Quantcast
PplWare Mobile

Intel Core de 12º geração bate AMD em desempenho, mas gasta muita energia

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Técnico Meo says:

    Concerteza que se a AMD quizesse também o faria, mas supostamente a evolução também considera eficiência.

    O Santo Graal da tecnologia será sempre fazer muito com pouco.

    Como já me responderam aqui, se eu compro um Ferrari não é porque estou preocupado com consumos.

    Pois é, é verdade sim senhor. Mas se eu encontrar um Volvo que fique em segundo lugar na corrida porque é 3x mais eficiente, o mercado escolhe sempre o melhor compromisso.

    Não me admira nada que Intel qualquer dia leve multa ambiental, cujos processadores na vez de consumirem menos, andam consumir cada vez mais.

    Pegada carbónica também é um conceito previsto na lei e na tecnologia.

    Já chega bem a vergonha da fatura da EDP todos os meses…. A PPware devia fazer um artigo a explicar porque é que a maioria dos Portugueses são obrigados a rapar frio no inverno.

    Eficiência e consumo energético deviam ser conceitos directamente associados á lei de Moore

    • wtvlol says:

      Mas alguém quer saber do ambiente quando se compra um CPU de 600 euros? Ou um 5950X de 800 euros? E uma máquina total de 4000€?

      Estes novos Alder Lake gastam quase o mesmo que os AMD em gaming.
      Nos outros testes ainda gastam mais 50-100% mas isso não é o fim do mundo. O único problema é o 12900K ir para os 90ºC mesmo com um bom cooler.

      12600 e 12700k são grandes opções e superam a AMD em todos os testes. O futuro 12400F nem vai dar hipótese à AMD em relação desempenho/preço.

      O consumidor só ganha com esta luta entre Intel e AMD.
      Os próximos 3D V-Cache da AMD se calhar igualam ou superam os Alder Lake. E depois os Raptor Lake superam a AMD…

      • Rogério says:

        O 3D V-Cache vai sair primeiro nos novos Ryzen 5000 que vão sair acho que no início de 2022.
        A nova geração só vai sair para o final de 2022 ou durante 2023.

        Portanto, o Alder Lake está a concorrer contra um CPU que já tem 1 ano de mercado.
        Os novos Ryzen 5000 com V-Cache deverão superar ou ficar de igual aos Alder Lake.
        Quando a Intel lançar o Raptor Lake, a AMD terá a arma da nova geração.

        A Intel deixou-se adormecer e a AMD neste momento está a um passo à frente deles, levando a Intel a correr contra o prejuízo.

        • wtvlol says:

          A Intel adormeceu mas está a ganhar terreno rapidamente.

          • Ricardo Gomes says:

            não esta nada…alias a intel está tão atras que a AMD já atrasou tanto o 3D Cache como o CCX de 16 core…visto que basta puchar um pouco mais pelos modelos actuais em novas versões para estes superarem também a Intel a nivel de performance em tudo e ao mesmo tempo serem igualmente mais eficientes… AMD está a atrasar tudo devido ha intel não ser competitiva em nenhum aspecto…igualmente baixam os preços dos CPU’s actuais no mercado e a Intel perde novamente… a AMD faz de momento ha Intel o que a Nvidia faz a AMD e fica sempre por de cima.

  2. Sentinel says:

    “sendo uma opção sobretudo para jogadores profissionais e dedicados.”Que á custa dos paizinhos que vão pagar contas exorbitantes só para os meninos jogarem joguinhos em vez de estudarem para serem alguém e ajudarem a reduzir os impactos da má gestão da eficiência energética que tanto está a destruir o planeta.

  3. Secadegas says:

    O Linus Tech Tips já fez o benchmark aos novos Intel e para o consumidor normal o novo i5 chega e sobra, visto ser mais rápido que os AMD. O i9 é simplesmente um monstro e quando saírem os novos processadores serão ainda mais rápidos e eficientes.

  4. SANDOKAN 1513 says:

    “Contudo, é importante salientar que os processadores de 12ª geração Intel Alder Lake estão pensados para PCs de alta performance, sendo uma opção sobretudo para jogadores profissionais e dedicados.” O último parágrafo do artigo diz absolutamente tudo. 🙂

  5. wtvlol says:

    Alder Lake em grande!

    O 12600K é uma excelente compra.
    O 12900K apesar de ser muito rápido ainda gasta bastante energia o que faz ir para os 90ºC. O 12600K não é assim tão lento e gasta menos uns 100watts e 20ºC mais fresco.

  6. PAULO SILVA says:

    Sera que é uma boa compra quando: MB + CPU + COOLER + DDR5… + PSU ESPECIAL, custam o dobro de um AMD. é melhor comprar um AMD hoje e com o que sobra daqui a dois anos comprar outro conjunto…
    Isso para o meu bolso, mas para quem quiser ter uma torradeira de energia para fazer o mesmo, compre lá.

  7. pedro says:

    e queixavam-se que há uns anos a AMD não prestava porque aquecia muito e por vezes queimavam ….. e agora intel como é que é ? só conseguem acompanhar a AMD com consumos e aquecimentos brutais ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.