Quantcast
PplWare Mobile

Leak mostra possível desempenho do Intel Core i9-12900K. A AMD que se cuide!

                                    
                                

Fonte: VideoCardz

Autor: Marisa Pinto


  1. Zé Antonio says:

    Concorrência é bom e todos ganham … Mas claro que os fanboys da AMD que estiveram durante séculos adormecidos vão ficar tristes com esse desempenho da Intel ! Só idiotas pensavam que a Intel estava morta …

    • Imf says:

      Olha eu sou um fan da AMD, a nivel de preço/custo esta la.
      Mas para min é uma excelente notícia.
      Alias se nao fosse a Intel a ser durante anos bastante superior, a AMD nao tinha dado o boom nos “ultimos”

      • Zé Fonseca A. says:

        Claro, preço qualidade a AMD é boa, mas quem é que nos dias que corre quer relação preço qualidade quando por mais uns tostões tem qualidade/qualdiade.

        • Samuel MG says:

          Tostões!? Nem todos podem dar 300 euros a mais só para ter um Intel!! Dizes que é qualidade/qualidade com a Intel!? A gastar mais energia e aquecer é certamente superior à AMD =))

        • Miguel says:

          Quando alguém fala sem perceber nada que diz.

        • Miguel A. says:

          Qualidade/qualidade… Tanta qualidade que Intel tem que até a Apple se livrou da Intel… Tanta qualidade da Intel que as últimas consolas têm sido todas AMD. E tanta qualidade da Intel que até a Samsung pede à AMD para aumentar a performance do gráfica dos seus processadores mobile. Tanta mas tanta qualidade que nem um processador de 32 núcleos conseguem meter no mercado. Enquanto a AMD tem de 64 núcleos. Qualidade….

          • Zé Fonseca A. says:

            Lol.
            A apple mal fez em alguma vez ter feito parceria com a intel, sempre estiveram muito bem com PPC e tendo em conta a arquitectura superior parece-me que fez bem em largar a intel, se bem que em workstations ainda vai demorar um pouco mais.
            Consolas apostam sempre no que é mais barato e rentável, se fosses por intel + nvidia em vez de 500€ a consola ficaria por 1000€.
            Qualidade gráfica e intel nunca estiveram na mesma frase nem nunca vão estar.
            Nucleos é coisa da decada passada, o mercado está muito além dos nucleos e clocks.

          • Miguel A. says:

            Sabes mais que as próprias empresas. Se dizes que uma consola Intel + nvidia ficava pelo dobro do preço, então em que ficamos? Mais caro é melhor? Isso é que é a tua noção de qualidade/qualidade? Se o mercado está muito além de núcleos e clocks, porque a Intel insiste nos clocks e em torradeiras em vez de chips eficientes? Se o objectivo é aumentar a densidade da litografia, onde está os 7nm, ou 5nm, ou até mesmo os 3nm?aaahhh, já sei, foi pedir ajuda à TSMC. Porque a qualidade/qualidade era tão boa, mas tão boa, que foi fazer o mesmo que a AMD…

          • Zé Fonseca A. says:

            Vai-te informar sobre a densidade das litografias da Intel, 10nm equivale a 5nm da tsmc, as dificuldades da intel em litrografias inferiors é mesmo a densidade, o que tipicamente significa mais performance. Não são torradeiras, simplesmente tem um TDP superior culpa da litografia.
            Não foi pedir ajuda à tsmc, foi contratar serviços, a arquitectura é toda Intel, tiveram que fazer isto para impedir outros fabricantes de ir atrás da Apple para arm/risc-v. A amd nunca foi tema, só competem em preço e o segmento empresarial nem lhes toca. Só arm e risc-v se podem tornar problemas.

          • Ricardo Gomes says:

            Zé Fonseca, outra vez errado e nem sequer sabes o que é densidade da litografia, aconselho-te e ler mais, a aprender mais e a falar menos porque só dizes ASNEIRAS e bem GRANDES. Se quiseres podes começar por um artigo que já escrevi há uns anos aqui no Pplware que se chama: Da areia ao chip e o outro chama-se como se cria um CPU moderno. Abraço e boa leitura

    • Richard says:

      LOL ja da para ver que es fanboy da intel e com fanboy não se pode discutir , não tem mente aberta para o melhor quer amd ou intel ou etc . Tive intel desde quad cores até o i7 7940x e agora um 5950x neste momento a amd esta melhor .
      A vinda da AMD trouxe mais cores por menos preço , intel parar de cobrar caro por um simples 10 cores a preço de ouro , ipc pequenos de geração para geração , se gostas de ser enrabado , parabéns .
      Enquanto a intel vai 10nm o zen 4 vai 5nm , bom termos concorrência de ambas mas como es fanboy só pensas de uma cor .

