PplWare Mobile

Está aprovado! Europa vai ter novo carregador universal! E agora Apple?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Castro says:

    A mesma questão pode ser colocada a várias outras marcas já que também obriga o carregamento fast-charging a seguir standards.

  2. Manuel says:

    Agora? Agora é fácil. Vão vender adaptadores e com isso ganhar ainda mais dinheiro. Bem jogado UE ! “facepalm”.

  3. Joao Ptt says:

    Naturalmente que todos os iPhones lançados até à data limite terão o carregador específico Apple, e depois das duas uma, ou passam a ter um conversor oficial pago à parte claro porque meio ambiente e cenas, ou deixam de incluir uma forma de carregar com cabo e têm de carregar com um carregador sem fios específico aprovado pela Apple… para segurança do vosso iPhone e para melhorar o desempenho financeiro com este rombo financeiro inaceitável causado por esta medida anti capitalista.
    Pelo menos é o que espero da gananciosa Apple.

  4. Riki says:

    Ou vem sem carregador por cabo, queremos carregar? Tem que ser sem fios mas não pensem que vai baixar preços

  5. Riki says:

    Ou vem sem carregador por cabo, queremos carregar? Tem que ser sem fios mas não pensem que vai baixar preços

  6. mlopes says:

    no contexto em que “A legislação abrange telemóveis, tablets, câmaras digitais, auscultadores, altifalantes portáteis, consolas de videojogos portáteis, altifalantes portáveis, teclados, ratos, auscultadores portáteis e aparelhos de navegação portáveis.” o que implica que tantas e tantas marcas vão ter que fazer adaptações em imensos dispositivos, o artigo mencionar apenas a apple é super estranho…

    • Joao Ptt says:

      Apesar da Apple não fazer, aparentemente, publicidade em lado algum, pelo menos nunca vi um anúncio da Apple em Portugal, por algum motivo é uma empresa com publicidade gratuita vinda de todo o lado.
      Ok, e o que isso tem haver? Que a Apple é famosa por criar as coisas de forma a serem sempre incompatíveis com tudo o resto a menos que seja extremamente benéfico para os seus lucros fazer algo compatível.
      A malta que compra iPhones tende a ser rica, e mesmo quem é pobre e compra iPhone tende a ser mais vocal quando paga bem e ficam mal servidos ou se sentem mal servidos. As pessoas estão fartas de irem a todo o lado e de não conseguirem carregar os seus dispositivos Apple caríssimos sempre que se esquecem ou perdem os seus carregadores, porque imensa gente tem Androids e esses usam várias outras fichas para os carregadores entre os quais o USB-C que se tem vindo a afirmar nesse mercado como o mais predominante entre os fabricantes.

      • Tiago Rodrigues says:

        A Apple faz publicidade em Portugal… até na TV tuga já vi publicidade…
        Mas muito muito pontual!
        ( sem estar associada a qualquer operadora )

    • Manuel da Rocha says:

      A maioria das empresas já está a vender aparelhos com entrada USB-C. Só versões produzidas antes de Maio de 2022 é que ainda usam outros formatos, como mini e micro USB.
      Daqui para a frente as novas serão todas USB-C.
      A Apple é que avançou para tribunal, onde gastou 730 milhões de euros, para contestar esta decisão… e perdeu.
      A protecção aos 183000 milhões de lucro mensal da Apple, na Europa, acabou-se. Já perderam a isenção por terem sede na Lituânia. Já perderam o retorno de 50% do IVA, acima de 7%, de qualquer país europeu.
      Por isso é que vão aumentar as comissões para pagamentos e compras, in-app, em 24% já e um novo aumento de 70% está anunciado para ser dividido entre Janeiro e Junho de 2023.

    • Samuel MGor says:

      Explica lá isso do teclado e ratos? Que eu saiba os teclados e ratos portáteis usam pilhas e só precisam do conector wireless.

  7. Manuel Araújo says:

    Sempre defendi isso e ainda me lembro de há uns anos, cada marca cada ligação diferente para carregar, nomeadamente a Nokia que tinha uma ligação diferente de todas as outras, para fidelizar clientes, digo eu. espero que seja de vez!

