Próxima grande novidade da Apple pode ser um pin vestível com IA. O que foi revelado?
A próxima grande revolução tecnológica pode chegar com um dispositivo que, não sendo um smartphone, será tão revolucionário e funcionará com Inteligência Artificial (IA). Pelo menos, é nisso que o ex-designer da Apple, Jony Ive, e o cofundador da empresa responsável pelo ChatGPT, Sam Altman, acreditam. Aparentemente, a Apple também.
Após juntar-se ao ex-designer da Apple, Jony Ive, em setembro de 2024, o cofundador da OpenAI, Sam Altman, revelou um novo projeto ambicioso que culminará na apresentação de um hardware baseado em IA.
Numa entrevista dada ao The New York Times, na altura, Ive confirmou que trabalhava em estreita colaboração com Altman para construir um novo tipo de dispositivo alimentado por IA generativa.
Embora não haja muitos detalhes, sabe-se que este dispositivo deverá permitir que tenhamos o ChatGPT sempre à mão, procurando ser tão revolucionário quanto o iPhone.
Por sua vez, contudo, trará a "paz e tranquilidade", segundo os criadores.
Mais especificamente, sabe-se que deverá ser "um dispositivo do tamanho da palma da mão, sem ecrã, que possa captar sinais audiovisuais do ambiente físico e responder às solicitações dos utilizadores".
Apple prepara a arma para uma batalha que ainda nem começou oficialmente
Entretanto, após o insucesso do AI Pin e com um dispositivo da OpenAI a caminho, a Apple parece estar a desenvolver um pin vestível com IA, equipado com câmaras e microfones, e concebido para captar o ambiente do utilizador, conforme reportado pelo The Information.
O alegado dispositivo será fabricado em alumínio e vidro, e terá aproximadamente o tamanho de uma AirTag, com uma estrutura "fina, plana e circular".
Forget OpenAI.
Apple may be working on its own AI Pin.
here’s what’s leaked so far 🧵 pic.twitter.com/llGdrAuctt
— Rituraj (@RituWithAI) January 22, 2026
Segundo a mesma fonte, este suposto pin de IA da Apple contará com uma lente padrão e uma lente grande angular, bem como três microfones, um altifalante, um botão físico numa das laterais e suporte para carregamento sem fios.
O dispositivo encontrar-se-á ainda numa fase inicial de desenvolvimento, podendo chegar ao mercado já em 2027, conforme avançado.























As especulações sobre a linha de três produtos inteligentes de Jony Ive/ Sam Altman:
– “uma caneta inteligente
– um dispositivo “contextualmente consciente” que deverá permitir digitalização em tempo real, como transcrever notas manuscritas diretamente para o ChatGPT e interação por voz — irá, supostamente, funcionar como um assistente pessoal sem ecrã, permitindo comandos e conversas fluidas.
– um terceiro dispositivo, ainda em fase de avaliação de desenvolvimento, cujas informações são escassas.”
Isto é o futuro combinado com um holograma e uma AI pessoal, quem o conseguir fazer primeiro vai ganhar rios de dinheiro.
de novo isso?
A minha sugestão? Adaptação do Apple Watch que dê para pendurar ao pescoço, prender na lapela do casaco ou, claro, usar no pulso, mas com IA sempre à escuta e sem gastar mais do nosso bolso em mais dispositivos!
Ja existe o alpin…feito por ex funcionarios da apple. Andam desatentos aqui como sempre ne?
o desatento foste tu 🙂
O AI Pin faliu
Estamos pertinho de ter nossas próprias ferramentas de comunicação Star Trek!
Se todos os gadgets ligados à nuvem tivessem sido impostos, teríamos guerras civis.
É de se tirar o chapéu aos parasitas decisores. Depois de 1945, souberam fazer muito bem as coisas.
Microfones e câmaras em cada cidadão, com a capacidade de indicarem, em tempo real, a localização precisa.
Gravação de dados que determinam o perfil de cada um desses cidadãos, assim como dos seus familiares, amigos, conhecidos e inimigos, mais fotos e vídeos do seu quotidiano, via redes sociais.
Admirável mundo novo, onde o gado vai pelo próprio pé para o matadouro, pois não tem nada a esconder e nega a si próprio o direito à privacidade.
Entretanto, os regimes democráticos, na generalidade, escondem dados que deveriam ser do conhecimento geral.
Apple e IA na mesma frase, é cómico por si só.
Como se os smartphones já não fossem uma salganhada difícfil de resolver, agora vamos ter pessoas a vestir Apple, Meta, etc… pqp só quero um “wearable” que lixe “wearables” fica a dica para uma possível oportunidade de negócio.
Como fica a privacidade das pessoas em relação, à captação de imagens e audio?