TSMC vai aumentar a sua capacidade de produção de chips de 5 nm
TSMC é o nome que mais se destaca quando falamos em chips ou semicondutores. A gigante taiwanesa é a uma das maiores fabricantes destes componentes, sendo a responsável pelo fabrico dos chips que dão origem aos equipamentos mais procurados atualmente no mercado.
Contudo, estamos a atravessar uma crise no que respeita à escassez de chips. Nesse sentido, a TSMC anunciou que vai aumentar a sua capacidade de produção de wafers para 5 nm já durante este trimestre.
A TSMC é a responsável pelo fabrico em massa de grande parte dos chips de litografia 5nm e 7nm, fornecendo os componentes necessários para os processadores topo de gama mais recentes, como é o caso do A14 Bionic do iPhone 12.
Mas a taiwanesa está um passo à frente da concorrência, pois já começou a desenvolver o processo de fabrico de 3nm e prepara também o de 2nm.
No entanto, numa fase em que há falta de stock de chips em todo o mundo, a fabricante já conseguiu arranjar uma solução.
TSMC vai aumentar aa capacidade de produção de 5nm ainda este trimestre
No início do mês de março de 2020, a TSMC conseguiu aumentar a sua produção mensal de wafers de 5nm de 105.000 para 120.000 unidades. Mas de acordo com fontes da indústria, a fabricante de Taiwan vai conseguir aumentar novamente a sua capacidade para 150.000 wafers por mês. E este aumento será conseguido ainda durante este trimestre de 2021.
Tal como já aqui indicámos, a Apple é a principal cliente da TSMC para os chips de 5nm. Desta forma, a marca da maçã ficará então com praticamente todas as unidades desta litografia produzidas pela taiwanesa. Os últimos rumores indicam mesmo que a Apple reservou 80% desta produção.
Para além da empresa de Cupertino, também a AMD e a MediaTek são fortes clientes da TSMC. Assim, poderemos perspetivar um aumento de stock de equipamentos já durante os próximos meses.
Este artigo tem mais de um ano
Este aumento de produção a 5nm não resolve em quase nada a dita escassez, já que não é a 5nm que tem havido propriamente falta. Os 5nm apenas interessam para novos chips já desenhados para 5nm, ou seja para o que já estava programado… Não vai resolver problemas actuais da AMD ou Nvidia, por exemplo. O máximo que fará é dar uma opção para alguns chips da Qualcomm.