Rússia: empresa recorre a CPUs russos para continuar a fabricar caixas automáticas
À medida que a guerra na Ucrânia se vai intensificando, a Rússia sofre constantes sanções devido à sua conduta de ter espoletado este mesmo conflito. No que respeita ao segmento tecnológico, várias já foram as marcas que viraram as costas ao país euroasiático, nomeadamente as gigantes Intel, AMD e Nvidia.
Como consequência, o país de Vladimir Putin tem tentado encontrar alternativas para fazer frente a estas mesmas sanções. E de acordo com notícias recentes, a empresa BFS está agora a recorrer aos chips de processamento russos Elbrus, desenvolvidos na região, para conseguir continuar a fabricar caixas automáticas.
Processadores russos Elbrus usados para fabricar caixas automáticas
A vida não está fácil para a Rússia, uma vez que as várias sanções aplicadas ao país têm como objetivo afetar vários setores, como o mercado financeiro e a indústria tecnológica. Neste sentido, para fazer frente a estas consequência, o governo do país tem anunciado algumas medidas, como por exemplo a intenção de produzir localmente chips de 28 nm até ao ano de 2030.
Para além disso, mais recentemente soube-se que a empresa russa BFS vai recorrer à utilização de processadores produzidos na região, para conseguir assim continuar a fabricar as suas caixas automáticas. Tal acontece devido à corte no acesso aos equipamentos de várias fabricantes, como AMD, Intel e ARM e, por conseguinte, a empresa deixou de poder usar os componentes das mesmas para alimentar as suas caixas de automáticas.
A solução encontrada, pelo menos para já, é a utilização dos CPUs Elbrus, produzidos pela empresa russa MCST (Moscow Center of SPARC Technologies), uma das mais importantes fabricantes de chips do país de Putin. Além disso, a BFS também irá recorrer a um software desenvolvido por si.
De acordo com os detalhes revelados, a empresa de ATMs pretende então levar a cabo a produção em massa das suas próprias caixas automáticas, e estima que estas comecem a chegar entre os meses de fevereiro e março de 2023, num lote com cerca de 1.500 unidades. A BFS adianta ainda que "o nível técnico [das caixas] irá responder às necessidades do mercado e não perderá para os produtos estrangeiros".
As caixas serão as primeiras a usar o processador russo Elbrus, o qual deverá contar com 8 núcleos a uma frequência de 1,30 GHz. Terá ainda 4 MB de cache de nível 2 (L2) e 16 MB de nível L3. O chip contará com um processo de fabrico de 28 nm e um desempenho de 250 GLOPS. Em termos de comparação, o processador será mais lento do que um AMD Phenom II X4 965 de 4 núcleos que foi lançado em agosto de 2009.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Elbrus-2SМ pelo que percebo pela Imagem eles vão usar um Chip produzido na Russia em 90 nm o Elbrus-2SМ..
Pois é um Chip com apenas 2 cores..a 300 Mhz.. mas de não esquecer que se trata de uma arquitetura VLIW like..EPIC.
Ou seja não se pode medir a performance apenas pela frequência, dado que os VLIW produzem muito maior performance a muito menor frequências..
O que eu acho que eles deviam fazer é introduzir uma Alu/FPU melhorada neste processador..
No entanto eles podiam também utilizar um Elbrus 4s produzido a 65 nm.
Mas o artigo fala num octacore Elbrus 8S, eu não sei para que é que eles precisam de tanto processamento numa caixa multibanco..
Eles podiam era parar a guerra para acabarem as sanções, isso sim!
Claro que não é assim tão linear porque muito já foi destruído, e muitos já foram mortos! Soldados e inocentes.
Mas continuar por orgulho/teimosia ainda faz pior.
lol… Calado eras um verdadeiro poeta. Estão a massacrar claramente no terreno e a avançar sem qualquer resistência que mereça destaque. Caso não saibas, as baixas e destruição de equipamentos que andas a ver está bem longe da realidade e bem abaixo do que andam a divulgar. Por outro lado, AZOV basicamente extintos e como quase 200.000 baixas a Ucrânia devia render-se para evitar piores números.
