Qual é a fabricante do processador que tem no seu computador?
O segmento dos processadores tem sido um dos que mais novidades tem trazido para o mercado. Quem acompanha este setor, sabe que a Intel é a poderosa líder do mesmo desde sempre. No entanto, a AMD tem feito um trabalho incrível e a sua estratégia de negócio tem-se mostrado eficaz na missão de desenvolver fortes produtos capazes de competir com a gigante californiana.
Desta forma, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga qual é a fabricante do processador que tem no seu computador. Participe!
Qual é a fabricante do processador que tem no seu computador?
Os utilizadores mais fascinados pelo mundo do hardware tecnológico têm sempre o cuidado na hora de escolher o seu computador. E entre os componentes analisados, um dos que mais atenção gera são mesmo processadores.
Neste campo, a competição acontece entre as potências norte-americanas Intel e AMD, sendo que a empresa de Pat Gelsinger mantem-se firme na liderança. Mas essa mesma liderança tem sido cada vez mais ameaçada pela marca de Lisa Su, sendo que em fevereiro deste ano noticiámos que havia um aumento de computadores com processadores AMD na popular plataforma de jogos Steam.
Relativamente aos produtos, em outubro de 2021 a Intel lançou finalmente a sua nova linha de processadores Alder Lake de 12ª geração. Mas do lado da AMD as notícias são cada vez mais promissoras. A marca apresentou recentemente os CPUs Ryzen PRO 6000 para portáteis profissionais com 29h de bateria, lançou no final de abril o Ryzen 7 5800X3D, considerado como o processador gaming mais rápido do mundo e também tem revelados vários pormenores sobre a sua próxima geração dos Ryzen 7000.
Assim, na nossa questão desta semana, queremos que nos diga qual é a fabricante do processador que tem no seu computador. Pode votar na sondagem que deixámos de seguida.
Participe na nossa questão desta semana
Qual a fabricante do processador que tem no seu computador?
Obrigado pela vossa participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
Este artigo tem mais de um ano
AMD
AMD Ryzen 5 3600X
como saber?
Nas propriedades do computador.
I7 4790
Intel(R) Xeon(R) W-2133 CPU 3.60GHz
Intel core i9
Intel core i9..
AMD Ryzen 7 e M1. Votei na AMD por passar mais tempo na torre, mas o M1 também é muito bom. Estou super satisfeito com ambos.
Tambem tenho um M1 no portátil, mas o W-2133 é outra fruta.
São mundos diferentes, nem há comparação possível.
5 5600x
Fui orgulhosamente dono de um AMD AthlonXP
Atualmente uso um i7 de 11ª geração
Esses eram fantásticos a produzir calor! Também tive um
Intel i5 9400F, com perspetiva no i5 11400F. Acho incrível como é que um i5 bate um i9 de 2 gerações de diferença! (Gen 11 e Gen 9, respectivamente). Não estou a gostar é da mistura de cores na Gen 12…acho que traz mais problemas a nível de otimização (programas, jogos,…) do que benefícios.
E também já li que os Ryzen 7000 vêm aí com bastante potencial! Vamos ver! 🙂
Recomendo um AMD 5600
Intel i5
Intel Core 2 Duo
Apple Silicon (M1)
AMD 3700x.
Meu PC mais recente e de melhor configuração é AMD, por isso votei nela, embora eu esteja neste momento a usar um intel.
Intel® Pentium(R) M processor 1.60GHz
Cyrix 6×86
Pentium III com turbo ligado na torre. Orgulhosos 15fps no Doom
Doom II, ah ganda maluco!
O melhor: Intel
i7 3770 k. Só não troquei pelo ryzen devido preço dos componentes, está absurdo!
i5-1135G7
Loongson numa maquina e Elbrus 8SV na outra.
Ah camarada!
Isso é de homem. Ninguém te toca 😀
Já estava farto de backdoors 🙂
O Loongson 3A5000, obtive-o via convite, para uma oferta de programadores por convite no taobao( mas tenho que desenvolver algum software para ele ).
O Elbrus é a máquina que mais gosto, é da bitblaze.ru 🙂
Tem um cooler fantástico e o encapsulamento do CPU, é em cobre e é a peça de cobre mais pura que alguma vez vi…simplesmente brutal!
Tenho a certeza que até podia com a unha fazer um risco no cobre de tão puro que é( claro se eu quisesse estragar as propriedades de transferência térmica entre cpu e cooler) !
Para fazer cálculos científicos é extremamente rápido, para as tarefas mais comuns, também não desilude nada, ou seja funciona bem como desktop.
Mas as próximas iterações trazem melhorias consideráveis e mais features…já sabemos é a tecnologia a evoluir 🙂
Espero no futuro vir a adquirir um Elbrus 12S..
Estou muito impressionado pela positiva com qualquer um dos 2.
Se pudesse só usava o Elbrus, o problema é que ainda não consegui ter todas as ferramentas em Inglês.Gosto muito de arquiteturas exóticas, e de tecnologia em geral, e claro, acima de tudo, sem backdoors. 🙂
Mas ainda tenho 2 maquinas antigas com tecnologia Americana..e uso-as também!
Espeta um Gentoo no Elbrus e tens o problema do software resolvido
Não, a sério, tens mesmo essas máquinas?
Gentoo não suporta e2k :/
Há muitas coisas que teem que ser feitas, patchs com fartura, um bom compilador, que não existe nenhum aberto..
De lembrar que em arquiteturas VLIW like, como a EPIC, o compilador é Rei e senhor..
A Tua performance depende quase na totalidade da qualidade do compilador que tens, porque quem escalona as instruções é o compilador, claro na fase de compilação 🙂
Quando o CPU recebe as instruções, ele já as recebe “Out of Order” 🙂
Ou seja ele não tem que gastar tempo e imensa energia a colocar instruções Out of Order, nem tem que fazer execução especulativa..
Por sua vez, não fazendo execução especulativa, pode perder performance por exemplo na deteção de branchs.
Mas imagina se fosse possível fazer deteção de branchs em tempo de compilação, e ajustar as instruções consoante isso, ou seja uma espécie de execução especulativa na fase de compilação..?pois é uma loucura, é por isso que um compilador para VLIW like archs é extremamente difícil de criar(alguns dizem que é impossível, mas Elbrus é a prova que é possível), e aqueles que o teem, tem-no em formato fechado, proprietário..
Ninguém oferece tecnologia de ponta de borla 🙂
Ou seja, seria necessário termos um cross compiler, para compilarmos código noutra máquina tipo x86 para o target e2k.
Não há cross compilers nem mesmo em binário para e2k, só existe 2 compiladores proprietários que só correm em e2k :/
Mas compilar uma distro, do zero é uma tarefa herculeana, e ainda por cima quando nem sequer tens um crosscompiler para começar do zero..
AMD Ryzen 7 5800X
2 AMD e 1 Intel; por maioria votei AMD.
i7 8700K
i7 4790k – 4/G e ainda da um caldo por aqui e Windows 11 – 21H2 (22000.675).
Zilog Z80
1 AMD e 2 Intel
Athlon II X4