Testes mostram que o Intel Core i9-12900K é 20% mais rápido do que o Ryzen 9 5950X
Muito já se tem escrito sobre os processadores da nova geração da Intel, que devem chegar ao mercado nos próximos tempos. No entanto, a grande parte das informações vem de leaks e outros rumores que vão surgindo através de diversas fontes.
As últimas notícias mostram que no teste Cinebench o CPU topo de gama Intel i9-12900K consegue ser até 20% mais rápido do que o Ryzen 9 5950X da AMD.
À medida que nos aproximamos da data de lançamento da nova linha de processadores Intel, adensam-se as informações que escapam e são divulgadas por entre os dedos dos leakers.
Neste sentido, os últimos rumores mostram que num teste do Cinebench, nomeadamente o Cinebench R23, o processador Intel Core i9-12900K é até 20% mais rápido do que o CPU Ryzen 9 5950X da rival AMD.
No teste, o modelo topo de gama da Intel conseguiu um desempenho com núcleo único de 2.007 pontos. Assim, em comparação com o AMD Ryzen 9 5959X, o Core i9-12900K teve um resultado até 20% superior.
Já no que respeita ao desempenho com vários núcleos, o CPU da marca liderada por Pat Gelsinger conquistou 27.461 pontos. Mas neste fator o modelo da Intel não bate o da AMD, conseguindo um desempenho 4,6% inferior ao da rival.
Relembramos que o AMD Ryzen 9 5950X conta com 16 núcleos e 32 threads de alto desempenho (e 8 + 8 com 24 threads).
Convém, contudo, referir que estes testes são realizados no sistema operativo Windows 10, o que significa que os resultados ainda podem ser melhores com o novo Windows 11.
i9 12900K Cinebench R23 1T : 2007 nT : 27461https://t.co/CpAx9Z7ktR pic.twitter.com/C4t17qmHbC
— 포시포시 (@harukaze5719) October 14, 2021
Caso estes valores se confirmem nos testes oficiais, então estaremos perante um poderoso processador para o consumidor, especialmente para o mercado dos jogos. Por sua vez a AMD manterá uma posição importante neste segmento, embora com uma vantagem menos abonatória. Mas já o CEO Pat Gelsinger afirmou recentemente que a liderança da AMD iria acabar com o lançamento dos seus processadores Alder Lake.
No entanto ainda teremos que esperar algum tempo para que se consiga afirmar, com certeza, qual o poder nos novos CPUs da Intel, especialmente o topo de gama Core i9-12900K.
Este artigo tem mais de um ano
com o dobro dos watts? xD 20% pelo dobro do preço?
Nem AMD nem Intel, o futuro são os processadores da Apple como o todo poderoso M1
AMD ja era….perde para a intel em gaming e servidores e perde para a Apple em mobilidade portateis e ultrabooks. Sera apenas uma boa opcao barata mas apenas para mercado low cost de carteiras mais limitadas.
so quem nao esta minimamente dentro do assunto diz tal barbaridade…. esse CPU ja o temos desde o inicio do ano e como ja escrevi no facebook do pplware, nao é nada 20% mais rapido. TDP por TDP é 5 a 7% mais rapido e apenas em algumas aplicacoes porque na maioria delas Ryzen continua Lider….e é bom nao esquecer que estamos aqui a comparar um CPU Novo da intel que ainda nem sequer esta no mercado para um AMD que ja tem mais de 1 ano. Igualmente temos novos CPU AMD ja em janeiro que tambem ja temos e esses sim sao 20 a 30% mais rapidos em tudo 😉 e ainda nem sequer estou a falar os CPU’s com 3D Cache 😉
Wrong, AMD vai lançar os novos CPUS Zen4 para DDR5, depois voltamos a falar…
Há vários sinais no que disse que revela que tem por volta de 12 anos de idade e ainda não aprendeu nada sobre o que é a AMD!!
