Taiwan só poderá vender à Rússia chips mais lentos do que os da PlayStation 2
As restrições impostas à Rússia como resposta à sua invasão à Ucrânia chegaram também a Taiwan. De acordo com as mais recentes informações, o país asiático deixa de poder vender ao país de Putin e também à Bielorrússia chips com tecnologia de ponta, restringindo a compra destes países a processadores abaixo dos 25 MHz.
Como consequência, e em termos comparativos, então o país taiwanês só poderá permitir o acesso da Rússia a chips mais lentos do que os que estão presentes na consola PlayStation 2.
Taiwan restringe a Rússia a CPUs abaixo dos 25 MHz
De acordo com as mais recentes informações, a partir de agora as entidades da Rússia e da Bielorrússia só vão poder adquirir das empresas de Taiwan processadores abaixo dos 25 MHz, capazes de oferecer um desempenho de apenas até 5 GFLOPS. Assim, como é possível deduzir, Taiwan restringiu o acesso destes dois países a todos os chips desenvolvidos com tecnologia de ponta e moderna, tais como microcontroladores para dispositivos sofisticados.
Com a guerra à Ucrânia, grande parte da Europa uniu-se para mostrar um cartão vermelho à conduta do presidente Vladimir Putin. Por sua vez, várias marcas de peso do setor dos chips, como a Nvidia, Intel e AMD, acabaram por deixar de vender os seus produtos para o país invasor. Agora, chegou também a vez de Taiwan adotar e implementar medidas punitivas à Rússia.
Nesta semana, o Ministério dos Assuntos Económicos taiwanês (MOEA) publicou formalmente uma lista de produtos de tecnologia de ponta que se tornaram proibidos de exportar para a Rússia e para a Bielorrússia. Esta lista impede assim o acesso destes países e todos os produtos com tecnologia avançada que sejam produzidos em Taiwan, e ainda às ferramentas usadas para o fabrico de chips.
Os itens proibidos para exportação para a Rússia e Bielorrússia vão ao encontro da Categoria 3 e Categoria 9 do Acordo de Wassenaar, o qual abrange dispositivos eletrónicos, computadores, telecomunicações, sensores, lasers, equipamentos de navegação, tecnologia marítima, navegação, aviónicos, entre outros.
Em suma, a partir de agora, as entidades russas não vão poder comprar às empresas taiwanesas chips que tenham alguma das seguintes características:
- Ter um desempenho de 5 GFLOPS. Para comparação, a PlayStation 2 da Sony, lançada em 2000, tinha um desempenho máximo a rondar os 6,2 FP32 GFLOPS
- Operar a 25 MHz ou superior
- Ter uma ALU maior que 32 bits
- Possuir interconexão externa com taxa de transferência de dados de 2,5 MB/s ou superior
- Ter mais do de 144 pinos
- Ter um tempo de atraso nas portas de propagação com menos de 0,4 nanossegundos
Para além de não poderem comprar chips às empresas de Taiwan, as entidades russas também não vão poder obter equipamentos de produção de chips taiwaneses, como scanners e microscópios eletrónicos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Tom's Hardware
Neste artigo: Bielorrússia, chips, rússia, taiwan, Ucrânia
a PlayStation 2 é fixe!
Podem sempre montar uma PS1 Pro e jogar de forma pirata Final Fantasy 7
Para efeitos militares, estes chips são mais que suficientes.
ai pois são , tens razão ,mas é preferivel, vender estes chips de baixa potencia , que a russia se torne numa potencia de fabricar chips usando raios X ,
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_Antic%C3%ADtera
universitarios estão a usar o truque do copiar chips por raios X como copiaram a maquina de anticitera
Lol, daqui a pouco dizes que a Russia se quiser faz ataques num pc com 20 anos. Acreditas mesmo em propaganda.
os melhores piratas russos conseguem lançar um missel com uma maquina de telefax , os chips de telefax conseguem processor imagens em tempo real
Andas a ver muito 007 golden eye 🙁 O que dizes é no mínimo impossível.
