PplWare Mobile

Submarino de Elon Musk para resgate das crianças na Tailândia testado com sucesso

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. MárioDias says:

    Olha que rica noticia. O Elon musk inventou um cilindro pressurizado. Este homem é um génio.

    • Bruno M. says:

      Sim.. um cilindo pressurizado que, segundo Musk, com algumas modificações, poderá originar a cápsulas de fuga no Espaço!!
      Também era ficção e pouco tangível fogetões reutilizáveis… no entanto aí estão, e por quem? Por Musk!

      Realmente.. o homem é um génio… ele e a equipa dele!!

    • eu says:

      E tu o que fizeste ?

      • MárioDias says:

        O que eu fiz? nada absolutamente nada. Mas tenho experiência de mergulho em navios e cavernas. e alem de ter um curso de padi rescue diver. Mas posso garantir que este cilindro iria criar mais problemas do que resolver. e esta ideia não é nova e existe dispositivos de salvamento parecidos. e não, ele não fez nada de especial

        • eu says:

          O Hugo deu uma resposta tão boa que me tirou as palavras da boca.
          É só leres abaixo 🙂

        • Rrrrrr says:

          continua aí com essa experiencia no bolso e com o diploma do curso numa moldura, ó sabichão!

        • Bruno M. says:

          És o maior!
          Não fizeste absolutamente nada, no entanto com “apenas” experiência de mergulho em navios e cavernas. e alem de ter um curso de padi rescue diver vieste deixar a tua opinião…

          No final, o teu post foi apenas e só para te auto-vangloriares.

          Lamento, mas ele fez apenas e só, mais que tu, e eu e todos juntos!

          • MárioDias says:

            então eu vou te responder com cabeça tronco e membros.
            o tubo é demasiado comprido para manobrares em sítios como os que acabei de dizer. o tubo em termos de volume é muito grande para espaços confinados. demasiado claustrofóbico para vitimas que já estão em stress. quando fazes movimentos para mergulhar tens que inclinar o tubo o que leva a que o sangue vai te correr para a cabeça por alguma ração o tubo tem que estar nessa posição a pessoa não se vai mesmo sentir nada bem. se algum daqueles tubos ficar preso e se cortar a pessoa lá dentro morre sem que os mergulhadores consigam salva-lo. como tubo é de metal o calor é rapidamente perdido e ficas em situação de hipotermia muito rápidamente. o sistema de fecho do tubo não é dos melhores, se por alguma ração deres cabo de uma cabeça do parafuso a pessoa fica la dentro e não podes usar tochas de acetileno. o tubo não tem qualquer sistema de balastro para ajudar os mergulhadores que o manobram. bem acho que te pode responder as tuas duvidas porque a ideia do elon nunca iria funcionar

          • Bruno M. says:

            @MárioDias:
            A questão não é a ideia do Elon funcionar ou não, a questão da ideia do Elon é uma ideia, que foi dada para ajudar alguém, no caso o Governo da Tailandia a salvar as vidas daquelas pessoas!!
            O Elon, mostrou-de disponível, deu ideias, tentou pô-las em práticas para agora ou na melhor das hipóteses, para situações futuras, noutras ocasiões… e fez mais:

            Poderá usar esta ideia, para situações no espaço que seja necessário cápsulas de fuga!

            Volto a repetir o que disse acima:
            “Não fizeste absolutamente nada, no entanto com “apenas” experiência de mergulho em navios e cavernas. e alem de ter um curso de padi rescue diver vieste deixar a tua opinião…

            No final, o teu post foi apenas e só para te auto-vangloriares.

            Lamento, mas ele fez apenas e só, mais que tu, e eu e todos juntos!”

          • MárioDias says:

            @Bruno M
            estamos a falar de um salvamento certo?
            se as equipas de salvamos ouvirem todos treinadores de bancada sobre ideias fora caixa, ou ideias que têm muitas falhas como eu já disse aqui a probabilidade de algo correr mal seria enorme.
            elon deu duas ideias uma fazer um tunel, que levaria semanas a fazer. a outra foi usar esta lata que foi testada numa piscina. e que ainda tem que ser aperfeiçoado o que levaria semanas. estamos a tratar de vidas e não de ideias ou experiências . Se eu disse sobre a minha experiência era só para realçar que eu conheço os ambientes que esses mergulhadores estão a fazer este salvamento. e posso dizer que é o inferno na terra. e como cápsulas de fugas só mesmo vendo filmes.

          • LG says:

            @MárioDias

            Entretanto as crianças saíram da cave

            Contudo ainda não percebi onde queres chegar…

            Quando foi o caso do salvamento dos mineiros no Chile, foi graças ao perfurador “plano B” que estes foram salvos e houve outros tentativas que falharam… E se o salvamento também falhasse? Se a chuva fosse tanto que obrigavam as crianças esperarem meses? Talvez desse mais jeito um taque destes que imaginas…

            Elon Musk não insistiu em levar la a cápsula… Pediram lhe ajuda e ele agiu…

          • MárioDias says:

            Bem visto LG mas existe enormes diferenças neste caso:
            1º a mina do chile é feita pelo homem e esta mapeada e sabem onde furar para chegar a galeria certa. A gruta não esta mapeada e não saberias onde furar para chegar ás crianças.
            2º o solo onde foi perfurado era relativa plano. na Tailândia tinhas uma selva enorme e era uma montalha com um declive enorme
            3º no chile o equipamento para perfuração ja estava no local, apesar de terem ido buscar mais maquinaria mais tarde. na tailandia terias que montar a logística toda para perfuração que levaria vários dias.
            4º o sentido do resgate no chile era só para cima e em terro seco. na Tailândia o sentido é de 360º e debaixo de agua, por terreno que não foi feito pelo homem
            5ºcaso das chuvas aumentassem eles tinham um plano B para meter bombas de maior calibre.
            6º o que disse era que a ideia do elon não iria funcionar pelos factos que já referi noutros comentários.

