Mineração de criptomoedas não teve impacto na escassez de chips, diz CEO da AMD
A mineração de criptomoedas é uma das atividades mais aliciantes dos utilizadores, especialmente dos que entendem um pouco melhor sobre este segmento.
Mas se se julgava que a extração das moedas digitais provocou ou agravou a atual falta de stock de chips no mercado, a CEO da AMD tem uma visão contrária. De acordo com Lisa Su, a mineração não teve impacto na escassez de chips gráficos.
Infelizmente ainda estamos a atravessar uma significativa escassez de componentes no segmento da indústria. A pandemia foi uma das grandes causadoras deste problema, uma vez que muitas fábricas fecharam portas ou trabalharam com menos trabalhadores devido ao risco de infeção.
Ao mesmo tempo, o teletrabalho, a telescola e o confinamento no geral levaram a que mais pessoas procurassem equipamentos tecnológicos para trabalho e/ou lazer. Nesse sentido aumentaram os pedidos de computadores, smartphones, impressoras, auriculares, entre outros produtos. Como consequência, a indústria teve um aumento de pedidos, vendo a sua capacidade de produção reduzida, o que resultou no principal problema de falta de stock.
E a mineração de criptomoedas teve impacto na escassez de chips?
Esta é uma questão que divide a opinião das pessoas. Se por um lado há quem defenda que esta atividade não causou a falta de equipamentos, nomeadamente placas gráficas, por outro há quem aponte o dedo aos mineradores para este flagelo.
Contudo, Lisa Su, CEO da AMD, falou recentemente sobre este assunto à CNBC onde referiu que se prevê uma recuperação deste setor para mais tarde do que previsto. Além disso, a engenheira é da opinião que a mineração de criptomoedas não teve impacto na escassez de chips.
Para Lisa Su, a pandemia foi o principal fator para o panorama da falta de componentes ao limitar o processo de fabrico, ao mesmo tempo que promoveu a procura. Como tal, para a executiva a mineração não foi um fator significativo no fornecimento de chips gráficos da AMD. A engenheira adianta que este é um mercado "bastante volátil" e que não é o foco da empresa.
Estas declarações remetem para o facto de AMD não ter ainda nenhum equipamento destinado à extração de moedas digitais, ao contrário da rival Nvidia. Segundo Lisa Su:
Estamos a esforçar-nos muito para conseguir mais produtos para os gamers. Recebo muitos pedidos de ajuda para obter uma placa gráfica dedicada a jogos. No final das contas, estamos a construir produtos de consumo, e é aí que está o foco.
Recordamos que a engenheira tem sido uma peça fundamental no sucesso da empresa. Lisa Su foi recentemente nomeada membro do Conselho de Ciência e Tecnologia dos EUA e ganhou também o prémio de alto reconhecimento Robert N. Noyce, sendo a primeira mulher a consegui-lo.
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Para VGA eu acredito realmente que a mineração é a culpada. Tomando como base que quem vai usar a placa de vídeo para jogar ele só vai comprar uma placa e não um pallet com 100 placas e ainda tem o tempo que o consumidor padrão leva para comprar outra placa(tirando os loucos que compra uma 3080 e na semana seguinte querem uma 3080TI).
Isto é o mesmo que dizer que a tesla não tem impacto no ambiente.