Retroid Pocket Flip: a consola portátil dobrável inspirada na Nintendo DS
Dentro do mundo tecnológico, o segmento gaming é um dos que se mantém sempre em alta independentemente do passar do tempo. Como tal, não é de admirar que, ultimamente, tenham surgido com frequência alguns modelos novos de consolas de videojogos. Hoje vamos conhecer melhor a Retroid Pocket Flip, uma consola portátil e dobrável que é muito semelhante à Nintendo DS.
Retroid Pocket Flip: uma consola portátil semelhante à Nintendo DS
Já aqui temos dado a conhecer várias consolas portáteis que têm chegado ao mercado, como a Steam Deck, a Razer Edge, a AYN Loki, a Aya Neo, entre outras. E agora há um novo nome neste setor que se designa Retroid Pocket Flip.
A Retroid Pocket Flip é uma consola portátil dobrável criada pela empresa GoRetroid e que, num primeiro olhar, se assemelha muito à popular Nintendo DS. E não é só uma questão de opinião subjetiva, pois a empresa garante mesmo que se inspirou na consola da marca japonesa para a sua criação.
A consola Retroid Pocket Flip é dobrável e o ecrã fecha-se sobre os seus botões de comando, dos quais fazem parte dois joysticks planos, as setas de direção, batilhos e botões traseiros (L3/R3).
Quanto às dimensões, este equipamento gaming é ligeiramente maior do que a Nintendo DS Lite e mede 139 x 82 x 25,4 mm. Portanto, estamos a falar de uma consola que com facilidade cabe no bolso do jogador.
A consola conta ainda com uma porta USB-C, entrada para phones e uma porta micro-HDMI. A Retroid Pocket Flip é também compatível com cartões microSD. Vai estar disponível em várias cores, como o vermelho desportivo, preto, 16BitUS, indigo e melancia.
Não existem muitas mais informações reveladas até ao momento, sobretudo quando ao seu hardware. Mas espera-se que esses detalhes, tal como o processador que alimenta o equipamento e o preço e data em que este vai chegar ao mercado, sejam divulgados em breve.
Este artigo tem mais de um ano
Quem quer a melhor relação preços e a maior flexibilidade de instalar outros sistemas (etc) compra a Anbernic 35xx.
Por outro lado, quem precisa de sticks analógicos, Wi-Fi, touch screen e dual boot com Android, jogar jogos Commodore Amiga, (etc) sugiro a nova Anbernic RG353M.
Aparelhos com proporção 4:3 são ideais para jogos retro (e aparelhos 16:9 são maiores).
Alternativas: A MIYOO mini Plus é idêntica à 35xx e também muito configurável.
Mais baratas e menos configuráveis há muitas, mas a Powkiddy RGB10S tem boa fama.
O melhor, segundo os entendidos (qualidade x preço), é o RG353V – formato Gameboy, tem 2 sticks analógicos e dual boot Linux / Android.
Não é tão potente como este Retroid ou Pocket 3, pois emulação PSP e Dreamcast não é totalmente fluído nos jogos mais exigentes. Mas nas restantes consolas mais antigas e Mame/FBA é 5 estrelas!
É mais caro que o 35xx e que o Miyoo mini Plus, mas vale a pena a diferença.
Comprei um, no mês passado, numa loja europeia a 119€, com garantia de 3 anos.
Vou encomendar o 2º!
Esqueci-me da RG353V. É uma ótima escolha para quem gosta deste form-factor e o preço está em conta.
Para os jogos mais pesados, o GarlicOS tem overclocking.
Desde quando é que a Retroid é novo no mercado?
Inspirada na Nintendo DS? É mais o GameBoy Advanced SP. Se fosse na DS teria 2 telas