Xor, o telemóvel “estúpido” que custa 3.350 euros e faz chamadas 2G / 3G e mensagens SMS
Nos dias que correm, vender um "telefone estúpido" pode parecer algo sem nexo. Contudo, comprar um terminal destes e pagar por ele 3.350 euros, tem de haver algo que seja de facto uma justificação plausível. Sim, também é verdade que o mundo de hoje não é assim tão linear. Como tal, para os criadores do Xor, regredir no tempo tecnológico pode ser um motivo para exaltar o luxo. É caso para dizer: se não percebe, bom, então não estrague o negócio!
Os criadores são ex-funcionários da famosa marca Vertu, que vendia smartphones de luxo a preços exorbitantes.
Telemóvel de luxo, ultrapassado que custa 3.350 euros
Se olharmos para o panorama global da vida como a vivemos hoje, este dispositivo aparece com uma intenção. Seguramente há um mercado que procura estes dispositivos, um nicho de clientes que a Vertu poderá ter deixado órfãos. Assim, o Xor parece querer agarrar nessa franja de mercado oferecendo o mínimo de serviços, e o máximo em termos de luxo dos materiais de construção.
Como tal, a empresa lançou o exuberante Xor Titanium, um terminal muito básico em termos de performance com o qual só se pode fazer e receber chamadas em redes 2G / 3G ou enviar e receber SMS.
Xor Titanium, um telemóvel de mais de 3 mil euros?
De facto o preço para tão pouca tecnologia pode deixar qualquer um desconfiado. No entanto, os argumentos dos criadores do Xor Titanium é que este telemóvel possui um chassi de titânio, mas verdadeiro, como é reforçado no argumento dos seus criadores.
Claro, depois tudo em volta está ligado ao compromisso de design refinado. Segundo Hutch Hutchinson, cofundador e designer da Xor, este produto aparece para ir ao encontro de um grupo de ex-clientes da Vertu. Portanto, havendo clientes, há motivo para criar, já que a experiência facilita a comunhão entre a oferta e a procura.
Contudo, para quem quer pagar este valor, não chega ter um pedaço de metal precioso nas mãos. Existem também alguns argumentos que se podem destacar na promoção do equipamento. Assim, existe, por exemplo, um curioso sensor de qualidade do ar, além do cancelamento de ruído ativo durante as ligações e suporte de carregamento sem fio.
Mas falta tudo o que hoje faz parte de um "smartphone"
Precisamente essa é uma das ideias. Porque a ausência de funções típicas de um smartphone torna a bateria muito mais longa. No Xor é garantido que o terminal será capaz de aguentar cinco dias com uma única carga. Além disso, os seus criadores gabam-se de ter um sistema operativo baseado em Linux com criptografia ponta a ponta (AES256) para chamadas e mensagens.
Portanto, existe aqui um apelo à segurança total, inclusive o utilizador terá a indicação com um tom diferente se essa comunicação for criptografada ou não.
São então visíveis traços claros de segurança, luxo, e privacidade total. De facto, os responsáveis pelo Xor também permitem que o utilizador use uma chave secreta para apagar dados do seu telefone remotamente.
Os equipamentos são fabricados em Inglaterra, muitos dos componentes são fabricados à mão por pessoas especializadas que eram parte da equipa da Vertu. Os clientes destes equipamentos não terão no preço qualquer entrave e até poderão olhar para este terminal como um dispositivo a bom preço, face ao que lhes poderá proporcionar.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Os consumidores deste produto lá terão as suas razões. Não é para o comum dos mortais.
Cheguei a ver equipamentos Vertu, alguns a 10 000 euros.
Não sabia que a marca já tinha terminado.
Falando agora deste equipamento, para o que oferece não acho caro.
Se, e foi o que percebi do texto, as chamadas e mensagens entre estes equipamentos são encriptadas ponta a ponta com AES 256, não vão faltar clientes, isso é garantido.
Então e o pormenor de poder apagar remotamente os dados através de uma chave secreta, isso então é top.
Há uns tempos foi desmantelada uma empresa que vendia smartphones que faziam tb chamadas encriptadas.
Cada 6 meses custavam uns 1000 euros, ou algo assim, para usar o telefone com o sistema especial.
A polícia descobriu como hackear o sistema e prendeu autênticas organizações criminosas em Inglaterra e outros países.
Foram centenas os detidos, as mensagens foram todas copiadas pela polícia.
Mas se este oferece a possibilidade de apagar tudo remotamente, sempre é mais seguro…
Todos sabemos que nada é 100% seguro, se não for possível aceder hoje será possível no futuro e apesar de haver apps que encriptam mensagens e chamadas, poucos as querem ou sabem utilizar.
