Se os EUA aplicarem sanções à China, esta pode conquistar Taiwan e a TSMC, diz economista
A guerra da Rússia contra a Ucrânia está a abrir portas a possíveis conflitos entre outros países. E parece que a tensão entre os Estados Unidos da América, a China e Taiwan está a ficar cada vez mais acesa.
Neste sentido, recentemente um economista chinês, que é um dos responsáveis pelo Centro de Intercâmbios Económicos Internacionais do país asiático, disse que se os EUA aplicarem sanções à China como estão a fazer contra a Rússia, a China poderá recuperar Taiwan e, assim, conquistar a poderosa fabricante TSMC.
China pode retomar Taiwan e a TSMC, caso os EUA a sancione
De acordo com as mais recentes informações, Chen Wenling, economista-chefe do Centro de Intercâmbios Económicos Internacionais da China deixou um alerta que está a dar o que falar, especialmente no que respeita ao mercado dos chips eletrónicos. Segundo o especialista:
Se os Estados Unidos e o Ocidente impuserem sanções destrutivas à China, como as sanções contra a Rússia, deveremos retomar Taiwan. Especialmente na reconstrução da rede industrial e na rede de fornecimento, deveremos também conquistar a TSMC.
Para quem não sabe, a taiwanesa TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) é atualmente a mais importante e poderosa fabricante de chips com um processo de fabrico avançado. A empresa conta com clientes de peso, como a Apple, Nvidia, AMD, Intel, Qualcomm, entre outros.
As declarações de Wenling são bastante claras, diretas e também podem ser encaradas como ameaçadoras, uma vez que estão a pôr em cima da mesa a possibilidade de recuperar o poder sobre uma das nações onde o desenvolvimento tecnológico tem sido cada vez mais significativo.
Mas o economista não ficou apenas por aqui e dá a entender ainda que a China está bem atenta a todos os movimentos que Taiwan faz com os seus parceiros. Segundo Wenling:
Ela [a TSMC] está a acelerar a transferência de recursos para os Estados Unidos para construir fábricas lá. Não devemos deixar que todos os objetivos desta transferência sejam alcançados.
Se tivermos em consideração que a TSMC tem atualmente quase 55% de todo o mercado mundial de chips, talvez consigamos perceber melhor que a China queira marcar a sua posição nesta altura.
Ainda no início deste mês as notícias davam conta de que a União Europeia estaria também em conversações com Taiwan para a construção de uma fábrica de chips da TSMC no nosso continente, tal como pode ler de seguida.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bloomberg
Caramba mas esta malta comunista fumam todos da mesma coisa?
Todos querem o mesmo, seja em que moeda for. Só muda a ideologia que usam para ir ludibriando a malta. E segundo estudos recentes quem sobe ao poder está habitualmente no topo da pontuação da escala de Maquiavel.
Desculpa mas não! Se me dizes que a maior parte das nações são capitalista e so querem saber de lucro? podemos concordar nisso, mas eu não estou a ver nenhum pais democrático a invadir outros países só porque sim e porque podem. Não estou a ver Portugal a fazer isto a Espanha ou vice-versa
Os EUA (país democrático) já provaram que estás enganado e acredito que haja mais exemplos. Também me parece que a China já não é uma democracia há muito tempo e comunista só se for no nome do partido.
Talvez um certo país democrático tenha invadido nos últimos anos: Granada, Panamá, Iraque, Somália, Jugoslávia, Afeganistão, …
País democrático não invade outro país democrático. EUA invadiram todos esses pois eram/são ditaduras.
Aprende esquerdista.
Só falta acrescentar que eram países horríveis, a maioria ditaduras terríveis sempre a provocar os EUA e alguns deles ainda acobertaram terroristas que cometeram o ataque mais covarde da História. Eu sei que gente ligada a certos partidos de esquerda e linhas de pensamento obscurantista adora defender algozes de inocentes. Veneram quem mata, viola e rouba de forma totalmente aberta. Eu teria vergonha na cara!