Ou então, tem um sentido de humor muito deturpado!!!
Abraços!
Ou então já tem 40 e já conhece bem demais o track record da AMD..
Nem mais lol
Pareces um disco riscado!
Mas porque é que ainda há gente que vem ditar a morte da AMD? Quem assina a sentença de morte da AMD é um nabo, um autentico nabo.
Isso concordo, se a AMD fosse um animal, seria uma barata.
Pois, costuma-se dizer que as baratas vão ser os últimos seres vivos do planeta, pela sua capacidade de resistência.
Sim, não quer isso dizer que tenham alguma utilidade para o ecossistema.
Não deixam de ser insignificantes. A amd nem fabricas proprias tem como a intel,e bastou um ano para ser ultrapassada pela estreante apple. Amd sera sempre para os geeks com manias dos numeros e carteiras vazias pois os papas não dao mesadas a geeks a viver na cave
Um ano para estreante Apple? Um ano? A Apple desenvolve processadores há 10 anos. São tecnologias diferentes. Para isso, a “estreante” Apple também envergonhou a Intel, tanto que a dispensou. AMD para carteiras vazias? Vai dizer isso à Playstation ou a Xbox…
E a AMD resistiu durante muitos anos 🙂
Miguel, a questão da playstation e xbox é só uma: preço.
No inicio do Ano a AMD vai fazer updates ao actual Rysen algo que ja se sabe a meses.
Despois a AMD nao esta a perder em Gaming, nem em servidores está a ganhar cota(as empresas nao mudam de servidores so porque ha 1 novo CPU), nem muito menos em laptops alias o que que o pessoal quer é mais ofertas em laptops porque a nivel de consumos/desempenho está bem superior a concorrencia.
AMD já era??… a sério ?… Fanboy much?!… WTF!…
Nota-se perfeitamente que és o típico sabichão tuga, mas que só fala porcaria, só desinforma, e não só não tem noção do que escreve… O típico “mextécnico”….
Quanto ao resto, penso que já foi respondido, e só acrescentar, que há aqui malta que se esquece que os contratos com a intel (em termos de fabricantes, serviços etc) a maioria deles estão próximos de terminar ;)!
Basta saber a historia da amd para saber que sempre foi assim. A intel desde que saiu os dual core que arrasou e praticamente faliu a amd. A amd conseguiu 10 anos depois aparecer com o ryzen e agora acaba abafada pela intel. Vamos la ver se sobrevivem mais 10 anos
Errado. Os primeiros dual core, os AMD eram superiores, os famosos Athlon 64 X2. A Intel andou atrás do prejuizo com os Pentium D até lançar os Intel Core 2. Andou nisto mais de 3 anos, até acertar.
Verdade, mas isso não fazia com que os Athlon fossem bons, relembro problemas de dissipação, calculos de virgula flutuante, entre muitos outros.
Na altura dos primeiros dual core, os Intel eram piores em termos de temperatura. Os primeiros 64bits da AMD eram grandes máquinas de overclock porque trabalhavam mais frescos e eram mais eficientes. Os saudosos tempos em que a AMD começou a usar números superiores ao clock real, para comparar com os Pentium. A Intel fazia guerra de GHz porque não tinha mais nada que oferecer. E no gaming, a Intel aquecia tanto que o pessoal não conseguia criar torres silenciosas.
Ainda não foi lançado e deve ser apresentado dia 28, um CPU que em Sigle Thread é até 20% mais rápido, mais de 5 meses após o AMD 5959X chegar às lojas, que ainda por cima vai ser mais caro… Uaauuu… E que em MultiCore (o suposto destes CPUs, que ninguém dá 780€ para o usar em aplicações SingleThread) perde…
A AMD já apresentou para 2022 o novo socket AM5, DDR5 e PCIe5, mas ainda há quem diga que a AMD é que está muito mal.
A Intel quando chegar ao mercado com esta nova geração, vai estar a competir com os CPUs da AMD da geração passada com o mesmo desempenho e a preços mais caros.
