Quantcast
PplWare Mobile

TSMC decide mesmo aumentar o preço dos seus chips, exceto para a Apple

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Castro says:

    Já era de esperar. A Apple tem contratos mais privilegiados com a TSMC, domina sempre desde o início o volume de produção nos processos mais caros.

  2. Joao Ptt says:

    Felizmente mesmo com tais aumentos deve continuar a ser infinitivamente mais barato que construir as fábricas, comprar as máquinas, contratar os trabalhadores, lidar com greves, lidar com sindicatos, tudo lá nos EUA.
    Por isso vão ter de pagar e calar.

    Admira-me o contrato com a Apple não aumentar também ao mesmo nível das outras, não é como se a Apple tivesse alternativas viáveis… ou fosse gastar milhares de milhões para fazer a sua própria fábrica… aquilo é uma empresa de espremer toda a gente para ganhar ao máximo… os aumentos de custos na produção são reflectidos no preço pago pelo consumidor e até com um ligeiro aumento de lucros se for necessário, pelo que a empresa nunca sai prejudicada a menos que não consigam enganar gente suficiente nas vendas de determinado produto, o truque é só arredondar o preço para cima e acabar em 99.

    • PauloS says:

      Nao aumenta a Apple por uma razao de gratidao. Foi a Apple que deu a mao a TSMC para chegar onde chegou. O chip A9 para o iphone 6s era feito pela samsung e pela tsmc que na altura estava até atrasada com 16nm contra 14nm. Foi a Apple que investiu e fez a empresa crescer e hoje tem prioridade pelo tratamento que ja foi alvo da Apple. A gorila glass é igual, estava na falencia e foi a Apple que recuperou a empresa e a catapultou para o sucesso. No mundo dos negocios a gratidao é das melhores ferramentas para o sucesso, nunca cuspir no prato de quem nos deu a mao.

      • Castro says:

        :S inventa menos se faz favor! em negócios destes não há lugar para gratidão.
        gorila glass não é uma empresa, é um produto da Corning que já era uma empresa de grande dimensão muito antes dos smartphones – nada de falências!

        • PauloS says:

          Se nao sabes o que dizes mais valia estares calado! A apple é a maior financiadora da TSMC, por isso tem prioridade sempre! Um ignorante como tu devia era aprender com quem sabe, e eu que estou por dentro dos negócios da Apple sei do que falo.

          • Samuel MGor says:

            Mas vai ser graças à Apple que vai perder clientes. Se houver beneficiados então os outros vão para os concorrentes.
            Apple has RIP TSMC

          • V.T. says:

            Para o Palinho são todos ignorantes… Avé César!

          • Castro says:

            com esse tipo de discurso podemos concluir que não sabes do que falas.

          • PauloS says:

            Samaelgor claro que nao. Ve-se mesmo que n percebes muito do assunto. A TSMC é a maior e melhor fabricante de chips do mundo, as outras preferem ser a 2a e 3a opcao mesmo sabendo que a Apple tem prioridade do que irem para outra fabricante. A propria intel e nvidia sabem que a Apple tem prioridade e mesmo assim pagaram e bem para ser a TSMC a fabricar os seus chips. A Amd é outra que precisa da TSMC e nao vai mudar!

          • Samuel MGor says:

            Então eu é que não sei? Mas afinal és tu que não sabes? A AMD fez negocio com a Samsung para que esta faça os chips AMD de 3 nanometro. Caso não saibas ainda os chips da Tesla e da Qualcomm também são produzidos pela Samsung. Cada vez mais os clientes deixam a TSMC.

          • PauloS says:

            Oh samuelGor a AMD passou para a samsung porque a TSMC é que os rejeitou pois ja faz para Apple, Intel e Nvidia que sao muito mais relevantes! A samsung n presta, e basta ver os exynos como sao sempre o soc mais fraco do mercado

    • Castro says:

      É a Apple que na prática ajuda em boa parte do financiamento da TSMC para as novas fábricas para os chips da Apple, pagando adiantado. Pagar adiantado dá muitos privilégios (nos contratos), e provavelmente será mais dispendioso do que o que as outras empresas no fim têm que pagar.

  3. oh says:

    Faz sentido. Boa decisão na minha opinião. Nãos faz sentido prejudicar o melhor/principal cliente.

  4. Profeta says:

    Mas a Nvidia ja veio dizer que tambem quer os chips mais baratos. Como e que vai ficar essa historia ? Divorcio anunciado ? Vamos ver.

    • Milhais says:

      O pplware tem que fazer update aqui a noticia, visto a Apple ja ter aceite o aumento dos precos.
      Nao ha ca almocos gratis, esta tudo mais caro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.