Quantcast
PplWare Mobile

Portugal: 5,2 milhões de alojamentos com rede de fibra ótica

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Samuel Pires says:

    Nem fibra, nem ADSL, nem mesmo 4G, só 3G e se não estiver nevoeiro (não estou a gozar)

    • F.Lameira says:

      Ahaha…Eu também, contudo já tenho o cabo a porta “a fazer de bonito para já”! 🙁
      Starlink vai ficar disponivél no proximo ano, penso que no teu caso será mais facil esperar pelos satelites do que pr cabo… 🙂

  2. Abreu says:

    Nada mau!
    Moro a meio das bananeiras e já th fibra a 4 anos!!kkkkk

  3. Fernando Xastre says:

    ADSL com fibra MEO na rua ao lado (sem previsões de ampliação).

  4. Tuaregue says:

    há espera que a MEO venha instalar a fibra ao prédio, se fosse uma habitação unifamiliar já estava com fibra, mas como é um prédio de 4 apartamentos tem de se fazer ampliação de rede. já vou com mês e meio de espera, obrigados Srs. da MEO, acho que vou continuar a investir na NOS e no 4G deles.

  5. Confu says:

    Eu sou um deles! Yes!!

  6. Pedro Ferreira says:

    ADSL 8MB enquanto se espera por Fibra (já existe a cerca de 5km)

  7. fim do mundo says:

    Malta tenham esperança, eu à 10 anos que tinha fibra nas imediações de onde resido, mas não houve vontade de fibrar as restantes ruas, sabe-se lá porquê, mas chegamos a 2020 passados 10 anos, em plena quarentena, é que vieram fibrar a rua a correr, ainda assim foi o carmo e a trindade para fazer a transição de adsl para fibra, uma vergonha.

    Depois ainda se vem gabar que tem 5.2 milhões de casas já com fibra, quando há outras tantas milhares que desesperam há anos que a fibra la chegue e não há meio de lá irem.

    • José Fonseca Amadeu says:

      Estou contigo nesta espera angustiante, a minha casa de férias no Algarve ainda nem ver fibra, tenho de andar sempre com o router 4G atrás e sujeitar-me às velocidades, não se percebe.

      • Paco says:

        Como costumo dizer, vivo entre o Algarve e o Alentejo (EN124) e a fibra passa do lado de lá do muro da minha casa (20 mts).
        Estou farto de ligar à MEO e dizem-me que não há fibra na zona nem há previsões de quando haverá.
        Fibra só mesmo no litoral do Algarve, onde existem os hotéis e residências de férias, mesmo assim não é em todo o lado. Daí a pior relação de casas cabladas de Portugal Continental.
        Por aqui vamos sobrevivendo com ADSL, em pleno século XXI. Infelizmente um pais a duas velocidades, o pior é pago o mesmo ou mais que as pessoas com fibra.
        É o país que temos vindo a construir desde o 25 de Abril de 74.

  8. tito portugal says:

    Eu vivo próximo a Montemor-o-Novo, e somente tenho ADSL de péssima qualidade, por vezes nem consigo ver tv, sem falar da internet lenta, muito lenta, mais lenta que um caracol.
    Não acredito nestas estatísticas, pois mesmo eu não tendo fibra na minha aldeia, mas ao fazer um teste de cobertura no site da MEO, sempre tenho a seguinte mensagem “Parabéns, já há fibra na sua zona, entre em contacto connosco para aproveitar as melhores ofertas” e fico a saber que há apenas fibra DEDICADA.

  9. Íngreme says:

    ADSL há 8 anos 8 Mb, hoje 1,5 ~ 2 Mb. A única coisa em comum com os clientes que têm acesso por fibra óptica é o preço da mensalidade. E quanto custa processar a operadora? Pois é. Eles sabem isso, qualquer que seja a operadora. E o que é que faz a Anacom? Obviamente: nada.
    Existe infra-estrutura de fibra óptica aqui há cerca de 6 anos, mas as operadoras parecem fingir que não sabem da sua existência. Como tal, está lá o cabo amarrado aos postes para as aves irem pousando de vez em quando e para enfeitar as bermas dos caminhos.
    MEO – “A sua zona não se encontra abrangida”.
    Vodafone – Desligam a chamada na cara das pessoas assim que se indica a localização.
    NOS – Idem MEO.