Ahahah!
Se algum país dependesse dos teus conselhos estava bonito…
A sorte da Rússia é que a China pode comprar de tudo e traficar para a Rússia. No processo a China vai copiando a tecnologia, melhorando o seu próprio produto e dentro de uns poucos anos têm produto similar e vende à Rússia sem problemas. Se o ocidente não começa a produzir em países “amigos”, dentro de nada tem a tecnologia copiada a 100% na China. E se ver que a coisa é zero de confiança como a Rússia…
temos especialista na materia
Então não são?…
Nem precisam deles, pegam em paus e pedras e acertam aos ucranianos! 😀
Novidade: já estamos em 2022. Bem-vindo!
+1
desculpa não queria amachucar os teus russos 🙂
a dr. Elvira Bonifacio já faz chips de papel quanto mais os russos
Henrique,
O Problema para nós é que dentro de breve a TSMC não vai ter materiais nobres para produzir chips.. o mundo vai parar no que toca a chips.
A Rússia é o maior fornecedor de matérias primas parta chips e alguns só há mesmo na Rússia, e eles já embargaram todas as matérias para produção de Chips.
A TSMC deve ter stock para uns 3 meses, depois acaba a brincadeira.
a necessidade aguça o engenho , qualquer dia temos os russos a construirem chips copiando os chips usando raios X e tacos medicos,
o melhor seria logo punir a russia veda los de maquinas raios X para que a
russia não se torne numa super potencia tanbem nos chips 🙂
Dedica-te à pesca.
A China tem um poder económico ordens of magnitude superior à Rússia, tem mais talento, melhores universidades, esta constantemente a roubar propriedade intelectual, e mesmo assim ainda não consegue produzir chips usando os processos mais avançados no mercado.
Agora a Rússia, cujos soldados roubam máquinas de lavar e cobertores, vai magicamente desenvolver uma tecnologia que demora décadas. E com sanções. Há valentes!
agora desde que li um artigo aqui no pplwere sobre as aplicações do google estou a desenvolver um microprocessador tipo microchip bem simples , quero me tornar numa rock star 🙂
Raios x e “tacos médicos”?! Que andas tu a fumar?!
vê o filme no teu video “o ultimo dos templarios” vais perceber porque o raios X são usados pelos comunistas para copiar tudo desde a invenção do raios X a 100 anos o raios X é usado para espionagem industrial 🙂
Ola, apenas para dizer, que fabricar um chip não é tirar uma fotocopia. Mesmo com todos os esquemas, a fabricação propriamente dita não é facil. Tens o exemplo da intel nos desenvolvimentos dos últimos anos, apesar de muitos anos de experiência…
A cópia, vai sempre existir, contudo é preciso tempo e dinheiro. Apesar disso, para o que pretendem até estes chips “fracos” podem ser, infelizmente, suficientes.
repara a facilidade com que este pirata projecta um chip
https://youtu.be/Nxz_ENnmgtI
Quando queres um carro novo basta-te ir a um stand e tirar uma fotografia?
Para teres uma ideia da realidade:
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/governo-da-russia-quer-produzir-chips-de-28-nm-ate-ao-ano-2030/
São 20 anos de atraso em relação ao mercado…
Claro que sim e tu deves viver em Marte.. a Rússia está com falta de chips exatamente aqueles que compra ao ocidente, óbvio que pode fazer com tecnologia antiga (que é o que parece aquele exército enferrujado que eles tem), mas mais tarde ou mais cedo os chips acabam
Put in os chips prá Rússia!
A Russia fabrica Chips aos milhões por ano.
Eles teem produção dos 64nm-300nm, os chips militares são todos feitos na Russia.Nem seria de esperar outra coisa..
Agora Chips para a industria Civil, muitos desses são fabricados fora do País, mas estas sanções nem sequer são legais.
As sanções para serem legais teem que ser aprovadas pelo ONU, e não são.