  8. Jorge Rosa says:

    Muito bem! – Também todos os equipamentos deveriam ser obrigados (pela legislação) a facilitar as suas reparações por parte de “lojas” de assistência, ao invés de ser tudo descartável e de dificultarem esse processo propositadamente. Como é (o mau) exemplo da Apple. (Para mim não me afecta, pois NUNCA comprei nada dessa marca… Exactamente por isso, entre outras “coisas” também…)

  9. PauloS says:

    O lightning quando saiu a alternativa era o micro usb…..o USB C hoje em dia é melhor mas atencao que se n fosse a apple com o lightning ainda usavam micro usb….isto vai acabar com a inovacao! Europa cada vez pior

    • Joao Ptt says:

      A Europa está mais preocupada com o lixo ambiental; com o desperdício de ter de ter vários carregadores para carregar dispositivos que poderiam utilizar a mesma coisa; e com o facto de as pessoas quando estão fora de casa e por algum motivo não têm um carregador consigo muitas vezes não conseguirem carregar porque existem tantos carregadores diferentes que muitas vezes nenhum deles é compatível o que cria frustrações todos os anos em milhões de pessoas incluindo nos políticos que criam estas leis.

    • LG says:

      Lol… se não fosse a Apple claro…

      Pela tua lógica posso dizer o contrário:

      Usava se micro-usb quando a Apple ainda usava o antigo 30-pin…. “mas atencao que se n fosse a evolução da standard USB com o microUSB, a Apple ainda usava o 30-pin connector”

      lol… este pessoal pensa que a tecnologia não evolve… que tem que ser sempre a Apple…

      • PauloS says:

        Foi a apple que com o lightning ajudou a desenvolver o usbC. Sem a Apple nao tinhas usbC, sao factos.

        • Food Eat says:

          Fazes ideia do que dizes ou vieste aqui mandar só uma posta de pescada?

        • qui says:

          Que raio de mentiroso e desinformador és tu? Um dos que paga 7000 euros pelo novo IFolder e aparece aqui a dizer “Comprei o único telemóvel dobrável de 8′ do mundo e por 0,1% do preço que pagaria por outro, além de pagar 1200 euros, anualmente, pelo SIM”?
          A Apple foi CONTRA o USB-C. Chegou mesmo a apresentar o novo lightning em 2019. Só que viu o mercado de carregadores sem fios, a 400 euros por carregador, como uma forma de fazer mais 70000 milhões de dólares de lucros. Daí que acabou por aceitar que é mais fácil apresentar uma cedência e passar a cobrar 500 euros pelo próximo carregador sem fios do Iphone 15. Ganha mais e aceita a decisão, fazendo publicidade nos milhares de milhões de “greves climáticas”.

        • Samuel MGor says:

          Quem desenvolveu essa tecnologia não foi a Apple!! Foi a Intel em 2009 e a Apple copiou a tecnologia e mudou-lhe o nome em 2011 😛
          Pelos menos devias saber que a tua adorada Apple copia as tecnologias dos outros.

          • Tiago says:

            Estas enganado. O primeiro aparelho no mundo com usb C foi o macbook 12 da apple. E sim a apple criou o usb C

          • Samuel MGor says:

            Tu é que estás enganado não foi a Apple mas sim a intel a criar a tecnologia e como disse foi a apple que copia a tecnologia e mudou-lhe o nome.
            Provas:
            “On the initial USB Type-C press release from 2013, Intel, Texas Instruments and the USB Working Group are on the release without any sign of Apple.”

    • oh says:

      +1
      O único comentário de jeito que li por aqui.

      O lightning quando saiu veio resolver um problema que existia na altura (bem por resolver, mau por não ser aberto a todos). Neste momento essa questão é precisamente oposta. É altura de mudar para uma tecnologia melhor, não fingir que é melhor *cough* jack 3.5 *cough*

  10. Presidente das Couves says:

    Já existem adaptadores até de marcas conhecidas no mercado em todo o lado na Internet (eBay, Amazon, Aliexpress, etc) a venda a anos, quem comprar na marca sem se informar ligeiramente gosta de deitar dinheiro fora, basicamente é isso.

  11. someone says:

    Fácil…tira-se a porta de lightning e fazes tudo por carregamento por wireless…
    Até haver, não há leis dentro da UE para carregamento por wireless…

    • PauloS says:

      Nao vale a pena! Transferencia de dados por cabo ainda sao superiores a wireless, carregamentos wireless nao sao eficientes no consumo de energia e a Apple é uma empresa cuja bandeira da sustentabilidade e amiga do ambiente está sempre presente. O magsafe melhora muito a eficiencia em relacao a concorrencia mas ainda assim o cabo é a melhor solucao. Nao ha nenhuma solucao wireless que transfira dados a 40gbps como a thunderbolt 4 por ex

    • Joao Ptt says:

      Claro, para a Apple é simples manter o lightning até à data limite permitida pela UE, e depois no novo modelo a seguir lançar com um wireless proprietário, só para manter o seu domínio nos acessórios, claro opcionais, e bem pagos.

