produção, Musk tem de facto seduzido e acalmado os investidores. Sempre que é anunciado mais um atraso nas entregas, Musk faz apresentações co estrondo a anunciar mais um novo “projecto”. Foi o camião mais rápido e econômico do mundo, foi o superdesportivo mais rápido do mundo, foram lança chamas, e não sei mais o quê. E de facto tem conseguido convencer uma legião de fãs, e alguma imprensa que dão como dado adquirido que a tesla é que é “o construtor” que vai liderar isto tudo. Aparentemente já conseguiram atingir as 5.000 unidades/semana, resta saber se cumprirão a qualidade esperada. Sobre este suposto submarino parece que os especialistas que estiveram na Tailândia o recusaram, não sei porque existem fanáticos a defende-lo

      • Gilberto Pe-Curto says:

        porque há pessoas que acreditam que ha melhores soluçoes que carros poluentes feitos por empresas sem escrúpulos que fazem testes em animais metendo-os dentro de camaras a respirar fumo de gases de escape.
        Chega ou é preciso dizer mais?!
        E o que nao falta nos EUA é petrol-heads convertidos à condução dos carros que ele constroi.
        E que parece que sao melhores de conduzir que BMW e Audis… Vai se lá entender isso…

    • pois says:

      Concordo, pois a tua ideia é que foi mesmo genial e fundamental para o salvamento.

      • Cortano says:

        Foi mais inteligente que o Musk, que apresentou algo ridiculo, sem utilidade, sem qualquer utilidade prática – coisa que se percebia logo de inicio.
        Por vezes, estar quieto é fazer mais que andar armado em esperto

        • pois says:

          Então pela tua ordem de ideias o melhor era mesmo ter deixado lá as crianças e não se fazer nada, já que se perdeu uma vida…lógica mesmo à tuga.

          • Cortano says:

            SIM!! CLARAMENTE QUE SIM!
            Ele não fez nada e não, portanto…

            Percebe uma coisa: MARKETING!
            Como dizia o outro “Ele quer é aparecer”

          • Cortano says:

            * não sei se reparaste, mas as crianças foram resgatadas com sucesso e não usaram o supositório, nem sequer o ponderaram no processo.

            Morreu uma pessoa, infelizmente. Mas, ao contrário do Musk que manda postas à distância e diz que inventou uma treta qualquer, o mergulhador estava realmente a fazer ALGO PARA SALVAR AS CRIANÇAS.

            Se tu não percebes a diferença, se não percebes a diferença entre ser heroi sem ir para as TVs apregoar merdas, e estar efectivamente no local a fazer alguma coisa… se não percebes o que esteve por trás da motivação do Musk, não vale a pena discutirmos mais.
            Vai lá por likes e bajular o Musk.

          • pois says:

            Fez mais do que tu, a cápsula ficou lá na Tailândia para problemas idênticos no futuro, pode vir a ser muito útil, assim como poderia ter sido útil neste resgate caso as chuvas não abrandassem.

            “Morreu uma pessoa, infelizmente” Então não sei porque criticas tanto uma pessoa que tentou fazer uma coisa para que tudo corresse bem.

            Relativamente à tua linguagem, nem sei como o PPLWARE deixa passar…enfim, isto está cada vez pior aqui.

          • Cortano says:

            Supositório não é uma asneira!!!
            Estás a referir-te a “merdas”! Até na Assembleia da Republica usa a palavra.

  10. Ricardo Rodrigues says:

    Para os idiotas que acham que foi uma jogada de marketing, onde raio foram buscar a ideia que o Musk alguma vez precisou de marketing? As empresas dele nem publicidade fazem! Calem-se e resumam-se à vossa insignificância. O homem está a ajudar tudo e todos enquanto podia estar numa praia sem fazer nada e ainda vêm com 7 pedras na mão. Vocês são a vergonha da raça. Felizmente ele é bem superior a todos os nay sayers e continua a sua missão.

    • José Oliveira says:

      O quê? As empresas de Musk não fazem marketing?
      Porque é que julgas que a Boring Company comercializa bonés e lança-chamas?!
      Para além das inúmeras estratégias deste tipo que ele tem criado.
      A SpaceX é de longe a empresa privada do ramo que mais desenvolve estratégias publicitárias. (Compara-a com a Blue Origin)
      E olha que eu até admiro muitos dos trabalhos desenvolvidos por Musk, mas neste caso é preciso ser um pouco fanático para não perceber que a ideia de conceber a cápsula quando os planos de salvamento já estavam quase desenvolvidos na totalidade foi uma pura manobra de marketing.