Mais um que diz que os media manipulam a informação, que foi a Ucrânia que começou a guerra e que a Rússia fez bem em invadir, atacar, massacrar e destruir um país, é isso?
E mesmo sem resistência já lavam 4 meses, a vodka na Ucrânia deve se da boa, o outro calado é um poeta já tu és uma perola
top
Só 200 mil? Eu acho que na tua cabeça e na do Pudim devem estar perto de aniquilar os ucranianos todos.. depois é ver os russos a serem capturados e equipamentos de última geração a serem capturados ou destruídos pela Ucrânia.. bebe mais um copo de vodka que passa
Malta, há que relaxar. Este conflito, para a Rússia, é a apenas um warm-up. Se eles quisessem terminar este conflito já o tinham feito.
Isto é uma forma das duas maiores potências nucleares do mundo, USA e Russia, renovarem o stock de armas. Sejam realistas e não acreditem em tudo o que os media vos vendem.
A Rússia, tal como os EUA, não iriam empregar armas de “última geração” para um conflito regional. Só se quisessem que fosse uma guerra rápida e sangrenta. Não sou grande fã da Rússia mas, desde o fim da Guerra Fria, que eles são ostracizados pelo mundo inteiro. Fizemos o mesmo aos alemães na I Guerra, na II Guerra e à Rússia no fim da Guerra Fria. Quem não aprende à segunda é porque tem outro interesse.
Abram um livro de história e vejam com a atenção que merece o que acabei de escrever. Isto terminará quando o stock tiver todo terminado. Seja daqui a um mês, seja daqui a 24 meses.
Já circula na Rússia que Putin foi assassinado. Antes do inicio da guerra e que o seu sócia tem como objetivo de conquistar o mundo.
Fidel Castro evitou várias tentativas de assassinato usando de socias.
Este sr é o Putin 2.0 o verdadeiro foi substituído após ter sido preso á decadas em casa ao retornar a ex-mulher pediu divórcio afirmando não era a mm pessoa.
O sosia do Putin parece meio inchado
Sabe-se lá,
A Guerra, desde há um bom tempo para cá,, a sua continuidade só depende da Ucrânia..a Rússia sempre se mostrou disponível para negociar..
O presidente Ucraniano é que não quer avançar com os processos de paz..porque o Presidente Inglês foi á Ucrânia há uns meses ameaça-lo que se continuasse com os processos de Paz, naTurquia, acabavam as armas..e numa Guerra, armas é coisa que não pode faltar..os EUA também se devem opor firmemente ao fim da Guerra…eles querem é ver chacina..
O Zelinsky recentemente até disse publicamente que queria conquistar a Crimeia..
Portanto a Guerra está para durar..
Acredito mais que quando Donbass seja libertado, e por falta de meios de combate ou por soldados Ucranianos não quererem mais lutar, o conflito pare..
E o Elbrus 8S é baseado processo de 28nm da TSMC. A Rússia atualmente não tem capacidade de produzir nada abaixo dos 90nm.
Por isso assumindo que as sanções impedem a produção do CPU pela TSMC, significa que neste momento a Rússia está apenas a usar stocks existentes. Que não se sabe por quanto duram.
A Rússia pode produzir o Elbrus 4S a 65nm na Rússia..
O problema é que o processo de 65 nm Russo, ainda está em desenvolvimento..
Pelos testes que fizeram, ele funciona, mas ainda não dá para produção verdadeiramente em massa.
O artigo refere-se ao 8S, que é apenas produzido pela TSMC. O 4S também era inicialmente produzido pela TSMC, mas a Mikron já têm o processo de 65nm disponível. Só não se sabe yields.
O problema está em importar equipamento para tal. Mesmo países com uma indústria de semicondutores super avançados como Taiwan, têm que usar equipamento da ASML e de outros fornecedores. Ninguém desenvolve esta indústria do zero em menos de uma década.