Fui à procura da notícia, a empresa chamava-se Encrochat e custava 1600 euros a cada 6 meses.
Por isso se este custa 3000 euros e tá pago, bom, parece-me excelente negócio.
Escusado será dizer que os clientes da Encrochat eram só criminosos, na sua vasta maioria…
Este Xor deve ter os mesmos clientes, mas já devidamente vacinados para não cometerem os mesmos erros…
Também não sabia que esta marca,a Vertu,tinha acabado.
Com SIGNAL fazes chamadas e mensagens completamente encriptadas. E o codigo fonte está aberto para qualquer pessoas ver.
Alias, por tras do SIGNAL está um dos melhoree criptografers do mundo.
Portanto, se usares Signal, ng te expia as mensagens durante o envio/rececao, mas podem expiar-te o tlm se o teu SO estiver comprometido.
Tim, o dizer que o código fonte está aberto para qualquer pessoa ver, isso tem muito que se lhe diga.
Primeiro, para analisar o código fonte é necessário ter conhecimentos para isso, e segundo, como é que se sabe que o código fonte que se está a analisar é realmente o que está implementado?
Não é mesmo para qualquer um.
Estas coisas não são assim tá fáceis… Bastam umas linhas a mais aqui e ali e lá está um root pronto a fazer o seu trabalho…
Depois há aquela questão do Pegasus e parecidos, que copiam a mensagem antes desta ser encriptada pelo telefone e enviam-na para um servidor especial.
Por isso, sendo este telefone equipado com um sistema operativo distinto, é mais complicado ser atacado.
Mas lá está, nada é seguro a 100%…
Eu uso o Signal, Wickr e XMPP e realmente para mim o mais seguro é o XMPP.
Mas quem quer usar XMPP? Quase ninguém sabe o que é, quanto mais usar…
Expliquem-me como é que usa criptografia de ponta-a-ponta, se o telemovel so usa SMS e chamadas normais?
Estes protocolos não sao E2E encripted.
Eu pagava 3000euros por um telefone com SIGNAL para mensagens e um SO linux basico focado em seguranca.
Agora SMSs?? Não ha protocolo mais inseguro que as SMS.
Deve enviar uma mensagem encriptada, podes ter acesso á mensagem mas se não a conseguires desencriptar tens só uma salada de caracteres
chamadas 2G/3G não dá para usar alguma ligação internet?
E provavelmente os 2 telefones da chamada têm que ser este XOR
Tim, conforme descrito no artigo, este telefone não usa só chamadas normais, o utilizador pode encriptar tanto a chamada como a mensagem.
Como? De duas maneiras, ou existe algum hardware dentro do telefone que encripte tudo e depois desencripte o que recebe, mas para isso terá que ser entre aparelhos iguais, ou então a encriptação será fornecida pela empresa mediante um pagamento anual, semestral, o que for…
Por isso é que o sistema operativo não é Android, é Linux.
Devem ter retocado o sistema à maneira deles e Linux é bem mais seguro que outra coisa qualquer.
E mais, uma vez que não tem acesso à internet, logo aí os ataques de root para tomar conta do aparelho, que é o que o pegasus faz, ficam impossíveis de acontecer…
Se haverá maneira de atacar isto, por ventura haverá, mas será bem mais complexo que atacar um android vulgar e apenas gente com muitos recursos tem os meios para desenvolver e implementar técnicas para espiar estes equipamentos.
Sinceramente, para quem pode e tem que se preocupar a sério com a privacidade das suas comunicações, se isto for mesmo assim, não acho caro.
Mas os outros têm que ter um telefone igual. Isto é só mesmo para nichos de mercado em que todos usam o mesmo sistema…
No caso do Encrochat, quase todos os clientes pertenciam a organizações criminosas, este se calhar vai pelo mesmo caminho.
Mas quem sao os criptografrs por tras deste tlm? Alguem os conhece?
Normalmente os melhores do mundo desta area, sao bem conhecidos, como o Moxie ou o Micay?
Quem é esta gente e como garantem que o telemovel faz o qhe dizem?
Com o Signal podes tu compilar a app se não acreditares na app fornecida nas lojas.
E claro, a maioria não sabe ler codigo mas não faltam grandes criptographers a lerem e a fazerem reviews.
Só é pena o preço,é exactamente o tipo de telefone que eu gosto,só faz chamadas,não está cheio de ”palha” para gastar bateria, para ”smart” tenho o pc em casa em que não me preocupa o consumo de energia.