    • Bruno M. says:

      Os nay sayers fazem os que é normal deles…
      OS outros continuam a evoluir technológicamente e não só a Raça Humana..
      (ex. SpaceX)!

    • Unknown says:

      Ah claro.. como lançar um carro para o espaço não fosse uma estratégia de marketing. Agora tenho que admitir… ele faz um excelente trabalho em usar a comunicação social como meio de modo a nao pagar um tostao em publicidade

  11. Hippo says:

    Só comentários do tipo de “jornalistas modernos”! Leiam, investiguem e informem-se antes de dizer que o elefante é na realidade um hipopótamo, evitando fazer figura de urso (se se importarem com factos, o que na maior parte dos casos parece ser irrelevante…).

  12. falcaobranco says:

    Adorei o ultimo paragrafo… “És o elon musk? Então põe-te a andar que os ultimos miudos já estão a mesmo a sair…” 😀 😀 😀

    • pois says:

      Já eu adoro as pessoas que ficam sentadas em frente a um ecrã, não ajudam em nada e ainda criticam quem pelo menos tentou fazer alguma coisa para ajudar 😉

      Não vi ninguém a dar ideias melhores até ao momento, eles tiveram sorte que as chuvas abrandaram e ainda bem para as crianças e para toda a equipa, mas caso as chuvas não abrandassem será que não se viam mesmo obrigados a utilizar a cápsula? Fica a questão.

      Quanto ao pplware são outros que não fizeram nada para ajudar e ainda criticam quem tentou, grande desilusão esta página.

      • Unknown says:

        Mas qual ajudar! Nao tinha problema nenhum se a verdadeira intenção dele fosse ajudar! Queria ajudar precisava de fazer os 100 posts no twitter? mostar o video da capsula? O objectivo foi claramente chamar a atenção, ele sabia muito bem que aquela cápsula não servia para nada mas já era o suficiente para enganar alguma pessoas para lhe lamberem as botas, como tu! Havia vidas de crianças em jogo nao era altura para fazer golpes de marketing, nem isso ele foi capaz de respeitar

        • Hugo says:

          LOL adoro pessoas politicamente correctas.
          O golpe dele foi inofensivo e legal. Fim.

        • pois says:

          Epa, e a tua ideia onde está?

          Nestes casos toda a ajuda é bem vinda e este senhor que disse “És o elon musk? Então põe-te a andar que os ultimos miudos já estão a mesmo a sair…” não esteve bem, este sim apenas quis minutos de atenção…ele só tinha de agradecer qualquer ajuda que chegasse, fosse de quem fosse.

          “já era o suficiente para enganar alguma pessoas para lhe lamberem as botas, como tu” eu não ando a lamber as botas a ninguém, ao contrário de ti não preciso disso, mas pelo menos tento ser justo com as pessoas e neste caso não estão a ser justos com quem pelo menos fez alguma coisa.

          Espero que um dia não te ocorra algum incidente em que a cápsula do Musk venha a ser útil e este não a queira ceder.

  13. João Silva says:

    E continuamos sem saber afinal porque entraram 12 crianças e um adulto por uma gruta adentro totalmente escura e com zona de passagem tão apertadas para sair como para entrar. Na minha opinião há demasiadas perguntas que tardam em ser feitas. Ou se calhar sou só eu que estou com a mania…

  14. José Oliveira says:

    Concordo, foi puro marketing. Eu admiro o Musk por alguns dos seus feitos, como já disse no meu outro comentário em resposta ao Ricardo Rodrigues, mas não aprecio estas suas tentativas de colocar-se no centro das atenções para se publicitar a si, e consequentemente às suas empresas.
    Questionando agora um pouco a viabilidade do projeto, para além da difícil mobilidade da cápsula, penso que em termos psicológicos o transporte das crianças nesta seria nefasto para elas. De facto, imaginem após terem passado todos aqueles dias na gruta, eram colocadas numa cápsula na qual estavam confinadas, sem verem ninguém durante as largas horas que demoraria o resgate, para não falar do extremo desconforto que manterem esse tipo de posição na cápsula durante tanto tempo causaria.