      • Zé Fonseca A. says:

        A moda dos mais cores já passou, agora a preocupação é arquitectura com maior performance e litografias com maior densidade.
        Por essas e por outras é que a AMD está sempre a morrer e renascer, apostam sempre no cavalo errado, só vem à ribalta a cada 5 anos pelo preço e pelos fanboys, depois são mais 5 anos a tentar sobreviver.

        • Miguel A. says:

          Sim, passou, por isso é que a Apple está a apostar em máquinas com mais cores, para ter processamento aliado a eficiência energética. A AMD apresentou soluções que a Intel seguiu, como a sua tecnologia 64 bits. Está a apresentar soluções de modelos hibridos. Empresas como a Ampere com 128 núcleos, todos estao errados, só a Intel é que está certa. Se não fosse a AMD ainda andávamos aqui com Pentium 4 a 32 bits. Vai à tabela da Passmark dos CPUs ver a maravilhosa Intel. Pessoas como tu que anunciam a morte da AMD desde o tempo dos K6 não vêm o que está a frente. Ainda bem que temos empresas como a AMD para puxar pelos que dominam o mercado, querendo monopolizar tudo.

          • Zé Fonseca A. says:

            Desde os k6 a amd morreu nos athlon, tem morrido e renascido a cada 6 anos, não fosse pela ATI injectar capital na amd e nunca teria sobrevivido.

          • Ricardo Gomes says:

            Outra vez errado o Zé Fonseca, mas tu só dizes me..da da boca pra fora…a AMD é que comprou a Ati e não a Ati nunca investiu um cêntimo na AMD.

          • RM says:

            ATI injectar capital na amd !!! A sério! Tá tudo dito.

          • Bruno Santos says:

            Epá, o problema agora foi que alguém em cima disse que a AMD nem tocou no segmento empresarial hahaha é para rir… Então a mudança de servidores por parte da Cloudflare de Intel para AMD foi apenas em vão… A possibilidade da Netflix adotar servidores AMD é também em vão… A Google, a Amazon, e até algumas pequenas empresas de cloud, como a Contabo, adotaram servidores AMD em vão…
            Enquanto que com dois processadores Intel Xeon se fazia algo, com um da AMD se faz o mesmo, e com mais vantagens. Mas olha, se alguém quiser oferecer um Intel Xeon ou um AMD EPYC, eu não recuso hehe

          • Zé Fonseca A. says:

            Ricardo Gomes, alguém falou em investimento? A AMD desde que comprou a ATI que já teve por 3 vezes em falencia tecnica, só não abriu falencia porque o negocio da ATI a tem mantido a flutuar, daí a minha afirmação da ATI injectar dinheiro na AMD, nem a ATI a AMD já tinha morrido, relembro que a AMD ainda tem 1B de divida de 2006 da compra da ATI.

            Bruno Santos, isso são negócios de escala, a AMD vende quase a preço de custo para esses negócios, claro que quem vende mhz e bytes quer aproveitar cada centimo de lucro possivel, por isso vai para o menor custo e não para a maior performance.

        • RM says:

          Se calhar devias ir trabalhar para a AMD e ensinar-lhes o que devem fazer!
          É que na AMD é só pessoal com um QI baixo e que não sabem fazer nada que se aproveite!