        • LR says:

          Primeiro, gostaria que me esclarecesses o que é “mergylho em navios e cavernas”. Estás a referir-te a mergulhar em naufrágios e em mergulho espeleológico?
          Segundo, e sem retirar a devida importância ao curso de Seqrch and Rescue (presumo que fales da PADI), em que é que isso te dá conhecimentos suficientes para avaliar a situação actual na Tailândia, e a praticabilidade do sistema do Musk?

          O que está a ser feito na Tailândia vai muito, mas muito além das competências de um PADI Search and Rescue, e muito além de mergulhar em destroços e naufrágios (não, não se diz “navios”, já que podemos estar a falar de embarcações, aviōes, ruinas, etc) e em “cavernas”.
          Um pouco de moderação, por favor…

          • MárioDias says:

            Esta completamente correcto. claro que os cursos PADI são para mergulhos de recreio, que proíbe qualquer mergulho com tecto. Não quer dizer que eu já não o tenha feito e que assumisse os riscos mesmo que calculados. E tendo essas pequenas experiências notei logo que quais os problemas que a solução encontrada não iria funcionar, e já aqui os mostrei os factos.

          • mlopes says:

            @MárioDias, riscos calculados(?) é asim que a malta sem formação em mergulho em gruta (e já nem digo espeleológico) morre um pouco por tudo o mundo, todos os anos

          • mlopes says:

            quem é tu @LR? 🙂 o uso desse termo “mergulho espeleológico” não é nada vulgar. cheira-me a espeleólogo, ou és só bem informado? em qualquer dos casos parabéns

          • MárioDias says:

            @mlopes, sim riscos calculados, sempre perto do cabo guia, o meu colega estava a uma distancia segura e o tempo maximo de mergulho foi de 50% do ar. e o diâmetro da gruta era bem grande e não entrar em sítios apertados. e todo o meu material era redundante. como luz; computador; regulador de backup com tubo bem grande. e sim coisas más podiam ter. e ninguém disse que não tive uma formação, não tive formação certificada.

          • mlopes says:

            @MárioDias um octopus não constitui redundância quando tens tecto. só um regulador com completo numa fonte de gás alternativa é que é redundância e a regra de consumo de gás é pelos terços.
            mas há muita gente que não faz nada disso. em ambiente cavern puro uma pony resolve, mas um octopus não.
            há imensa gente a mergulhar no tunel dos farilhões com equipamento em configuração ow e não vêem problema algum nisso, nem os clubes que os levam. quando acontecer um acidente mortal depois veremos “os ratos a abandonar o navio”

        • Douglas Ferreira says:

          Quando vi a reportagem mais cedo, em outro site, pensei o mesmo que você expôs sobre a questão da manobrabilidade do dispositivo dentro de uma caverna. Não tinha pensado a respeito da hipotermia, mesmo sabendo que a roupa de neoprene ajuda a manter o isolamento térmico.

          E ainda tem o problema de que em algumas partes do caminho os socorristas e as vítimas estão caminhando e em outros mergulhando. Não seria prático forçar os socorristas a desperdiçar energia arrastando aquele cilindro dentro da água, e praticamente inviável arrasta-lo nos trechos secos. Já é um trabalho exaustivo buscar cada criança, e ainda ter de levar e manobrar aquele cilindro iria acabar com a energia de qualquer mergulhador antes da metade do percurso.

          A solução que foi tomada pelos socorristas é a mais lógica e mais viável na situação. Acredito que o uso de máscaras full face para as crianças seriam o ideal por estarem mais próximas da respiração natural do que o uso de um regulador tradicional.

          Acho que não chamaram mergulhadores especializados em cavernas para analisarem as possibilidades antes de propor a ideia do cilindro. Mas ainda assim, é um projeto interessante a ser aprimorado para um possível socorro em possíveis naufrágios que tenham mais espaço para o uso.

    • Hugo says:

      Não se trata de inventar ou ser o maior. Aqui a questão é que o homem se mostra útil e disposto a ajudar, ao contrário do teu comentário.

      • MárioDias says:

        Pois bem, o meu comentário é mais útil do que o que ele fez. nem em grutas, nem em navios, e muito menos em submarinos isto pode ser utilizado. por isso vês o que isto é útil.

        • Hugo says:

          Continuo na minha, bem ou mal ele “disponibilizou” algo e isso é definitivamente mais do que tu fizeste, quer queiras, quer não.

          • MárioDias says:

            Vai ver a minha resposta a explicar o porque de não funcionar como plataforma de salvamento.