  15. Paulo L says:

    Que bom que as crianças e o treinador estão a salvo.
    Agora que tudo acabou e os mergulhadores fizeram o trabalho para o qual tem treinado, são uns heróis, tal como bombeiros, polícias e outras profissões muito nobres que arriscam a sua vida diariamente para salvar a desconhecidos.

    Agora que tudo acabou, é fácil dizer que foi campanha publicitária de um homem que tirou do seu tempo, e resultados financeiros para tentar ajudar, na realidade, ninguém conhecia este gajo e as suas empresas eram tão incógnitas que nunca se ouviu falar delas.

    É fácil agora, esquecer que no início das operações existia um grande risco de as condições atmosféricas piorarem e aquelas alminhas terem de ficar presas até Outubro.
    No eventual caso de isso acontecer, talvez a campanha de marketing passa-se a uma brilhante ação de salvamento, talvez não com esta cápsula que foi uma idea em cima do joelho, mas ao menos tiveram a coragem de tentar fazer algo.
    Da próxima pode ser que ele usa a mesma tática dos resto da sociedade, ir para a praia para não estorvar, e quando tudo acabar vir comentar o que de mal se fez.

    Como dizia uma grande voz … prognóstico só depois do jogo.

  16. Bruno F says:

    Eu tenho algumas certezas em relação a Elon musk. A primeira é que ele é um gênio. E em relação ao marketing não é diferente. O marketing que aplica nas suas empresas é absolutamente genial. A segunda é que obviamente, ajudar aquelas crianças era o seu interesse secundário, importante mesmo era dar na vistas em todo o mundo e mais uma vez, fê lo de forma genial. Mas verdade seja dita, enquanto que houver malta cheia de recursos e inteligência (como é o caso) a oferecer se para ajudar, pouco importa se é para passar por bom samaritano ou não. Ele de facto dispôs se a ajudar e isso é o que importa. Em relação á inutilidade dos tubos que desenvolveu, não estou seguro acerca disso. Já tinha visto em outros artigos que eram de facto viáveis. De qualquer forma dou lhe o beneficio da duvida. É um milionário egocêntrico mas tem meios, inteligência e pelos vistos vontade de ajudar

  17. censo says:

    Essa foi a conclusão a que cheguei logo quando foi dada aqui a notícia. Nada de novo.

  18. Pedro Coelho Silva says:

    convinha confirmarem o que escrevem! “Um dos mergulhadores que esteve envolvido no resgate Vern Unsworth”

    Vern Unshorth nao foi 1 dos mergulhadores envolvidos no resgate! Quem liderou o resgate foi “Rick” Stanton. Vern conhecia bem as cavernas e pos o governo tailandês em contacto com Rick e outros peritos.

    Elon Musk e a sua equipa ( com interesse de PR ou nao) esteve em contacto com Rick Stanton e desenhou o submarino como plano B de acordo com as especificacçoes deles.

    Parece-me a mim, com o nível de entrevista que deu, que o Vern está simplesmente a aproveitar-se para ter os seus 10 minutos de fama.

    • Pedro, Vern Unsworth é mergulhador e esteve no terreno e envolvido no resgate. Todas as informações estão corretas, em momento algum referimos que liderou a equipa de mergulho, ou algo do género. No link que deixo no final do artigo, pode ler-se um pouco mais sobre a intervenção de Vern Unsworth no resgate.

      • D says:

        Isto do jornalismo…. Espero mesmo que o Musk faça aquele yelp para jornais
        Maria Inês Coelho a investigação é a base do jornalismo:
        https://amp.businessinsider.com/elon-musk-reveals-email-thread-explaining-why-he-built-mini-submarine-2018-7
        O submarino não era inútil e foi sim desenvolvido para poder ser usado e podia passar com 7cm de margem pela passagem mais apertada se a chuva tivesse começado o submarino seria a única chance

        • pois says:

          Pois, mas fazerem uma notícia sobre isso…está quieto, calava muita gente.

        • Bruno M. says:

          Diz isso ao MárioDias, ao mlopes e a todos os musk haters. Podes acrescentar a todos os críticos de bancada também.. como não vende e como não interessa a quem vende ( notícias muitas delas falaciosas) não é falado..

          E assim se criam fake news assim se manipulam ideias e noticias., Assim se manipula o povo.