    • Abreu says:

      Tb estava nessa situação, tinha fibra mas só para empresas, levei com ADSL 2 anos! Mas após umas chamadas e muito barulho lá vieram lá meter a fibra… Depois a luta foi para o Fiber Gateway mais uns telefonemas muito demorados e algum barulho e lá vieram por o Router

      Não desistas, insiste que eles vem

  10. Desiludido says:

    Isto para mim é ficção, e não vivo em zonas remotas vivo no litoral oeste. a internet aqui não chaga a 1 Mbps nas 2 principais operadoras.
    É vergonhoso nos tempos actuais não haver uma cobertura nacional decente.

  11. Miguel says:

    Moro numa aldeia no cu do mundo e tenho fibra dos 3 operadores…

  12. João P. says:

    É verdade que a NOS não usa completamente a fibra até ao consumidor?
    Isto afecta alguma coisa?

    • fim do mundo says:

      Essa afirmação é real em muitas zonas do país, quando a MEO começou a implementar as redes de fibra e a ZON na altura não quis ficar atrás então andava a enganar os clientes a dizer que já tinha fibra, quando não era mais que rede hibrida FTTH e HFC, ao contrario da MEO que era FTTH desde a central a casa do cliente, hoje como é claro já possuem redes FTTH também, mas infelizmente não é em todo lado, estão a dar prioridade a zonas sem HFC, pois eles nas redes HFC e hibridas não vão mexer tão cedo, se não tiverem concorrência pior ainda, pois quem tem HFC e ter concorrentes FTTH à porta nem vai pensar duas vezes em mudar, muito mais velocidade de download e upload, o que trás vantagens para o consumidor final em termos de serviços e sua utilização.

  13. Dredd says:

    Fibra tipo NOS que chega a porta mas depois não entra dentro de casa?

    • Pedro says:

      Fica a saber que toda a nova rede Fibra da NOS já é FTTH. E fica a saber também que o HFC já tem 100 Mbps de Upload em 70% da rede e fica em 100% até ao final de Setembro… Portanto, qual a tua desculpa? Neste momento é tudo a mesma treta…

      • Dredd says:

        A minha desculpa,se é que tem de haver alguma, é que há 2 meses para cá que tenho falhas constantes na rede (200mb contratados) e sim o cabo só vem até a porta ou caixa próxima depois nao é cabo fibra, olha utilizaram o que já estava no apartamento. E nem vou falar das boxes iris que depois vais aos parâmetros e só passam 1080i (ou 720p o que até será o melhor) Portanto qual a tua desculpa para atacares quem e aquilo que não sabes?

      • Dredd says:

        Algum as eu não questionei a rede da NOS no seu tudo mas sim aquela parte final entre a caixa junto a porta de casa e o router e box. Difícil entender? Agressivos estes gajos da NOS…

      • Dredd says:

        Algum as eu não questionei a rede da NOS no seu tudo mas sim aquela parte final entre a caixa junto a porta de casa e o router e box. Difícil entender? Agressivos estes gajos da NOS…

  14. Nightingale says:

    Fibra ótica com velocidade de ADSL durante as horas de ponta….

  15. Joaquim says:

    Meo fibra Madeira, Funchal

  16. Antonio Santos says:

    Logo por azar nao sou um dos 5.2 milhoes ??… com fibra adsl 8-10 megas com um poste PDO (fibra)
    encostado a minha casa. Ligo para a MEO e dzem-me que nao ha fibra na minha zona!!!??

  17. Hugo Cruz says:

    Tenho apenas ADSL, moro a 10Km do centro da cidade de Vila do Conde e nem sonho de chegar a Fibra.
    Atualmente está a decorrer na freguesia um abaixo assinado para tentar trazer a fibra optica, a ver vamos!

  18. Fernando says:

    Moro a 6 Km do centro de Coimbra e tenho ADSL péssima, com falhas constantes. Da MEO que tanto se gaba. Pago muito e tenho pouco. As outras operadoras ainda são piores aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.