Concordo,
É preciso tempo, e muito software e firmware, e fazer debug desse código todo, e muitos testes na produção de chips para melhorar o processo..
Com muita sorte 10 anos..
A China está a conseguir em menos que isso, mas eles teem 1.5 biliões de pessoas..é diferente..os Chineses já teem uma máquina de fabrico próprio para 28nm e 16 nm, e parece que o processo para 28nm já esta em bom estado, a huawei já esta a produzir nessa tecnologia a 28 nm, e a fazer testes nos 16nm..
Se utilizarem Linux ainda se podem safar com este processador. Se for Windows, a coisa não vai correr bem.
Também não me parece que o Windows corra, nesta arquitetura.
Não. Mas estes processadores suportam emulação de instruções x86. O performance não é muito, mas melhor que nada.
A performance da emulação x86 é cerca de 80%.
A China não embargou nada, pelo que podem continuar a comprar os chips lá.
A tecnologia não é tão avançada como a ocidental ou de Taiwan, mas os chineses vão esfregar as mão de contentes ao trocar chips (e não só) por petróleo (cujas exportações russas para a China aumentaram 55% após o início da guerra), enquanto continuam a faturar vendas para a Europa.
Como disse a presidente da Comissão (Ursula VD Leyen), a postura da China relativamente ao embargo Europeu à Rússia será seguido com especial atenção pelos consumidores europeus (para bom entendedor, meia palavra basta).
Está na altura de os Europeus começarem a «acordar» para uma nova organização mundial, e pensarem mais na re-industrialização de Europa (e consequente consumo interno), se querem defender o seu “way-of-life”.
O way of live na rússia é que é o melhor, nem sei o que andam por cá algumas alminhas a fazer, emigrem o qto antes !!! Oiçam estas vozes sábias !!!
Atento,
As sanções da EU só são válidas na EU, porque elas são sanções ilegais..
As únicas sanções legais são as que são aprovadas pela ONU.
Ora grande parte do mundo, a maioria continua a fazer negócio…querem eles lá saber das sanções da EU… nós é que achamos que somos o centro do mundo…mas a maioria do mundo está fora da EU…enfim.
A EU até se sancionou a ela própria, com tanta maluqueira pelas sanções, e agora estamos a pagar tudo mais caro, e isto só tem tendência a piorar.
Quando estivermos a pagar 5€/litro de gasolina, ai eu acredito que o povo na EU vai fazer a vingança..
Os comentários da VDL foram uma ameaça velada à China que tem como principal destinatário das exportações a EU. Não se trata apenas de apoiar ou não a invasão, mas de tirar partido do efeito das sanções que EU e USA estão a impor. A China tem um problema tão sério quanto a Rússia se a EU deixar de comprar na China.
Por algum motivo ficaram quietos e não apoiaram declaradamente a invasão (mesmo tendo a questão de Taiwan para resolver e que tanto jeito dava).
Estou convencido que a EU vai sofrer muito, apesar de ainda ter capacidade para se recuperar (transformação energética). Já os USA, pela vanguarda tecnológica, vão continuar dominantes, porque a China ainda necessita de uns anos largos até atingir o mesmo nível de conhecimento.
Uma coisa sabemos, o maior prejudicado com um eventual colapso da OMC é a China. Mas tempos de guerra não permitem previsões, apenas sabemos que os pós-guerra são sempre tempos de alterações/transformações radicais.
Pois mas de não esquecer que neste momento a EU precisa mais da China do que a China precisa da EU…
A EU quer exportar carros para a China, mas nós precisamos de tudo o resto.
E de não esquecer que a China já avisou, se lhe forem impostas sanções, eles tomam Taiwan á força e acaba-se os Chips para os EUA e EU e aliados.
Mesmo os EUA estão altamente dependentes da China no que toca a matérias nobres..é quase tudo importando da China.
Se a china quiser os EUA nem sequer constroem Chips nos EUA porque lhes falta as matérias primas..