Grande exemplo Portugal? Teve que matar a família Monarquia para empalando a república, depois a república faliu Portugal 3 vezes com PS no comando! O futuro não existe obrigado muitos portugueses qualificado a emigrar para poder ter futuro! Agora anda dançando sem instabilidade economia derivado a esta guerra não se sabe quando entra em falência técnica?
Então… são acossados e deveriam assobiar para o lado?
já tinha pensado nisso, é preciso ter cuidado com o poder que se dá a empresas e paises nessa linha. Tambem me ocorreu a Coreia do Sul
O mais grave é uma empresa ter 55% deste mercado tão importante nos dias de hoje, o ocidente é que tem culpa disto, querem as coisas super baratas, mandam tudo para países manhosos e agora estão aflitos porque dependem demasiado desses países!
Taiwan é uma democracia com um poder económico superior a Portugal. Acho que de manhoso não tem muito.
Vamos la ver…
Taiwan, é reconhecido como parte integrante da China pelas nações unidas…sim pelo ONU!
Só os EUA, Inglaterra e Austrália é que discordam disso, para perceberem porquê…teem que ler historia..
Agora o que os EUA querem…isso é problema deles..
A China tem sido muito passiva com Taiwan, e na corrente situação, pois defacto se forem aplicadas sanções á China..não se pense que “talvez”, é de certeza, e não não pensem que os militares Americanos conseguem lidar com a China…vão ser todos amassados, porque a China sozinha comem-lhes o Kunami!
Portanto os EUA se querem continuar a exportar tecnologia…teem que beijar o cachucho ao Presidente XI, nem era de esperar outra coisa… o mundo unipolar acabou, actualizem-se!
Acreditas mesmo no que escreveste? Se os EUA intervirem numa invasão a Taiwan por parte da China, rapidamente junta-se a Austrália, o Reino Unido, o Canadá, a Alemanha, etc. Os chineses provavelmente nem os Russos teriam de seu lado dada a invasão da Ucrânia. A superioridade aérea seria estabelecida pelos EUA e aliados muito rapidamente.
Isto já para não falar que Taiwan é uma ilha, e que qualquer invasão teria de ser feita pelo mar, e que os navios dos EUA já andam por ali há muito tempo.
Não tens a menor noção da força militar que é a china hoje em dia.. já há uns bons anos que ultrapassou os EUA, a diferença é que a China não é imperialista, eles são capitalistas puros, vencem sempre pelo negócio e trocas comerciais, o ramo militar está lá só mesmo just in case..
E por eles não serem imperialistas, é que tu não tens noção da força militar que eles são, porque eles não exercitam os músculos para ameaçar outros como os EUA fazem.. a China pensa de uma forma diferente..e pra mais que eles são Budistas..não teem a noção de Guerra integrada na Religião como nós temos..
o partido comunista português , não quer mineração de litio quanto mais fabricas de chips na europa 🙁
Não acho bem invadirem um país (segundo a China, Taiwan não é um país) por causa disso, mas se os EUA/UE/whatever aplicarem sanções por causa desta guerra que eles prórprios estão a patrocionar e não demonstram qq intenção de a terminar, antes pelo contrário, a China tem que retaliar forte. Cortar nos negócios com os EUA/UE por exemplo. Eles estão tão dependentes da China, tanto em mão de obra como economicamente, que levavam grande rombo. A China depende muito menos dos EUA, por exemplo.
Vai lá verificar essa afirmação outra vez.
Abc
Que eu saiba e todo o Mundo os EUA ainda são de longe a economia mais forte do planeta! Mais, China anda a implicar com todos os vizinhos, ocupa ilegalmente o Mar do Sul da China, mesmo em zonas económicas exclusivas de outros países, estando em estado de alerta com todos eles e eles com a China! Ainda temos a questão do Tibete, do Xinjian e em menor tensão a Mongólia Interior. Portanto a China se se “enganar” é quem poderá sair muito escaldada. Até que os Eua têm por ali muitas alianças e há outros países desejosos de ajustar contas com a China, como é o caso da India, que, naqueles lados tem-se aliado aos EUA, ao Japão e Austrália no “Quadrilateral Security Dialogue” ou QUAD ao qual se junta, ainda, em várias ocasiões; a Coreia do Sul; Filipinas; Malásia e Indonésia!