          • mlopes says:

            ó @Bruno M. tu és um bocado rápido de mais no gatilho a usar anglicismos para rotular as pessoas sem as conheceres e a pensares que conheces as suas motivações.
            simplesmente tenho experiência na área do mergulho em gruta (não muita já que só lá vão 12 anos) e isso dá-me alguma facilidade extra para reconhecer quem são as pessoas ideais para decidir num assunto como este e esses são, sem dúvida, os membros da equipa internacional que lá estavam a fazer o resgate

      • mlopes says:

        aliás o vernon não só esteve no resgate como foi um dos intervenientes na exploração daquela cavidade durante vários anos

    • Cortano says:

      Ora… não percebo uma coisa:
      Então as entidades contactaram os melhores peritos do mundo em mergulho em grutas. Contactaram especialistas credenciados, com provas dadas, foram buscar o outro que até estava de férias, etc.
      Desde o inicio que meteram de parte o amadorismo e meterem qualquer gajo a mergulhar na gruta, deixaram isso para os melhores que puderam ajudar…
      MAS… segundo as vossas teorias, depois de contactarem os melhores, contactaram o Elon Musk que, pelo menos que se saiba, não percebe nada de mergulho em gruta, não percebe nada de salvamentos, não percebe nada de submarinos… e mesmo assim, iam-lhe pedir ajuda?!
      Isso seria o top do amadorismo.

      O mais logico seria contactarem especialistas e empresas especializadas em mini submarinos (que existem), e a partir daí pensarem no tal plano B!
      Portanto, segundo vocês,.,, estão em apuros numa gruta cheia de água, e quem é que vão contactar?! Uma empresa de carros?!?! AHAHAHAHA

      • Hugo says:

        Ou és mesmo muito tapado ou então não sei.
        Pedir ajuda não é sinonimo de lhe passar a situação para as mãos.
        Mas nem vale a pena argumentar que pelas tuas respostas já vi que é o mesmo que conversar com um assistente virtual, só que tu és mais incoerente.

      • D says:

        Realmente vejo muita gente a comentar sobre a Tesla… Não sei de onde foram buscar essa mas não sei se sabem mas o Musk é CEO da empresa que se acredita que domine o mercado espacial se é que já não domina. Space X já ouviram falar? Faz foguetões o que exige muito mais rigor do que fazer submarinos que já se faziam na WW2 e mais o Musk propôs-se ninguém lhe pediu nada nasceu tudo de um desafio no Twitter

  19. Pedro Coelho Silva says:

    A questão é que a notícia dá a entender que ele era um dos mergulhadores envolvidos no resgate e portanto autoridade máxima no percurso a fazer, e isso não é verdade, segundo esta lista “Stanton was speaking at a news conference at Heathrow Airport outside London Friday, alongside fellow British divers Josh Bratchley, Chris Jewell and Connor Roe, Irish diver Jim Warny and cave rescuers Mike Clayton and Gary Mitchell.”

    O Richard Stanton que era o líder da equipa de mergulhadores que fizeram o resgate, conheceria sem dúvida o percurso como ninguém certo? E se ele esteve em contacto com a equipa do musk (há leaks de emails a mostrar isso) parece que o submarino seria exequivel como plano B.

    Escrever a notícia desta forma é simplesmente distorcer os factos e “julgar” como culpado sem ter em conta todos os factos.

    Acho que se pode fazer melhor jornalismo, só isso.

  20. Pedro Coelho Silva says:

    O Vern Unsworth é faz mergulho e conhece bem a caverna, e esteve no resgate como um de milhares de voluntários, que é louvável. Elon musk e os outros engenheiros também o fizeram, a meu ver igualmente louvável.

    Ambos se insultaram, triste. Os media que aproveitam para gerar mais sensacionalismo em vez de dar uma visão o mais completa e isenta possível, também são lamentáveis. O pplware costuma ter noticias relativamente boas no panorama actual, neste caso parece-me demasiado “biased” e estava a tentar contribuir para que fosse mais abrangente.

    Espero ter sido útil.

    • Cortano says:

      Como ainda agora li num artigo num jornal estrangeiro, dizia mais ou menos isto:
      Se realmente o Elon foi contactado para ajudar e os seus engenheiros construiram aquele submarino como solução, então são uns incompetentes.