A China tem 3 trunfos na manga.
Eu acho que quem vai pagar a conta vai ser os mesmos de sempre…ou seja nós.
As elites teem dinheiro em barda…quem precisa é que vai estar lixado..
Eu sou contra as sanções, eles nunca resolveram nenhum problema no mundo, mas teem uma consequência lixada…é o povo que paga a conta..
As únicas sanções que eu apoio são as sanções legais, ou seja lançadas pela ONU.
Podiam substituir por um Arm ou risc-v ai qualquer e pronto esquece x86
Por acaso podia substituir por Riscv..
Mas grande parte dos processadores riscv já são OoO, ou seja sofrem do mesmo tipo de vulnerabilidades que os processadores ARM/X86..por isso Elbrus é mais seguro.
Podiam também escolher um CPU in-order riscv, que também são seguro.. mas eles apostaram em tecnologia comprovada..
A Russia no momento só pode Fabricar chips baseados em ARM dos quais já possui licenças…não pode comprar licenças novas…ora nesse cenário ARM não é muito diferente de x86…é melhor mas continua a falhar..
No meio disso tudo a Rússia é que vai sair a ganhar ,vai sofrer sim ou está a sofrer com as sanções mas o lado bom e que vão ganhar independência em tudo porque estão a jogar toda cartada na produção nacional.
Diferente de muitos países que ainda vão continuar reféns do ocidente por pensar que tudo que vem de lá é bom e esquecem de apostar no seu know how, a Rússia já está abandonar expl;e o skolkovo.
O mesmo é válido para a Europa. Que se livra de energia Russa.
A Rússia é tão atrativa que milhares de cidadãos extremamente qualificados estão a fugir do país em massa.
Por isso a Rússia não desenvolve nada se o pessoal inteligente se mete a andar. Os que ficam são os que têm menos habilitações e pouco contribuem.
O mesmo aconteceu na Alemanha Oriental. O pessoal qualificado fugiu e só ficou a faixa operária. Existe uma razão da qual hoje em dia as grades cidades e centros financeiros estão na parte ocidental da Alemanha. Basta olhares para o mapa. Mesmo décadas depois da reunificação a parte este continua muito menos desenvolvida, e com muita da população e votar no AfD.
Deves pensar que engenheiros e cientistas gostam de trabalhar para governos autoritários, sabendo que em outros países são mais reconhecidos.
Keyboardcat,
O problema a mim parece-me mesmo esse… a Europa livrar-se da Energia Russa..é que depois andamos todos a pé, os preços disparam, as pessoas não teem o que comer, começam a roubar, e quando deres por ela anda tudo aos tiros por comida..é que nem cultivar os terrenos podes…é tudo á base de petróleo..
Isso é um cenário apocalíptico, cujas probabilidades são baixas. Viajei a países com taxas de inflação de 40% como a Argentina, e acredita que tal cenário não se verifica.
Com a subida dos preços dos combustíveis vamos assistir a uma inflação acentuada nos próximos anos, mas nada como Turquia, Argentina e afins (que não andam aos tiros). Existe uma diferença entre uma boa distancia de poder de compra e pura anarquia.
E é de referir que a alternativa era não sancionar a Russia, que com a sua politica recente expansionista ia acabar por ser pior para os países europeus no médio termo. Esse erro foi cometido antes, e provou ser um erro caro que desencadeou uma guerra mundial.
Por isso o melhor é mesmo focarmos-nos em trabalhar com o que temos. A grande crise do petróleo nos anos 70 foi dura, mas acabou por nos trazer grandes inovações e melhorias na eficiência de veículos. Também impulsionou os Países Baixos a construirem a melhor infraestrutura para bicicletas de todo mundo.
Talvez esta crise também nos traga boas oportunidades. O ser humano é assim, so trabalha sob pressão.
*Existe uma boa distancia entre perda de poder de compra e pura anarquia.
