TSMC reconhece que investir na indústria de chips dos EUA é um desperdício de dinheiro
Nos últimos anos as notícias sobre a indústria de chips tem ganho uma maior notoriedade, muito devido à escassez de componentes provocada pela pandemia da COVID-19, onde as pessoas tiveram uma maior consciência da importância deste setor.
Mas há agora uma informação curiosa, pois segundo a gigante TSMC, a maior fabricante do mundo de semicondutores, o investimento na indústria de chips dos Estados Unidos da América é um desperdício de dinheiro.
Investir em chips dos EUA é um desperdício de dinheiro, diz TSMC
De acordo com as informações, o fundador da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), Morris Chang, deu uma recente entrevista onde basicamente reconhece que a tentativa dos EUA em aumentar a sua produção de chip será "um exercício fútil e dispendioso".
A opinião do executivo da gigante taiwanesa deve-se a uma combinação de fatores, como a grave e acentuada escassez de talentos no setor da manufatura, a par dos custos mais elevados do fabrico de chips nos EUA do que em Taiwan. Morris diz mesmo que esta produção ficaria 50% mais cara.
Por outro lado, o executivo reconhece que a oferta de talentos de design nos Estados Unidos é a melhor do mundo. E adianta que "Taiwan tem muito pouco talento em design e a TSMC não tem absolutamente nenhum. Mas para desenvolver e fazer crescer uma indústria de fabrico de chips bem-sucedida, os EUA precisariam de lidar com a sua própria grave escassez de talentos em fabrico". Morris explica ainda que:
Os custos de fabrico nos Estados Unidos são simplesmente proibitivos, e a TSMC tem dados para provar isso graças a 25 anos de fabrico na sua fábrica de Oregon. A fábrica é lucrativa, mas os planos de expansão foram praticamente abandonados. Éramos extremamente ingénuos ao esperar custos comparáveis, mas fabricar chips nos EUA é 50% mais caro do que em Taiwan.
O CEO da giganta taiwanesa afirma no entanto que a produção nos EUA irá aumentar, nem que seja pouco. Mas acredita que "haverá um grande aumento no custo por unidade e será difícil para os EUA competir internacionalmente".
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Register
Neste artigo: chips, EUA, Morris Chang, TSMC
Pronto, está na hora de os EUA parar suporte militar a Taiwan para mudarem de ideias. Mais vale mais caro do que ser bombardeado pela china.
Os EUA ainda não tem medo da força militar Chinesa. Ps todos temos o dever de lutar, de todas as formas, contra os ditadores
Vamos deixar de importar petróleo da Arábia Saudita, pois é um dos piores países em termos de direitos humanos e liberdades.
Acho que não é só a falta de talento é o custo de mão de obra, para produzir barato tens de de ter bons processos de produção e também mão de obra barata.
Mas também estar completamente dependente de Taiwan, não é muito bom.
Taiwan tem mão de obra barata? Essa é boa. Têm um GDP per capita praticamente igual ao americano, mais de 50% acima do português, e têm um salário médio mensal perto dos $4500. Portugal não é o melhor exemplo para comparar, mas o salário médio por aqui ronda os 1300€. Por essa ordem de ideias, aqui é que seria bem baratinho fazer chips LOL.
Está a ver que o chão lhe vai sair debaixo dos pés…
+1
As máquinas, energia e instalações custam o mesmo; não acredito que o salário de um trabalhador altamente qualificado em Taiwan seja muito inferior a um nos EUA; assim como não acredito que não pudessem enviar alguns de lá para os EUA.
Daí que desta mensagem tiram-se duas conclusões:
1) a TSMC explora e paga mal aos seus trabalhadores
2) o medo que os clientes como Apple e AMD produzam nos EUA/ Euros é muito alto
Estás-te a esquecer que o custo de vida em ambos os países não é sequer comparável.
“Vamos explorar trabalhadores de outros paises, e proteger os nossos”
Esta tudo ligado. Actualmente ou de à umas decadas para cá caso não tenham reparado os ” ditadores ” são pela ” finança ” ( as empresas de rating por exemplo ) ou a tal não falada ” violência econômica ” . Estas coisas não são faceis ou simples de se falar porque também estão ligadas a estratégias de fundo imperialistas ( U.S.A.; China; Russia , só para sitar algumas ou as com maior visibilidade no momento). Trata-se portanto de temas de tal ordem complexos que dissecar num comentario ficaria e fica sempre incompleto, inconscientemente e de dificil compreensão. Teriamos de ir ao inicio da emissão de divida dos varios Paises…, e as suas varias politicas, sejam as internas como as externas.
O que podemos facilmente verificar são as dividas de cada Pais, mas, como já ocorreu com a Grecia, que teve a ” ajuda ” da Goldman Sachs ” para aldrabar as contas ou os números para a mesma Grecia entrar na C.E.E…. Facto que beneficiou directamente os U.S.A. directamente . Sabem qual é a divida dos U.S.A.?
É superior a 134%, da Russia 19%.
Volto a lembrar que foram e são os ocidentais, graças à sua gula e falta de escrúpulos e visão para alem do lucro facil que migraram as suas indústrias para a china ou Asia, portanto premiaram o tal sistema ao ponto dos mesmos hoje serem as fabricas do planeta… mas empobreceram os seus Paises no final das contas e esta é ou será uma lição que sairá sempre muito mais cara. Até podem dizer como o outro “… vamos dar o golpe em quem quisermos …” , mas acabaram sempre por se revelar, mas tambem por sofrer consequências. E esta é uma delas.
Estão como medo de perder a mama.
O meu concorrente é sempre pior, mais caro e ineficaz que eu. Claro que quem começa agora tem de investir sem ter vendas no imediato. Mas já se viu que quem é dependente nos negócios é estúpido.
Correção – Inconsistente e não inconcintemente.
Sorry !
popo. Produzir em Portugal é que está a dar. Baixos ordenados e povo submisso.
Especialmente se houver uma guerra nuclear… taiwan esta a apostar no cavalo errado..
Mas também é verdade que cada um com o seu dinheiro faz aquilo que quiser, e portanto taiwan pode investir nos EUA, mas a primeira coisa que vai acontecer é que os EUA vão roubar o knowhow dos Tawaneses..
Em outras palavras.. os EUa vão comer o kunami a Taiwan.