Longe de mim criticar quem gosta de smartphones mas eu não gosto que me obriguem a ter mos equipamentos aquilo que não preciso.Há gostos para tudo felizmente.
Estes telemóveis, como os da Vertu têm dois publicos alvo, quem quer mostrar que tem dinheiro e por isso anda com telemoveis cobertos de dimantes e afins, e as pessoas que realmente têm dinheiro e que só usam telefone para comunicar com meia duzia de pessoas pois todas as outras chamadas são atentidas por um PA.
Ora nem mais.Concordo em absoluto consigo.
Fui ao website e afinal eu tinha razão.
Sou mesmo Euéquesei.
A encriptação é através de hardware, ou seja, o único custo é a compra do telefone, não há cá planos semestrais, como no Encrochat.
Lógico que isto só funciona entre telefones Xor.
Copio aqui o que está no site…
HARDWARE ENCRYPTION
Hardware encryption will be built into each XOR handset. Two or more XOR users will be able to exchange calls and messages using end-to-end encryption through a unique contact system and a series of secure one-time passwords. Conversations and data content will be safeguarded with the ability to delete data via the remote secret key.
Personal information, including data contacts and private short messages (SMS), will be encrypted by a highly secure, hardware-based Advanced Encryption System (AES) algorithm: AES 256. In order to hack into your personal information, a hacker would need to try 2256 different combinations to find the right one or a brute force of 5.4 billion years.
Quem sao os developers? Onde esta o codigo?
Isto é gente sem nenhum background que dê garantias.
A Apple não abre o codigo fonte mas tem uma imagem e marca a manter.
Estes, acabaram de sair de uma empresa que faliu e ng os conhece de lado nenhum, muito menos no mundo da criptografia.
Apaga o tlm remotamente como?
Como faz o handshake das chaves criptograficas?
Tim, o telefone ainda não saiu, calma.
Pelos vistos só vai ver a luz do dia lá para meados de 2021…
Depois se verá.
Em relação ás suas questões, muitas vezes os verdadeiros génios estão metidos dentro de cubículos e ninguém os conhece publicamente…
Até porque além de não terem interesse nisso, por serem tímidos ou não quererem exposição, por segurança é melhor ninguém saber quem são.
Ao saber-se que é um tipo genial em encriptação pode dar origem a problemas, pressões e coisas mais graves…
Eu quer-me parecer que atendendo ao público alvo, o equipamento será testado exaustivamente antes de ser lançado.
Mas toda a gente sabe que não há nada seguro a 100% nestas coisas.
Há sempre o risco de alguém explorar uma falha ainda não descoberta.
E há também o risco de o governo exigir, secretamente, que cada telemóvel tenha um backdoor que possa ser usado pelas autoridades ou caso contrário o telefone não poderá ser vendido, arranjando uma desculpa qualquer, tipo estão muitas nuvens em Plutão.
Este filme já é bem conhecido..
loool Deves ser dos que acham que lá por pagares a Maçã que tens segurança…. Se soubesses de metade…. Mas enfim é disso que o Povo gosta de falar e de ter… Ja compraste o ultimo iPhone…corre que é seguro….
Ricardo não percebeste a parte da Apple, o Tim disse que apple tinha uma imagem a manter, não disse que era 100% seguro. Ou seja, se alguma falha for descoberta têm que fazer algo, nem que seja atirar areia para os olhos, já o mesmo não se pode dizer de uns tipo que ninguém conhece..
já agora devias usar 1 iphone durante uns tempos, fazia-te bem
Ervilhoid, duvida que lhe faça bem.
Tive um durante uma semana e fui obrigado a vendê-lo.
Mas cada caso é um caso.
Resumindo, mais facilmente daria 3000 euros por este do que 1500 por um Apple ou Samsung ou Huawei….
Mas depois não teria ninguém com telefones XOR para fazer a diferença… Portanto, não compro nenhum desses todos.
Outra vantagem do Signal é conseguir apagar o chat em todos os aparelhos envolvidos no mesmo.
Se eu estiver num pais ditatorial a falar com outra pessoa de lá, e o tlm dela for apanhado, não adianta nada eu mandar apagar o meu tlm pk o dela vai ter todo o chat!
No Signal podes colocar timers nos chats. Nas SMS não consegues isso.
Tim, quer-me parecer que ainda não conhecemos todas as características do telefone.
Pode ser que haja timers também, não sabemos.
Em relação ao resto, li uma vez que um agente Israelita perdeu o telefone de serviço, digamos assim, com contactos, e outros dados.
O telefone foi apagado remotamente de imediato.
Há maneiras de fazer as coisas que nós nem imaginamos…
Não percebi, apagar dados do tlm?! Se bem configurado consegues fazer isso num qualquer droid ou apple.