Risc-V é algo mais recente , é otima por ser uma arquitetura aberta e livre sem necessidade de licenca pra fabricar. A Intel e muitas empresas estao envolvidas acho que eles poderiam considerar. Ja podiam aproveitar pra da um chute na bunda do Windows e substituir tudo por Linux .
Desde que a guerra começou nunca a Rússia tinha ganho tanto dinheiro o petróleo está a ser vendido em alto mar por transfega de uns petroleiros para outros rumo há Ásia ⛽⛽⛽⛽
a russia esta phodida com o pib a cair 17 por cento e a inflacao a 20 e dizem que eles estao a lucrar muita massa com o petroleo em alta uffff
hehehe,
A EU já perdeu 400 mil milhões com as sanções, e achas que é a Rússia que esta lixada??
Eles vão continuar a vender petróleo a quem quer comprar, e em breve vão começar a vender Aviões comerciais a quem quiser comprar…isentos de sanções!
Eu vejo a Rússia a começar a despertar..
Claro que no meio disto tudo, há áreas onde vão ficar pior porque, com 150 milhões de pessoas, eles não conseguem cobrir todas as áreas de interesse necessárias, há sempre coisas que vão precisar e vão ter que ser muito imaginativos para as obter.
Não digas isso que és apelidado de Pró-Putin.
As sanções são para a Rússia, mas a Europa é que está a levar por tabela.
André,
Nem imaginas os ataques pessoais que me teem lançado, é loucura pura.
Este regime na EU conseguiu criar um exército de extremistas, que nem sabem porquê, mas dizem que odeiam a Rússia.
Eu vejo as coisas de outra forma, eu olho para os problemas e tento percebe-los, é a diferença.
A Rússia tem os seus argumentos e são muito válidos…do meu ponto de vista, a EU devia estar a “atirar pedras á Ucrânia” por andar a massacrar Civis há mais de 8 anos, mas em vez disso passa-lhes a mão pelo pelo..
A EU, e até a Europa de uma forma geral está a sofrer as consequências dos seus actos.As economias nos dias de hoje estão muito interligadas no mundo todo..
As sanções como foram aplicadas á bruta e sem cuidado, são devastadoras para os 2 lados, no entanto o cliente sofre mais que o fornecedor, porque o fornecedor neste mundo tão grande arranja sempre outros Países para exportar..
O cliente por sua vez sofre com perda de mercados de importação, e preços inflacionados..
Coitados dos camaradas asimotos e afins que sofrem ataques pessoais.
1- Rússia respeitadora de independência de fronteiras e de países.
2- Rússia respeitadora de tratados:
– Memorando de Budapeste 1994
– Tratado amizade Russia-Ucrania 1997
– Tratado de Partição sobre a Frota do Mar Negro 1997
Vê-se mesmo que tentaste perceber as garantias de independência e fronteiras dadas.
3- Rússia invade e outros é que são culpados. Queimaste quantos neuronios,
4- Organização do Tratado de Segurança Colectiva ter países fazerem fronteira com NATO já esta tudo bem. NATO fazer fronteira já é provocação.
5- Aderirem OTSC esta tudo bem. Agora pensarem aderir NATO já não pode ser , são invadidos.
6- O respeito pelas culturas dos outros. Vamos respeitar cultura alemã, vamos expulsar todos alemães.
Vem falar respeito cultura russa no países doutros.
7- Quantos civis e massacres na operação especial.
Continua a perceber os problemas na propaganda
Vivemos numa democracia e assim temos que aceitar a opinião de outros, mas acho que os comunistas e seus derivados quando cantassem o hino em “nobre o povo” e “contra os canhões marchar” deveriam refletir e não ser palavras vazias de sentido.
Esta noticia tem como objectivo dar a ideia de uma rússia com alternativas.
O perigoso pudim vai ao shopping online e compra fácilmente processadores em todo o mundo.
A perigosa e ditadora Ursa também vai ao mercado e compra petróleo de outras fontes… a diferença é que ela compra o petróleo bastante mais caro.