PplWare Mobile

Chegou o Wine 3.0: Corra aplicações Windows no Linux ou macOS


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

34 Respostas

  1. #Fernando says:

    Fantástico…

  2. António Fagundes says:

    Inútil.

  3. slblxs says:

    No arch linux, ou seja, aur já existe a versão wine-stable 3.0-1 .

  4. Reparo says:

    Já agora, caso haja alguma coisa que não funcione com o Wine, podem também correr o Windows de forma totalmente legal e baixado do site da Microsoft numa máquina virtual. Pplware não sei se já fizeram algum artigo acerca disto mas, em caso negativo, deixo a sugestão: https://sites.google. com/site/easylinuxtipsproject/oldgrub
    (remover o espaço no endereço)

    Estas máquinas virtuais do Windows (7, 8 e 10) são válidas por 90 dias, sendo que as do Windows 7 podem ser renovadas 6 vezes totalizando 540 dias, ou seja duram ano e meio mais coisa menos coisa. E quando caducarem basta criar outra.

    • eu says:

      Para avaliação/teste, para o fim que lhe queres dar não !
      Ou então pagas, tal como pagas uma refeição num restaurante e deixas-te de atalhos.

      • Reparo says:

        Citando-te, podes testar e avaliar por 540 dias o Windows 7, cortesia da Microsoft. E os próprios acrescentam mais ainda, dizem para fazermos um snapshot da instalação para voltarmos a repor tudo quando o período de avaliação terminar e começar a período a recontar do início! Está escrito por eles na página de download:
        https://developer.microsoft.com/en-us/microsoft-edge/tools/vms/

        Por isso não, não precisas de pagar e está tudo legítimo. E sim, pode ser usado para o fim que eu lhe quiser dar e seja lá para o que for. Quem disponibiliza é a Microsoft.
        Olha que por vezes comemos uma refeição num restaurante paga por outrem, nem sempre sai do do nosso bolso…

    • Samuel says:

      O wine é totalmente grátis sem limite de utilização

      • Reparo says:

        Exato, o que foi referido por mim foram imagens do Windows que podem ser utilizadas em Linux ou Mac, algo como um complemento de recurso caso haja algo que se necessite e que não funcione no Wine. Como essas imagens do Windows correm dentro de um ambiente de virtualização não deverá haver qualquer problema de segurança.
        Mas só mesmo por recurso porque o Wine é excelente e é o que deve ser utilizado.

        Por exemplo em Linux temos escassez de emuladores Android, tirando o Genymotion não há mais nada de momento que seja minimamente funcional e nenhum dos que existem para Windows funcionam com o Wine. Mas correndo por exemplo o Windows 7 no Virtualbox podemos rodar o Bluestacks sem problemas, já se fica com um Android app player excelente para usar em Linux, ainda que indiretamente. Eu pessoalmente tenho o Bluestacks 2 a funcionar nestas condições, perfeitamente funcional.

  5. Jobz says:

    Corre iLok, WIBU,eLicenser?
    Pra mudar de OS, tem de ter estes programas a correr, e poder importar chaves de registo sem complicações.

    Até lá, Windows a 100%

  6. eu says:

    “sem qualquer emulação” – discutível.
    Outra alternativa no caso do macOS é usar Parallels com Windows 10 num modo que permite a integração com o macOS (partilhas de pastas como se tive-sem fundidas e as janelas que parecem nativas sem se ver o Windows por trás).

    • Pedro Pinto says:

      Parallels é bom mas é pago.

      • eu says:

        E há almoço grátis ?
        O pplware também não é baseado num negócio (e que acho muito bem) ?
        Tenho o Parallels.
        Tudo o que poder ser macOS vai nativo e só a excessão à regra (uma minoria) vai por Parallels com a emulação que está totalmente casada no sistema (O C:\ fica fundido no macOS).

        • Pedro Pinto says:

          Tb tenho o Parallels…mas o Wine é ligeiramente diferente. Quanto aos almoços grátis…não tenho grande know how

          • eu says:

            Sim, o Wine dá uma sensação de algo arranjado. Parece que a aplicação é allien no sistema e quando a aplicação necessita de aceder ao sistema de ficheiros, o que vemos é um sub-sistema windows no entanto para o caso de uma pequena ferramenta ou algo que é usado esporadicamente, pode ser uma mais valia, pois o Parallels é uma Ferrari sim mas só faz sentido para um uso mais intensivo.
            Quantos aos almoço grátis, eu taambém não. Pode ser que um dia ganhe um 🙂

  7. ked says:

    Wine e PlayonLinux é tudo para perder tempo. Virtualbox e nada como uma máquina virtual se o hardware permitir. Linux como workstation sucks!

    • eu says:

      Linux é o sistema que uso mais mas não para desktop: O meu smartphone é da mesma origem, o meu NAS é Linux, o meu Mac tem a mesma origem (um ramo comum algures do passado), o meu host é Linux, portanto Linux é rei excepto no meu desktop que é onde estou mais tempo.

      Acredito que Linux terá ainda mais expressão num futuro próximo, principalmente no servidor (onde já é rei). Por exemplo com o SQL Server e .NET Core para Linux, tem logo ali uma boa fatia.

  8. Amilcar Alho says:

    Muito bom. Parabéns à equipa.

  9. Luz says:

    … eu fiz os passos que vem no link para Ubunt, mas instalou a versão: wine-2.0.4, qual terá sido o meu problema e possível erro !!!_???_!!!

  10. Luz says:

    … resolvido o problema, depois de reiniciar o sistema o Wine 3.0 acabou por instalar, não sei porque isto aconteceu desta forma, foi a 1º vez … e consigo correr o Cemu 1.11.3, a executar o jogo Zelda Breath of the Wild, excelente WINE 3.0.
    … fico muito agradecido PPLware e ao Pedro Pinto, por este artigo sobre o Wine 3.0.
    … até parece que o Wine é melhor que o Win10 (RIR sem parar 😛 )…

  11. Alexk says:

    Ja com o Wine 3.0 rc6 instalado, tentei instalar o Office 2016 e está a funcionar!!

  12. João Teixeira says:

    É possível instalar jogos do Windows, como por exemplo o Football Manager?

  13. eder says:

    Como instalar esse pacote? alguém sabe dizer, sou novato no linux

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.