PeterJust, o que estamos aqui a falar é apagar os dados do telefone mesmo com ele desligado ou sabe-se lá que mais..
Volto a repetir que existe tecnologia sobre este assunto que a maior parte das pessoas nem imagina.
Esqueça o Android e a Apple, isto é outro campeonato mais à frente…
São telefones com sistemas de segurança feitos à medida por quem sabe não acessíveis ao comum dos mortais.
Não estou a falar do XOR, mas sim dos telefones que os espiões Israelitas usam.
Falaste em apagar os dados remotamente. Isso é fácil e acessível ao comum dos mortais. Agora sei muito bem que os espiões usam telefones especiais, vi todos os filmes do James Bond 😛 Quando o Obama tomou posse queria ficar com o Blackberry e teve de trocar, acho que até era um droid mas todo modificado como é óbvio. Não está em causa o sistema, o software é que faz a diferença. Até posso colocar um windows xp impenetrável ou quase, não sei como é agora mas ainda há pouco tempo as maquinas MB tinham XP e ninguém conseguiu por uma máquina a cuspir notas.
Beeemmmmm, mas isto aqui nos comentarios do pplware é tudo agentes secretos e espiões? Mas que raio têm vcs a esconder que justifique pagar 3000 euros por um telefone que permite encriptação?
é a privacidade…é a privacidade 🙂
Pois é, mas vc deve ser daqueles que se opõe à instalação de câmaras na via pública, pela mesma privacidade.
Ou estou errado?
Fico contente se estiver errado, digo-lhe já…
E digo lhe tb que se eu mandasse era câmaras por todo lado.
@Euéquesei…estava a ser irónico.
A privacidade, para quem está ligado ao mundo, entenda-se web, não existe, pelo menos na verdadeira a acepção da palavra
Já ouviu falar em privacidade? Não, além de ser uma palavra bonita é bastante proveitosa para quem a tem.
Geralmente só se dá valor à privacidade quando deixamos de a ter…
O que é que vc tem a esconder para ter cortinas e portas em casa?
Não me diga que tb é espião…
Considero mais ridículo alguém comprar um automóvel uns 10 mil euros mais caro que outro semelhante, apenas por trazer ostentado um determinado símbolo de fabricante.
3000 euros não é caro para este aparelho, desde que cumpra o prometido sem haver cenas escondidas.
Mas eu duvido mesmo que os governos deixem sair para o mercado algo que seja muito eficaz na segurança e cause problemas depois ás autoridades.
Deve vir com um backdoor qualquer, ainda por cima com estes atentados quase diários mais razão tenho.
3000 euros por um telefone de luxo, acabamentos xpto, com chamadas e mensagens encriptadas a 100% ( imaginemos que faz isso ), é caro?
Bem pelo contrário, é uma ninharia.
Esconder a amante da mulher.
O que são 3 mil euros vs 50% do patrimonio quando a mulher pedir o divorcio?
Only Apple, ai está um bom exemplo.
Leu isto, Esgaça?
Eu falei em negócios ou carreiras que podem ir pelo cana abaixo se determinadas conversas fossem públicas, vc deu um exemplo perfeitamente válido aqui pro pessoal mais mundano…
A sério que a mulher leva 50% do património?
Mas só o adquirido depois do casamento, não é?
Ou o que havia antes do casamento tb conta?
Então e se a mulher não fizer nada e for só o homem a trabalhar? Não interessa para nada isso?
Se houver filhos aí então é o fim da macacada, para o homem, claro… Mais vale fugir para o Iraque.
Oh Esgaça, se calhar isto até é mais útil do que pensava, não? Ora pense lá outra vez…
Esgaça, este telefone é para um nicho especial de mercado.
Gente com responsabilidades ( ou não ), que não querem que as suas conversas de negócios, compras ou vendas, sejam interceptadas e de algum modo se tornem públicas.
Imagine vc que é o CEO de uma empresa importante e que fala ao telefone da possibilidade de fazer uma oferta por uma empresa concorrente, agora imagine que essa conversa deixa de ser privada… lá se vai o negócio.
Quem diz isto diz outra coisa qualquer…
Acredite que há pessoas que precisam de canais seguros, o Sócrates e demais quadrilha que o digam lol…
Não é questão de ser espião ou deixar de ser, muitas vezes uma conversa tornada pública pode deitar abaixo uma carreira de serviço que demorou dezenas de anos a criar.
Tem que ver as coisas no seu todo e não focar-se em si.
Este aparelho não foi pensado para vender milhões.
