Intel lançou atualizações para 90% dos processadores afetados
Os problemas que recentemente descobertos nos processadores mostraram fragilidades que podem atingir qualquer hardware e que são difíceis de resolver. Espalhados por quase todos os tipos e fabricantes de processadores, estas falhas têm estado a ser corrigidas e tratadas de forma célere.
A Intel, uma das mais visadas neste processo, veio agora a público revelar mais informações sobre as suas ações e mostrar que 90% dos processadores dos últimos 5 anos já têm atualizações disponíveis e que corrigem o Meltdown e o Spectre.
A informação que a Intel hoje deu a conhecer é positiva para todos os que estão afetados pelos problemas encontrados nos seus processadores. A marca veio mostrar que está empenhada em erradicá-los e assim eliminar de vez a sua presença.
Pelas palavras de Navin Shenoy, o Vice-Presidente da Intel, a empresa já tem disponíveis as correções necessárias para tratar destes problemas em 90% dos seus processadores mais recentes, estando a continuar a trabalhar para conseguir atualizar todos os modelos.
As atualizações trazem problemas a mais processadores
Depois de terem sido identificados problemas em determinados processadores da Intel, levando a que estes reiniciassem de forma mais frequente, a marca revelou agora que este comportamento afinal está também presente nos processadores Ivy Bridge, Sandy Bridge, Skylake e até nos mais recentes Kaby Lake.
A perda de performance nos processadores Intel
Uma consequência direta destes problemas e das atualizações é a perda de performance dos processadores e dos sistemas operativos. Já várias marcas relataram os resultados das suas análises, como a Microsoft ou a Apple o fizeram, mostrando que as perdas são pouco significativas e que se manifestam mais em sistemas mais antigos.
A Intel veio agora revelar que, segundo os seus testes, a perda deverá rondar os 4%, em processadores que equipam servidores. Há casos de situações nos testes realizados onde foi identificada uma perda que ronda os 25%.
Os trabalhos para diminuir estas perdas vão continuar, em conjunto com outros parceiros, esperando a Intel entregar brevemente novo código para testes.
Novas falhas prestes a chegar?
Ainda é cedo para avaliar, até porque a informação é ainda escassa, mas pensa-se que existem novas formas de explorar estas falhas e novos vetores de ataque, também concentrados nos processadores. O registo do site Skyfallattacks e a informação nele contida prometem mais problemas.
As falhas Meltdown e Spectre ainda longe de estarem resolvidas, mas os fabricantes de processadores e os próprios sistemas operativos têm sabido proteger-se, mesmo que isso tenha no processo alguns problemas.
Tudo o que precisa saber sobre este problema
Este artigo tem mais de um ano
Pedro com o teu artigo anterior de “Afinal AMD também vai lançar atualização para os processadores”
Não vejo porque não meter o titulo deste artigo como “Intel lançou actualizações mas não chega a todos”.
Double standard ou a Intel fez um assim um serviço tão espetacular?
Por esse prisma até podias ter outros títulos bem piores. O artigo trata de 3 temas, desde o Patch para quase todos os processadores até às possível presença de novas falhas, passando ainda por problemas de reboot em ainda mais processadores.
Escolhi o que é mais positivo. No caso da AMD, o problema era mais grave pq eles começaram por negar e devagar foram admitindo o problema até à afirmação com o lançamento dos parafusos.
Só Intel está afectada com Meltdown. Os processadores Ryzen da AMD apenas são afectados pela variante 2 do Spectre, mas como está só é possível por um outro Hack no MBR. Visto que a AMD só tem Supporte para Windows 10 em UEFI, esse Update é opcional e apenas resolve o problema em sistemas operativos mais antigos tipo Windows 7 na qual a AMD não tem suporte para Ryzen. Em todos os outros CPU’s mais antigos da AMD (aqueles que nunca ninguém comprou), estes são afectados pela primeira variante do Spectre. Para esses a AMD está juntamente com a Microsoft a trabalhar num Patch.
Não podias ter dito a coisa de melhor forma ainda bem que fizeste esse esclarecimento assim as pessoas vão perceber melhor e não ficar desconfiadas com o que se diz por aqui por vezes tipo:
“Escolhi o que é mais positivo. No caso da AMD, o problema era mais grave pq eles começaram por negar e devagar foram admitindo o problema até à afirmação com o lançamento dos parafusos.”