  12. Ana Rita says:

    E agora? E agora finalmente os iphones nao vao ser o topo de gama com a transmissao de dados por cabo mais lenta do mercado, defeito ha muito apontado. O lighting é estupidamente lento a transferir dados. Finalmente USB-C e alem de uniformizar os carrrgadores e cabos em todo o lado, é a oportunidade da Apple voltar a mostrar que os criadores de conteudo RAW e video podem tansferir a velocidades bem maiores para o seu mac e editar. É a possibilidade de corrigirem os frageis cabos de carregamento que se detreoram facilmente geranto enorme desperdicio de cabos estragados

    • BC says:

      Prova de que não sabes do que falas, é que os iPhones são das poucas coisas da Apple que ainda usa Lightning. Os ultimos Macs, iPads Pro, etc, usam USB-C.

  13. Pedro says:

    O ipad pro 12,9 da 5th gen já trás porta USB-C por tanto em breve vai ser os iphones tambem

  14. Tiago C says:

    Quando o dia de mudança for realmente obrigatório, a Apple fará a dita mudança do que foi comentado assim que deixou de vender carregador nas caixas, que é, deixará de ter porta lightning ou usb-c.
    E passará a vender iPhones somente com carregamento por indução.

  15. Winetree says:

    Os únicos dispositivos apple que não usam usb-c são o iPhone, Ipad (o pro e o air usam usb-c) e o Magic Mouse…
    Têm de perceber que há uma gigantesca base de acessórios Lightning em casa das pessoas e nos Stocks de imensos fabricantes, não é fácil mudar. Nunca é, mas não é por haver nenhuma limitação. Já se usa USB-C à muito tempo no ecossistema Apple..

  16. Security says:

    E agora? Agora vai desaparecer o carregamento por cabo xD Já para lá caminha, não se nota?

  17. Vanadu says:

    Deixando uma piada… A Apple vai “reclamar” mais uma melhoria, a novidade de usar o usb-c. Apple sempre na Vanguarda.

    • PauloS says:

      A Apple foi a primeira a usar USB-C num produto seu, o macbook air. Alem dos macbooks, tb os ipads pro e air ja usam USB-C. Se estivesses calado fazias melhor figura, mas agora ja sabes!

  18. MUIT says:

    ~ Quando se aplica o novo regulamento?
    Não antes de 2025: Após 20 dias da sua publicação, os Estados-Membros terão depois 12 meses para transpor as regras e mais 12 meses após o período de transposição para as aplicar.

    – A Apple é a principal atingida por ter que incluir portas USB-C no iPhone?
    Parece-me que não. Diz o regulamento: todos os dispositivos que têm suporte a carregamento rápido terão de ter a mesma velocidade de carregamento, de modo a permitir que os consumidores “deem mais energia aos seus equipamentos à mesma velocidade com qualquer carregador compatível”. Parece-me que que vai haver aqui confusão.

  19. Manueelv says:

    E como se carrega varios dispositivos com voltagens distintas.. Isso so se pode aplicar a smart phones e acessórios! Nunca um pc portatil podia ser carregado dessa formas, devia de ser lindo ligar um carregador de 19v a um portátil de 12v..

    • dan says:

      Apenas será para os portáteis depois da data limite, ou seja nessa altura a tecnologia de carregamento será alterada, Importante , será a construção de cabos que permitam correntes de carregamento elevadas.

    • poiou says:

      O USB C permite a negociação das condições de carga. Ao ligar um.equipamento ao carregador, o carregador “pergunta” ao dispositivo qual a inte sidade e corrente e adapta-se.
      Já o USB tradicional tem limite de 5v.
      Isto é interessante porque no limite até permite carregar as colunas, o smartphone e o portátil com o mesmo carregador.

  20. SANDOKAN 1513 says:

    “Virá o iPhone 15 com interface USB-C?” Isto nem se pergunta.Obviamente a Apple vai ter que obrigatoriamente acatar esta decisão para os seus iPhones na União Europeia.

  21. secalharya says:

    É uma vergonha um equipamento vir sem carregador/cabo.

  22. Samuel MGor says:

    Isto ainda vai dar panos para mangas!! A UE e o PE estão cada vez mais ditadores.

  23. Andre Moreira says:

    vão vender o iphone por mais 100 euros, o adaptador usb-c para lightning port obrigatório

  24. geefarol says:

    O que me ri com o comentário “Pelos menos devias saber que a tua adorada Apple copia as tecnologias dos outros.”
    Não deixa de ter razão pois o Steve Jobs foi pioneiro nisso quando roubou a ideia na altura da recente impressa Xerox de pastas de ficheiros em ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.