Pouco depois a AMD deverá lançar a novos CPUs AM5 e a margem para melhor deverá continuar.
A meu ver, tudo isto é bom para nós consumidores, mas revela que a Intel ainda está uns meses atrás da AMD.
Vamos ver quando consegue igualar…
bla bla bla… até podem trocar a aba para Price/Performance
https://www.cpubenchmark.net/high_end_cpus.html
Estes novos processadores da Intel estão a dar uma abada nos da AMD,fogo. 🙂
Como se não foram lançados e na virada do ano há novos processadores da AMD?
Além disso, só vencem no single core e não no multicorese isso comparados a processadores da concorrência que já possuem 1 ano de mercado!
Os fanboys da AMD já estão assim tão desesperados?
Calma pessoal, é o ciclo normal a Intel ser sempre superior á AMD.
Olha um fanboy da Intel 😛
Porque sera que os famboys da amd sao os mesmos do linux e anti apple? A unica coisa em comum e a falta de dinheiro e a dor de cotovelo. Intel sera sempre superior a amd, ate a apple ja ultrapassou a amd em portateis.
Errado. A AMD ultrapassou a Intel em portáteis. A Apple só está a usufruir do seu trabalho de há 10 anos em ARM, tanto que ultrapassou a Qualcomm. Vocês baralham tudo e depois fazem figuras tristes. Neste momento, se eu quiser comprar um processador que me faça mais de 63.000 pontos no passmark, tenho que comprar AMD, a lista não contempla nenhum Intel acima desse valor. A AMD tem 14 processadores que ultrapassam essa barreira. É ridículo.
Errado. Não percebes nada do assunto ja se viu. Amd nunca chegou a ultrapassar ninguem e mesmo em market share a intel continua com mais de 70%. A amd ate perde para a Apple. So compra amd quem quer algo barato mas profissionais so usam intel.
Estamos a falar de performance. A Sony e a Microsoft só metem AMD nas consolas por ser barato, e porque são amadores. Boa lógica…
Oh miguelito e desde quando as consolas se comparam a um processador a serio da intel? Tem juizo! Amd nas consolas por ser barato sim, as consolas sao feitas para serem baratas. Por isso nas consolas jogas a 30fps com sorte em alguns chegas aos 60 se baixares a resolucao. O meu intel desktop jogas 4k a 144fps. Ves a diferenca?
Só a Intel tem processadores a sério. Tão a sério que não há um Xeon que chegue aos tops dos EPYC. A AMD só tem 14 processadores mais potentes do que qualquer Intel no mercado. Repito, 14. Mas os Intel é que são processadores a sério. Daqueles à homem, que esquentam e fazem thermal throttle, à macho… Não é para meninos.. Se queres um processador a sério, compra Intel, tão a sério que nem a Apple quer nada com eles. Muito a sério. À machão…
@Carlos Mota: A maioria das empresas profissionais já estão no meio du. Processo de transição de Intel para AMD…se quiseres exemplos pergunta.
O ciclo normal tem sido o contrário desde 2017…mas os padeiros não sabem nada disso 😉 daí serem padeiros
Venha a concorrência, mas não sei se a Intel realmente inovou o suficiente, para além do preço do processador, o preço das novas motherboards com PCIe 5 e DDR5 tornaram o upgrade para a próxima geração bastante dispendioso, depois apesar de já usarem DDR5 conseguem “apenas” 20% de performance em relação ao 5950X quando a AMD indica que o próximo “refresh” de Zen 3 com 3D V-Cache permitirá um aumento de performance 19% e ainda usará apenas DDR4.
Honestamente eu creio que o 12900K possivelmente será no máximo 5%/10% mais rápido que o “6950X”, na geração a seguir quando a AMD também suportar DDR5 aí sim vamos ver se a Intel conseguiu realmente voltar ao topo.
noutros tempos daria-te razao, mas neste caso nao é bem assim.
