Snapdragon 875 será fabricado pela Samsung num contrato de mil milhões de dólares
Não há dúvida de que a Samsung é uma das mais fortes empresas tecnológicas do mundo, sendo líder em diversos segmentos. Agora, de acordo com as informações, a sul-coreana foi a escolhida para fabricar a nova geração de processadores da Qualcomm, nomeadamente o chip Snapdragon 875.
Segundo o que foi avaliado, o contrato entre as duas empresas para este fim estará avaliado em cerca de mil milhões de dólares.
Samsung vai produzir o chip Snapdragon 875
De acordo com as informações avançadas pelo jornal sul-coreano Business Korea, a Samsung foi a escolhida para produzir o processador premium da nova geração da Qualcomm, o Snapdragon 875.
Segundo a fonte, pela primeira vez, a empresa sul-coreana vai ficar responsável por toda a produção de chips da fabricante norte-americana Qualcomm. Desta forma, a Samsung ficará assim à frente da concorrente TSMC ( Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), de Taiwan.
A produção do Snapdragon 875 deverá acontecer na fábrica da Samsung em Hwaseong, cidade localizada em Gyeongii, na Coreia do Sul. O processo de fabrico irá recorrer à tecnologia extreme ultra-violet (EUV).
Samsung produzirá os chips num processo de 5 nm
A produção ficará a cargo da Samsung Foundry e os processadores serão fabricados num processo de 5 nm (nanómetros).
Atualmente os chips de 5 nm já se encontram em fabrico, sendo a sua produção liderada pela TSMC. Estes componentes deverão ser anunciados em breve, nomeadamente integrados nos processadores A 14 do próximo iPhone 12 da Apple.
Segundo análise do jornal sul-coreano, o contrato entre a Samsung e a Qualcomm para a produção destes novos chips estará avaliado em aproximadamente mil milhões de dólares, ou seja, cerca de 840 milhões de euros.
O Qualcomm Snapdragon 875 deverá ser anunciado durante os últimos três meses deste ano. Os processadores serão integrados nos próximos smartphones topo de gama lançados em 2021, como por exemplo modelos das marcas Samsung, Xiaomi, Motorola, OPPO, entre outras.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
muito bom
Resta saber se os dispositivos Samsung de topo de gama continuarão a ir com Snapdragon apenas para os EUA. Não quer isto dizer que os SoC Exynos sejam maus, mas tem-se visto que são inferiores aos supostamente equivalentes da Qualcomm
Muito inferiores com exynos, alem de sobreaquecerem. Tive um galaxy note 20+ que devolvi exactamente por isso, ficava tao quente que nem conseguia segura lo dps de filmar 5mins em 4k. Pior do que isso é a diferenca de qualidade das fotos entre exynos e snapdragon que é enorme principalmente em video. Alem disso ha uma diferenca de 25% nos benchmarks em relacao ao snapdragon, é uma pena porque adoro o note.
Isso vai acabar eventualmente, passa tudo a ser Exynos.
A Samsung parou o desenvolvimento dos Exynos em Novembro de 2019
https://www.anandtech.com/show/15061/samsung-to-cease-custom-cpu-development
Ok, então esta geração será para evitar, se os fizerem tão bons quanto os Exynos….
Estás a confundir a divisão de foundries da Samsung com a divisão de desenho de CPUs.
De qualquer das formas, os 5LPE da Samsung são inferiores aos N5 da TSMC, em densidade de transístores. Mas em custo são quase iguais.
Provavelmente a escolha de ir para a Samsung tem haver com o alocamento dos N5 na TSMC já estarem esgotados.
Pode ser que seja desta que passem a usar Snapdragon em todos os seus modelos.
Apesar de para mim Samsung acabou. O próximo equipamento não será certamente um modelo desta marca.
Pelo contrário, o caminho deles é passar a usar Exynos em tudo. Mas os Exynos vão dar um salto grande, com gráficas AMD e deixarem os cores personalizados.
Houve noticias a apontar nesse sentido e também houve que iriam fechar a unidade que desenvolvia os Exynos.
É ver para crer.
AMD? Exynos? dois terrores. Não sei como alguem paga 1300euros por samsung sem ser snapdragon.
mil milhões de dólares está longe de ser 840 mil milhões de euros 🙂
Já repararam no teu comentário… E tentaram corrigir xD Mas agora são uns míseros “840 mil” euros xD