        • Ricardo Gomes says:

          Zé Fonseca, novamente, tudo mas mesmo tudo que dizes sem tirar nem por esta absolutamente errado. A AMD bateu a Intel com vários produtos, nomeadamente com o primeiro Athlon que igualmente foi o primeiro CPU a chegar ao 1Ghz, depois com os Athlon Thunderbird vs Pentium 4, depois logo a seguir com os Athlon64… A estratégia de melhor produto apenas não se concretizou em números graças às estratégias de ma conduta iniciadas pela Intel durante mais de uma década… Quando não houve o retorno do investimento aí a AMD caiu durante uma década mas levantou-se novamente e criou uma estratégia mais sustentável com o ZEN. Desde então a AMD domina com facilidade o mercado em performance e vai continuar a fazê-lo. A nível de vendas a Intel continua a dominar visto que a AMD não tem como fechar aos níveis de produção da Intel, mas até isso está a mudar mesmo sem fabs que teve que vender. Já postei um link com vídeo e analise da adores TV, onde tudo é explicado ao pormenor, mas se queres continuar a pensar que sabes de tudo, ignorando factos, então continua na tua, mas fica sabendo que uma mentira nunca foi um facto, igualmente e pelo que escreves sei que nunca sequer compraste uma acção na tua vida. Abraço

    • Ricardo Gomes says:

      Já testamos o Alder Lake da Intel há no mínimo 3 meses, a performance é defacto superior mas a diferença é mínima. Igualmente Alder Lake tem um TDP 30% mais elevado, o que quer dizer temperaturas bem mais elevadas e algo que a AMD pode facilmente fazer na geração actual também. Ao elevar o TDP para o mesmo nível AMD continua superior. Mesmo assim não penso que a AMD escolha esse caminho visto que a próxima geração de CPUs da AMD há está ao virar da esquina…para a AMD não será grande motivo de preocupação perder com uma margem mínima em 2 a 3 CPUs e apenas durante uns meses quando ainda detém a coroa em HPC.

  2. asdasa says:

    Amd sempre foi uma marca low cost, so compra quem n tem possibilidades de melhor. O mesmo com android, so compra quem n tem para iphone.

    • Imf says:

      Mas tu es so um troll??
      Olhas para quem tem um topo de gama de qualquer outra marca sem ser a maçã e achas que nao tem dinheiro para um iphone?
      Continua a usar o teu iphone 8 ou o XS e deixs te de comentários tristes.

      Eu nao sou uma pessoa que va consumir um processador highend, pois nao faz sentido para o que uso.
      Logo escolho a opção preco/ qualidade, se for intel que seja se for AMD também serve.

      Do iphone ainda compreendo porque é um sistem operativo a parte de ser melhor ou pior, agora de CPU???
      Para colar no pc um autocolante intelinside??? Uma sugestão, compra um pc que gostes e caso seja AMD cola la o autocolante, 99.9% das pessoaa nao vai saber se é intel ou nao

    • GM says:

      Ou quem não quer simplesmente!

    • Blam-O says:

      🙂 Troll, ou alguém que ainda está a tentar justificar a compra mais cara por um produto com o qual está desapontado?

      Pessoalmente, escolhi AMD porque a performance que me oferecia para o que queria fazer era simplesmente melhor, o preço mais acessível foi simplesmente um bonus. E quanto a iPhone, como alguém que tinha curiosidade e dinheiro para queimar lá arranjei um iPad, e só reforçou a minha ideia de que a minha escolha por Android sobre iOS era a mais acertada para mim.

      Mas não te sintas mal. Tenho a certeza que ainda há muitas pessoas que se vão pode de joelhos à tua frente quando dizes que tens um iPhone.

    • Miguel A. says:

      Low cost, é pessoal que compra iPhones recondicionados porque quer à fina força ter um iPhone, mesmo que não tenha vantagens nenhumas nisso. AMD low cost? Sim, as empresas de servidores são clientes low cost também. Assim como as empresas que vendem Workstations com AMD Threadripper por serem mais poderosos que os processador Xeon. Isso, low cost. Há cada cromo….

    • Há cada gajo says:

      Outra vez ? Estás de férias ? Vai para a praia. Ou estás à espera que te levem…?

    • Paulo Martins says:

      Este só pode ser um comentário de alguém que ainda vive no passado, nesta geração a oferta low cost é Intel, quem tem o processador high end quer em termos de performance ou preço é a AMD com o Ryzen 9 5950X pelo MSRP 799$ contra os 539$ do i9 10900K.

      E nem vamos falar de HEDT em que o topo de gama da Intel continua a ser o 10980XE custa 979$ é mais lento que o 5950X, enquanto o Threadripper 3990X custa 3990$ – 4x mais caro que o topo de gama da Intel.

      Neste momento principalmente para HEDT quem não tem dinheiro compra Intel, quem tem compra Threadripper.

    • Paulo Pedroso says:

      Que comentário mais absurdo.