          • Dc says:

            Estas errado Hugo, é uma atitude errada por parte do Musk querer ajudar e quem diz o Musk diz toda gente envolvida no resgate, deviam deixar os rapazes a sorte deles. 😉

          • Hugo says:

            Opah ainda estou a digerir a história da cabeça do parafuso lol.

            De resto a explicação é óbvia. Alguns entraves do conhecimento geral e outras suposições bastante improváveis mas que há que ter em conta sem dúvida.
            Resumindo, não acrescentaste propriamente nada que os engenheiros não soubessem já, ou acreditas que caso fossem solicitados para intervir não haveriam alterações ao equipamento apresentado?
            Em nem sei porque estou a comentar isto pois já percebi que és do tipo:
            Se falharem: “Eu já sabia. Estava à vista. Deviam ter feito assim e assado.”
            Se tiverem sucesso: “Calhou bem. Tiveram sorte. Se calha a partir a cabeça de um parafuso morriam” 😀

          • MárioDias says:

            @Hugo

            “Resumindo, não acrescentaste propriamente nada que os engenheiros não soubessem já, ou acreditas que caso fossem solicitados para intervir não haveriam alterações ao equipamento apresentado?”
            ve se que és um fan boy. Pediram e eu respondi com factos, tu n respondes com nada. os engenheiros que estão a trabalhar nisso fizeram uma prova de conceito numa piscina em que as condições são as perfeitas. em relação ao parafuso, quando se trabalha em ambientes extremos até um parafuso faz toda a diferença.

          • Ricardo says:

            “disponibilizou”? Será que o dispositivo supostamente criado serviria para salvar os jovens, ajudando-os a sair da caverna?

            Não basta dizer que criou… se depois não serve. Eu posso ter muitas ideias como tirar lá os jovens, mas humildemente sei que nenhuma delas serve, como o Musk sabe que a dele também não serve.

            Então, para quê mostrar ao mundo que inventou qualquer coisa que poderia ajudar aqueles jovens?!?, se depois não serve. Boas intenções não bastam. É preciso competência e capacidade…

            Ficaria, isso sim, impressionado se inventasse qualquer coisa em tempo útil e que fosse utilizado no salvamento.

            Sem tirar mérito à bondande e interesse de Musk em ajuda.

          • Hugo says:

            Eu não sou fanboy de coisa nenhuma, tu é que és hater. Mais abaixo já falas em invenção e ninguem referiu tal palavra no artigo sequer.

            Também não tenho que justificar o que quer que seja pois eu não tenho uma solução para este problema, já tu, a avaliar pela forma que falas, deixas muito a desejar no que toca a alternativas.
            Em relação ao parafuso ficou claro que, para ti, um parafuso sem cabeça é um problema. Resta-me rir.

            “os engenheiros que estão a trabalhar nisso fizeram uma prova de conceito numa piscina em que as condições são as perfeitas”
            Eu volto a repetir: Tu não fizeste NADA, nem fizeste nenhuma observação construtiva ou que ainda ninguém tivesse pensado nela.
            Que fique claro que não estou a defender que esta cápsula seja a solução, apenas que, em relação ao que apresentas, a ideia é vencedora em todos os aspectos. Quinze a zero.

        • Fabio Hude Gomes says:

          Porque que estas ai em casa e nao estas la ajudar?? Já que és assim tao bom, vai para la e salva os restantes. Há espera é melhor sentar atras de um computador e criticar os outros!!

    • Bruno Pinto says:

      Visto ter sido desenvolvido em meia dúzia de dias, talvez seja um feito bastante interessante…

    • Dc says:

      O ser humano e a sua capacidade de querer mandar a baixo os outros… Triste.

    • Joao says:

      Tenta canalizar essa inveja para algo util…just saying.

    • pois says:

      Uma pessoa mal chega do Dubai e vê este tipo de comentários tristes…vou mas é voltar para o Dubai!
      @MárioDias Então e onde está a tua ideia genial para tirar as crianças de lá? Porque criticar é fácil, fazer melhor é que complicado!
      Se tens assim tanta experiência diz lá onde está a tua ideia, mostra aí em vídeo!
      Fui, abraços e beijinhos.

      • MárioDias says:

        Lá porque dás uma ideia quer dizer obrigatoriamente que é boa? eu respondi com factos que até agora não obtive resposta para tal. Critiquei e volto a criticar, mas faço com factos. eu não vou dar ideias para uma situação mto complexa. que nem elon musk sabe todos os pormenores. olha outra coisa gostava de ver dois mergulhadores a arrastarem aquele trambolho contra a corrente. A piscina tinha corrente, não, pois!!!!!

  2. darkvoid says:

    Parece que já vem tarde, já retiraram 5 crianças até ao momento e já estão a preparar para sair outras, pelos métodos de mergulho tradicionais, que no caso concreto parece muito melhor, pois há zonas de mergulho, zonas de água pela cintura, e zonas a percorrer a pé. Pelo que esta cápsula só ia complicar!

    • Bruno M. says:

      Não vem tarde, tarde vêm as notícias, já que a situação foi revelada há pelo menos 2 ou 3 dias!
      Sim, esta cápsula iria complicar nas situações descritas, mas a realidade é que há outras situações que a cápsula é completamente plausível e como o homem diz, poderá ser modificado para cápsulas de fuga!

      Vindo de Musk, acredito que será algo plausível a longo prazo!