A AMD está em todo o lado, mesmo com estes CPUs da Intel a accoes da AMD continuam em alta.
E hoje está uma Engenheira a frente da empresa algo que a Intel teve que copiar.
Portugal a ultima vez que teve um engenheiro como primeiro ministro fomos quase a bancarrota. 2001, 2007…os engenheiros e que sabem como falir empresas pois basta ver a apple, facebook, google, microsoft a serem geridas e nenhuma por um engenheiro
O CEO da Google, da Microsoft e da Apple tem engenharia.
Tudo empresas de engenharia, fundadadas por engenheiros, geridas por engenheiros.
Metade da lista dos homens mais ricos do mundo é feita por Engenheiros falhados, nem quero imaginar se fossem gestores Portugueses de sucesso, eram imparaveis.
A apple foi fundada por engenheiros? O jobs nem curso superior tinha! O facebook engenheiros? Oh toni deixa a conversa para os adultos
Secaste a adega mesmo antes de escrever. Haha. A intel está atrás, e irá continuar a estar enquanto praticar os preços que pratica. Comprar algo que nem no mercado está ainda com algo que já está há um ano e dizer que é melhor, é desespero de quem? Caíste que nem um patinho no marketing da intel. Estes testes não são mais que puro marketing.
A amd em janeiro lança o seu update ao hardware e a intel fica a ver navios outra vez.
Sim, a Intel esteve sempre á frente da AMD……
Excepto na era dos K7, e dos K8 e agora dos Zen3.
Ainda vamos ver como vai ser o Alder Lake contra Zen3 + 3V cache.
E depois como será com o Zen4.
Pgomes na pescas nada disto amigo, agarra no tintol e faz uma sesta que fazes melhor em vez de andares aqui a divagar
Se soubesses alguma coisa de hardware, não dizias tanto diaparate.
Nestas gerações a AMD tinha etem CPUs melhores do que a Intel.
Nada tenho contra a amd mas ja se sabe que intel e outro campeonato. A amd não chega aos calcanhares da grandeza da intel e so produz algo util uma vez a cada 10 anos
Diz antes que as politicas anti concorrência da Intel iam falindo a AMD. Ainda hoje saiu uma noticia do lançamento da primeira Xbox, em que a AMD fez uma série de protótipos, estavam na fila da frente para a apresentação da Consola, e o CEO da Intel conseguiu convencer à ultima da hora o Bill Gates usar plataforma Intel. Claro está que mais tarde veio confirmar-se aquilo que sabemos, que a AMD é boa naquilo que faz, e hoje tanto a Xbox como a PS5 são AMD. Intel é outro campeonato? Se não fosse a AMD a apresentar certas tecnologias, a Intel ia sentar-se à sombra e nós consumidores iamos comer o que nos davam.
A intel sempre foi muito comodista, mas uma coisa é certa, quando tem concorrencia a intel mexe-se bem e não dá hipotesse à concorrência.
A AMD não é claro a concorrência porque basta a intel engrenar outra mudança que a AMD fica para trás em menos de 1 ano, o que fez a intel acordar foi a Apple, de um momento para o outro veem todos os macs futuros a deixarem de ser intel e a serem ultrapassados por uma arquitectura superior.
AMD embora tenha melhores benchmarks atualmente, a arquitectura está longe de se comparar à Apple e Intel e por isso nunca serão concorrência, é a moda do momento.
Benchmark com “overclock” a 4,9 que dizem ser o “boost clock” num cpu com clock base de 3.19 e um TDP de 228W?
o 5950X tem um tdp de 105W!
Tens de ter em conta VRM, cooling etc… isto não é outro campeonato, é sacar dinheiro aos clientes “fans” da intel…
Eu não tenho nada contra eles, mas gostava de ter esse dinheiro para gastar em coisas ridiculamente ineficientes e caras.