    • Samuel MG says:

      Espera aí não o gajo que dizia que a Apple ia ter chips 3nm e que vinham por magia?

      • GM says:

        Dizia. E que fabricava os próprios chips. Mais de 24H depois ainda estou á espera que me indique as fábricas da APPLE. Mas se calhar é melhor esperar pois ainda devem estar em construção.

    • Samuel MG says:

      O calceteiro na minha rua também tem um iphone!! Eis a resposta mais comum a quem acha que ter ifoca da status. Como a minha mãe diz “Ele pode ter um iphone mas também deve ter dividas”.

    • Shrek says:

      Que idade é que tens ? 10!

    • Ano says:

      Kkkk seus comentario é sem logica ou tu é fãboy da intel

  3. SANDOKAN 1513 says:

    Eu não percebo a animosidade sempre que se publica aqui no Pplware um artigo sobre a Intel.É que estão sempre a deitá-la abaixo.Mas porquê ?? Porquê ?? 😐

    • Vítor M. says:

      Há sempre malta que gosta do clube Intel, outros do clube AMD… e pronto. Mas são empresas fundamentais para esses mesmo leitores, e todos os outros, estarem no mundo de hoje, globalizado e conectado.

      • carlos says:

        mas tens de admitir , foi por causa da amd que os processadores param a ser 6 , 12 …. nucleos senão andavamos com os mesmos preços e 2 e 4 nucleos da intel e ai esta a diferença

      • ANO says:

        eu prefiro a concorrencia do que fanboylismo de marcas, a AMD aumentou os preços por que não tem concorrência no seguimento, depois de anos a INTEL vai sair finalmente dos seus 14nm+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++….. Isso é uma marca historica esse ano, vamos ver essa nova geração se vai ter uma boa concorrência pro mercado…

    • Miguel A. says:

      Ninguém precisa de deitar a Intel abaixo. Ela tem-no feito sozinha mesmo.

  4. Tomás M. says:

    Excelente noticia, a “luta” INTEL-AMD faz crescer o desenvolvimento e a insdustria… Comprei um Ryzen 9 9500X para o meu novo pc, depois de muita pesquisa. Pensei : Bom este Cpu pode ser um top do top mesmo daqui a uns 3 anos… como eu estava enganado. Infelizmente continuo à espera de uma GPU a preços razoaveis…

  5. XPTO says:

    É sempre bom concorrência, mas não podem é cantar vitória já, a amd ade lançar a série 6000 também.

  6. Carlos Santos says:

    mais uma mudança de socket
    e sabe-se lá com quantas falhas de segurança que depois removem performance
    e sabe-se lá a que preço
    e ainda se está para saber se realmente bate a AMD

    a intel que se cuide

  7. eomeu says:

    A AMD lança CPUs novos 6 meses após a Intel, por isso a Intel que se cuide, os ultimos CPUs que a intel lançou nem fizeram noticia, passou despercebido.
    A AMD já avisou quais as proximas tecnologias que vai implementar nos novos CPUs, quem esta a frente é uma Engenheira.
    E espero que assim se mantenha durante algum tempo, a Intel andou a dormir e a chular o pessoal com CPUs da treta, agora anda a tentar acompanhar.

    Independentemente só faz bem ao mercado porque se nao a concorrencia nao ha investimento.

    • Zé Fonseca A. says:

      A AMD não tem nada a acrescentar no mercado, está moribunda, volta e meia lá conseguem respirar, mas vai acabar por morrer, a intel tem de olhar para a Apple, essa sim conseguiu tirar um coelho da cartola.

      • Miguel A. says:

        Isso, vai morrer. Depois de ter feito parceria com a Samsung, depois de equipar a Xbox e a PS5. Depois ter apresentado processadores mobile mais eficientes que o Intel, com a série 6000 à porta e com planos de lançar processadores RISC. Marias tu estar moribundo como a AMD.

      • Luis says:

        A AMD e a Intel têm que olhar para a Apple e não só! A Microsoft já estará muito provavelmente a trabalhar num surface com CPU ARM, que será um conceito para a industria seguir e que muito provavelmente o CPU não será AMD nem Intel…

        • Luis says:

          *num novo surface com CPU ARM

        • Miguel A. says:

          Estás atrasado, o Surface Pro X é processador ARM e o desempenho é um pouco para o fraco, alem disso, tanto a AMD como a Intel estão a estudar processadores RISC-V para concorrer com os ARM da Apple e das outras empresas. A diferença aqui é que a Apple controla a engenharia dos processadores para trabalharem bem com o Software deles, as outras marcas têm que estabelecer parcerias para poderem trabalhar juntas, daí ser mais demorado e menos eficiente.

