Huawei prepara-se para surpreender novamente o mercado dos smartphone?
As evidências de que a próxima tendência para os smartphones será a câmara frontal escondida no ecrã continua a crescer. A ZTE já tem no mercado um modelo e prepara-se para lançar outro, a Samsung e a Xiaomi deverão apresentar já em agosto também as suas propostas e até a OPPO já revelou um pouco do que estará a criar. Da Huawei ainda não existiam avanços nesta área (pelo menos conhecidos), no entanto, uma nova patente revela o caminho que pretende seguir.
Uma nova patente mostra um design de smartphone com câmara de selfies escondida e ainda um módulo traseiro de três câmaras.
De forma quase certa, em agosto teremos um dobrável da Samsung e um Mi MIX da Xiaomi com câmara de selfie por baixo do ecrã. Esta característica trará aos utilizadores uma verdadeira experiência de ecrã completo. O notch ou o orifício que albergam as câmaras desaparecem assim, e não há nada que perturbe a visualização de conteúdos multimédia.
A OPPO, por exemplo, é outra das fabricantes que já veio publicamente revelar um pouco daquilo que está a desenvolver neste campo.
https://twitter.com/oppo/status/1135393369113280512
A proposta da Huawei, ainda sob forma de patente
Numa patente recente, divulgada pelo LetsGoDigital, são reveladas então as intenções da Huawei para esta área do design e construção de um smartphone.
As linhas gerais revelam um desing comum dentro da empresa, principalmente quando olhamos para as laterais, com molduras finas. Também o módulo de câmaras na traseira já foi visto em vários modelos Huawei e Honor.
Esta patente foi registada no China National Intellectual Property Administration, não havendo referência à WIPO, organização internacional. De certa forma, poderemos assumir uma aposta no mercado chinês, onde os smartphones da empresa têm mais expressão.
Neste desenho, na parte frontal, há uma estrutura extraordinária, com margens muito reduzidas e onde se vislumbra, em cima, o altifalante, mas de forma muito discreta.
Esta poderá ser assim a próxima grande aposta da marca que esperemos que se espalhe pelo mundo.
Este artigo tem mais de um ano
Cook riu e disse que em 2026 a apple ia ter também 🙂
Pode ser que saia uma camera frontal de jeito se formos a comparar com a qualidade das cameras debaixo do ecra do android.
Nunca percebi a embirração com o notch. É uma zona marginal do ecrã que pouca diferença faz na visualização de conteúdo ou na utilização de um smartphone.
PTO
OLha que não.. uma coisa é habituares-te outra é não teres completamente. Eu noto sempre a diferença do meu Mi9T para outros.
faz faz ahahahah. depois de usares e te habituares a “ecrãs completos” não tens como voltar atrás.. pra mim o meu mi mix3 é um dispositivo difícil de substituir só por essa questão.. o SD845 já começa a mostrar a idade bem como as camaras.
Dizes isso pq a Apple ainda nao inovou nada
Realmente concordo PTO, também nunca entendi a questão do notch embora nos Iphones sejam mais estranhas e maiores. Mas ainda assim acho que a melhorar, venha por bem… e as câmeras embutidas vêm realmente melhorar, é mais clean e aproveita-se completamente o ecrã!
AHAH AHAHAHAHHA Silvio em 2026? Imagino o CEO da ZTE então deve andar a nadar na própria urina de tanto rir isto em 2021 :)… Se for como o AirPower espera sentadinho que custa menos! 😀
nao é uma questão de notch ou embirração. Os telemóveis evoluem constantemente e este é um dos próximos passos (à seguir pela Apple em 2026 claro)
A Huawei já vendeu um modelo em que a câmara das selfies saia do corpo do dispositivo, tipo periscópio. Era uma proposta bastante interessante e um bom compromisso para quem não gostava de ver o tal notch. Nunca percebi porque não deram continuidade a essa solução em outras marcas e modelos…
Concordo, é o mesmo sistema do meu mi9t, para mim de longe a melhor solução para a câmara frontal, ou a solução do Asus também é top. Quem usa ecrã sem notch não quer outra coisa.
A huawei e outras dezenas… O problema são as partes móveis. Eu tenho um e adoro mas admito que ter um motor a puxar a câmera não é a melhor solução. É por isso que não deram continuidade
Sim, estou muito supreendido… telefones em formato barra do tamanho de um tijolo com mais uma ou duas funcionalidades, mais do mesmo, praticamente são todos iguais…isso já nao supreende niguem…