Para ser ainda mais esclarecedor: AMD Ryzen + Windows 10 = Sem Meltdown nem Spectre / AMD Ryzen + Windows 7 ou outro inferior = Spectre Variante 2 (mas visto que Ryzen nunca foi pensado nem suporte para Windows 7 ou inferior tem, o Microcode da AMD para estes sistemas é opcional na qual a AMD somente o produziu em boa fê, para aqueles que continuam a usar Windows 7 apesar de não terem suporte por parte da AMD. Os AMD’s anteriores ao Ryzen são todos afectados pelo Spectre Variante 1, neste momento a Microsoft e AMD estão a desenvolver um Patch. Todos os Intel fora Itanium e Atom antes de 2013 são afectados com Meltdown e ambas as variantes de Spectre.
Excelente.
Itanium é um processador construido peda dec, vulgo HP..
Mas ok a segunda variante a intel entrou no projecto..
Só não tem este problema, porque é de base HP, se não também o teria..lool
E então quando é que a Intel lança essas supostas actualizações ?? Estou à espera delas.Sabendo que o processador do meu PC Desktop,um intel core i5-4590(da 4ª geração dos processadores intel core-i5,da arquitectura Haswell),lançado no segundo trimestre de 2014,está plenamente no segmento dos processadores lançados nos últimos 5 anos,como vem no artigo.Mas sabendo que essas actualizações vão reduzir a performance do processador nem valia a pena actuaizá-lo,fogo. 🙁
“actualizá-lo”,quis eu dizer.Peço desculpa.
Agora é com o fabricante da tua motherboard. A Intel disponibiliza o microcode, cabe ao fabricante da tua motherboard, disponibilizar BIOS com esse novo microcode. A Asus já o fez para diversas motherboards, a MSI já prometeu para a série 110, 200 e 300 de chipsets. A Asrock até agora só lançou para alguns da série 300.
A Microsoft pode, se quiser (será que quer?), integrar no sistema operativo para que o processador fique protegido, é o que fazem imensas variantes do Linux.
Pois muitos nem vao ver essa actualizaçao
Ca para mim vao so fazer isso para as boards com socket 1151 dai para trás tenho muitas dúvidas.
A minha motherboard é uma MSI para socket 1150.Tou lixado. 🙁
Curiosos os exemplos que foste buscar que nada têm a ver com o tema e que até não são bem bem verdade…
E já ontem(Quinta-feira,dia 18 de Janeiro),a Microsoft,através do programa Windows Insider lançou uma nova Compilação /Build,para corrigir um bug que tornava impossível os PC’s com processadores AMD de iniciar/reiniciar o sistema operativo.Eis o link—»(https://blogs.windows.com/windowsexperience/2018/01/11/announcing-windows-10-insider-preview-build-17074-pc/#2p8SGGAPftEoipBO.97).
Não discutas com o homem, ele sabe retirar sempre a informação positiva! Confia!
Entretanto aqui vai uma boa leitura.
https://arstechnica.com/gadgets/2018/01/good-newsbad-news-in-quest-to-get-meltdown-and-spectre-patched/
https://gizmodo.com/linus-torvalds-is-not-happy-about-intels-meltdown-and-s-1821845198
https://marc.info/?l=openbsd-tech&m=151588857304763&w=2
https://marc.info/?l=openbsd-misc&m=118296441702631&w=2
No meu i5 Haswell notei alguma perda geral subjetiva mas como nunca fiz testes não posso comparar em %. A olho uns 15%.
No meu Atom X5-Z8550 após o último update do Windows notei uma perda brutal! A “olho” bem 30% !!!
O processador que tenho no meu PC Desktop também é da 4ª geração(Haswell),é um intel core i5-4590 e também já notei que ele perdeu verdadeiramente performance.Notei perfeitamente isso,apesar de ter um SSD que é muito bom.É um Samsung EVO de 250 GB,e apesar dele disfarçar um pouco pois trabalha bem,noto que o processador já não tem aquela rapidez que tinha.Até no arranque do PC já se nota.Eh pá,que sina a nossa.Nem dá para acreditar. 🙁
qual actualização? foi por windows, ou bios que notas a perda de desempenho no i5?
As marcas de motherboards vão lançar atualizações para Z97 ou só para os novos chipsets.
isso não são 90% nem chega a 50% quanto mais
Numa altura em que é perfeitamente aceitável trabalhar com um processador quadcore com vários anos, só corrigir os processadores dos últimos 5 anos parece-me muito pouco.
Afinal onde é que estão os updates de firmware da Intel para os processadores!? Não vejo os links de download! Alguém me pode esclarecer!? Obrigado!
+1
Os updates estão a ser feitos pelas marcas de motherboards através de updates da BIOS, mas só para os chipsets mais recentes.