      • Paulo Martins says:

        A AMD está moribunda? É certo que a AMD continua a ser uma empresa pequena comparando com Intel, NVIDIA ou Apple, no entanto vejamos o que fizeram nos últimos anos, desde a primeira geração de Ryzen eles duplicaram o market share em Desktop e Laptops, nos servidores passaram de inexistente para quase 9% do mercado, e apesar das shortages a faturação deles tem aumentado drasticamente 45% de 2019 para 2020, e no primeiro trimestre deste ano a faturação alimentou 95% quando comparados com o ano passado, mais dinheiro disponível é mais dinheiro para R&D, dificilmente a AMD irá conseguir ultrapassar a Intel mas daí a considerar a empresa como moribunda é simplesmente falso.

        • Zé Fonseca A. says:

          Olha para o historial da amd, é sempre igual, lançam um bom produto que lhes da ar durante 1 ano e depois voltam para debaixo de água durante 5 anos a viver às custas da ATI.
          Isto é assim há mais de 20 anos, é cíclico, não existe confiança do mercado na amd além dos pseudo gamers.

          • Ricardo Gomes says:

            So quem não sabe mesmo nada de nada é que diz besteira dessa. A AMD já passou por várias vezes a Intel em muitas ocasiões como por exemplo com o Athlon, depois com o Athlon64 e agora com os CCX. A questão da AMD não ter conseguido ultrapassar a Intel já em 2002 passa pela desonestidade da própria Intel que basicamente e com muito dinheiro proibiu várias empresas de venderem produtos oriundos da AMD. Se queres aprender mais sobre este assunto podes ver no seguinte vídeo: https://youtu.be/osSMJRyxG0k aliás se não ficar a AMD ainda tinhas um CPU single Core e nem sequer 64bit tinhas. Igualmente a AMD já passa a Intel desde 2017…ora bem estamos em 2021, e pela minha matemática já lá vão 5 anos na qual Intel não pesca uma…e assim vai continuar até 2025 no mínimo. Abraço, aprese mais e fala menos.

          • RM says:

            Se a Intel não tivesse prejudicado muito a AMD no passado com as suas vergonhosas tácticas para que muitos fabricantes de PCs não comprassem os seus CPUs, a AMD teria muito mais $$$ para investir em R&D e agora seria uma empresa muito mais competitiva.

          • Zé Fonseca A. says:

            Vocês não sabem mesmo nada disto, a unica altura que AMD bateu a intel foi em 2005 e mesmo assim nunca a bateu em quota, apenas em melhor produto, a intel no espaço de 6 meses conseguiu apanhá-los e deixá-los para trás e com a compra da ATI em 2006 a AMD nunca mais tivesse possibilidade de competir com a intel, ficando a anos luz, até agora com a TSMC.
            A AMD ficou sem dinheiro para competir precisamente porque 1- nunca teve quota de mercado suficiente para fazer tanto dinheiro 2- a compra da ATI matou a AMD, ainda hoje a AMD deve 1B da aquisição da ATI, isto passados 15 anos, na altura aproveitei e comprei 2.000€ em acções da AMD a 2 USD cada, sei bem do que falo, e também sei bem quando me hei-de desfazer delas 😀

          • Ricardo Gomes says:

            Oh Zé para de dizer Asneira, e pelo que escreves nunca na vida sequer compraste uma acção 😉

  8. Andre says:

    A Intel vai lançar um processador melhor que o AMD com mais de um ano, e a AMD é tem um problema….

  9. Knight says:

    Só irei renovar quando lançar memorias ddr5.

  10. Viva a Concorrência says:

    Se gostavas de saber mais… na net procura por AMD Socket AM5 LGA 1718 (talvez um próximo arquivo da pplware)
    A luta dos cpu’s…

  11. Joaquim Fonseca says:

    Não passam dos 11 nn pra baixo. A AMD anda a dar cartas nos 7 nn há muito.

  12. Infinity says:

    Dá para correr o Crysis?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.