    • José Carlos da Silva says:

      Importa aqui reter que: foi criada uma solução, a cápsula tem oxigénio e é pressurizada, capaz de ser transportada por duas pessoas. São crianças de 10 anos, não sabem métodos de mergulho tradicionais. E pelos métodos tradicionais morreu um mergulhador profissional. Para não falar que estão presos numa gruta já há bastantes dias.

      Falar e criticar é sempre muito fácil.

      • MárioDias says:

        e fazer coisas inúteis, ou dizer que se inventou algo que já está inventado tb é facil.

        • José Carlos da Silva says:

          É sempre melhor criticar tudo e não fazer nada melhor. Típica atitude portuguesinha de treinador de sofá…

          • MárioDias says:

            Vai ver um comentário anterior a explicar os problemas do fantástico tubo do elon. Pessoas do estatuto dele deviam ter mais cuidado com as afirmações que ele diz. porque mandar para o ar ideias que não funcionam também é mau para qualquer tentativa de salvamento.

        • Hugo says:

          Mas onde raio leste “inventou” ou “inventar”?
          Inventar é o que tu estás a fazer.

          • GM says:

            Não, Hugo, ele, MárioDias, não está a inventar. A questão do Musk, aqui, penso que tenha sido de publicidade gratuita e promoção às empresas dele, que admiro. No entanto, dada a situação em causa, penso que deveria ter havido a serenidade, nomeadamente por parte dos engenheiros, na adequação da solução, válida sim para determinadas situações, ao caso em apreço. A cápsula foi testada, como se pode ver nas imagens das “redes sociais”, numa piscina! A cápsula iria ser utilizada, caso fosse ou venha a ser, num espaço deveras confinado, irregular em 3D, potencialmente impossível de manobrar nessas condições. Pelo que se tem visto nas infografias das imensas reportagens que têm sido emitidas pela comunicação social, algumas zonas em sifões torna-se impossível a manobra do equipamento. E não, não possuo cursos de mergulho nem de espeleologia, mas face às informações que foram disponibilizadas no que se refere às condições da gruta, seria uma solução posta de lado logo à partida. Aliás, hoje de manhã na SIC no programa da manhã, esteve em directo um especialista em mergulho que expôs reflexões sobre duas soluções, uma à cápsula do Elon Musk, e outra de um tubo maleável e insuflável. Sobre a cápsula, as considerações foram ao encontro do que o MárioDias expôs. Subre o tubo insuflável, a questão era da possibilidade de rasgões, que inundassem a cápsula, e consequentemente de afogamento do passageiro. Ao que eu acrescentaria o seguinte: para ter atmosfera respirável pela criança, teria de ser insuflável, o que tornaria a cápsula numa espécie de bóia. Para além da flutuabilidade adquirida, que por um lado facilita a deslocação, por outro dificulta o afastamento às rochas que potencialmente poterial prender ou rascar o invólucro. Isto, é a tentar ver a árvore, e simultâneamente a floresta, coisa que aparentemente não terá havido por parte de Musk. No entanto, o desenvolvimento da cápsula poderá ter aplicação noutras situações mais “abertas”, e nesse ponto foi sem dúvida um avanço.

          • Hugo says:

            GM, que fique bem claro que eu concordo totalmente com o que dizes e é óbvio que isto foi em grande parte marketing, já o Mário, desde o seu primeiro comentário que se percebeu que é um hater do Elon.
            Bastava ele meter a arrogância de parte e nem precisava falar em invenções ou dizer que a cápsula é vulnerável devido à exposição das cabeças dos parafusos para que a malta o levasse minimamente a sério, mas já que ele insiste em ir nessa direcção, gostava que ele apresentasse o seu projecto (sem parafusos à mostra lol) para podermos analisar o seu skill.

          • MárioDias says:

            Hugo eu apresentei várias rações para que a ideia do elon não iria funcionar. Lá porque eu te apresento falhas numa ideia eu não tenho que apresentar uma outra ideia. neste caso concordo plenamente na equipa de salvamento. Um hater só fala mal, eu apresentei aqui provas que até agora ninguém refutou. e em relação aos parafuso que tu tanto falas, existem soluções mto melhores do que foi apresentado. queres ouvir outro facto porque é uma má ideia, tem haver com as correntes com a corrente forte que eles enfrentam não seria possível teres só dois mergulhadores mas sim algo mecanizado para puxar o peso ridículo que aquilo teria.

          • Hugo says:

            Já estás a divagar.
            Voltemos ao ínicio:
            “Olha que rica noticia. O Elon musk inventou um cilindro pressurizado. Este homem é um génio.”
            Não tens razão pois é um facto que não fizeste sequer pior, não apresentaste NADA. Podes dizer o que quiseres mas a tua entrada foi única e exclusivamente destrutiva portanto não me venhas falar em haters.
            Lá porque agora começas a mandar umas postas (usando argumentos de outros) não invalida as asneiras que disseste anteriormente.

            Mesmo quando temos razão é preciso saber falar…

      • darkvoid says:

        Tenha calma amigo José pois não critiquei a invenção. Só coloquei em causa a sua utilidade neste caso por já vir tarde e neste tipo de cenários de gruta ser muito pouco prático devido à falta de mobilidade da cápsula nos percursos sem água.