Exatamente como os fascistas russos a roubarem a produção da Ucrânia. Ainda Não percebi porque é que a U.E. ainda não invadiu a Rússia de Putin, por forma a assegurar (gratuitamente)o fornecimento de Petróleo e Gás.
A China invadir Taiwan por causa da TSMC? Os aliados estão a distribuir as instalações dela em outros pontos do mundo. Vão jogar bombas e colocar tudo abaixo no caso de uma invasão a Taiwan. Como a China vai usar instalações em ruínas?
Como se a TSMC fabricasse as máquinas ahah
E se começarem uma guerra, em Taiwan podem facilmente mandar as máquinas pelos ares.
Desde que nem os EUA nem a UE permitam a venda destas máquinas para a China, eles não têm como obter as máquinas para fabricar os processadores.
Devia ver melhor o que afirmou.
Sabes quem tem o monopólio de máquinas litográficas euv? Asml que é holandesa. Nem as empresas sul coreanas conseguem atualizar as suas foundries pois estão proibidos de importar para a China. Ferramentas EDA quem está na liderança são empresas americanas. Podia dar outros exemplos, mas a tsmc não fabrica estás ferramentas.
Outra, a Intel quase sempre esteve à frente. Saiu do nodo planar para finfet 4 anos antes da tsmc e Samsung. A nvidea e AMD já chegaram a saltar gerações da tsmc por serem horríveis. Alguém se lembra dos snapdragon 808 e 810? Eram tão horríveis que até a Samsung nem usou. A smic foi contratar os melhores à tsmc e 8 já saírem. Numa entrevista um deles disse que já não dá para fazer mais nada lá, devido às importações bloqueadas pelos usa
A mão de obra deve ser muito qualificada em Taiwan. Não é só a água deles que é boa, ou os baixos salários.
Esse tema dá um documentário.
Os Chineses já teem 28nm e estão a otimizar os 14 nm, de maquinas produzidas por eles com processos 100% Chineses..
O Futuro é na Ásia!
O futuro sempre apontou para a Ásia. Estudo sério e trabalho parecem ser doutrina social em vários países daquela região. O desenvolvimento tecnológico contínuo é realidade, constatável.
Enquanto isso, do outro lado do globo, os brasileiros que se iludem com a frase “Brasil país do futuro” enquanto vivem no ritmo do “deixe a vida me levar, vida leva eu”.
hehehe,Típico do povo brasileiro 🙂
Pelo menos vivem mais tempo e felizes 🙂
O Brasil já tem uma população que lhe permite lutar por muita coisa…o Brazil bem gerido tornasse potencia regional de certeza…o problema é mesmo os factores que falas 🙂
asia é o futuro a portugal nem a exploração mineral do litio a nòs nos cabe? 🙁
O Litio é extremamente tóxico, e não vai dar nenhuma vantagem na prática a Portugal.
Já somos um País de 3º mundo e já, o que ganhamos com a exploração de Litio??Deixamos os EUa mais ricos e nós como ficamos?
O Litio não é solução para nós.. nós se queremos sair do buraco temos que lutar por construir hardware de topo, e ter parceiros comerciais para nos comprar esse hardware..
A china não se atreve a atacar Taiwan nao por causa dos Americanos mas sim por respeito a Portugal. Em 1999 Portugal deu lhes Macau e em troca manteve direitos sobre a ilha formosa descoberta por Portugal a que mais tarde se chamou Taiwan. Portugal apesar de pequeno tem um peso tremendo no mundo, basta ver que e o unico pais europeu considerado aliado do Irão com beneficios economicos.
Ilha descoberta por Portugal.. lol… andas a fumar o que pah?