Até pode nunca sequer chegar a sair, mas mais tarde ou mais cedo outro surgirá, porque há mercado para este produto.
Não são só os criminosos que precisam de encriptação, privacidade e segurança dos dados. Há milhares de exemplos de pessoas que necessitam deste tipo de segurança e não são criminosos, muitas vezes são exatamente o seu contrário, assim só como exemplo, já ouviste falar em “segredo de justiça”? Compreendes esse conceito nem que seja minimamente? Além disso é ter uma visão muito limitada quando se acha que mesmo um cidadão comum não deva ter encriptação e privacidade, ninguém deve ter acesso a informação de outra pessoa só porque tem esse poder ou aplicou um trojan no PC ou no tlm do outro, e quando digo ninguém digo mesmo ninguém, nem um governo nem um criminoso sob pena de ambos se tornarem o mesmo. E aquela do não tenho nada a esconder comigo não cola, ninguém coloca a password do email na internet ou uma camara na sala, porque “não tem nada a esconder”. Se queres apanhar um criminoso vais atrás dele, não vais colocar toda a sociedade a ser observada para apanhar um, mesmo que seja um sacana muito mau, é que isso vai correr muito mal e no final o sacana está ao volante, as armas também foram inventadas pelos “bons” para controlar os “maus” e quem as tem agora?
PeterJust, mas quem é que disse que só os criminosos precisam de encriptação? Eu não devo ter sido.
O que eu disse foi que havia uma empresa que fornecia encriptação, mas não por hardware inserido no telefone, era tudo feito nos servidores deles, daí terem sido infiltrados pela polícia, em que a maioria dos clientes eram membros de associações criminosas.
Só relatei um facto…
Em relação ao segredo de justiça, provavelmente quem precisa dos seus ensinamentos será o Ferro Rodrigues, o tal que se caga para a justiça… esse nem minimamente concebe o que é o segredo de justiça.
Prepare-se para ter ali aluno para vários anos só para lhe ensinar isso.
Quem é que disse que um cidadão normal não deva usar encriptação?
Deve estar a confundir me com alguém até porque eu uso de modo intensivo o PGP e o Veracrypt e sou um cidadão normal…
Em relação ao resto, sem comentários… Não sei de onde tirou essas coisas por isso nem me vou alongar mais.
Estava a responder ao autor do tópico não era para ti, sorry
A privacidade hoje em dia, tem um preço alto…para quem prefere andar no anonimato e tenha dinheiro(muito dinheiro) e goste de luxos, então é uma boa aquisição.
Peter Mike, 3300 euros por um telefone com estas características e que em condições normais de utilização deve durar uma carrada de anos, é muito dinheiro?
Mais facilmente vão os Aifones e Samsungs ao ar do que este.
No final acaba por gastar mais nos outros do que se comprar o Xor.
Uma vez, há muitos anos, o velho Champalimaud disse uma coisa que nunca mais me esqueci, já lá vão à vontade mais de 25 anos.
Em plena entrevista na rtp, não haviam as outras ainda, ele disse que um Rools Royce não é caro.
A entrevistadora caiu lhe o queixo ao chão ao ouvir isto.
Depois ele explicou da seguinte maneira.
“Um Rolls Royce custa muito dinheiro mas não é caro porque dura a vida toda da pessoa e ainda cá fica em perfeitas condições.”
Num carro normal ao fim de 10 ou 15 anos é o que se sabe.
Se formos a somar o dinheiro que gastamos em todos os carros que teremos ao longo da vida, no final dá uma conta jeitosa e temos sempre carros normais enquanto o Rolls é luxo.
O mesmo princípio se pode aplicar a este Xor…
Titânio é a liga mais leve e resistente que existe, este telefone é feito para durar.
Concordo 100%… daí ter dito que quem goste de luxos(à partida são melhores do que um bem comum), e que possa dispensar 3300 euros, é uma boa aquisição. Aliás um telemóvel é mesmo isso, fazer chamadas e receber/enviar mensagens, o resto é secundário. Lembro-me quando vieram os primeiros telemóveis, sem ser aqueles enormes que se andava com uma malinha, não são esses a que me refiro mas os mais modernitos, era só para fazer chamadas, mensagens e horas também, isso sim são telemóveis…agora os smartphones/telelés, só faltam transformar-se em ATM e outras coisas q ainda não inventaram. Agora o uso básico de um telemóvel penso eu que é e será para a realização de chamadas e claro, receber chamadas/mensagens. E como disse também, para quem goste de andar na privacidade, é um óptimo telemóvel, mais as características que você mencionou e que eu concordo. Portanto 3300 euros são bem investidos…dependendo da carteira de cada um.