Eu acho que em 10 anos os Russos vão surgir com grandes inovações como estão agora a surgir no campo da Aviação..
ficarias supreendido com que a dr. Elvira Bonifacio consegue fazer consegue lançar raios pelos olhos entre outras maravilhas tecnologicas 🙂
Juntamente com os Norte Coreanos.
Tadinhos dos Russos e das sanções que lhes são impostas.. tenho uma pena deles
Ninguém te pede para teres pena.
Mas pelo menos podias olhar para a situação com olhos de ver e de um ponto de vista humano…aquilo que a Rússia está a fazer, mais cedo ou mais tarde alguém tinha que o fazer..a Ucrânia está completamente fora de controlo!
Tu é que tás fora do controlo rapaz.. deixa te de baboseiras, a Rússia está a invadir e a mostrar o nojo que é no que está a fazer na Ucrânia, ninguém os quer lá nem os próprios das repúblicas que eles diziam que iam lá salvar o pessoal.. és mais um tonto
Ou estas muito enganado, ou então estas a par da realidade, mas estás aqui a tentar enganar-me a mim..
Não Funciona..
Eu leio noticias sobre o tema desde 2014, estou bem, informado, leio muitos canais de noticias até na Rússia para ver o que se passa e porquê.
Sim inclusive os canais que a nossa ditadura bloqueou..
O que estas a afirmar é pura mentira.
Raio dos soldados ucranianos que tentaram sitiar Moscovo…guilhotina com eles!
E invadir outro país? É legal? Foi aprovado pela ONU?
E matar a própria população por 8 anos?
E violar torturar a própria população por 8 anos?
Parece-te que isso é legal??
Não tires as palas do lado não..um dia destes começas a tatuar os símbolos da raça suprema na testa, pelo que vejo não falta muito.
Não me respondeste…
Estás, no entanto a afirmar que a Russia está a destruir a Ucrânia, a matar ucranianos, incluindo civis, está a roubar recursos, está a tentar anexar território, com a justificação do que esta possa ter feito a alguns dos seus cidadãos? Se o meu vizinho bater na mulher, eu posso invadir a casa dele, bater na mulher, bater nele, bater nos filhos, roubar-lhe os bens e ficar com a garagem dele? Faz todo o sentido, não faz?
Se o teu vizinho bater na mulher, sendo esse um crime publico, deves imediatamente chamar a policia, que depois a mesma entra na casa dele… a bem ou a mal.
A Rússia não está a destruir a Ucrânia… a Ucrânia está-se a destruir a si mesma desde 2014, e no processo está há mais de 8 anos a cometer genocídio, violações, tortura de étnicos Russos..mas isso vai acabar dentro de breve..depois vais perceber porquê, se ainda não foste capaz.
cuba tem sanções , e os cubanos vivem como Mackgyvers , vendo o youtube na esperaça ,que inventem no youtube , uma maneira de produzir materia prima , e cuba até compra lixo tecnologico a outros paises 🙂 , e o mundo lá parou nos anos 60 os carros são dos anos 60 os charutos são dos anos 60 até o material das casa são dos anos 60 , e para manter o nivel de vida dos antigos anos 60 tem de comprar lixo aos outros países
A única explicação para estas personagens é gostarem de ter uma opinião diferente da maioria. Desta forma acham que são mais inteligentes que a maioria. Milhares de edifícios civis destruídos, dezenas de hospitais destruidos, escolas, museus, milhões de desalojados realmente Rússia foi a salvação… Estes comentários só revelam as barbaridades que as pessoas são capaz de dizer para poder ser do contra….pessoas assim não merecem respeito de ninguém.
Hó Nuno, eu dou-te um desconto, porque tu não estas nem sequer por dentro de 10% do problema na Ucrânia, és um inculto, e por isso pura e simplesmente como não és capaz de formar uma opinião( …porque para formares uma opinião, tens obrigatoriamente que estar por dentro do tema ), pura e simplesmente repetes aquilo que houves e vês na nossa propaganda.
Isso é o que as pessoas sem autoestima, sem um intelecto bem formado fazem..