      • mlopes says:

        em grutas não há “métodos de mergulho tradicionais” e quem morreu era foi um mergulhador da marinha e não um mergulhador profissional (esses são os que fazem manutenções a embarcações, pipelines, etc).
        o facto de ser da marinha não lhe confere qualquer experiência em mergulho espeleológico.
        é preciso desfazer totalmente o mito de que o facto de que os os militares que mergulham estão habilitados a fazer qualquer coisa porque são militares e por isso muito bons e por isso não há nada que não saibam. é um mito e o mergulho espeleológico em especial de resgate, e muitas outras coisas, provam-no à saciedade

        • Bruno M. says:

          mlopes…
          Os militares mergulhadores, estão tão ou mais habilitados para este tipo de situações!!
          Não, os militares mergulhadores, não são “apenas” mergulhadores profissionais! São mais! BEM MAIS!!
          O Militar em questão era um Navy Seal Tailandês e estes são só os melhores e morreu apenas por mau cálculo de ar disponível, já que deu uma das botijas de ar as pessaoas presas na gruta e não teve o suficiente para regressar!!
          Estes não são militares regulares, são a elite!

          A pessoa que morreu, já estava retirada do serviço militar Tailandês e era um mergulhador “civil” altamente treinado!

          • mlopes says:

            não Bruno M. não estão! aliás um altíssimo responsável da marinha portuguesa admitiu ao jornal de notícias não existir sequer na nato mergulhadores militares com capacidade de resgate em grutas.
            esquece os pontos de exclamação que te fazem mal ao coração e não convencem ninguém minimamente informado nem tornam as coisas que dizem na verdade e relaxa 🙂
            agora se me disseres que és espeleo-mergulhador (ou no mínimo tens certificação de mergulho em gruta (o que já em si são coisas diferentes) talvez possamos discutir o assunto civilizadamente e ficam desde já aqui as minhas desculpas mas deves ter essa formação há muito pouco tempo porque nos últimos 12 anos não nunca vi nenhum bruno a mergulhar em grutas por terras portuguesas.
            claro que podemos andar desfazados ou podes só mergulhar no estrangeiro 😉

          • Bruno M. says:

            Exmo mlopes, mencionei os TugaS?! NAO!!
            Mantenho o que disse sobre os Navy Seals.
            Não sou mergulhador, longe disso, posso-te dizer que prefiro os páraquedas e o ar! 😉

            Informa-te pf sobre os navy seals… São talvez das forças mais preparadas para qualquer ambiente, seja terrestre, aquático ou aéreo!

            Lê o que escrevi em vez de te quase auto-equiparares ao exmo MárioDias! 😉

            Cumps.

          • mlopes says:

            @Bruno M., parece que te precipitaste. eu não falei dos tugas, lê lá bem.
            vou então reproduzir uma parte do artigo: “Ao JN, o tenente da Marinha Alexandre Oliveira admitiu que “é transversal às Marinhas da NATO” – onde se inclui a portuguesa – a inexistência de especialistas neste tipo de mergulho em gruta. “É um mergulho de uma enorme dificuldade, em espaços confinados, com água sem visibilidade. É um risco sério, que não encontra paralelo num mergulho em mar aberto”, apontou.”
            agora que já estás mais calmo, o número de pontos de exclamação reduziu-se imenso, vê lá as coisas com mais cuidado porque, como vês não fui eu que disse. foi o responsável da marinha que o admitiu clara e explicitamente. e não te esqueças que nas várias marinhas da NATO há seals.
            por outro lado pode ser o responsável da marinha que esteja errado e tu estejas certo, vá lá saber-se 😉
            quanto aos mitos, não passam disso mesmo e cada um acredita nos que quer. alguns até lhes chamam religião.
            pessoalmente, só conheço um super homem que é aquele da capa vermelha e com as cuecas por fora das calças. 😉 🙂

          • Bruno M. says:

            @mlopes! E acreditas-te no que os tugas dizes?! A sério?!
            É que muitos generais têm conhecimento com palas nos olhos… Felizmente há alguns operacionais que ainda se safam… há poucos, mas há!

            Tens aqui um exemplo:
            https://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/centralamericaandthecaribbean/mexico/1457811/Military-cavers-rescued-by-Royal-Navy-in-gentle-trip-that-became-PR-disaster.html

            Portanto, tens toda a razão em fiares-te nesse Tenente.,..
            No entanto, se for “apenas” Tenenete, dizer que é um altíssimo responsável pela Marinha é falácia!!!! – E se for um Primeiro Tenente, como me parece ser, não parece ser um “altissimo responsável.. penso eu de que…..

            Tens razão mlopes, não foste tu que disseste, mas acreditas-te em quem não deves! Cuidado!!!

            Tens tantas forças especiais especializados em salvamentos de alto risco… Mas não estão preparados para isto? Sim sim… por isso us special ops salvaram 4 dos rapazes naquelas cavernas!!!

            P.S. gostaste dos meus !!!! ?!?! Eu adorei…. !!! E se achas que estou “nervoso” é como uma religião, só se acredita quem quer!!

            Cumps!