  21. Rui says:

    Foi pena o Elon não ter conseguido tirar umas selfies com os meninos à saída da gruta!
    Isso sim era uma notícia que saía em tudo o que é tablóides a juntar ao acto que não tem nada de marketing, como o envio de um carro para o espaço!!!!!
    O homem quer ser um novo Jobs! Já deve ter um filme a rodar com os seus feitos!
    Para quem só tem olhos para a Tesla, não acham estranho haver empresas tecnológicas que fizeram muitos mais avanços que a Tesla e ninguém fala neles? Qual será a diferença? Marketing!!!!!
    Pesquisem pela RIMAC (até foi notícia na PPLWARE), mas o RIMAC fica atrás de um Tesla em quê?

    E já agora, deixo aqui os eléctricos mais eficientes…… e a Tesla só aparece em 8º lugar!!!!
    https://evobsession.com/this-was-a-question-about-ev-efficiency-that-i-was-asked-recently/

    • D says:

      A Tesla é uma empresa com atualmente três carros no mercado e um outro cuja produção acabou mais produtos na área da energia solar é atualmente a empresa quem mais carros vende nos estados unidos baseando-se em apenas um modelo praticamente e é a primeira empresa norte americana do setor automóvel a ter sucesso desde à algumas décadas Enquanto que outras marcas fazem carros que podem até nem funcionar visto serem ‘concept cars’ e estouram dinheiro em desenvolvimento que nunca terá retorno por não haver carros em venda ou produção

  22. Rafael says:

    nota-se que o pplware, infelizmente, já foi empalado pelo Soros e cia.

    e não é que gostaram

  23. D says:

    O PPLWARE está oficialmente morto para mim
    Havia tempos em que o jornalismo tinha a ver com fontes se pesquisassem em sites decentes e não CNN e companhia saberiam que o Musk publicou os e-mails que trocou com o chefe de operações da operação de resgate da Tailândia no qual este recordava a Musk que caso a chuva apertasse a sua cápsula poderia vir a dar jeito. Está cápsula tinha dimensões precisas retiradas pelos engenheiros da Boeing Co na Tailândia e tinha menos 7 cm que a passagem mais estreita na gruta.
    Se pensarmos bem Musk não tinha nada a ganhar com ajudar pois quando uma celebridade rica ajuda em qualquer coisa acho que toda a gente concorda que os media fazem disso uma coisa má e dizem que é só RP.
    É o Musk tem ainda um longo estorial de ajudar neste tipo de coisas normalmente quando lhe é desafiado no Twitter (como foi o caso). Agora mesmo ele está a ajudar a população Nou EUA cuja água não é segura para a saúde e anteriormente já tinha ajudado uma população na Austrália cujo fornecimento de energia elétrica estava em causa oferecendo-se para pagar a instalação completa caso não cumprisse com as datas acordadas. Ainda hoje li que este apoio à costa sul da Austrália está ser continuado através de uma instalação massiva de painéis fotovoltaicos e baterias para fazer frente às tarifas que rondam os 2000 € anualmente passando-as assim para 800€.
    Quando um ricalhaço DOA dinheiro para a fundação isso é marketing mas quando uma pessoa passa dias à volta de um projeto e desvia recursos de empresas que como todos sabemos têm os seus problemas para o bem acho que temos é de aplaudir porque se tivesse chuvido aquela era a única esperança daquelesiudos saírem em menos de quatro meses e marketing ou não essa seria a única esperança.

    • mlopes says:

      que experiência ou conhecimento pessoal da cavidade tens para poderes afirmar: “se tivesse chuvido aquela era a única esperança daquelesiudos saírem em menos de quatro meses e marketing ou não essa seria a única esperança.”?
      posso dizer-te que se tem chovido como estava previsto, nem mergulhadores, nem submarino (que precisa de mergulhadores para o manobrar), nem nada lá entrava.
      não tens noção da força que seria necessária para passar um mergulhador (e sem mergulhador não há submarino) por uma secção de 40×80 com uma quantidade enorme de metros cúbicos de água a correr em sentido contrário, pois não(?!) não tens ideia do que é batalhar debaixo de água, mesmo em galerias de grande dimensão, contra uma corrente fortíssima, pois não(?!)

  24. Rafael says:

    ppl tá cheio de esquerdista – tudo boi de piranha. elon musk está sendo há algum tempo alvo de globalistas por ser contra a ordem.

    parem de comer soja e tomar leite quente antes de dormir. esses europeus…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.