Smartphone Xiaomi tem câmara funcional no sensor de impressões digitais
As questões de segurança associadas aos smartphones são, constantemente, levantadas. Normalmente, são associadas a aplicações móveis, muitas vezes de terceiros, mas também existem casos onde as próprias fabricantes são colocadas em causa.
Relacionado com esta temática, um utilizador de um smartphone Xiaomi encontrou algo que provavelmente a maioria dos utilizadores nunca tinha pensado sequer que tal pudesse existir. No sensor de impressões digitais foi encontrada uma câmara a funcionar... ainda que com imagem muito fraca.
Os smartphones incluem, há algum tempo, tecnologia que lhes permite ter no ecrã o sensor de impressões digitais. Através se sensores ultrassónicos, como utiliza a Samsung, por exemplo, ou através de sensores óticos, como acontece com a grande maioria dos smartphones de outras marcas.
Ambos são, por omissão, mais seguros que os sensores capacitivos, no entanto, poderão levantar-se outras questões relativas à segurança.
Câmara do sensor de impressões digitais
Foi através de uma publicação no Reddit que um utilizador de um Xiaomi Mi 9T demonstrou que é possível aceder ao sensor ótico de impressões digitais do seu smartphone. À partida, a notícia não seria de estranhar, uma vez que existem diversas formas de aceder aos vários sensores através de aplicações, para testar a sua usabilidade.
Foi, portanto, através da app Activity Launcher, uma app que dá acesso a atividades ocultas dentro do smartphone, oferece menus de calibração e permite efetuar testes de fábrica e outras demonstrações, que o utilizador acedeu ao sensor.
Contudo, ao fazê-lo foi possível perceber que existe uma câmara funcional acessível através de uma simples app. Esta câmara tem uma imagem bastante fraca, quase sem alcance nenhum, uma vez que está projetada para captar unicamente a impressão digital do utilizador.
Ainda assim, as questões de privacidade são trazidas a debate. Não deveria ser possível que uma app de terceiros tivesse a capacidade de aceder e mostrar a imagem captada por este sensor. Assim, torna-se evidente que qualquer pessoa mal intencionada possa utilizar esta brecha para espiar os utilizadores.
É importante referir que, depois deste teste, vários utilizadores tentaram a mesma proeza, contudo, alguns sensores deixaram de funcionar convenientemente. Portanto, aconselhamos a que não tente reproduzir esta ação no seu smartphone.
Este artigo tem mais de um ano
Mais chinesices.
Mas qual é o espanto?
É um sensor ótico, e como tal, a Xiaomi na MIUI inclui uma ferramenta de testes para o hardware todo.
É uma camera fotográfica óbvio mas serve apenas para ler a impressão digital.
A questão é que os dados dum sensor biométrico não deveriam ser acessíveis a uma aplicação a correr no sistema operativo – é uma falha de segurança enorme. Nem vou falar em termos de poder ou não ser usada como uma câmera, só o facto de se poder aceder a um sensor dum sistema de segurança já é suficientemente grave.
Ainda bem que o Tadeu respondeu porque eu ia ser mais agressivo e provavelmente o meu comentário não iria sair da aprovação como milhares de vezes não sai.
Quer dizer como era a dizer mal da Xiaomi provavelmente ficava logo aprovado. Se fosse da Apple a história é outra.
E tenho um xiaumi desses kkkkkkk vão andar a vigiar o Abreu?
A emui do xiaomi na china é diferente da emui no resto do mundo, ou seja uma para a china e outra para o esto do mundo.
No Xiaomi mi 9 lite também da, mas não dá para perceber nada, só uma imagem preta como nesse vídeo.
Um smartphone chinês a espiar o utilizador? Wow que novidade! O que vem a seguir , os chineses criarem uma epidemia que por causa deles milhares de pessoas em todo o mundo vao morrer?
espiar com uma imagem completamente preta que nao da para ver nada sendo que têm uma camara frontal sempre apontada para ti este deve ser o artigo mais estupido que ja vi.
concordo plenamente. Não sei qual é o espanto com o facto de ter uma camera que lê a impressão digital. Até parece que todos os fabricantes de smartphones no mundo não fazem o mesmo…
Acho que o espanto é poder aceder a uma câmera dum componente de segurança que deveria estar inacessível a partir do sistema.
@tadeu, qual é o stress? tens medo de ver a tua própria impressao digital?
e nao venhas com essa treta dos dados biometricos, porque sabes la o que os outros ditos fidedignos fazem com esses dados…
mesmo que algum “acaro” consiga aceder ao smartphopne, acho que ha coisas mais interessantes e valiosas de espiar ou roubar do que a impressao digital….
a mim não me stressa nada, não tenho os ditos aparelhos!
Outros não permitem este tipo de acesso…
Se uma aplicação a funcionar no smartphone pode aceder directamente ao sensor biométrico, pode igualmente fazer outras coisas com esse acesso – imagina, aceder a dados no aparelho “protegidos” pela impressão
Uau descobriral que sensor de impressao digital tem uma camara ? ja à bastante tempo meus amigos, e pelos visto dá uma imagem bastante nitida
Fonte? No meu xiaomi a imagem é preta.
Ou é um bitaite?
ironia…. ahahhaahahaahahaah
Não consigo perceber todos os problemas com a China e a recolha de dados quando a Google o faz a imensos anos e muitas das vezes sem autorização, Facebook não é empresa chinesa senão o Trump já tinha encerrado a mesma a muito….só é problema se for dos chineses ,se for americana não há problema pois são todos sérios… ahah
Esqueceste de mencionar que a Microsoft também o faz com o windows e que a Apple o faz com as icoisas e com Macost.
Desculpa lá mas confio mais em ter um telefone Android com cenas google ligadas ao meu wi-fi do que um knock-off chinês. É como comprar Pen Drives no ebay, ou discos, sorry mas não.
Isto não é relativamente à Xiaomi que até é uma empresa considerada “séria” mas o que não faltam ai são devices chineses duvidosos.
Deixa eu desenhar para ti:
https: //www.dw.com/pt-br/1989-massacre-na-pra%C3%A7a-da-paz-celestial/a-567775
https: //www.bbc.com/portuguese/internacional-50457821
https: //www.dw.com/pt-br/uigures-s%C3%A3o-condenados-em-julgamentos-fraudulentos-em-campos-na-china/a-53731794
e isso é só a ponta do iceberg do genocidio lá cometido desde sempre, e para refrescar:
https: //www.bbc.com/portuguese/internacional-42033007
Se nada dito acima é importante para ti, já podes receber o certificado de toto
Artigo ridículo, a tentar dramatizar uma coisa que TODOS com sensor de impressão digital debaixo do ecrã utilizam.
O sensor tem uma câmera? NÃO!!
O SENSOR É UMA CÂMARA tal como todos os sensores ópticos de impressão digital, jesus já chega a dar nojo essa propaganda anti China, já ouviram falar do Edward Snowden? Lol