          • Bruno M. says:

            P.S.: Não sei se sabes (não deves concerteza saber) mas há forças militares altamente preparadas para qualquer situação, nomeadamente dos US, que não estão englobadas nas forças da NATO! – Algumas forças especiais quer dos US ou de outros países são o caso.
            FYI: https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_military_divers

          • mlopes says:

            não percebo nada de cargos militares ou seja lá o que fôr e, sinceramente, nem me interessa.
            o cargo do homem é o que é e o termo “alto cargo” foi o utilizado pelos meios de comunicação social (não não acredito em tudo o que os meios de comunicação social dizem. aliás nem vejo sequer televisão portuguesa mas também não é isso que está aqui em causa) a verdade é que foi o escolhido pela marinha para prestar declarações a vários meios de comunicação social.
            mas como disse, podes sempre ser tu a ter razão…
            o que te recusas a perceber é que o meio do mergulho espeleológico é demasiado específico para podermos dizer que os militares x, y ou z lá porque são muito bons estão preparados para tal.
            mas é natural que te recuses a perceber porque não tens qualquer tipo de informação ou formação na matéria.
            admito que é muito mais fácil para mim distinguir as coisas já que tenho alguns milhares de mergulho e algumas décadas de experiência tanto em mergulho como em espeleo-mergulho.
            o resgate do méxico de que colocaste o link conheço-o desde o ano em que ocorreu e acompanhei-o enquanto estava a correr. aliás estive no méxico em formação em 2006 e depois nova nova viagem para lá cheguei a falar com pessoas que participaram no mesmo.
            se conheces bem o caso sabes que os responsáveis pelo resgate foram o rick stanton e o jason mallison. o mesmo stanton que esteve na tailândia e o mallison que tem estabelecido vários records no pozo azul em espanha.
            aliás nesse resgate do méxico foram os ingleses que fizeram a ponta e foi o rick o responsável pelo mergulho mais difícil de todos em que teve que trabalhar muitíssimo com um dos acidentados que tinha medo da água (sim, tinha medo da água) e conseguiu que ele fizesse um mergulho de quase 200 metros sem incidentes (acompanhado pelo rick, óbviamente).
            mas o rick, o jason e o volanthen não são os únicos no mundo a fazer resgates de alto nível. há outros, mas não muitos.
            podes ver alguns na página da iucrr, da bcrc, ou do espeleo socorro francês.
            embora desatualizada, esta lista dá-te uma ideia de quais são as organizações a nível mundial que fazem resgate espeleológico: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_cave_rescue_organizations
            nenhuma delas é militar e algumas delas não têm sequer resgate de espelo-mergulho de alto nível de dificuldade.
            são muito pouco os resgates em mergulho subterrâneo operados pelos militares. muito poucos mesmo. as exceções são os casos em que são necessárias logísticas gigantescas mas aí as equipas acabam de facto por ter na primeira linha não militares. tal aconteceu no exemplo que deste do méxico e nos últimos dias na tailândia.
            uma combinação destes três mergulhadores, stanton, volanthen e mallison, têm estado nos mais conhecidos resgates internacionais tais como o do francês establie (encontrado morto e deixado no interior da gruta) e do resgate na plura cave na noruega

          • mlopes says:

            deixa-me dizer-te mais uma coisa, eu não acreditei apenas no que ele disse.
            eu sei por conhecimento próprio que o que ele disse é verdade. mas não sou eu que sou iluminado. qualquer pessoa com um bocado de experiência em mergulho espeleológico sabe disso.
            há é muita “malta” que adora perpetuar o mito dos militares de “elite” como super-homens o que é absolutamente falso.
            a um nível mais “pequenino” posso dizer-te que já vi alguns militares, bombeiros, etc portugueses que em terra são os “heróis” (para si próprios e aos olhos dos companheiros) a debaterem-se com várias dificuldades durante cursos de mergulho. e era só na piscina e no mar…
            contudo o meu primeiro instrutor de mergulho era major! 🙂
            quanto ao para-quedas e ao ar já vis para-quedismo civil durante alguns anos (automático ainda com os efa e depois queda livre) por isso tenho também algumas luzes, muito, muito poucas claro. já lá vão muitos anos sem fazer nada nessa área

    • Maike says:

      Já para não falar no peso deste cápsula para transportar a pé. Poderá ser útil para os submarinos no caso esses afogarem.

  3. Jorge says:

    basicamente é o mesmo que eles estão a usar. a diferença é que o Elon fez em metal e eles usam um feito com uma espécie de borracha.

  4. David Guerreiro says:

    E podem ter a certeza que funciona, o pessoal que desenvolveu aquilo sabe bem o que faz

  5. Ricardao says:

    Nada de especial, a Apple revolucionou o mundo como iphone e esses sim mudaram a vida das pessoas.

    • A.J. says:

      lol que troller máximo.
      Mesmo assim não deixa de se levantar a questão de as grandes empresas ficarem na sombra quando ocorrem estes incidentes

    • mlopes says:

      sem dúvida, aliás é muito mais importante andares colado a um mini-ecrâ durante a tua vida toda do que salvar vidas (humanas ou não).
      @A.J. olha que não é assim tão estranho. o que podem elas fazer? só enviar dinheiro e meios técnicos (materiais ou humanos) mas o mais importante numa situação destas é o conhecimento e a experiência específicas nesta área e essa caro @A.J. só quem a acumulou no corpo ao longo de décadas é que a tem. alguns deles estão lá

    • pois says:

      Mais um comentário triste, tu é que devias estar lá na gruta com o teu iphone e deviam deixar-te lá.