Ninguem reparou no Overclock de 5.0Ghz?
Já de vez onde está o meu comentário a explicar que isto é clickbait da intel?
Onde é que está a parte dos 5Ghz?
Na imagem está a 3.19Ghz.
Se vai dizer que o MP Ratio tem a ver com overclock experimente dividir o multi Score pelo Single Score antes de escrever.
Correcção:
Multi Core e Single Core.
Eu não consigo é perceber como é que os fanboys da Intel conseguem olhar para estes números e achar que a Intel vai esmagar a AMD, quando apresenta 20% a mais em single, mas apresenta 4.6% a menos em multi, num processador que o CEO da Intel classifica como “o fim do reinado da AMD”, acham mesmo que a AMD está morta? Um processador da nova geração, 5% mais lento em multi que um AMD lançado no ano passado? Se eu fosse fan da Intel ficava preocupado….
Eles falam assim porque têm Intel Inside!
A AMD não pode morrer. Nós consumidores precisamos dela e até mesmo a Intel.
E estes comentários sobre a AMD ser inferior ou de 2ª classe é provavelmente de possoal novo!
A amd sempre foi para pessoal de 3a….intel sempre foi a escolha do mercado empresarial e apple neste momento tem a melhor qualidade preco para os estudantes e mercado domestico. Amd e bom para safar a malta que não tem estudos nem ganha um salario basico de 2000 euros
Portanto apple é para estudantes mas amd é para quem ganha por exemplo 1500€ por mês faz todo o sentido, deve ser por isso que se vê estudantes a fazerem o seu dia a dia de teslas e a malta que trabalha a receber menos de 2000 por mês a andar de ape 50.
A comparação de um CPU que ainda nem saiu para o mercado com um CPU que já cá anda à 1 ano. Que orgulho dizer que é mais rápido. Já vou mencionar nos watts que gasta muito mais de 20% para ter mais 20%….
Conclusões a tirar destes comentários:
1) a maioria dos que comentaram não sabe português
2) a maioria também não é inteligente, argumentam como miúdos de 5 anos com preferências clubísticas e não com argumentos válidos
3) a Intel sem competição ainda estaria a lançar o Skylake; por isso existir a AMD, Qualcomm, Apple, etc só vem beneficiar o consumidor. Mas a maioria não entende isso, logo diz muito da suas capacidades…
4) a maioria compara um chip que ainda sairá com um chip com muitos meses de vida;
5) a Intel “turbina” os CPU para irem ao limite puxando o consumo; a AMD optimiza. A Apple fascina. O chip mais avançado é o M1, logo têm todos os outros.
Eu também vejo aqui muitos comentários um bocado tristes que só revelam como são incultos, clubistas e de por vezes de muita ignorância. Parece que sabem tudo e cheios de certezas e depois mostram como são. Só espero que um dia aprendam qualquer coisa.
5- o inverso
E ainda acrescento que o Português tem algo contra as coisas que tem uma boa relação preço qualidade, temos o exemplo disso nos carros, nos telemóveis, nos cpu´s, etc.
Ou só o caro é que é bom ou só o barato é que compensa, o meio termo é sempre para matar.
Adoram falar da AMD que não presta, podem lá ter a sua razão, não discuto, outros adoram a Intel e outros não, a vida é assim, gostos não se discutem, cada fabricante teve os seus altos e baixos é simplesmente o mercado a funcionar, mas vamos pensar assim:
E se a AMD não existi-se, teríamos hoje esse processador da parte da Intel o i9-12900K? E vice-versa? O AMD Ryzen 9 5950X? A Apple esteve muito bem em desenvolver o seu processador! A Intel apesar de muitas dificuldades de desenvolvimento, faz bem meter no campo de placas gráficas, vamos ganhar no final com mercado mais competitivo. Espero também ansiosamente para uma nova marca (chinesa) de processadores, consiga trazer novas opções, faz com que o mercado seja ainda mais competitivo, melhores preços, e mais eficientes.
