De rivais a parceiras! Nvidia investe 5 mil milhões de dólares na Intel
É quase como uma combinação perfeita. A Nvidia lançou uma tábua de salvação para a sua rival Intel, e não é pouco. Nada menos que 5 mil milhões de dólares, que serão utilizados para desenvolver em conjunto equipamentos para data centers e PCs. Isto inclui chips que combinam processadores Intel e placas gráficas Nvidia.
Nvidia investe 5 mil milhões de dólares na Intel
Para evitar o naufrágio completo, a Intel tem de ser criativa. O governo dos EUA decidiu adquirir uma participação na empresa (10%, no entanto), mas as grandes manobras ainda não terminaram. A Nvidia anunciou hoje um investimento de 5 mil milhões de dólares para desenvolver equipamentos para data centers e PCs.
Tecnicamente, as duas empresas querem melhorar as ligações entre as arquiteturas da Nvidia e da Intel, o que o comunicado de imprensa explica da seguinte forma. "[combinando] a IA e o poder de computação acelerado da NVIDIA com as principais tecnologias de CPU da Intel e o seu ecossistema x86". Na prática, a Intel irá desenvolver processadores x86 para a Nvidia, que serão depois integrados nas suas infraestruturas de IA.
Para o utilizador médio, este acordo é também interessante porque envolve o desenvolvimento de sistemas x86 num chip com GPUs da Nvidia. Ou seja, chips que combinam CPUs e GPUs, como a Intel já oferece com os seus próprios circuitos gráficos. É também possível questionar se o anúncio acabará por enterrar as placas gráficas dedicadas da Intel. De qualquer forma, a ambição está lá e estes novos SoCs "x86 RTX" vão equipar os PCs comuns.
Empresas vão integrar o CPU e o CPU com a IA para o futuro
Intel e Nvidia trabalharem em conjunto num único chip é algo sem precedentes. Claro que os PCs que combinam processadores Intel e placas gráficas Nvidia já existem há décadas, mas a novidade é que estes elementos serão agrupados num único die (a peça de silício onde os componentes são gravados), o que é uma mudança radical em termos de desempenho e eficiência energética.
Esta fusão de ecossistemas é, sem dúvida, um grande avanço para a Intel, uma "fusão de duas plataformas de classe mundial", afirma Jensen Huang, CEO da Nvidia. Permite também à Intel aproximar-se na IA, descrita como uma "nova revolução industrial" pelo executivo, mas também no sector dos CPUs, onde a AMD está a conquistar quota de mercado.
A Nvidia, por sua vez, ganha a expertise da Intel em fabrico e empacotamento avançados e capacidade de produção subprogramada. Isto tudo, sem ter de comprar todas as fábricas do grupo.





















Rip AMD…
Estás bem enganado, já andam a dizer isso há anos, o futuro dirá;)
Sem a Playstation tinham falido. Daí que veio o dinheiro para o Ryzen.
Tu é que me saiste cá um analista de mercado…LOL. Viste isso onde, na “internet”?
“Sony’s PS4 Saved AMD From Bankruptcy”- Game Rant
Tal como a SEGA salvou a Nvidia.
Mais vale estares calado, pior que desconhecimento de causa só contrariar quem te está a tentar ensinar algo com hard data
E achas que a AMD está viva? AMD é um zombie afogado que de 10 em 10 anos vem à tona da água, o futuro já o disse muitas vezes, não sei que idade tens mas a história é sempre a mesma e a novela ja dura há quase 30 anos.
Também garantidamente que não sabes mas a AMD só entrou nos x86 gracas à intel.
No meu tempo na faculdade aprendíamos a história toda daquilo que íamos aprender, hoje em dia parece que não.
LOLOL percebes do assunto que dói.
Pessoas como tu que contra argumentam tão bem é que percebem do assunto 😉
Aqui tem coisa. Deve ter havido mão do CEO dos EUA – que obrigou a Intel a dar-lhe 10% das ações e que condiciona as exportações da NVIDIA para a China (já lhe está a entregar 15% do valor das vendas para a China das H20). Não a ele pessoalmente, mas à empresa EUA, porque só aceita doações de aviões Air Force One do Catar e outras para a sua “biblioteca presidencial”.
Carrega Trump.
Mastermind in the works.
Não podemos dizer que o Sr. não as sabe fazer.
Pode ser que esteja errado, mas acho que não vai ser bom, para a AMD.
a AMD desta decada morreu com os Ms, já não se volta a levantar tão cedo
Não vai ser bom é para a Intel que abandonas as gpus ARC. Mas é isso que a Nvidia quer, menos concorrência.
Nunca foram concorrência nem nunca seriam
O que é feito da parceria da Nvidia com a Mediatek para os socs ARM? Onde estão os chips N1 ou N1X e os portáteis Windows on ARM mais baratos? A Qualcom ia perder a exclusividade. A Xiaomi também ia fazer portáteis desses.
Está tudo em R&D a tentar perceber como é que Apple conseguiu