  6. Ruan says:

    Sou fã desse cara, em quanto muitos sem noção estão criticando, ele tá fazendo a parte dele, continue assim mestre, vc para mim é o melhor da tecnologia.

  7. André Fontes says:

    Uma nota para adicionar ao artigo, o troço mais estreito da gruta tem cerca de 38 cm de diâmetro e surgiu a questão se seria possível a cápsula fazer a curva (de baixo para cima) antes de entrar nesse troço e segundo o Elon Musk os mergulhadores indicaram que sim, mas que produziram também um prototipo desta cápsula mas insuflável e que por isso é maleável e pode ser reduzido/aumentado o diâmetro não correndo o risco de ficar presa em troço nenhum.

  8. mlopes says:

    todas as ideias são bem vindas mesmo que nos pareçam disparatadas, não são. no mínimo, põe-nos a pensar “fora da caixa” o que é ótimo. quem sabe no futuro as ideias “fora da caixa” hoje não poderão ter aplicações que permitam ajudar quem precisar(?”
    neste caso em especial estão lá alguns dos mais experientes mergulhadores em gruta e em resgates em gruta do planeta (não estou a falar do pessoal da marinha e dos seals que não percebem nada de grutas). e há muito poucos, podem acreditar.
    é na sua experiência e no seu conhecimento que devemos confiar para levar este resgate a bom termo e, até agora é o que tem estado a acontecer com oito crianças já cá fora.

  9. SerResponsavel says:

    MárioDias deves ser o iluminado de cá da casa não? Centenas de pessoas estão envolvidas no estudo de como resolver a situação e vens tu que tens un cursozeco que comparado com a gente envolvida, é equivalente ao que eu tenho (nenhum). Se no caso de eu estar errado e seres un supra sumo do mergulho e resgate, porquê que antes de colocares aqui comentários sem sentido (tenho o curso xpto), não te puseste em contacto com a Protecção Civil ou outras autoridades para dar a tua tão vasta experiência e disponibilidade para ires a Tailandia ajudar a resolver a situação dessas crianças?

    Um bem aja a quem esta de forma ativa tentar resolver a situação e aos meios que nos intentam informar o estado da situação.

    • MárioDias says:

      @SerResponsavel por estarem centenas de pessoal envolvidas que sabem mais do que eu, é que estão a salvar os miudos sem as ideias falhas do senhor Elon. Porque se a ideia do senhor Elon fosse assim tão boa decerteza absuluta estavam a usar. Posso ser um ignorante de primeira mas ainda não vi uma unica pessoa mais Expert do que eu a dizer que eu estou errado em relação aos meus factos. só tenho pessoas a dizer que sou hater e que o Elon é o maior e eu deveria ir lá. Se acha que os meus factos não estão certos sff e pff diga o porque. só com argumentos podemos ter uma discussão que chega a uma conclusão. pff veja o post do GM que explica mto mais coisas.

      • Bruno M. says:

        O Sr MárioDias é o maior entre os mais pequenos.. a sua sapiência é gigante!
        Já todos percebemos que o Sr tem problemas de EGO!

        Bem haja!

      • SerResponsavel says:

        Como disse no post anterior:

        “… Se no caso de eu estar errado e seres un supra sumo do mergulho e resgate, porquê que antes de colocares aqui comentários sem sentido (tenho o curso xpto), não te puseste em contacto com a Protecção Civil ou outras autoridades para dar a tua tão vasta experiência e disponibilidade para ires a Tailandia ajudar a resolver a situação dessas crianças?”

        Tem aqui a informação para debater. PORQUÊ que não foi prestar a sua sabedoria a essas entidades? Se é um hater, volto a reafirmar PORQUÊ não prestou a sua sabedoria as entidades?

        Dessa parte ainda não vi a debater o que seja.

        • MárioDias says:

          Para todos os críticos, que me criticaram e não debateram os meus factos, leiam as declarações do responsável do salvamento que posso muito bem aqui inserir:“A tecnologia dele é boa e sofisticada, mas não é prática para esta missão”
          Eu gostava que também o criticassem porque ele também não sabe nada de salvamentos.

      • mlopes says:

        @MárioDias, a única coisa que leva a que estejas errada é teres assumido como um erro a ideia do elon musk, sem teres qualquer tipo de conhecimento geral e muito menos especial para aquela situação que te permitam assumir essa posição.
        se não o fizesses terias tido razão já que foi afirmado publicamente o interesse da tecnologia mas a sua não aplicabilidade naquela situação.
        o problema é que, pelo que escrevi no primeiro parágrafo, não tinhas conhecimento para chegar a esta conclusão.
        mais não fosse porque os verdadeiros obreiros deste resgate (os ingleses, etc) praticamente nem abriram o bico durante estes últimos dias, e muito bem

  10. Nuno says:

    Promete tecnologia para salvar as crianças, mas tecnologia esta não foi entregue. Parece-me a mim uma boa campanha de marketing, nada mais. Deviam-se focar mais nos homens e mulheres que arriscaram e arriscam a sua própria vida para salvar as crianças e revólver este problema.

    • Bruno M. says:

      Erm… e desde quando ele prometeu?!
      Ele disse que estava em testes e estava em contacto com o governo/entidades tailandesas….