A ONU não tem poder de sancionar mas os governos têm pois eles decidem se comprar ou vendem algo.
Para os ignorantes, sabem quais os chips usados em sondas espaciais?
Dica, de potentes e modernos não têm nada.
Não, os ignorantes não sabem, esclarece-os. Quais são os chips usados, por exemplo na Parker Solar probe?
não ensines muito os falsificadores ainda aprendem a fazer notas de 200 doláres 🙂
Não se há notas de 200 dólares mas esses falsificadores já andam há muito a fazer as de 100 dólares sendo que não são certo youtuber que faz chips que não funcionam.
os falsificadores podem usar a litografia para fabricar placas de aluminio
Ai cum catano, no que o pplware se tornou… obrigado aos “moderadores”!
Sim, já sei que a “moderação” não permite que se critique negativamente o pplware… apesar de permitir estes comentários sem pés nem cabeça.
Na minha ignorância vou mandar um palpite: Coldfire V1
Quando a China retomar Taiwan, essas barreiras acabam! XD
Depois do que o Biden disse sobre intervir em Taiwan em caso de invasão…não me parece que o Ji Xi Ping tenha bolas para isso. Por mais jovens formatados que tenha, não passam de uma muralha de carne mal equipada. Para o bem e para o mal ainda não há potência mundial com a capacidade e eficiência destrutiva dos senhores da guerra dos EUA
Gouglas,
Pelo que tenho lido já não faltará muito..
Os EUA teem lançado provocação atrás de provocação..
Vamos esperar para ver..
PS2 ~ 300MHz
PS1 ~ 34MHz
Se a imposição é fornecer CPUs abaixo dos 25MHz estamos por isso a falar de processadores ao nível dos 486, 386 ou mesmo dos 286 mais rápidos.
pois..
Mas Chips bem superior a esses a Rússia pode produzi-los localmente, sem precisar da TSMC.
Os Únicos Chips que a Rússia precisa da TSMC é Chips para a área civil..
China, India, Paquistão, Brasil, Argentina, Turquia, Serbia… A lista de Países que fornecem equipamento e chips de ultima geração. A malta vê televisão a mais e é constantemente desinformado pelos merdia controlados para espalhar a verdade que lhes é conveniente, e esquecem-se que que existem mais de 180 Paises que não fazem sanções ou bloqueiam negócios com a Russia.
+100
Disseste tudo.
Eu acho que é mesmo limitação das pessoas, porque a primeira coisa que tu deves desconfiar é dos media em processos que são extremamente políticos, e deves tirar as palas e ir ver por ti mesmo.
E depois descobres que a realidade é bem diferente 🙂
Eu percebo que há muitas pessoas que não teem acesso á media Russa, por exemplo, para fazerem um Juízo de valor, porque a nossa ditadura proibi-o precisamente o acesso, para nos tentar condicionar, mas as pessoas devem ficar imediatamente sépticas dos media neste casos..
Eu não tenho problemas porque acedo a tudo, o que eu quero, mas eu também já sigo o conflito na Ucrânia desde o inicio…alias até antes do inicio já havia mexidas por parte da EU e dos EUA..
Existem duas grandes fontes de informação. A ocidental e a russa. A russa não permite opiniões diferentes da visão política do Kremlin. Na ocidental existe um pouco de tudo, existem centenas de canais de TV e milhares de comentadores e analistas com maneiras diferentes de ver e analisar o problema. Os que dizem ser os mais bem informados do conflito (principalmente comunistas) não se desviam praticamente nada da narrativa russa. Mas para mim, já nem é tema de serem uns burros teimosos, mas pior é verem um povo a ser chacinado e continuar com retóricas sem sentido. Isso demonstra que as ideologias são mais importantes do que o direito humano. E isso é coisa que claramente não faz falta no mundo. Continuo a achar que és um troll russo. Pelos vistos também trabalham em português e fora das redes sociais…
Para encher chouriços, na guerra tudo se contorna tem é o seu preço inflacionado. Só quem não passou por uma é que não entende.