Se alguém adora Intel, que deseje muito a AMD não baixe os braços, pois eles (Intel) simplesmente irão subir preços e parar o desenvolvimento, e de igual forma para a AMD. Por 5 minutos ponham-se na pele destas empresas: Se não tenho concorrência! Para quê gastar dinheiro em desenvolver para melhor? E isto não acontece apenas neste campo, mas sim em tudo que nos chega dentro dos nossos lares, indústria, etc…
Foi exatamente isso que fez muitas pessoas incluindo eu a mudar para amd, o que se pagava por um intel era demasiado comparando com um qualquer ryzen, pagava-se menos e tinha-se melhor e não só em especificações mas sim em utilização real. A intel deixou-se dormir agarrada a reputação que tinha e agora anda a correr atras, o problema é que aparentemente a amd aprendeu a lição e não acredito que as coisas voltem a ser como foram a uns bons anos atras.
AMD vai lançar um Zen plus em 6 nm com Vcache com o máximo de 15 por cento de performance no Q1 de 2022 para combater o Alder Lake da Intel.
Para o fim de 2022 aí sim temos o zen4.
15% de média.
Há jogos com ganhos de 17%
Anker!
Penso que ja foi tudo respondido pelo @Miguel A, convinha teres certezas do que dizes, numa coisa tens razão, a intel vai continuar bem nos semi-condutores (é uma galinha de ovos de ouro), mas não quer dizer que por muito que esteja nesse sector seja melhor, tenha melhor processo de fabrico ou tecnologia que a rival (e viu-se da 7.a geração para cima dos i7 o que foi…)…
Amigo eu sei que te custa, mas tens de aceitar, a intel dormiu na sombra da bananeira!!! E vai demorar muito a correr atrás, e olha que o mercado que interessa a estas empresas (mercado empresarial, porque é ai que o grosso ou o dinheiro a sério está!) as coisas não pendem também para o lado deles, quer a nível de soluções, preços, tecnologia… os big names em termos de data center já começaram a fazer transições para epycs e afins… e para estas empresas as métricas são outras, para não falar, da parte dos contratos e afins que estão na sua maioria a expirar, e ai depois é que veremos como a coisa fica, mas em termos de processador digas o que disseres, a AMD vai a frente neste momento, quer em
Tecnologia, performance , e sobretudo preço!
É engraçado. Ainda na semana passada li uma notícia que dizia exactamente o oposto. Dizia que i9 – 12900K era 20% mais rápida que o i9-11900K mas continuava a ser cerca de 10% mais lenta que o Ryzen 9 5900X em testes feitos num Windows 11, isto apesar de haver os problemas de “lentidão” oficialmente reportados e confirmados pela Microsoft e AMD.
Agora na semana a seguir já noticiam que é mais rápida do que o Ryzen 5950X em 20%?! Isto cheira-me a manobras da Intel. Não seria a primeira vez.
Isto se os sistema AMD não crashar por causa da instabilidade das USB.
Alder Lake vai ser poderoso!
A AMD volta para onde veio: 2º.
Esperando o Alder Lake para fazer a minha 1a build, vai ficar MONSTRO…
AMD nunca mais, tive experiências horríveis com eles há uns anos, prometiam muito mas nada…
Nunca tiveste um AMD Ryzen na vida, caso contrário não dirias nem Farias Tal disparate 😉 Alder Lake so se não tiveres aquecedor em casa e se quiseres gastar dinheiro em coolers, boards etc em vez de o gastares em performance. A AMD ainda hoje provou quem é o líder indiscutível em tecnologia, onde apenas um CCX de Bergamo já tem com o mesmo TDP um poder de computação 30x superior a um M1 Max… Quando um dia perceberem do que falam, certamente Tomam decisões mais acertadas… Intel não é concorrente da AMD já desse 2017 e isso vai continuar assim até no mínimo 2025 se não for mais.