      Ele ao que parece enviou engenheiros para lá. Pelo menos prestou-se a tal!
      Se foi campanha de marketing? Claro sim…. Mas não deixa de ser uma ajuda!
      Lançou as pedras, quem as apanhar, que construa a casa!

      • Nuno says:

        Quando é que ele prometeu? Quando disse que ia fazer um mini-submarino para salvar as crianças, e que ia entrar em contacto com o governo tailandês.

        Primeiro, o mini-submarino ocupa mais espaço que uma pessoa, logo limita por onde este pode passar. Segundo, ao contrário do corpo humano, este não é flexível, que também limita por onde este pode passar. Entre outras desvantagens. Mesmo os nadadores salvadores afirmam que não é prático, ou seja é inútil.

        Publicidade que apenas custou basicamente o fabrico de um tubo pressurizado. Uma pechincha.

        • Bruno M. says:

          Sim sim…
          E julgas mesmo que por lá pagam aos engenheiros a preço de saldo como cá.
          E julgas mesmo que para além da mão de obra, é barato o material e a produção…
          Sim e para além da mão de obra e da produção, é baratíssimo sim senhor o trabalho em apenas uma mão de dias!

          É realmente uma pechincha! Publicidade ou não, pode servir para casos futuros!
          Até o próprio Elon Musk afirmou que sendo prático ou não, podia fazer jeito em casos futuros!!

          Veja-se que até o Musk esteve lá e foi entregar pessoalmente o “cilindro” !
          Sim realmente… o homem não ajudou, não foi util, nem teve uma excelente iniciativa… Enfim.. na verdade teve mais que todos nós aqui, mais ainda dos haters que criticam….

          • Nuno says:

            Se faz o favor olha para o orçamento da quase totalidade das empresas para ver onde estas gastam mais dinheiro. Não é na manufacturação, nem em R&D, é em publicidade.

            O Elon foi lá entregar algo que não foi usado, e se tivesse falado com algum pessoal especializado em salvamentos saberia que era uma má ideia. Engraçado que toda a gente fala no Elon, mas os verdadeiros heróis não têm nome.

          • MárioDias says:

            @Bruno tens toda a razão ele fez o que muita não fez e ai sim senhor foi de homem.

            olha ainda te posso dizer mais tive analisar o video e posso dizer porque é que este submarino nunca iria funcionar agora ou no futuro. O sistema de fornecimento de ar é continuo, com outra garrafa que esta vazia. o que acontece aqui neste caso perguntas tu? eu que não percebo nada disto respondo. vais gastar ar a um ritmo alucinante, já para não falar que não gastas toda a garrafa já que a outra vai equalizar a pressão, ou seja só vais utilizar 50% do ar. o que leva a que tenhas de usar o dobro das garrafas. e pensas que acaba por aqui? em muitos sítios da gruta não podes despejar o ar usado da outra garrafa terias que transportar também garrafas vazias. ou seja conta com 4x mais garrafas em todo o circuito só para este tubo. e com tanta garrafa o risco de alguém se enganar é grande. para não falar que só tens um tubo o tempo para retirar as pessoas seria de certeza mais de uma semana.

  11. Mad says:

    Na minha opinião e o meu comentário infelizmente só vem ajudar o que o sr “elon mask” quer que é publicidade gratuita e toda a gente ajuda… Como já se referiu e muito bem esta ideia não é viavel e so serviu de propaganda para o programa espacial da empresa dele e aumentar uns centimos as acões em bolsa. Não é ser maldoso mas a verdade é que ele está a aproveitar-se de uma situação muito triste não para ajudar nem acrescentar algo de novo pk o homem e os “génios” que ele tem a seu serviço não inventaram a polvóra.

    E já agora aqui está o artigo da livescience para todos os entendidos e iluminados.

    https://www.livescience.com/63011-musk-minisubmarine-rescue-plan.html

  12. censo says:

    Mais um golpe publicitário para angariar dinheiro para o seu falido negócio, pois os atuais investidores começam a ficar fartos de não terem retorno do dinheiro que lá enterraram. Pelo que vi do cilindro pressurizado…usar tal equipamento rígido em caminhos tão sinuosos como a gruta onde a determinado momento do percurso é necessária flexibilidade…parece contraproducente. Aliás…enfiar crianças naqueles tubos e não ter solução para o treinador … enfim…

  13. Ivan says:

    “O Inferno está cheio de boas intenções”

  14. Paulo L says:

    Depois de ler todos estes iluminados comentários a conclusão é, preso por ter cão e preso por não ter.

    Se alguém (que por acaso não necessita de mais publicidade) diz que ajuda, aqui del rei que o homem só quer publicidade, se não ajudar (como todas as outras empresas), aqui del rei, que as corporações só pensam em lucro.

    A idea até pode não funcionar, mas pode servir … ou não, para criar outras soluções.
    E sim, já tiraram de lá mais uns quantos miúdo, mas se as condições atmosféricas piorarem, talvez não consigam tirar os restantes nos próximos meses.
    Aí até a solução se fazer um túnel é válida …

  15. Prodígio says:

    Esta malta ainda não percebeu que o negócio dele é aparecer.

    Ele tem de aparecer, porque a TESLA tem de apanhar e acompanhar os fabricantes mundiais, e a coisa não está fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.