Já agora descobrimos o Japão, ilhas Fiji, Timor, Indonesia, Filipinas, etc… tudo descoberto por Portugues. Este pessoal nem tem estudos e já sabe comentar aqui.
Quo vadis Educação Tuga.
Não fosses ignorante e saberias que foram os portugueses que introduziram a polvora e a tempora no japao
Os “outros” alguma vez vieram até nós? Descobriram a forma de como cá chegar por mar? Se formos nós a ir lá e a descobrir como o fazer, a descoberta é nossa! Hoje é fácil falar no sofá, mas os portugueses nadaram 20 anos no Atlantico “apenas a estudar ventos! Nem lhe irei explicar o porquê de os portugueses terem sido os primeiros a conseguir ultrapassar a barreira entre o Atlantico e o Indico e os únicos quase durante cem anos a andar para frente e para trás no caminho maritimo para a India!
“ Por volta de 1600, os portugueses estabeleceram um entreposto comercial denominado Formosa. Seguiu-se uma breve ocupação de espanhóis, expulsos pelos neerlandeses em 1642. Os chineses reconquistaram a ilha em 1661 e retomaram a colonizaçãoL
Abc
Muito bem, mas a Ilha era já habitada pelos aborígenes da Formosa, os portugueses foram de facto quem explorou inicialmente a ilha! Os Holandeses, uma das Províncias dos Países Baixos, não se façam confusões, seguiram sempre na peugada dos portugueses, até copiaram certos métodos na sua expansão no Indico. Tentaram Macau, mas foram brutalmente rechaçados por duas vezes inclusive com a ajuda dos mandarins chineses, e Macau permaneceu português até 19 de Dezembro de 1999! Os Han vindos da China gradualmente após a colonização chinesa que se iniciou apenas no século XVII, em 1683 para ser mais exacto, e tornaram-se a maioria. Hoje, os aborígenes ou nativos – são povos austronésios com fisionomia diferente da dos chineses – dos quais ainda restam 16 tribos reconhecidas por Taiwan, serão perto de 2% da população. Muitos dos nativos e sem grandes problemas miscigenaram-se com os chineses vindos de Fujian a província chinesa em frente da ilha. há muitos mestiços na ilha. Faltou-lhe indicar que no final do século XIX, 1895 se não estou em erro, foram novamente colonizadas pelos japoneses até ao século XX, passou definitivamente para as mãos da China em 1945, com a derrota japonesa na II G.M.
E o Japão, ocupou Taiwan durante décadas , até ao fim da 2 Guerra Mundial. Foi durante a ocupação japonesa , que Taiwan teve um grande desenvolvimento! Ainda hoje o povo Taiwanês, tem uma grande estima pelo Japão!
Sim sim os Chineses teem uma grande estima pelos Nazis Japoneses queres ver…
Isto há cada um…quer dizer os nazis Japoneses exterminavam torturavam e mal tratavam os Chineses, e os Chineses iam ter uma grande estima pelos Japoneses???omg
A Aliança Luso-Britânica deve ser a mais antiga em vigor no mundo.
O corrupto LGbrandon esta com o pe na cova e pelos vistos quer levar o resto do mundo com ele!
A uns tempos atrás num post semelhante falei exatamente disto.
eu gostava de saber quem é o partido de esquerda que provoca manifestações , contra a mineração de litio
Mas… Como é que a China pode conquistar o que sempre foi China???
Exacto…mas há muita gente que não entende isso 😀
Continuem a colocar toda a tecnologia desenvolvida na Europa pelos europeus,nas mãos dos Chinas e esperem daqui a algum tempo pela demora,pareçe que a industria automóvel não aprendeu a licão com a história do covid,queria semicondutores para a concepção dos veículos que permaneciam nas plantaformas de fabrico e não os tinham,isto fás-me rir,será que a Europa não viveu cerca de seis decádas sem necessitar de adquirir um simples parafuso á China.Os politicos europeus que meditem bem, porque a China é exactamente igual á Russia só desejam serem os donos do mundo,e já não falta tudo.